dinodane Escreveu:Concordo em absoluto com o Europwolf.
E já agora, queria deixar algumas questões para debate:
Acham que foi devido à potência da mordida que essas sete raças foram seleccionadas pelos legisladores como potencialmente perigosas? Existiu outro critério, qual?
Porque é que o PA e o Dobermann, por exemplo, ficaram de fora da lista?
Eu não tenho a menor dúvida que não foi por estes critérios.
Se formos verificar, sempre que sai alguma legislação sobre esta matéria, quem a faz, baseia-se nos ataques que aparecem nas notícias, como se todos os outros cães não mordessem também e não matassem pessoas.
A juntar a isto, a comunicação social que quando não tem nada para publicar recorre sempre às mesmas coisas, e algumas vezes o cão nem é da raça nem cruzado com nenhuma da lista.
O nome "pit bull" vende e não é puco, daí que não seja comum publicarem sobre as outras raças PP, a seguir a esta é o "rott".
Quantas notícias já viram a dizer que um dogo, um staffie ou um american staff, morderam alguém mesmo estando elas na lista? Estes "nomes" não vendem tanto como o "Pit bull" ou o "rott".
Se formos falar das que nem são PP, então aí ainda menos vendem.
Como a utilizadora anasnake diz e bem, todos os dias pessoas são mordidas por cães de várias raças e sem raça, e muitas com gravidade, no entanto aparecem nas notícias? Não. Legislam sobre isso? Não.
Então qual o interesse do governo para perseguir estas raças? Quando legisla segundo o mesmo, tem a ver com as notícias dos ataques e da gravidade, e tomam medidas para a segurança da população. Se isto fosse verdade, tomariam medidas sobre todos os cães independentemente da raça ou rafeiros a partir de determinado porte.
A juntar a isto, onde estão as estatisticas dos ataques em que o governo se baseia para legislar sobre esta matéria? Vocês viram publicados esses estudos em algum lado? Eu também não vi...
Qualquer pessoa, que conheça alguém que trabalhe em algum hospital (seja médico, enfermeiro, etc.), sabe que a realidade não é essa.
A lista, está tão bem fundamentada com dados verídicos, que varia de país para país

.
O facto de países bastante mais desenvolvidos do que o nosso estarem a acabar com a bsl que já tinham há bastante tempo, devia servir para os portugueses abrirem os olhos já que gostam de copiar tudo o que é estrangeiro.
Uma coisa é certa, enquanto os portugueses gostarem de ver a porcaria dos jornais que temos no país, e acreditarem neles, as coisas não vão melhorar. Porque o governo legisla para agradar ao povo e receber mais votos etc... Se o povo acreditar nestes mitos parvos, então o governo vai fazer como tem feito, que é legislar para inglês ver.
Noto uma coisa bastante grave, que é o preconceito da parte de pessoas que também têm animais, e estas deviam ser as últimas a acreditar nestas parvoices. Porque elas, mais do que ninguém, sabem que todos os cães mordem, e que qualquer cão tem potencial para ferir gravemente uma pessoa, especialmente cães a partir de determinado porte.