8 dias ou talvez 15... quem sabe?
Moderador: mcerqueira
Posso resumir assim o que penso/sinto a este respeito: o meu coração não aceita o que a minha cabeça decide, revolta-se e sofre.
Quando vou ao canil (e já lá tenho ido várias vezes), faço por meter antolhos e não ver para os lados, faço por ensurdecer e não ouvir os apelos dos que lá estão, e vou direita ao que me foi "encomendado".
A LuMaria tem razão: neste meio reina mesmo a insanidade, uma insanidade gerada pelo desespero de não se poder arrebanhar uma data de coleiras e trazer o que elas está agarrado.
E "adoptáveis" porquê e como? Não tem um rafeiro SRD o mesmo direito à vida que um cão de raça?
Quando vou ao canil (e já lá tenho ido várias vezes), faço por meter antolhos e não ver para os lados, faço por ensurdecer e não ouvir os apelos dos que lá estão, e vou direita ao que me foi "encomendado".
A LuMaria tem razão: neste meio reina mesmo a insanidade, uma insanidade gerada pelo desespero de não se poder arrebanhar uma data de coleiras e trazer o que elas está agarrado.
E "adoptáveis" porquê e como? Não tem um rafeiro SRD o mesmo direito à vida que um cão de raça?
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm
Sim, mas depende.LuluB Escreveu:E "adoptáveis" porquê e como? Não tem um rafeiro SRD o mesmo direito à vida que um cão de raça?
Se for um rafeiro pequeno (5kg) contra um cão de raça grande, actualmente, o rafeiro será adoptado num instante.
E depois depende de outros factores.
Concordo com a insanidade neste meio... prefiro que os animais sejam abatidos do que caírem nas mãos de pessoas que se dizem amigas dos animais.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography
Aqui acho que estamos todos absolutamente de acordo.AlexandreMqs Escreveu:[Concordo com a insanidade neste meio... prefiro que os animais sejam abatidos do que caírem nas mãos de pessoas que se dizem amigas dos animais.
Resgatar um animal de um sofrimento para outro ou para viver amontoado sem qualidade de vida, não interessa nada.
<p>"Por maior que seja o buraco em que você se encontra, sorria, porque, por enquanto, ainda não há terra em cima." (Autor desconhecido)</p>
<p> </p>
eu também nao dormia.... tive de aprender!
(se bem que ainda hoje, com a chuva e trovoada que caiu, não consegui deixar de pensar nos meninos que vivem na rua... e pessoas também!)
(se bem que ainda hoje, com a chuva e trovoada que caiu, não consegui deixar de pensar nos meninos que vivem na rua... e pessoas também!)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
Recorri a números fornecidos aquando da minha visita. Posso ter percebido mal ou fui mal informada. Espero que esses 12000 sejam incorrectos, caso contrário é assustador.AlexandreMqs Escreveu:No Ano passado entram mais de 6000, embora que andou para ai a correr que nesse ano estarão mais que 12000...ou seja, mil por mês.LuMaria Escreveu:2008 só em Monsanto entraram 3000 animais, 2100 foram eutanasiados e a maioria deles em excelentes condições de adopção.
Eu se for a titulo pessoal a uma associação ou ao Canil, e desde Sábado que certamente optarei pelo Canil, vou escolher o animal mais ranhoso, foleiro e desgraçado que lá houver. Essa é a minha natureza. Mas esse animal irá para minha casa. Eu serei responsável por todos os tratamentos que lhe tenha de fazer e respectivos custos, tempo e cuidados que ele necessitar. A minha escolha será sustentada por mim e para mim.AlexandreMqs Escreveu:Muitos dos animais não adoptáveis, já foram em tempo adoptáveis.LuMaria Escreveu:Se infelizmente muitos têm de morrer, porque morrem os mais aptos? Qual a filosofia das associações que insistem em manter animais não aptos? Qual a filosofia de cada um de nós que opta pelos fracos e deixa morrer os fortes?
Não tenhamos a menor das duvidas, muitos têm de morrer, porque morrem animais cheios de vida para dar lugar a animais cheios de mazelas?
Há muito tempo que me desliguei daquilo a que chamam "andar no terreno" por não conseguir lidar com a insanidade que reina no meio,mas agora que fui ao Canil, fiquei chocada com esta realidade. Que andam a fazer as pessoas que andam no terreno?
Mas ninguém os quis.
Para não escrever muito sobre esta parte do texto eu pergunto:
Mesmo que o cão tenha QUALIDADE de vida, será que deve ser adormecido/abatido só por que ninguem quer adoptar, porque é velho ou tem problemas de saúde?
E que a partir que idade é que acham que os animais são não adoptáveis?
Se por outro lado estiver responsável para recolher, salvar, animais para uma associação, guardarei a minha natureza na mochila e desempenharei um trabalho de selecção consciente. E trabalho de Deus fazemos todos nós ao escolher. Ou quem escolhe um animal adoptavel é Deus e quem escolhe um ranhoso é apenas Humano? Não partimos do mesmo principio? Uma escolha? Não podendo levar todos a escolha é o principio. Escolher é ser Deus? Então não foi ele que nos deu o livre arbítrio da escolha?
Se não sou capaz de fazer esse trabalho. É simples, não o faço. Tenho que ter noção das minhas capacidades e se elas estão a colocar em causa o meu trabalho e os próprios animais.
Quem não é capaz de desempenhar trabalho de selecção, passa para outras actividades. É um estorvo para a associação e para os animais.
Uma associação pode e deve ser gerida como uma empresa de prestação de serviços. Quanto mais bem gerida, mais os animais lucrarão com isso.
Quem quer salvar o mundo prepare-se, vai ser sempre muitíssimo infeliz e corre o sério risco de perder grandes momentos da vida e grandes oportunidades de fazer o que está certo.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
O numero real de entradas no ano passado foram 3080.LuMaria Escreveu:Recorri a números fornecidos aquando da minha visita. Posso ter percebido mal ou fui mal informada. Espero que esses 12000 sejam incorrectos, caso contrário é assustador.AlexandreMqs Escreveu:No Ano passado entram mais de 6000, embora que andou para ai a correr que nesse ano estarão mais que 12000...ou seja, mil por mês.LuMaria Escreveu:2008 só em Monsanto entraram 3000 animais, 2100 foram eutanasiados e a maioria deles em excelentes condições de adopção.
Este ano já vão em 2764.
Então de onde vêm os 6000 e 12000?AlexandreMqs Escreveu:O numero real de entradas no ano passado foram 3080.LuMaria Escreveu:Recorri a números fornecidos aquando da minha visita. Posso ter percebido mal ou fui mal informada. Espero que esses 12000 sejam incorrectos, caso contrário é assustador.AlexandreMqs Escreveu:No Ano passado entram mais de 6000, embora que andou para ai a correr que nesse ano estarão mais que 12000...ou seja, mil por mês.LuMaria Escreveu:2008 só em Monsanto entraram 3000 animais, 2100 foram eutanasiados e a maioria deles em excelentes condições de adopção.
Este ano já vão em 2764.

Ficam aqui alguns focinhos de "perfeitamente aptos" abatidos por não haver espaço em lugar nenhum...
Oxy

Zeven

Oddie

Zalu

Crash

Jabar

Falk

Hinto

Nikoli

Pype

Kenton

Kinu

Multipliquem por milhares de animais que morrem sem ter qualquer problema

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
Os 12000, acho que saio num jornal ou revista no inicio do ano...sei não o nome.LuMaria Escreveu:Então de onde vêm os 6000 e 12000?![]()
Os 6000, foi me dito por um tratador na campanha em belém.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Percebo, LuMaria.
Uma coisa é a teoria (todos meerciam ser salvos), outra a prática de quem faz este dificílimo trabalho (e a quem desde já deixo a minha profunda admiração) e só pode resgatar um x número de animais.
Porém, a questão permanece: haverá um critério de escolha? Não consigo dizer qual.
Uma coisa é a teoria (todos meerciam ser salvos), outra a prática de quem faz este dificílimo trabalho (e a quem desde já deixo a minha profunda admiração) e só pode resgatar um x número de animais.
Porém, a questão permanece: haverá um critério de escolha? Não consigo dizer qual.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Outra coisa: não me parece que este tópico esteja no fórum correcto. Não deveria estar antes no "Direitos dos animais"?
-
- Membro
- Registado: quarta set 03, 2008 12:50 am
Percebo ambos os lados. Só não acho normal pessoas que retiram animais da rua já sabendo de antemão que os terão que mandar abater porque são velhos ou feios ou sabe-se lá o quê. Já ouvi muitos "este animal podia ser atropelado", "podiam fazer-lhe mal", "podia cair nas mãos erradas" etc...
Então fazemos nós voluntários/amigos dos animais o papel do canil: apanhar para abater?
Há cães que vivem vidas inteiras na rua, felizes com a sua liberdade, muitos deles alimentados e protegidos. É o ideal? Não! Mas apanha-los para depois não haver espaço e ter que os "matar"...desculpem mas é ridículo.
Se não têm espaço e preferem ter animais jovens saudáveis e bonitos para adopção...são escolhas e só tenho que respeitar. Se preferem investir nesses, compreendo. Agora não sei como se pode sequer levantar a questão de escolher entre uns ou outros, porque para o fazer é porque os apanharam...e se os apanharam para abater não compreendo.
Falem-me de eutanasiar um cão doente, em sofrimento cujo o tratamento custaria a vida de muitos outros saudáveis e percebo. Não me falem de trocar a vida de cães velhos ou mais "inadoptáveis" por cães mais adoptáveis.
Já fiz escolhas difíceis sim. Já tive que virar os olhos a muitos animais por não ter espaço ou dinheiro. Não me falem de trocar vidas por estas serem mais ou menos curtas, ou por ter menos um olho ou mais uma pata.
Uma vida é uma vida. No caso de um animal em risco de maus tratos ou acidentado ou doente percebo o abate/eutanásia. Mais que isso não. Não se trocam vidas.
Estamos aqui para ajudar, não para escolher.
Então fazemos nós voluntários/amigos dos animais o papel do canil: apanhar para abater?
Há cães que vivem vidas inteiras na rua, felizes com a sua liberdade, muitos deles alimentados e protegidos. É o ideal? Não! Mas apanha-los para depois não haver espaço e ter que os "matar"...desculpem mas é ridículo.
Se não têm espaço e preferem ter animais jovens saudáveis e bonitos para adopção...são escolhas e só tenho que respeitar. Se preferem investir nesses, compreendo. Agora não sei como se pode sequer levantar a questão de escolher entre uns ou outros, porque para o fazer é porque os apanharam...e se os apanharam para abater não compreendo.
Falem-me de eutanasiar um cão doente, em sofrimento cujo o tratamento custaria a vida de muitos outros saudáveis e percebo. Não me falem de trocar a vida de cães velhos ou mais "inadoptáveis" por cães mais adoptáveis.
Já fiz escolhas difíceis sim. Já tive que virar os olhos a muitos animais por não ter espaço ou dinheiro. Não me falem de trocar vidas por estas serem mais ou menos curtas, ou por ter menos um olho ou mais uma pata.
Uma vida é uma vida. No caso de um animal em risco de maus tratos ou acidentado ou doente percebo o abate/eutanásia. Mais que isso não. Não se trocam vidas.
Estamos aqui para ajudar, não para escolher.
Para quem gosta de animais este é um assunto muito polémico, mas para salvar vidas infelizmente temos de fazer escolhas e nem sempre um animal mais novo e "adoptavel" é sinonimo de menos despesas e de uma vida mais longa, á uns anos adoptei numa associação um cão velho, coxo e srd nada adoptavel que se em vez de uma associação tivesse tido a infelicidade de ir parar a um canil municipal não tinha estado um ano á espera que alguem se apaixonasse por ele e não teria tido a oportunidade de ter um lar onde infelizmente só ficou um ano mas que durante esse tempo foi tratado com toda a dignidade e foi feliz por outro lado tambem adoptei 2 gatinhas bebes de um gatil municipal que tambem faleceram ao fim de um ano com felv no entanto pareciam vender saude por isso o novo, bonito e adoptavel nem sempre significa que seja saudavel e vá durar longos anos.
Os canitos das fotos estão todos com um ar saudavel e são perfeitamente adoptaveis são lindos parecem meigos o problema foi terem ido parar a um canil onde ao fim de um certo tempo são abatidos e porquê? porque o canil enche com mais animais lindos, meigos e saudaveis, tudo porque a maioria das pessoas continua a tratar os seus animais como lixo como o movel velho lá de casa que já tem pouca arrumação e trocamos por um melhor, os meus meninos são tratados como pessoas da familia mas foi assim que eu fui educada apesar de ter asma sempre tive gatos agora gravidez e filhos são sinonimo de cão e gato no canil ou então a criança quer como é pequeno deixa fazer tudoo pior é que cresce a criança farta-se quem sofre? o mesmo de sempre e os mesmos de sempre aqueles que os tentam salvar dos canis e pelos quais nutro uma profunda admiração não pelas escolhas mas sim por terem de fazer escolhas. Infelizmente para se deixar de fazer escolhas têm de se mudar mentalidades e isso é que é um processo complicado.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jul 13, 2009 7:46 pm
- Localização: Rafaela sempre no coração...e todos os k p.cá passaram,cá estão além de todos os k dormem na rua...
topico que toca muitas realidades e por tudo isso eu naõ consigo encontrar palavras para contrapôr pois consigo colocar-me dum lado e doutro e realmente por ter já assistido a muito...demais mesmo por culpa de alguns ditos humanos...
mas com a sociedade portuguesa a evoluir do modo que decerto a maioria de nós se apercebe noã vou mesmo propnunciar-me sobre o que eu entendo mais correcto:ambos os pontos de vista doem demais mas por vbezes somos obrigados a optar pela dor menor...
mas com a sociedade portuguesa a evoluir do modo que decerto a maioria de nós se apercebe noã vou mesmo propnunciar-me sobre o que eu entendo mais correcto:ambos os pontos de vista doem demais mas por vbezes somos obrigados a optar pela dor menor...

<p><strong>"Os animais dividem connosco o privilégio de ter uma alma"... - Pitagoras</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente coração grande,isso só é efectivamente confirmado através de gestos lindos com os amigos 4 patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser traiçoeiro<strong>...</strong></p>
<p>Cada dia que passa na minha vida mais admiro quem tem realmente coração grande,isso só é efectivamente confirmado através de gestos lindos com os amigos 4 patinhas:quem os ama de verdade nunca pode ser traiçoeiro<strong>...</strong></p>