Duvida em corte de orelhas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

sexta out 02, 2009 5:10 pm

marcoliv Escreveu:Pelo que já deu para perceber a Fjord é claramente a favor de se cortarem orelhas e caudas por razões puramente estéticas. É esse o motivo pelo qual vem apresentar a tão usada lista de prioridades, usada normalmente por quem não encontra outro tipo de argumentos.
Será que não dá para tratar das duas coisas ao mesmo tempo? Tem que se seguir uma lista?
Proibir cortes de caudas e orelhas é simplesmente começar a casa pelo tecto. Quem "inventou" a proibição dos cortes, pelo contrário, começou pelos alicerces, e começou por acabar com os maus tratos, abandonos e donos negligentes. É o que faz sentido. Ah, e como já não têm donos negligentes, abandonos, maus tratos, abandonos, caudas e orelhas cortadas, agora também já proibiram as esterilizações. O que também faz todo o sentido. Por cá, é sempre tudo ao molho e fé em Deus. Resultados práticos: zero :roll:
"Se não houvesse tótós para enganar, não havia tótós enganados"  (Eu)
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 02, 2009 6:35 pm

Esta discussao é mais do que recorrente, e basta 'perguntar ao Gervásio' que se encontram inumeros tópico sobre o tema, com legislação e montes de argumento pró e contra os cortes 'estéticos'.
É o que faz sentido. Ah, e como já não têm donos negligentes, abandonos, maus tratos, abandonos, caudas e orelhas cortadas, agora também já proibiram as esterilizações. O que também faz todo o sentido. Por cá, é sempre tudo ao molho e fé em Deus. Resultados práticos: zero

O curioso é que MUITOS dos defensores da proibição, e que os pobres animais sofrem muito e sao anestesias desnecessárias e sei lá mais o quê, não se chocam com as esterelizações e castrações, e muitos deles têm os caes e cadelas castrados e esterelizados.
Eu nao sou contra a esterelização, a castração e nem contra o corte de caudas ou orelhas. Na minha opinião o importante é que sejam feitos com a devida assistência veterinária....o que infelizmente a proibição nao favorece.
Se eu mandava cortar orelhas ou caudas aos meus cães?....não, mas não me choco porque outros o façam, na mesma medida em que não me choco com esterelizações ou castrações (e estas já as mandei fazer aos meus caes)
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 02, 2009 8:00 pm

Paulo, a necessidade de corte de orelhas e caudas e a de castrações (e deixemos de lado esse sofisma da "esterilização") são totalmente diferentes, não podem ser metidas no mesmo saco.

Enquanto que cortar umas orelhas para o cão ficar mais bonito, ou a cauda para não sei o quê e impedir a reprodução incontrolada de cães num país onde eles são tratados como sabemos bem demais, há uma diferença abissal. E nota que não sou defensora da castração a todo o custo e por dá cá aquela palha, por mero princípio. Mas sou forçada a aceitar a realidade em que vivemos.

Quanto ao corte de orelhas e de caudas por meros fins estéticos, tenho-o afirmado sempre: "Não!" Acho-os actos cruéis e hoje em dia absolutamente desnecessários e, porque não?, criticáveis.

Se me choca ver animais de orelhas e caudas cortadas? Não me choca, apenas me desperta piedade pelo animal e antagonismo para com o dono. O que me choca são as incitações imediatas, tipo disco rachado, à castração ao menor sinal de desvio de um comportamento, por exemplo. Chocam-me e irritam-me.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 02, 2009 8:07 pm

Desculpe Lulu, mas entao os motivos pelos quais defende a sua posição, não têm rigorosamente NADA a ver com os animais e com o que tal intervenção pode representar em termos de agressao fisica!! A sua é uma visao meramente MORAL, coisa a que os animais sao completamente alheios!
Muita gente gosta de perguntar se nós também gostavamos que nos cortassem as orelhas, o que eu acho um argumento perfeitamente absurdo e desde logo questiono que..se os animais falassem, e lhes perguntássem se preferiam que lhes cortassem as orelhas ou os tomates, acredito que não respondessem muito agosto destes 'defensores' ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta out 02, 2009 8:30 pm

Aliás a maior parte das castrações são feitas para comodidade do dono. Eu tenho 4 cadelas e são todas inteiras e só cruzam se eu quiser que elas cruzem.
Não estou a ver onde está a diferença entre ser cómodo para o dono ter uma cadela que não suja o sofá com sangue ou um cão que não marca o frigorifico, ou os que por uma questão de "beleza" cortam caudas ou orelhas.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta out 02, 2009 8:38 pm

E volto a referir ( vocês estão chatos que não me ligam nenhuma... :( )
Este tópico é sobre um cão que tem niveis de resistência à dor muito diferentes de cães de outras raças.
Por isso não vejo até que ponto essa do " infligir mau estar e dor desnecessário a um animal " se aplica no caso destes cães.
Quanto à castração /esterelização:
Sou sincera , se tivesse cadela , acho que sim, esterelizava. Comodismo meu. :oops:
Cão... vou esterelizar o César porque a lei a isso me obriga. O Bernie foi sempre cão inteiro e posso garantir que não tem por aí nenhum filho ilegitimo ( nem legitimo ) . O Simão tambem vai ficar inteiro. Opções... :roll:

Editei para acrescentar que apesar de inteiros, isso da marcação em casa... :roll: devo ensinar muita bem os meus cães.... :lol: :lol:
Última edição por nicasxi em sexta out 02, 2009 8:42 pm, editado 1 vez no total.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta out 02, 2009 8:39 pm

Comodista 8)
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
LuluB
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 9:47 pm

PauloC1 Escreveu:Desculpe Lulu, mas entao os motivos pelos quais defende a sua posição, não têm rigorosamente NADA a ver com os animais e com o que tal intervenção pode representar em termos de agressao fisica!! A sua é uma visao meramente MORAL, coisa a que os animais sao completamente alheios!
Evidentemente que a minha posição é moral, mas parte da base do bem-estar do animal, ora essa! Vá lá perguntar ao cão, adoptando as suas próprias palavras, se ele vê alguma vantagem em lhe cortarem as orelhas ou a cauda, ou se gostará de ter de passar por toda a dor que esses cortes lhe vão causar, para já não falar dos incómodos dos pensos e curativos às feridas resultantes!

E não vejo por que razão há-de a minha posição moral ficar aquém ou ser menos legítima do que o gosto de pura vaidade de cortar as orelhas ou a cauda a uma cão por uma noção que é puramente humana...
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta out 02, 2009 9:52 pm

Fjord Escreveu:
doglover80 Escreveu: É a história recente de portugal... algo está mal, é feita uma lei, e ninguém liga à lei, nem a faz cumprir, e toda a gente sabe e baixa os braços... que m...
É que, se calhar, a lei nem sequer devia ter sido feita "in the first place", não num país como o nosso. Chatear-se por causa de uns 500 cães a quem é cortada a cauda e as orelhas? Fazia melhor em chatear-se com os milhares que vivem acorrentados a um bidão ou encafuados numa marquise 24h por dia :roll: Olhe, não é preciso ir muito longe, 2 tópicos abaixo está um relato de escandolosos maus tratos. Um cão vive 12 anos num cubículo e acaba morto a tiro. No entanto, parece que cruel é cortar a cauda dum cachorro que, em 10 s, está tudo acabado e esquecido :roll: Prioridades estranhas ...
Não se preocupe eu tenho tempo para me chatear com tudo, umas coisas não desculpam outras... tipo o meu vizinho bate nos filhos com um cinto... qual é o mal de eu dar uns tabefes aos meus...
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 9:56 pm

kitten Escreveu:Aliás a maior parte das castrações são feitas para comodidade do dono. Eu tenho 4 cadelas e são todas inteiras e só cruzam se eu quiser que elas cruzem.
Não estou a ver onde está a diferença entre ser cómodo para o dono ter uma cadela que não suja o sofá com sangue ou um cão que não marca o frigorifico, ou os que por uma questão de "beleza" cortam caudas ou orelhas.
E dessas eu discordo, também como sempre disse. Os meus cães machos nunca foram castrados, e a minha cadela só o foi por razões de saúde, quando se lhe detectou o princípio de uma endometrite e as pseudo-gravidezes se tornaram um fardo incomportável para ela.

E neste momento tenho um pendura surdo que acabou de ser castrado porque um cão surdo que fuja para ir atrás de cadelas com cio acaba fatalmente atropelado ou desfeito à dentada pelos outros cães, por não ouvir o carro que se aproxima nem os os latidos e rosnadelas de aviso dos outros machos em luta pela cadela.
<p>&nbsp;</p>
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 9:56 pm

nicasxi Escreveu:
kitten Escreveu:O regulamento das exposições reza assim:
Penalidades
ARTIGO 90º
Os exemplares expostos serão excluídos e portanto inibidos de ganhar ou receber qualquer
prémio, sempre que se verifique:
a) Terem sofrido qualquer operação que destrua o tecido das orelhas ou a amputação da cauda,
à excepção daqueles que pertençam a Raças ou variedades cujos Estalões permitam tais
mutilações;

b) Terem sido submetidos a qualquer operação ou preparação de que resultem modificações da
cor do pêlo ou da forma de qualquer parte do corpo.
O que diz o estalão?
Diz que:
Orelhas : inseridas altas. Cortadas ou não cortadas, de preferência não cortadas. As orelhas não cortadas devem ser curtas e portadas em rosa ou semi-eretas. Caídas completamente devem ser penalizadas.
Informação retirada de AST Portugal

Portanto se o próprio regulamento de exposições prevê a presença de cães com orelhas cortadas...
Se o forista vai fazer este corte em Espanha.

O que é que custa, a quem entende, dizer se acha tarde ou não que o cão com um ano seja submetido a esta operação?????

Ah e convem não esquecer que estamos a falar de um cão que tem uma resistência elevada à dor.
Não é à toa que são usados para os fins que todos sabemos. :?
Claro, quanta tolerância??? Já medio? quem medio, e como???
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 02, 2009 9:59 pm

doglover80 Escreveu:
Fjord Escreveu:
doglover80 Escreveu: É a história recente de portugal... algo está mal, é feita uma lei, e ninguém liga à lei, nem a faz cumprir, e toda a gente sabe e baixa os braços... que m...
É que, se calhar, a lei nem sequer devia ter sido feita "in the first place", não num país como o nosso. Chatear-se por causa de uns 500 cães a quem é cortada a cauda e as orelhas? Fazia melhor em chatear-se com os milhares que vivem acorrentados a um bidão ou encafuados numa marquise 24h por dia :roll: Olhe, não é preciso ir muito longe, 2 tópicos abaixo está um relato de escandolosos maus tratos. Um cão vive 12 anos num cubículo e acaba morto a tiro. No entanto, parece que cruel é cortar a cauda dum cachorro que, em 10 s, está tudo acabado e esquecido :roll: Prioridades estranhas ...
Não se preocupe eu tenho tempo para me chatear com tudo, umas coisas não desculpam outras... tipo o meu vizinho bate nos filhos com um cinto... qual é o mal de eu dar uns tabefes aos meus...
Fala-se de "alhos" e respondem com "bogalhos"... tá certo... :roll:

Se calhar é melhor fazer um desenho... a explicitar de que locais da europa vieram as ideias para essa convenção da proibição europeia de amputações... :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 10:11 pm

PauloC1 Escreveu:Desculpe Lulu, mas entao os motivos pelos quais defende a sua posição, não têm rigorosamente NADA a ver com os animais e com o que tal intervenção pode representar em termos de agressao fisica!! A sua é uma visao meramente MORAL, coisa a que os animais sao completamente alheios!
Muita gente gosta de perguntar se nós também gostavamos que nos cortassem as orelhas, o que eu acho um argumento perfeitamente absurdo e desde logo questiono que..se os animais falassem, e lhes perguntássem se preferiam que lhes cortassem as orelhas ou os tomates, acredito que não respondessem muito agosto destes 'defensores' ;)
Não se trata de moral trata-se de ética que são coisas diferentes! É o melhor para todos. Operações para fins meramente estéticos são diferentes de castrações, e se todos fossem responsáveis não seria a favor de esterilizações porque o animal deve viver como nasce, mas como vivo o problema do abandono diáriamente sou a favor.
Agora operaçoes para o exclusivo beneficio do dono acho completamente insensivel.
doglover80
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 10:17 pm

fang Escreveu:
doglover80 Escreveu:
Fjord Escreveu:
Fala-se de "alhos" e respondem com "bogalhos"... tá certo... :roll:

Se calhar é melhor fazer um desenho... a explicitar de que locais da europa vieram as ideias para essa convenção da proibição europeia de amputações... :roll:
Mas isso alguma vez me interessa??? Não quero saber se nesses paises é tudo muito responsável, apenas amputam os animais para exposições, e por isso era o que faltava.
Isso é irrelevante, nunca saberemos o que alerta a população para as atitudes desumanas, por isso podemos começar por onde quisermos, ou por todos os lados, as coisas demoram tempo, não tenham medo de começar já... por amor de deus haja paciência!!

Já se percebeu que não têm problemas com os cortes ... pergunta: Desmaiam quando vão ao hospital e precisam de um soro???

É que são sempre os que menos problemas têm com o sofrimento alheio que caiem quando vêem uma agulha ou fogem... cá me parece que o problema é outro... falta de empatia!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 02, 2009 10:36 pm

doglover80 Escreveu:
Já se percebeu que não têm problemas com os cortes ... pergunta: Desmaiam quando vão ao hospital e precisam de um soro???

É que são sempre os que menos problemas têm com o sofrimento alheio que caiem quando vêem uma agulha ou fogem... cá me parece que o problema é outro... falta de empatia!
:lol:

Já coloquei um sistema de soro a mim próprio. Claro que com a inexperiencia fiquei com alguns hematomas.
Estive 2 semanas internado num hospital a soro e era eu que ia regulando o fluxo do mesmo... 8)
Isto para não falar de muitas outras coisas que tive que fazer com o meu corpo causando dor...

Já arranquei um dente meu a sangue frio, tal como já amputei caudas a cachorros recem-nascidos conjuntamente com o veterinário. Tenho cá um feeling que me custou mais arrancar o dente do que custou aos cachorros serem amputados (nem deram por nada)... :roll:

O que devemos combater primeiro?
Uma mera operação cirúrgica, cujo desconforto para o animal é apenas momentâneo, ou maus tratos e vida nada digna de animais durante toda a sua vida???

Entrem na real e não venham com moralismos de treta!!
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”