Escola Secundária Santos Simões de Guimarães constrói gatil

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta set 24, 2009 2:12 pm

A Escola Santos Simões, em Guimarães, construiu um gatil para acolher 30 gatos que são tratados por alunos e professores, uma experiência única em Portugal que uniu a comunidade escolar contra o abandono dos animais, disse hoje à Lusa, a coordenadora do projecto.

"É um projecto pedagógico que tem por objectivo reforçar a ligação emocional entre as crianças e os animais, dado que através delas, podemos educar uma população", sustentou Luísa Veiga, professora e coordenadora do Gatil Simãozinho.

Com 30 animais, o gatil foi criado para acolher gatos vadios que viviam em terrenos próximos daquela escola do 2º e 3º ciclo.

Este ano lectivo, o espaço tem novas instalações pensadas, construídas e equipadas por voluntários.

"A escola não possui qualquer orçamento destinado ao funcionamento do gatil", frisou a docente.

O dinheiro para a alimentação e tratamento dos animais é, por isso, obtido através de donativos externos à escola e de várias actividades como a venda de bolos, confeccionados e vendidos pelos estudantes.

Os alunos do 5º e 6º ano são os mais empenhados no projecto de recolha e tratamento de gatos abandonados, tendo sido os alunos, após votação, quem escolheu o nome do gatil.

Em homenagem ao patrono da escola, o historiador Santos Simões, os alunos decidiram baptizar o espaço como "Simãozinho",

"É um projecto que começou quase como uma brincadeira e que tem tido resultados extraordinários", frisou Luísa Veiga.

São os alunos, professores e funcionários da escola que tratam da alimentação e higiene dos gatos. Os estudantes deslocam-se ao gatil, sempre acompanhados por um adulto, e ajudam no tratamento dos gatos ou apenas brincam com os animais.

"Já foram adoptados quatro gatos mas lançamos agora um proposta para que as turmas ou os alunos, individualmente, apadrinhem um gato", disse a coordenadora do gatil.

Há três anos que a ideia de criar um gatil e fazer dele um espaço pedagógico para os estudantes, foi ganhando forma.

"A ideia que serviu de base a este projecto foi a de não deixar ao abandono a população de gatos que existia na antiga Escola Secundária da Veiga, em Guimarães, e que deu origem à nova Escola EB 2, 3 Santos Simões", recordou Luísa Veiga.

Com o novo gatil, os cuidados com os gatos durante os fins-de-semana são assegurados por funcionários e docentes da escola.

"A existência, única em Portugal, de um gatil na escola, a forma como a comunidade escolar se envolveu na sua concretização e no seu funcionamento e o facto do dr. Santos Simões, o patrono da escola, ser um grande amigos dos gatos, torna este projecto numa experiência inesquecível", salientou a professora.
http://dn.sapo.pt/inicio/ciencia/interi ... o=Biosfera

http://www.noticiasdeguimaraes.com/esco ... -um-gatil/
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta set 24, 2009 2:31 pm

Sim senhora!!

Mas que boa iniciativa... esperemos que não se tenham esquecido da necessidade de esterilização dos animais que recolheram, senão daqui a dias não têm onde por os animais... talvez tenham feito algum tipo de contrato com algum veterinário da zona! Hei-de ir ler melhor...

É de facto uma ideia extraordinária e que poderá ser o despoletar de outras identicas!
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta set 24, 2009 2:44 pm

Estou de acordo consigo Pathelen! :D

É um bom projecto para se apresentar noutras escolas! Vou pegar no bom exemplo e levá-lo às escolas locais para ver o que me dizem! :) Só tenho de "perder" algum tempo para preparar tudo e falar com alguns vets para a questão das esterilizações...

Na escola onde andei até há pouco tempo, havia uma funcionária que cuidava aí de 5 gatinhos. Sendo a mãe e 4 filhotes. A senhora adora-os e dá-lhes comidinha! Até foi esterilizar a gatinha para não ter mais bebés... por acaso nunca mais soube como ficou a história...os bebés já estão enormes com toda a certeza e não sei se a senhora os esterilizou a todos...infelizmente não me parece :? Vou passar por lá também! Se a escola não se incomodou com, estes 5, estou quase certa de que não se vão opôr à iniciativa, desde que seja algo apresentado como deve ser :wink:

É também uma óptima forma das crianças e (neste caso) jovens serem responsáveis e ajudarem! :)
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

quinta set 24, 2009 2:55 pm

Excelente iniciativa!

Não só pela óbvia ajuda aos animais acolhidos mas também pelo objectivo de promover a ligação emocional entre as crianças e os animais.

O respeito também se ensina e estão assim criadas condições para que estes alunos se tornem em adultos mais responsáveis no que se refere aos respeito pelos direitos dos animais!

5* e 10 pontos para a escola Secundária Santos Simões! :arrow:
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
8patas
Membro
Registado: terça jul 14, 2009 4:08 pm

quinta set 24, 2009 3:20 pm

estou plenamente de acordo com nita77.

Uma grande iniciativa sem duvida alguma!
<p>&nbsp;</p>
8patas
Membro

quinta set 24, 2009 3:22 pm

So tnh pena de nao ter havido projectos desses quando eu andava na escola!! Teria sido uma alegria pra mim!!
<p>&nbsp;</p>
liliana28
Membro Veterano
Registado: sexta out 17, 2008 7:16 am

quinta set 24, 2009 3:49 pm

Sem dúvida um projecto pioneiro.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta set 24, 2009 5:28 pm

Houvessem mais iniciativas dessas e os animais eram mais felizes, bem como se conseguiriam bons exemplos para os futuros adultos desta Sociedade tão insocial para com os animais.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta set 24, 2009 9:21 pm

Que boa iniciativa!

Quando eu andava na escola secundária , lembro me que apareceu por lá uma gata que teve (acho eu, isto aconteceu há uns anitos) 4 gatinhos.
Os gatinhos foram dados e a gata foi esterilizada, tendo sido paga pelos funcionários e professores.
Na verdade lembro me pouco desta gata, acho que só a vi uma vez; os gatinhos acho que foram dados a professores e funcionários , e a gata ficou com uma funcionária.
8patas
Membro

quinta set 24, 2009 9:49 pm

pox agor que fala nisso , lembro que quando eu andava na secundaria, a escola tinha um cao era o Teixeira! Da escola Manuel Teixeira Gomes! :D :D
<p>&nbsp;</p>
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta set 24, 2009 10:01 pm

Lembro-me desse cão! Andei lá do 7º ao 12º saí em 2000 :wink:

Nós temos feito algumas iniciativas em escolas, aí em Abril fizemos uma campanha na Teixeira e ainda participámos da feira educativa no Pavilhão Arena.

Lembrei-me agora que na C+S no meu tempo foi contruída uma gaiola gigante para passarinhos, daquelas onde se anda lá dentro. Quem sabe se sugerirmos um gatil nalguma escola não diriam que sim? Canil acho mais difícil só talvez para um cão ou dois uma escola faria isso, digo eu...
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta set 24, 2009 10:13 pm

Quando eu andava na C+S também havia uma grande gaiola para passarinhos e construíram um lago que chegou a ter um pato!
Na secundária havia um funcionário que andava sempre com um cão da raça boxer (ou arracado de boxer) era o Rex (não sei se o animal continua vivo); agora não sei se o cão era mesmo do senhor ou o cão era abandonado e o senhor depois ficou com ele. :?
elsasmc
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 6:42 pm

</p>
elsasmc
Membro Veterano

quarta set 30, 2009 7:29 pm

</p>
Clara1981
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 12:46 pm

quarta out 07, 2009 2:19 pm

Mais uma vez aplaudo de pé iniciativas como esta.

Aproveitei e publiquei no meu blog, pelo menos para ver se há maior consciência sobre a problemática dos animais vadios/abandonados e se começam a imitar projectos como este.

Bem-haja Sra Professora, tem todo o mérito!
<p>Beijocas,</p>
<p>Clara</p>
Responder

Voltar para “Gatos”