O cão mais condecorado do mundo - Endel
Moderador: mcerqueira
-
aisd
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
O meu objectivo, com este tópico, foi mesmo homenagear o cão Endel - a meu ver, um cão de inteligência excepcional - e a família que lhe permitiu brilhar.
E, concerteza, alguém leu aqui uma critíca aos treinadores porque, de facto, são bons nos seus esquemas pré-fixados com cães vulgares.
Mas não estão aptos a trabalhar com o invulgar - os cães notáveis.
Muitos destes cães apresentam aparentes problemas de comportamento.
Para eles são precisos treinadores dedicados que percam tempo a compreender e a avaliar os porquês e que gastem o cerebro a procurar soluções que se adequem.
E, convenhamos, a grande maioria dos treinadores não tem tempo nem interesse nos cães-problema.
E duvido que tenham preparação...
É o mesmíssimo problemas de algumas crianças
- basta pegar no texto e substituir treinador por professor.
Quanto às mulheres admira-me que haja tanta admiração
Eu, por mim, conheço várias mulheres merecedoras de homenagem - uma adoptou uma criança com deficiêncuia profunda, outra manteve a família unida ao longo de dezenas de anos com n problemas graves, outra criou o filho pequeno apesar da miséria e do cancro que a consumia.
Estou, por assim dizer, habituada ao valor da mulher.
Surpreende-me que mulheres não saibam que o mundo assenta nos ombros das mulheres que, sem elas, não haveria nada de realmente bom e duradouro.
Talvez estejam manipuladas pela imagem da mulher - que, em todo o lado, aparece como um objecto ou brinquedo sexual...dos homens.
E, concerteza, alguém leu aqui uma critíca aos treinadores porque, de facto, são bons nos seus esquemas pré-fixados com cães vulgares.
Para eles são precisos treinadores dedicados que percam tempo a compreender e a avaliar os porquês e que gastem o cerebro a procurar soluções que se adequem.
E, convenhamos, a grande maioria dos treinadores não tem tempo nem interesse nos cães-problema.
Eu, por mim, conheço várias mulheres merecedoras de homenagem - uma adoptou uma criança com deficiêncuia profunda, outra manteve a família unida ao longo de dezenas de anos com n problemas graves, outra criou o filho pequeno apesar da miséria e do cancro que a consumia.
Surpreende-me que mulheres não saibam que o mundo assenta nos ombros das mulheres que, sem elas, não haveria nada de realmente bom e duradouro.
Talvez estejam manipuladas pela imagem da mulher - que, em todo o lado, aparece como um objecto ou brinquedo sexual...dos homens.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Às vezes falamos ( eu incluida) de "barriga cheia". Tenho uma pequena ideia do que é viver com um veterano/mutilado da guerra. Um dos meus tios é um desses casos. E sei que não é fácil, nada fácil mesmo.leonildecarvalho Escreveu:A sério?nicasxi Escreveu: E não , Leo , não há muitos assim. Cada vez são menos ....Que cada vez são menos já todos sabemos e, sabem precisamente aqueles que acham que a homenagem ao cão é redutora por não se homenagear a esposa! Cada um pensa por aquilo de que é capaz.
Ainda, eu (singular) conheço algumas, para além dum caso dum jovem que me comprou um cachorro e tenho um caso na família directa, também!
Quantas "eus" (plural) não conhecerão, também, algumas? E as que conheço nunca levaram com uma estátua... (só se for na cabeça)![]()
Talvez as que eu conheço ainda se rejam pelos princípios morais que lhes foram transmitidos pelos progenitores até à altura de contraírem o tal "juramento". Coisa que actualmente, esses princípios "estão fora de moda". O que está na berra agora é "trocar-se de parceiro por dá cá aquela palha", com ou sem filhos.
Leo
Daí esta senhora , a meu ver , ser um pouco mais digna de uma homenagem que eu ou outras que apenas cumprimos o que "jurámos" .
Mas e como este é um forum sobre animais, sim , é muito justa e merecida esta homenagem ao cão. Ainda bem que ajudou este ex militar a superar todos os traumas que "ganhou" na guerra inutil para onde o mandaram...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
Concordo consigo aisd.aisd Escreveu:Quanto às mulheres admira-me que haja tanta admiração
Só não concordo é que se queira reduzir essa força feminina a obrigações de juramento.
Posso ter interpretado mal , mas o que me pareceu foi que a Leo quis dizer que a mulher deste ex soldado não fez mais que a obrigação dela porque a isso estava obrigada quando fez o tal juramento. Isso a mim é que me pareceu extremamente redutor.
Se entendi mal, desde já as minhas desculpas.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
-
leonildecarvalho
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Ora nem mais!aisd Escreveu: (...)
Com ou sem "juramento..." e, não, nicaxi, não é que a minha ideia seja redutora, é uma constatação de qualquer esposa ou companheira, que se digne de o ser, assumir as suas obrigações perante o amor que une o casal. Ou não será assim?
Redutor seria eu dizer que, a mulher, apesar de ser maltratada pelo marido, "tem a obrigação de aceitar lidar com a tragédia que o veio a assolar…" Isso sim seria redutor.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
E lá vou eu repetir-me pela milionésima vez! Se não têm tempo para ler com atenção o que os outros escrevem, por favor não respondam!!!
É que a Leo escreveu:
O mesmo princípio de sacrifício aplica-se aos nossos pais ou aos nossos filhos! Ou estarei enganada?
É humano, é natural, é vulgar, é quotidiano! Quantas de vocês cuidam dos filhos, da casa, dos maridos, têm um emprego e ainda levam o cão à rua? Não acham isso digno de homenagem?
Fora do vulgar, notável, digno do Guiness, é um cão como o Endal.
É que a Leo escreveu:
Se o ama, é natural e humano que se sacrifique. Se não se sacrifica é porque não o ama... e aí mais tarde ou mais cedo o casamento acabava, com ou sem mutilações.Então...qual é o espanto duma mulher após juramento..., se é que ama o marido e se fez esse juramento em consciência, não tenha largado de mão a situação e o marido em si?
O mesmo princípio de sacrifício aplica-se aos nossos pais ou aos nossos filhos! Ou estarei enganada?
É humano, é natural, é vulgar, é quotidiano! Quantas de vocês cuidam dos filhos, da casa, dos maridos, têm um emprego e ainda levam o cão à rua? Não acham isso digno de homenagem?
-
jpmf
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 14, 2003 9:26 am
- Contacto:
Bem prega Frei TomásMusky Escreveu:E lá vou eu repetir-me pela milionésima vez! Se não têm tempo para ler com atenção o que os outros escrevem, por favor não respondam!!!
Leu o anexo em Inglês????
Pelos vistos não.
Porquê?Musky Escreveu:Fora do vulgar, notável, digno do Guiness, é um cão como o Endal.
O que é que o torna tão especial face a outros cães que diariamente fazem o que ele faz?
O facto de ter tido uma má formação no joelho e por isso ter sido considerado "menos apto" que um cão sem problemas.
Eu várias vezes vejo um cão em entrecampos que guia o dono cego pela plataforma do comboio. Chama o elevador, entra e carrega no botão para descer.
Não abre a porta do comboio, porque há sempre alguém que faz isso por ele.
Mas senta o dono na cadeira do comboio e não se mexe até à estação deles, onde saem como se nada fosse.
Não conheci o Endal, mas a meu ver, foi mais um que fez o que tinha sido feito.
Se querem condecorar um cão, condecorem a Lassie e o Benji.
Ajudaram mais garotos a vida toda que qualquer cão que para aí há.
Condecorem a Laica, que foi ao espaço.
Já agora condecorem os cães da Texuga que têm de a aturar todos os dias.
Esses sim são verdadeiros heróis.
Eu percebi perfeitamente o que a Lequinhas escreveu. Não se tratou de diminuir o extraordinário cão que o Endal foi. Tratou-se de chamar a atenção para aquela mulher, igualmente digna de admiração. Porque podia muito bem ter mandado às urtigas o juramento e não estar para cuidar de um marido com lesões cerebrais que o puseram numa cadeira de rodas para o resto da vida e o amputaram das suas memórias mais importantes, num trabalho acrescentado ao que aquelas de que falou a Musky têm habitualmente com os maridos.Musky Escreveu:E lá vou eu repetir-me pela milionésima vez! Se não têm tempo para ler com atenção o que os outros escrevem, por favor não respondam!!!
É que a Leo escreveu:
Se o ama, é natural e humano que se sacrifique. Se não se sacrifica é porque não o ama... e aí mais tarde ou mais cedo o casamento acabava, com ou sem mutilações.Então...qual é o espanto duma mulher após juramento..., se é que ama o marido e se fez esse juramento em consciência, não tenha largado de mão a situação e o marido em si?
Mesmo com ajuda, que de certeza teve, levantar da cama, lavar, vestir, um homem daquela tamanho não é fácil. E tudo isto acrescentado ao de cuidar dos filhos, da casa, de levar os cães à rua e depois ir para o emprego. Para já não falar do esforço psicológico que é aguentar um marido que não se lembra de parte da sua vida, que tem de reaprender tudo, os afectos inclusive. Conversar com ele, relembrar-lhe tudo, desde os pormenores mais ínfimos e os mais íntimos até ao que de mais comezinho se vive no quotidiano, tudo foi esquecido e não é trabalho leve trazer uma pessoa assim à vida. Quantas mulheres o aguentariam? Há situações nas quais os juramentos bem podem ir pelo cano abaixo, ou se aguenta, ou não. Tão simples - ou tão complicado - como isto.
Sim, ela teve tudo o que as outras tiveram, e bastante mais. Aguentou por amor? Isto também é redutor. É preciso muito mais do que isso, é preciso ter altas qualidades de honra, compaixão, e interessse pelo outro para o conseguir. Tem de se ter muito boa fibra para manter um casamento naquelas condições.
Eu aplaudo-a.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
jpmf Escreveu:Bem prega Frei TomásMusky Escreveu:E lá vou eu repetir-me pela milionésima vez! Se não têm tempo para ler com atenção o que os outros escrevem, por favor não respondam!!!
Leu o anexo em Inglês????
Pelos vistos não.
É que eu referi-me ao que a Leo escreveu sobre a esposa do senhor!
Porquê?Musky Escreveu:Fora do vulgar, notável, digno do Guiness, é um cão como o Endal.
O que é que o torna tão especial face a outros cães que diariamente fazem o que ele faz?
O facto de ter tido uma má formação no joelho e por isso ter sido considerado "menos apto" que um cão sem problemas.
Eu várias vezes vejo um cão em entrecampos que guia o dono cego pela plataforma do comboio. Chama o elevador, entra e carrega no botão para descer.
Não abre a porta do comboio, porque há sempre alguém que faz isso por ele.
Mas senta o dono na cadeira do comboio e não se mexe até à estação deles, onde saem como se nada fosse.
Não conheci o Endal, mas a meu ver, foi mais um que fez o que tinha sido feito.
Especialmente ir ao Multibanco!![]()
Se querem condecorar um cão, condecorem a Lassie e o Benji.
Ajudaram mais garotos a vida toda que qualquer cão que para aí há.
De facto! Enquanto viam os filmes desses cães-actores nâo andavam a jogar à bola no meio da rua!(ou a chatear os pais para lhes comprarem uma Play Station).
Condecorem a Laica, que foi ao espaço.
A Laica foi condecorada e tem um monumento em Moscovo.
-
jofelix
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
aisd Escreveu:O meu objectivo, com este tópico, foi mesmo homenagear o cão Endel - a meu ver, um cão de inteligência excepcional - e a família que lhe permitiu brilhar.

Um abraço
Eu não disse que não a aplaudia. Só que ela não é uma excepção. Até há mulheres que além disso tudo ainda tratam pais com Alzheimer ou filhos com síndrome de Down... e este minhas amigas, é um "petisco" para a vida inteira, em muitos casos sem hipóteses de recuperação.LuluB Escreveu:Sim, ela teve tudo o que as outras tiveram, e bastante mais. Aguentou por amor? Isto também é redutor. É preciso muito mais do que isso, é preciso ter altas qualidades de honra, compaixão, e interessse pelo outro para o conseguir. Tem de se ter muito boa fibra para manter um casamento naquelas condições.
Eu aplaudo-a.
Começo a ficar seriamente enfadada deste forum. Onde salvo raras e honrosas excepções, parece que o unico objectivo é atirar abaixo quem se atrever a abrir um topico que não seja "que raça devo escolher". Ainda hei-de ver aqui meio mundo a defender Hitler só para contrariar os outros.
E já agora, para todos os que "tão bem" leram a entrevista, excepção é tudo o que o Endal, UM CÃO, fez... sem treino nenhum!
E viva o divórcio!
Jofelix!!!!jofelix Escreveu:aisd Escreveu: Surpreende-me que mulheres não saibam que o mundo assenta nos ombros das mulheres
![]()
![]()
![]()
![]()
Um abraço
Não é propriamente a mesma coisa!Wikipedia Escreveu:Atlas (em grego, Άτλας) - também chamado Atlante - foi um dos titãs gregos, condenado por Zeus a suster o céu para sempre.
-
CasadelMar
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm
Todos aqui tem o seu mérito, sem dúvida 
No entanto, este tópico foi aberto pensando no Endel
É deselegante fugir-se desse tema
Viva o Endel!
No entanto, este tópico foi aberto pensando no Endel
É deselegante fugir-se desse tema
Viva o Endel!
Endal, pá, Endal! 
E já agora, para quem diz que ele só tinha uma pata torta:
E já agora, para quem diz que ele só tinha uma pata torta:
Wikipedia Escreveu:Endal was a pedigree yellow Labrador retriever. Unusually, Endal suffered from birth from the lifelong debilitating joint condition osteochondrosis in both of his front legs
Última edição por Musky em quinta out 08, 2009 11:42 pm, editado 2 vezes no total.