Envenenamento ou não?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

vcruz
Membro Veterano
Registado: quinta nov 07, 2002 1:40 pm

quarta set 10, 2003 1:40 pm

Olás,
em príncipio de Agosto, o gato Mifá, da minha prima apareceu a vomitar coisas brancas, a espumar e a contorcer-se.
Levado ao veterinário, foi-lhe diagnosticada uma gastrite e medicado.
O gato nunca mais comeu, espumava e tinha convulsões e no dia seguinte morreu.
A Xaninha, gata que teve os gatinhos e acabou por ficar por lá, morreu 2 dias depois com os mesmos sintomas.
O Simão, gato muito velhinho, que morava no quintal, morreu dias depois.
Sobrava a Doquinhas, filha da Xaninha.
Dias depois, começou com os mesmos sintomas e acabou por morrer.
A minha prima adoptou mais 2 gatinhos, que também já estão doentes, mas parece não terem sido atacados tão fortemente, pois parece que a fase pior dos vómitos já passou. Devo dizer que a minha prima já desistiu de levar os animaizinhos ao veterinário e está a "tratar" estes pequenotes com chá e caldinhos de galinha...
Ela diz que não têm andado a pôr pesticidas na horta. Os gatos grandes com saiam podiam ter passado por alguma cultura tratada e terem ficado intoxicados, mas a Doquinhas e agora os 2 pequenitos não saiam de casa e ela não tem nada tóxico à mão de semear...
Sabem de alguma doença que provoque este tipo de sintomas e leve à morte em tão pouco tempo?
Eu, nos livrinhos que tenho, só vejo ENVENENAMENTO, mas há aqui tanta gente com tanta experiência que talvez se lembre de algo que me tenha escapado :?
Obrigada pela ajuda,
V.
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

quarta set 10, 2003 1:47 pm

Olá
Que coisa horrivel
Lamento não poder ajudar mas dos gatos que tive , só um esteve doente e era um crancro no maxilar.
Espero que em breve consiga descobrir o que se está a passar com os gatinhos

As melhoras
vcruz
Membro Veterano

quarta set 10, 2003 1:56 pm

Obrigada, Brum :)
A ver se alguém se lembra de algo que possa ser, de modo que a mortandade acabe :(
V.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quarta set 10, 2003 2:15 pm

Olá vcruz

Na minha modesta opinião, se não houver uma investigação médica, neste caso veterinária, nunca irá saber como e o porque de isto acontecer, é muito estranho toda essa mortandade. Deve haver razoes para que uma coisa dessas aconteça e através de análises aos que ainda estão vivos e autopsia aos que morreram devem chegar a uma conclusão, senão vai perder todos os gatinhos que forem para o quintal. Espero que consiga descobrir tão grande mistério.

As melhoras aos que estão doentinhos.

Francisca
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta set 10, 2003 4:51 pm

Devo dizer que a minha prima já desistiu de levar os animaizinhos ao veterinário e está a "tratar" estes pequenotes com chá e caldinhos de galinha...
:o :o :o :o :o
anapaularosa
Registado: quinta abr 03, 2003 5:20 pm
Localização: 1 gato (Teco); 4 gatas (Beauty; Evita; Candy; Lucy)

quarta set 10, 2003 4:55 pm

Olá

Eu costumo recolher e receber gatinhos abandonados e tenho tido muitos casos semelhantes. Desde Julho que começaram a morrer muitos gatinhos com esses sintomas. Começam a vomitar, deixam de comer, têm febre e morrem passado poucos dias ou horas. Tem sido horrivel e muito angustiante. Eu estou em Leiria e na clinica a que ia disseram que só tinham aparecido lá os casos que eu tinha levado. Foram feitas análises e autópsias aos gatinhos e deu tudo negativo para as doenças virais conhecidas que pudessem provocar esses sintomas: calicivirus, corona virus, panleucopénia. Os veterinários assustaram-me imenso ao dizerem que seria uma virose altamente contagiosa. Para além dos gatinhos que tenho para adopção, tenho os meus adultos. Até eu poderia ser meio de transmissão do virus!
Mas estou em contacto com pessoas de Lisboa, das quais recebo alguns gatinhos, que estão a ter os mesmos problemas.
Na semana passada lá começou novamente drama com uns gatinhos que recebi na semana anterior. Mas desta vez, apesar de infelizmente não conseguirmos salvar alguns, tivemos a resposta ao problema. Parasitas internos! Qualquer um dos gatinhos já tinha sido desparasitado mas começaram a vomitar e um deles vomitou uma enorme quantidade de lombrigas! Horrivel! Recolhi os bicharocos e levei ao vet para analisar. Este tipo de parasitas é mais facilmente encontrado em cães, mas eles estavam infestados. Conclusão: desparasitamos todos com Drontal Puppy 3 dias seguidos e agora estão óptimos, apesar da médica dizer que quando aparecem estes sintomas já é muito difícil salvá-los. Para qualquer desparasitação, ela aconselha que seja efectuada 3 dias seguidos e repetir uma toma após um mês. Seja com drontal, flubenol, vitamine ou outro qualquer. Nos meses de verão é quando é mais complicada a situação de parasitas internos. Não há que arriscar, são mortais! O pior de tudo é que os gatinhos deixam de comer e morrem por desidratação ou complicações do sistema gastro-intestinal.
Só espero que pelo menos a morte dos pequeninos tenha servido para salvar muitos mais.

Ana Paula Rosa
vcruz
Membro Veterano

quarta set 10, 2003 5:21 pm

Ana Paula, tenho de confirmar com a minha prima se ela reparou em algo no vómito.
O que ela me contou, é que era tipo espuma branca... E até tenho a impressão que o 1º gato que morreu fazia a desparazitação regularmente.
Mas a hipótese de uma virose, não é nada de pôr de parte, até porque os patrões da minha prima têm uma série de cães e gatos, segundo ela, cada um a cair de podre, mais do que o outro... :(
Sinceramente eu estava virada para envenenamento (até porque segundo os sintomas que ela dizia que os gatos tinham, ía sempre parar a envenamento), sabem porquê? : como já disse em tópicos anteriores, ela não tem uma vida muito desafogada a nível financeiro e a família está sempre a recriminá-la por ela se apegar tanto aos gatos e de gastar dinheiro com eles.
Aliás, estas idas ao veterinário têm sido muito mal vistas e quando ela me disse que já nem tinha ido com estes pequenotes ao veterinário o que eu pensei, foi. "bom, quem os anda a envenenar, já está a ganhar pontos, ela já desistiu de os levar ao vet..."
Lendo a hopótese da Ana Paula, penso que talvez estivesse a fazer mau juizo das pessoas e vou de imediato alertar a minha prima!
Muito obrigada pela ajuda de todos, talvez consigamos salvar 2 gatinhos e dar paz de espírito à minha prima, que anda inconsolável.
V.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta set 10, 2003 5:34 pm

muitas vezes, os parasitas não vão lá só com comprimidos. recolhi uma gata que parecia ter ataques epilecticos. o vet disse-me que eram parasitas e que lhe desse comprimidos. continuou na mesma. fui a outro que me disse que estes já tinham afectado o sistema nervoso. levou uma injecção e enquanto esteve comigo, foi remédio santo.
conheço uma pessoa, cujo gato teve graves problemas por causa dos parasitas. sei que ficou muito magro, deixou de comer, apático. foi uma trabalheira porque a primeira vet não dava duas para a caixa. penso que o gato teve complicações intestinais em consequência dos parasitas.
MFR
Membro Veterano
Registado: sexta fev 21, 2003 3:21 pm

quarta set 10, 2003 6:07 pm

MISTÉRIOOOOOO

Eu como cada vez ando mais desconfiada com as pessoas, estou mais virada para envenenamento
Desculpem lá, mas é o que eu penso

Será que alguém ex. vizinhos, ou até mesmo a familia, não esteja farta dos gatos?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quarta set 10, 2003 6:35 pm

Olá

Muito estranho. Mas se há mais casos no país parecidos, podem mesmo ser parasitas. talvez o calor que se tem feito sentir faça com que estes se tornem mais resistentes e consigam atacar os gatinhos de uma forma mais forte...
Mas penso que o vet ao fazer análises deve descobrir a causa...

Beijokas
Kathleen
rst
Membro
Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)

quarta set 10, 2003 10:39 pm

Será que não foi algum tipo de planta?
Por vezes plantas com ar inofensivo (por exemplo domésticas) podem ser fatais. Eu tinha uma lista das plantas que podiam matar os gatos em caso deles as comerem, mas de momento n consigo encontrá-la...
Cá em casa, antes dos gatos aparecerem, retirei todas as plantas que tinha, não fosse haver algum problema.
Juliachan
Membro Veterano
Registado: segunda mai 19, 2003 4:49 am

quinta set 11, 2003 3:09 am

Eu tb arriscaria envenenamento.
A sua amiga tem q dar uma geral na casa. Muitas coisas podem envenenar um gato. Remédios de humanos, desinfetantes, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, plantas, etc.
O melhor mesmo seria fazer uma necrópsia em um dos gatos pra saber ao certo a causa e assim poder evitar q mais gatinhos sofram e morram. Vai ver é uma coisa dentro de casa muito óbvia mas q ninguém reparou. Ou então pode ser mesmo algum vizinho desalmado. A cadela de uma amiga morreu envenenada por veneno de rato q um vizinho botou em sua comida... Um crime tenebroso...
vcruz
Membro Veterano

quinta set 11, 2003 7:52 am

Olás,
pois, eu estava mesmo virada para o envenenamento pelas razões que expus...
E ontem estive a falar com ela e ela disse que nunca apareceram parasitas no vómito, era só uma espuma branca, nem eles tiveram febre.
Mas felismente, os 2 gatinhos já estão muito melhores : o gatinho Lello só quer é comer e a gatinha Nikita ainda não vai comendo muito bem, mas já não vomita.
Disse-lhe para fazer autópsia a um dos gatos mortos ( e foram 4), mas teve receio da reacção dos familiares :( (às vezes, as coisas são muito complicadas).
Ontem já lhe disse, para não esquecer a desparatização e vacinação dos pequenotes e para falar novamente ao veterinário sobre o que aconteceu e pedir análises ou algo que o vet aconselhe.
Mas se querem a minha opinião, eu continuo a pensar em envenenamento e não me admirava nada que fosse alguém mesmo de família :(
No entanto e tal como disse a Ana Paula e outros foristas que se prontificaram a responder, poderá ter sido algo natural que infelismente causou tantas mortes.
Obrigada a todos,
V.
hospvet
Membro Veterano
Registado: domingo jan 06, 2002 3:23 pm

quinta set 11, 2003 9:21 am

Bom dia

O que deve fazer caso lhe ocorra a mesma situação será, caso infelizmente o animal não sobreviva, enviar para ser autopsiado na Faculdade de Medicina Veterinária. Dessa forma poderá tirar as suspeitas que tem e saber as medidas a tomar.

Cumprimentos

Carlos Teixeira
vcruz
Membro Veterano

quinta set 11, 2003 9:33 am

Exmº Srº Carlos Teixeira,
irei colocar essa questão à minha prima e penso que conseguirei convencê-la.
Espero, de todo o coração que não seja necessário, pois significaria que os pequenotes, seja lá o que tenha acontecido, teriam sobrevivido.
Muito obrigada pela atenção,
V.
Responder

Voltar para “Gatos”