Boxer e Cancro

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Boxer! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: JoanaGoncalves

Responder
Conselheiro
Membro
Registado: sábado out 26, 2002 10:50 pm

sábado ago 23, 2003 4:16 am

Olá a todos.
É a primeira vez que vejo este fórum e aproveito para deixar uma pergunta chata.

Tenho uma Boxer chamada Etna com 9,5 anos. Quando ainda era cachorra e despertava o interesse de qualquer um que passasse. Recebi avisos de pessoas que tinham ou já tinham tido Boxers, que era uma raça particularmente sensivel a quistos e cancros. Principalmente as cadelas que nunca geraram.
A minha gerou 3 ninhadas puras e uma não pura.
De há 4 anos para cá lá foram aparecendo uns quistos que fui mantendo sobre controle, verificando se não aumentavam de tamanho. E nenhum aumentou. Na semana passada ao fazer uma inspecção à sua boca deparei com um volume anormal da gengiva inferior que provocou um posicionamento anormal dos incisivos.
Julgo que será cancro e o fatal. Deve viver mais um ano.

a pergunta é: É verdade que os boxers estão mais sujeitos a cancro?

Eu sei que viver 10 anos já é bom, mas...

Felizmente este último ano ela rejuvenesceu com a vinda de uma cachorra neta dela mas filha de um Braco alemão. Ensinou-lhe quase tudo e até voltou às correrias do antigamente.

Esta parte final foi para alegrar o tópico.

Cumprimentos e festas para os respectivos.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado ago 23, 2003 10:57 am

Julgo que será cancro e o fatal. Deve viver mais um ano
Julga ?

Mas foi ao veterinário ? E que lhe disse o vet ?
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
yakov
Membro Veterano

segunda ago 25, 2003 12:05 pm

É um facto que a raça Boxer está mais sujeita ao cancro que muitas outras. Explicação para isso não existe, senão seguramente que já tinham descoberto uma cura...

10 anos também é uma boa idade para um Boxer. A grande maioria não chega lá. :(

Mas, siga o conselho da Cindel e veja o que é que o Vet diz sobre o assunto.
LindAlba
Membro Veterano

quarta ago 27, 2003 4:43 pm

Como lhe disse o Yakov .... 10 anos pode ser (infelizmente) uma excelente idade para um Boxer.
Antes fossem 11, 12, 13 ou + ...........

Quanto aos quistos, são bastante atreitos a criá-los, e pelo que escreveu, teve cuidado em os manter controlados.

Agora a pergunta : Tem a certeza de que é cancro e é maligno ?
Foram efetuadas biópsias e análises ??? :roll:

Não desespere :cry: porque há cirurgias bucais (intrusivas ou não) que podem manter alguma qualidade de vida ou solucionar - temporariamente - a situação.

No final, se for efectivamente o pior, peço-lhe com toda a sinceridade que não prolongue mais do que o necessário o desfecho.
Quando há, ou se chegar a haver, perda de qualidade de vida, o último acto de carinho de um dono responsável deverá ser deixar a amiga de 10 anos partir suavemente, sem sofrimento, com um afago e na companhia do brinquedo mais querido.

Coragem e um grande abraço
<p><strong>Abra&ccedil;o do </strong><strong>M&aacute;rio J Santos</strong></p>
<p style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><strong>"...de Lind'Alba"</strong></p>
MonicaT
Membro
Registado: sexta mar 21, 2003 3:16 pm

quarta set 10, 2003 4:45 pm

Boa tarde a todos,

Fiquei muito supresa quando li que 10 anos é muito bom para um boxer, isto porque tive uma cadela que faleceu com quase 15 ano (faltavam 2 meses para os fazer).

Também não tinha conhecimento dos seus problemas de saúde ao nível do cancro, quistos e afins, isto porque a minha cadela nunca teve qualquer problema de saúde. :lol:

Tenho reparado nalgumas fêmeas que passam por mim na rua e conheço outras pessoalmente, e acho-as tão pequenas comparadas com a minha "Lara". Era uma cadela grande e possante, extremamente meiga e carinhosa com todos. Que deixou muitas saudades a todos :cry: :cry:
LindAlba
Membro Veterano

quinta set 11, 2003 3:57 pm

... e tem toda a razão em estranhar.
Nos últimos anos, os criadores têem vindo a "apurar" as linhas de sangue principalmente em função de características morfológicas exteriores.

Os temperamentos têem sido bastante alterados e a utilização repetida de reprodutores, fechando linhas de sangue e cruzando animais aparentados numa tentativa de fixar características na moda, tem potenciado

>> encurtamento de tempos de vida (isto não é absoluto, ok?? felizmente há excepções)

>> potenciamento de problemas de carácter genético, tal como os quistos e tumores, displasia, malformações congénitas do coração

>> depois há "criadores na berra", que por ganharem alguns títulos impõem os seus reprodutores (ou o público cliente apenas os procura precisamente por estarem aparecerem com grande visibilidade) e tem-se verificado, em muitas dessas situações, um decréscimo de qualidade em função do aumento do número de ninhadas, em detrimento do estalão da raça

Em raças muito "apuradas", por vezes em cada 10 ou 15 anos seria bom que deixassem de estar na moda para haver um refrescamento.

Mas de qualquer forma, o Boxer de há 20 anos era bastante diferente do actual, o que se deve também a uma evolução onde nem tudo é negativo.

Quanto às diferenças do tamanho, há 6 ou 7 anos apareciam pessoas à procura de cães mais pequenos para "caberem" em varandas e despensas. Infelizmente houve muita gente que quis fatisfazer essa estupidez e produziu "boxers de bolso" - também porque não conseguiam obter melhor do que tinham como reprodutores.
Lembre-se ainda do "boxer das neves", que muitos tansos compraram por preços astronómicos por ser "raro e branquinho", sendo aldrabados já que os boxers com mais de 2/3 de branco não podem ser registados e são muitas vezes portadores de problemas de saúde, associados ao gene branco.

Isto é um mundo cão ....
.....e os nossos cães são o que há de melhor neste mundo

Um Abraço p
Última edição por LindAlba em segunda set 15, 2003 7:54 am, editado 1 vez no total.
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

sábado set 13, 2003 11:58 am

MonicaT Escreveu:
Fiquei muito supresa quando li que 10 anos é muito bom para um boxer
Pois é minha querida... :(

Como Boxerodependente assumida, para mim este é o unico defeito desta raça... :( Que para mim é a raça mais maravilhosa e completa que existe na face da terra... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado set 13, 2003 6:37 pm

Desculpem intervir e fazer um desvio no tema.
Na Expo98 encontrei uma senhora com uma boxer , já tropêga que se deitava a cada momento.
Disse-me a dona que tem 17 anos.
Que a passeia diáriamente juntamente com um canito mais novo.
É normal ?
Ou será que a senhora exagerou ?
Nunca ouvi falar de um boxer viver até aos 17 anos !
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

segunda set 15, 2003 8:08 pm

aisd Escreveu: Desculpem intervir e fazer um desvio no tema.
Na Expo98 encontrei uma senhora com uma boxer , já tropêga que se deitava a cada momento.
Disse-me a dona que tem 17 anos.
Que a passeia diáriamente juntamente com um canito mais novo.
É normal ?
Ou será que a senhora exagerou ?
Nunca ouvi falar de um boxer viver até aos 17 anos !

Olá AISD! ;)

É assim... Realmente e uma situação muuuuito rara se realmente a cadela tiver essa idade...

Mas das duas uma, ou a senhora exagerou ou então trata-se de um caso rarissimo... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
LindAlba
Membro Veterano

terça set 16, 2003 11:28 am

Desculpem a secura do comentário inicial, mas ...... :evil:

1) Caso a senhora não esteja a exagerar a idade da cadela (que deveria ser um motivo de orgulho e felicidade - pessoalmente, apenas conheci um Boxer com 14 anos) ...

2) Efectivamente a passeia diariamente ...

3) E o faz na companhia de um cão mais jovem ...

4) E a cadela se deitava a cada passo .... !!!! :x => bolas , irra :evil: , raios ....

Tal comportamento é sintomático que a centenária boxerzinha ainda se esforça para satisfazer a dona e ainda tem espírito combativo, tentando dar-se como todos os boxer de forma completa e total :(

Mas com o equivalente a cerca de 120 anos, gostaria de saber se a senhora também leva a trisavó às docas
:evil: :evil:
Responder

Voltar para “Boxer”