"Porque é que não vai antes ajudar criancinhas?"

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Responder
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

sábado out 03, 2009 11:45 am

Vi isto noutro fórum e achei interessante.

Acho que responde à pergunta típica de alguns foristas.

Por quê não vão ajudar crianças com fome?
RESPOSTA À PERGUNTA DE ALGUMAS PESSOAS

por Francisco José Papi


“Por que não vão defender as crianças com fome?”
Questão interessante. Vamos ver se essa eu consigo responder de modo didáctico.


1) Quem faz esta pergunta admite que existem dois tipos de pessoas no mundo:


As Pessoas Que Ajudam e as Pessoas Que Não Ajudam.


Além disso, admite também que faz parte das Pessoas Que Não Ajudam, afinal, do contrário, diria “Por que não me ajudam a defender as crianças com fome?”, ou “Venham defender comigo as crianças com fome!”, ou “Não, obrigada, vou defender as crianças com fome”.
Então ela se coloca claramente através de sua escolha de palavras como uma Pessoa Que Não Ajuda.


É curioso a Pessoa Que Não Ajuda, não faz nenhum esforço para ajudar, mas, sim, para tentar dirigir as ações das Pessoas Que Ajudam. É bastante interessante. Se eu fosse até sua casa organizar sua vida financeira sob a alegação de que eu sei muito mais sobre administração familiar eu estaria interferindo, mas ela se sente no direito de interferir nas ações que uma pessoa resolve tomar para aliviar os problemas que ela encontra ao seu redor.
É uma Pessoa Que Não Ajuda, mas ainda assim quer decidir quem merece ajuda das Pessoas Que Ajudam e o nome disso é “prepotência”.


2) Pessoas Que Ajudam nunca vão ajudar as “crianças com fome”. Nem tampouco os “velhos”, os “doentes” ou os “despossuídos”. E sabe porquê?
Porque “crianças com fome” ou “velhos” ou qualquer outro destes é abstracto demais. Não têm face, não são ninguém. São figuras de retóricas de quem gosta de comentar sobre o estado do mundo actual enquanto beberica seu uisquezinho no conforto de sua casa.


Pessoas Que Ajudam agem em cima do que existe, do que elas podem ver, do que lhes chama atenção naquele momento. Elas não ajudam “os velhos”, elas ajudam “os velhos do asilo X com 50,00 reais por mês”.
Elas não ajudam “as crianças com fome”, elas ajudam “as crianças do orfanato Y com a conta do supermercado”.
Elas não ajudam “os doentes”, elas ajudam o “Instituto da Doença Z com uma tarde por semana contando histórias aos pacientes”.


Pessoas Que Ajudam não ficam esperando esses seres vagos e difusos como as “crianças com fome” baterem na porta da sua casa e perguntar se elas podem lhe ajudar.
Pessoas Que Ajudam vão atrás de questões muito mais pontuais.
Pessoas Que Ajudam cobram das autoridades punição contra quem maltrata uma cadela indefesa sem motivo.
Pessoas Que Ajudam dão auxílio a um pai de família que perdeu o emprego e não tem como sustentar seus filhos por um tempo.
Pessoas Que Ajudam tiram satisfação de quem persegue uma velhinha no meio da rua.
Pessoas Que Ajudam dão aulas de graça para crianças de um bairro pobre.
Pessoas Que Ajudam levantam fundos para que alguém com uma doença rara possa ir se tratar no exterior.
Pessoas Que Ajudam não fogem da raia quando vêem QUALQUER COISA onde elas possam ser úteis. Quem se preocupa com algo tão difuso e sem cara como as “crianças com fome” são as Pessoas Que Não Ajudam.


3) Pessoas Que Ajudam são incrivelmente multitarefa, ao contrário da preocupação que as Pessoas Que Não Ajudam manifestam a seu respeito. (Preocupação até justificada porque, afinal, quem nunca faz nada realmente deve achar que é muito difícil fazer alguma coisa, quanto mais várias).
O fato de uma Pessoa Que Ajuda se preocupar com a punição de quem burlou a lei e torturou inutilmente um animal não significa que ela forçosamente comeu o cérebro de criancinhas no café da manhã. Não existe uma disputa de facções entre Pessoas Que Ajudam, tipo “humanos versus animais”.
Geralmente as Pessoas Que Ajudam, até por estarem em menor número, ajudam várias causas ao mesmo tempo. Elas vão onde precisam estar, portanto muitas das Pessoas Que Ajudam que acham importante fazer valer a lei no caso de maus-tratos a um animal são pessoas que ao mesmo tempo doam sangue, fazem trabalho voluntário, levantam fundos, são gentis com os menos privilegiados e batalham por condições melhores de vida para aqueles que não conseguem fazê-lo sozinhos.
Talvez você não saiba porque, afinal, as Pessoas Que Ajudam não saem alardeando por aí quando precisam de assinaturas para dobrar a pena para quem comete atrocidades contra animais, que estão fazendo todas estas outras coisas, quase que diariamente. E acho que é por isso que você pensa que se elas estão lutando por uma causa que você “não curte”, elas não estão fazendo outras pequenas ou grandes acções para os diversos outros problemas que elas vêem no mundo. Elas estão, sim. E se fazem ouvir como podem, porque sempre tem uma Pessoa Que Não Ajuda no meio para dar pitaco.
Então, como dizia meu avô, “muito ajuda quem não atrapalha”. Porque a gente já tem muito trabalho ajudando pessoas e animais que precisam (algumas até poderiam ser chamadas tecnicamente de “crianças com fome”, se assim preferem os que não ajudam).


(Este texto pode e deve ser reproduzido) - Escrito em 13.04.2005
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

sábado out 03, 2009 12:20 pm

A resposta a isto era simples...

E porque não posso ajudar animais ? O sr(a) é contra ?

Responda com uma pergunta a essa pergunta.
madagascar
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: segunda set 28, 2009 8:43 pm

domingo out 04, 2009 11:12 pm

Adorei o texto Butterfly_21 mas posso lhe dizer que nem toda agente o entende e o compreende....
Vai ser o caso de alguns foristas que após a sua leitura vão fazer comentários um pouco ,fora do contexto.
mas olhe tenha paciência sim.............. e parabéns pelo topico
<p>Que nunca por vencida me&nbsp; conhe&ccedil;am.......</p>
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo out 04, 2009 11:40 pm

Sim, é um bom texto.

Quando me vêm com essa conversa, normalmente, não dou resposta, viro as costas à pessoa e deixo-a a falar sozinha, que é coisa que os interpelantes deste género odeiam, o que eles querem é que se lhes dê trela para a conversa de chachas.

Mas uma ou duas vezes respondi, dizendo coisas do género: "Tenho algumas criancinhas que precisam de ajuda, se quiser fazer por elas o que diz que eu não faço, dou-lhe as moradas." E também já remeti, uma vez, para a própria casa de quem me interpelava, pois sabia que havia lá uma criança que não estava a ser tratada como devia.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
madagascar
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: segunda set 28, 2009 8:43 pm

segunda out 05, 2009 4:38 pm

Bravo lulub bravo bravissimo
<p>Que nunca por vencida me&nbsp; conhe&ccedil;am.......</p>
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo out 11, 2009 12:16 am

Vi hoje este anúncio:

http://www.youtube.com/watch?v=3_SByvhm9SY

Estou curiosa em saber se é só a mim que me incomoda.

"O problema não é haver animais que vivem como pessoas, é haver pessoas que vivem como animais", diz o anúncio. E mostra um sem-abrigo a procurar comida no lixo.

Penso que a AI, mesmo sem intenção, transmite neste anúncio que o abandono de animais é algo normal, pois ao afirmar "há pessoas que vivem como animais" e mostrando alguém a procurar comida no lixo, está a passar a mensagem que é normal que um animal viva assim. Não sei se me faço entender...

Não gostei nada do anúncio e calculo que mais pessoas que gostem de ajudar animais se sintam atingidas por ele. Principalmente as que ouvem todos os dias: "Porque é que não ajuda pessoas em vez de ajudar animais?"

O que pensam vocês? Acho que a comparação não foi muito feliz, no mínimo.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo out 11, 2009 12:06 pm

Acho que você nao percebeu o anuncio
Charlie2
Membro Veterano
Mensagens: 4381
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

domingo out 11, 2009 12:34 pm

eu acho que com
ou sem mensagens subliminares esta comparação é 100% factual.
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo out 11, 2009 2:46 pm

Também não gosto do anúncio, que acho demonstrativo precisamente do espírito do "Porque não vai ajudar criancinhas" (ou "velhinhos", ou "pobrezinhos") focado no texto de abertura deste tópico.

Há muitas outras comparações a que se poderia ter recorrido sem ser a imagem feita do cãozinho de luxo mimado ao extremo do ridículo, que por acaso até nem é a mais representativa.

Mas se se quisesse mesmo referir o despesismo egoísta daqueles que mimam o seu animalzinho de estimação como se vê no filmezeco, bastava olhar para as despesas sumptuárias deles, ou mesmo entrevistá-los e pedir-lhes a opinião sobre o que leva uma pessoa a uma miséria tão extrema como a do mendigo das traseiras.

Acho que a AMI, com este anúncio, meteu mesmo a pata na poça.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Miboki
Membro Veterano
Mensagens: 867
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm
Localização: Gatos; cães e caturras

domingo out 11, 2009 4:07 pm

Na minha opinião, uma pessoa ajuda quem quer e que instituição quer, seja de pessoas ou animais; e o texto inicial está bem escrito, pois quem diz "se em vez de ajudares animais não ajudas as criancinhas com fome?" são sempre ditas por pessoas que nem ajudam as tais criancinhas (é incrível dizem criancinhas e não dizem aonde é que elas estão).

Quanto ao anuncio, é a pura das verdades; e a mensagem que eu captei é que o problema não é haver animais a viver como pessoas, e acho que por aqui se depreende que é bom que se trate bem os animais (pelo menos foi a imagem com que fiquei) o problema é haver pessoas a viver como animais.
Acho e espero que com o anuncio as pessoas não fiquem com a ideia que o cão devia estar na rua á procura de comida.

Na verdade, o teor do anuncio não devia chocar ninguém , pois toda a gente sabe que há animais que são mais mimados pelos donos, que muitos pais mimam (ou não mimam , infelizmente) os filhos.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo out 11, 2009 4:53 pm

Como dizer isto, acho que ficar ofendido com o anuncio...é a mesma conversa do outro que queria boicotar a bimbo porque um galo feito por computador era atropelado pelo camião da bimbo e chamava BIMBO ao condutor... e a mesma ideia dos que fazem manifestações por causa da branca de neve tratar mal a madrasta e de serem retirados livros das bibliotecas como a "cabana do pai tomás" . è um certo fascismo de pensamento. Não concordo por isso é mau, não tenho que respeitar, tenho que manifestar o desacordo e se possivel proibir.

Aqulo é a pura verdade, é mais chocante para mim ver um sem abrigo a viver como um animal na rua do que um animal a ser tratado com talheres de ouro. Aliás, se vocês falarem como uma pessoa do terceiro mundo, da india , paquistão, países africanos, etc, eles mostram um total choque se virem animais a serem tratados em hospitais veterinários, quando no seu país há qum morra na rua...há anos num forum inglês no seguimento de instalçãode um hospital de uma charity inglesa ouve um verdadeiro ataque de indianos a sse forum devido a esse hospital se ir meter num local onde as pessoas morriam sem médico.
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo out 11, 2009 6:37 pm

Eu entendi a mensagem do anúncio, só acho que foi passada de uma forma que se presta muito facilmente a outras interpretações... Por exemplo, de que o lugar do cão seria no lixo à procura de comida.
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo out 11, 2009 6:38 pm

http://www.amilcartavares.com/2009/09/05/vida-de-cao/

Uma última nota: o cão que aparece no vídeo é uma estrela canina, um dos mais requisitados actores “animais” na Europa. - Curioso.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Mensagens: 1336
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo out 11, 2009 7:07 pm

Butterfly_21 Escreveu:Eu entendi a mensagem do anúncio, só acho que foi passada de uma forma que se presta muito facilmente a outras interpretações... Por exemplo, de que o lugar do cão seria no lixo à procura de comida.
De forma alguma, eu não percebi isso. A verdade é que você pode entender como bem quiser...por alguma razão há a anedota do artista no Met que se queixou de que o museu tinha colocado os quadros ao contrário e a história da musica "Puff the magic dragon", em que durante 20 anos disseram que era um hino ao consumo de drogas até que o criador se fartou e teve de vir dizer "PORRA, a música é exactamente sobre aquilo que a letra diz, quem fala em drogas é porque deve vê-las em todo o lado"
Butterfly_21
Membro Veterano
Mensagens: 760
Registado: sexta nov 11, 2005 11:42 am

domingo out 11, 2009 7:09 pm

Gypsfulvus Escreveu:
Butterfly_21 Escreveu:Eu entendi a mensagem do anúncio, só acho que foi passada de uma forma que se presta muito facilmente a outras interpretações... Por exemplo, de que o lugar do cão seria no lixo à procura de comida.
De forma alguma, eu não percebi isso. A verdade é que você pode entender como bem quiser...
Pois posso... Eu e toda a gente.
Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”