Campanha anti-caca, se você catar não vai pisar...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

terça jun 24, 2003 2:12 am

Encontrei este texto num site brasileiro http://www.dogtimes.com.br/caca.htm, pode ser que ilumine umas cabeças mais apagadas... ;)
VAMOS FALAR DE COISAS SUJAS: AS CACAS NAS RUAS!!!!

Já notou que as ruas estão cheias de cocós de animais? Tem de gente também, mas aí... é outro problema. Você já parou e se perguntou o que isso pode significar de mal, além é claro, de estragar seus sapatos, sujar os tapetes, carimbar o carro, impregnar o ar....? Todos os amigos e parentes olham para você com um misto de dó e nojo! Porém, falando francamente, isso é o que de menor pode acontecer a você!

Algumas fezes dos animais possuem vermes que podem causar problemas sérios no homem como, por exemplo, o Toxocara canis; quando as larvas deste são ingeridas, causam a "Larva migrans visceral", doença caracterizada por aumento do fígado, febre, tosse, dificuldades respiratórias, podendo ainda invadir o cérebro. Outro exemplo é o "bicho geográfico" causado pela penetração, na pele, das larvas do Ancylostoma brasiliensi; estas caminham na superfície causando inicialmente o prurido, dor e reações alérgicas. A condição é vista mais frequentemente nos banhistas das praias.

Nos cães e gatos estes parasitas podem, em quantidade moderada, produzir diarréias, vómitos, desnutrição, anemia severa e até a morte.

Outra zoonose (doença transmitida dos animais para o homem) é a Toxoplasmose que pode ser transmitida pelas fezes dos gatos e que determina alterações visuais e doenças congénitas (hidrocefalia, retardamento mental e outras alterações neurológicas).

Além destes fatos, devemos relatar que a presença de fezes nas ruas é um factor importante na transmissão de doenças virais entre os cães, tais como: PARVOVIROSE, CINOMOSE e HEPATITE. Doenças essas que podem levar o animal à morte.

Pois é! E a culpa disso tudo é de quem? Dos cães? Não! Nós somos os únicos culpados por toda a caca canina espalhada pelas ruas. Entretanto temos consciência disso e partimos para a acção: saímos em Campanha contra os cocós caninos depositados nas ruas. Participe connosco! Basta que cada um saia com seu animalzinho (claro que com coleira e guia) e recolha todos os cocós que ele fizer durante o passeio.

Como fazer isso sem - argh!!! - sujar as mãos? Utilize um saquinho plástico (desses usados para embalagem) que caiba a sua mão dentro. Enfie-o nela e aja como se estivesse com luvas. Pegue a caca. Pegou? Pronto! É só virar o saquinho com a mão que ficou livre. Perfeito, não é? Agora é jogar no lixo. Simples, fácil, higiénico e saudável.

Efeitos imediatos desse seu acto poderão ser medidos pelo olhar surpreso daquela pessoa que detesta cachorro fazendo cocó nas ruas e também pelo olhar encabulado daquela pessoa que deixou a caca de seu cão lá como se fosse uma escultura! Puá!!! E dos síndicos dos prédios? Esses aplaudirão em pé!

Agora, o melhor de tudo é a liberdade que você adquirirá; poderá seguir para todos os lugares sempre com a certeza de que as cacas que as pessoas encontrarem no caminho NÃO são do seu cachorro. Acaba aquele constrangimento! Lembre-se de que todos ganharão (inclusive o fabricante dos saquinhos!) mas o importante é que se você catar, não vai pisar.

Texto: Marly Spacachieri, apoio técnico Dr.Alex Lafarti de Sena - Médico Veterinário - CRMV 6059-SP
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

terça jun 24, 2003 1:18 pm

:D
shelyra
Membro
Registado: quarta jan 29, 2003 3:54 pm

terça jun 24, 2003 8:47 pm

Gostei, sim sra!! :lol:

O meu método é exactamente o do saquinho tipo luva...
e adoro ver aquelas alminhas a virem ter comigo com ar de feras e a terem de fazer, posteriormente, um sorriso embaraçado porque o saco saiu do bolso ;)
Dreedze
Membro Júnior
Registado: quarta mar 12, 2003 12:18 am

quarta jun 25, 2003 1:17 pm

Gostei....... sim senhor :D :lol: :D :lol: :roll: :p
nynf
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta jun 25, 2003 1:31 pm

shelyra Escreveu: Gostei, sim sra!! lol

O meu método é exactamente o do saquinho tipo luva...
e adoro ver aquelas alminhas a virem ter comigo com ar de feras e a terem de fazer, posteriormente, um sorriso embaraçado porque o saco saiu do bolso ;)
Nem mais :D
<p><strong>Sauda&ccedil;&otilde;es!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
novalua
Registado: terça out 06, 2009 7:13 pm
Localização: Lua, Pipoca, Azeitona, Pingo, Chiquinha, Jujuba, Chicão , Lulu.

terça out 06, 2009 7:39 pm

Fiquei muito contente em ver meu texto publicado num site tão interessante e em POrtugal. Meu nome é Marly Spacachieri e moro em S.Paulo - Brasil. Dedico muito do meu tempo em ajudar cães abandonados, mas sem perder o bom humor. Convido a todos a conhecer o blog da minha Lua, um alterego meu.
http://[email protected]

Todos os comentários serão benvindos.
<p>Marly Spacachieri e Lua</p>
<p><a href="http://paodequeijodalua.blogspot.com">http://paodequeijodalua.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
novalua
Registado: terça out 06, 2009 7:13 pm
Localização: Lua, Pipoca, Azeitona, Pingo, Chiquinha, Jujuba, Chicão , Lulu.

terça out 06, 2009 7:40 pm

Fiquei muito contente em ver meu texto publicado num site tão interessante e em POrtugal. Meu nome é Marly Spacachieri e moro em S.Paulo - Brasil. Dedico muito do meu tempo em ajudar cães abandonados, mas sem perder o bom humor. Convido a todos a conhecer o blog da minha Lua, um alterego meu.
http://[email protected]

Todos os comentários serão benvindos.
<p>Marly Spacachieri e Lua</p>
<p><a href="http://paodequeijodalua.blogspot.com">http://paodequeijodalua.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça out 06, 2009 7:49 pm

Bem vinda à Arca. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sexta out 09, 2009 12:10 am

eu ando sempre com um molho de sacos no bolso :oops:
aqui em Lux ainda ha muitas pessoas que olham com nojo enquanto os bons cidadaos ( 8) :lol: ) apanham o coco do cao, mas felizmente essas pessoas ja fazem parte de uma minoria :wink:

Sei que em Portugal tambem vai ser assim, tenho esperanças de que ja nao demore muito...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 09, 2009 12:38 am

Aqui na minha zona, que deve ter à vontade mais de 1500 almas e onde há menos de uma centena de cães, sabem quantas pessoas apanham os cocós dos seus bichos? Não chega a uma dezena... E mais: somos insultados se deixamos a caca onde o Bobi a depositou e troçados se a apanhamos!

Quanto aos dejectos humanos, é um desespero por toda a parte. O meu sítio, em certos dias de humidade e ventania, só cheira a xixi... de gente! Há locais por onde nem os meus cães gostam de passar, tal é o cheirete e a porcaria. Há uns desgraçados a viver nos rés-dos-chãos que nunca podem abrir as janelas das traseiras, pois não há tripa de gente aflita que não se alivie por baixo delas. E não há quem me convença de que toda essa porcaria não é um perigo para a saúde pública, nem que constitui um risco para os nossos animais...

Por isso, estou muito menos optimista do que a Luiza92. :evil:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

sexta out 09, 2009 1:25 am

Bem, nao digo que as coisas mudem ja amanha.
Mas de pessoa para pessoa as coisas hao-de mudar.
Se "os importantes" fizessem alguma coisa, concerteza a mudança seria mais rapida e eficaz. Mas como nao fazem, cada cidadao tem que agir pelo bom senso.
Essa de fazer xixi nas ruas aqui estavam bem lixados.
Se fosse a frente da casa de algum "poderoso" concerteza tambem nao ficaria impune, o senhor contratava logo uns seguranças e instalava umas camaras.
Eles nao andam a pé, por isso nao sujam o sapatinho de caca, nao tem caes, e quando tem nao sao eles que cuidam dos animais (na maior parte das vezes). Por isso continuam a preferir construir estadios de futebol, e outras coisas sem utilidade nenhuma. Bem, mas pensando bem, mesmo que fizessem alguma coisa, muitos donos iriam levar o canito ao mato onde ninguem ve, so pra nao ter que apanhar a caca. Alguns se calhar a deixassem num jardim, plantada.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta out 09, 2009 9:09 am

Mato, por aqui, não há, mas os relvados andam muito bem estrumados! 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”