em príncipio de Agosto, o gato Mifá, da minha prima apareceu a vomitar coisas brancas, a espumar e a contorcer-se.
Levado ao veterinário, foi-lhe diagnosticada uma gastrite e medicado.
O gato nunca mais comeu, espumava e tinha convulsões e no dia seguinte morreu.
A Xaninha, gata que teve os gatinhos e acabou por ficar por lá, morreu 2 dias depois com os mesmos sintomas.
O Simão, gato muito velhinho, que morava no quintal, morreu dias depois.
Sobrava a Doquinhas, filha da Xaninha.
Dias depois, começou com os mesmos sintomas e acabou por morrer.
A minha prima adoptou mais 2 gatinhos, que também já estão doentes, mas parece não terem sido atacados tão fortemente, pois parece que a fase pior dos vómitos já passou. Devo dizer que a minha prima já desistiu de levar os animaizinhos ao veterinário e está a "tratar" estes pequenotes com chá e caldinhos de galinha...
Ela diz que não têm andado a pôr pesticidas na horta. Os gatos grandes com saiam podiam ter passado por alguma cultura tratada e terem ficado intoxicados, mas a Doquinhas e agora os 2 pequenitos não saiam de casa e ela não tem nada tóxico à mão de semear...
Sabem de alguma doença que provoque este tipo de sintomas e leve à morte em tão pouco tempo?
Eu, nos livrinhos que tenho, só vejo ENVENENAMENTO, mas há aqui tanta gente com tanta experiência que talvez se lembre de algo que me tenha escapado

Obrigada pela ajuda,
V.