sexta out 09, 2009 2:03 pm
pinkbubu, tente entender o seguinte por favor:
1. Há cães e gatos em excesso neste mundo. Tendo em conta que foram domesticados pelo homem logo ao contrário dos animais selvagens que se sabem governar, os domésticos como os os cães e os gatos, mas particularmente os cães, precisam de nós. Analise que infelizmente a relação entre animais sem dono e famílias dispostas a adoptar não está equilibrada. É simplesmente impossível encontrar donos para todos os animais que já existem neste mundo.
2. Todos os dias morrem animais atropelados, envenenados e abatidos em canis municipais. Animais esses que poderão ser meigos, lindos, saudáveis, novos, muitos até raça têm. Não se consegue encontrar donos para todos.
3. Também todos os dias nascem ninhadas seja na rua, seja de animais com donos.
4. Também com bastante frequência se encontram ninhadas no lixo, em sacos plásticos fora os que são afogados ou atirados contra paredes.
5. É também um facto que cachorros e gatinhos encontram dono mais rapidamente que um animal adulto, mas.... quantos são adoptados em pequenos por serem fofinhos e engraçados e depois quando crescem ou porque fazem barulho, ou estragam coisas, ou largam pêlo ou qualquer outro absurdo qualquer, são abandonados ou deixados em canis.
6. Não estou a dizer que tem culpa de toda a desgraça atrás mencionada, de modo algum mas com esse modo de pensar só desajuda a que a situação dos animais não melhore nunca! Pense no seguinte:
7. Cada cachorro que nasça, seja lindo e maravilhoso como certamente os filhotes dos seus animais seriam (ninguém está a dizer que são feios!) está a tirar a hipótese de outro cachorro que não pediu para nascer, de ter uma família. Ou seja quem adoptar um cachorro seu, poderia adoptar um outro cachorro vindo da rua ou de um canil municipal. Cachorro esse que poderá nunca ter uma hipótese de vida. Porque não são só os rafeirinhos e feios (que para mim não há animais feios) que são abandonados! Acredite ou não, há por aí cães sem dono como os seus e consequentemente cachorrinhos não programados. Igualmente lindos. Esses sim não tiveram quem os impedisse de nascer.
8. Lá por amarmos os nossos animais e serem especiais para nós, não há qualquer razão lógica para deixar que procriem, pois todos são igualmente especiais. Não podemos humanizar os animais ao ponto de desejarmos ser "avós" só porque sim ou porque achamos que eles precisem. E vaí daí explico o que qualquer veterinário lhe poderá dizer...
9. Os animais ao contrário do ser humano que faz sexo por prazer e não com a intenção de procriar, apenas o fazem por instinto para perpetuar a espécie. Não têm qualquer prazer com isso. De facto para as fêmeas até é doloroso o acto! Ora como expliquei atrás cães e gatos nunca irão entrar em extinção! Faz algum sentido juntar o cão e a cadela só porque sim?! Agora eles sofrem sim, em alturas do cio, portanto ou se isola nessas alturas assegurando que não há escapadelas ou se esteriliza sendo essa a melhor opção! Além de evitar tumores como qualquer veterinário lhe informará também. Ou seja beneficia a saúde das cadelas, logo poderá usufruir da companhia das suas meninas durante mais tempo! Nós quando não queremos ter filhos precavemo-nos caso contrário teríamos sempre que o nosso corpo permitisse. Os animais não têm essa hipótese, cabe aos donos evitar que tal aconteça. Ainda exemplificando com humanos acha bem uma família que não se consegue sustentar ter uma cambada de filhos por instinto ou por desconhecimento? Os cães também não se sabem sustentar sozinhos. Numa situação ou noutra alguém terá de intervir quando não há discernimento para evitar gravidezes!
10. Sobre raças e criadores. Saiba que apenas criadores sérios que tiveram o cuidado de estudar e se informar sobre criação deverão cruzar animais, devendo ser estes bons exemplares com LOP e sem doenças genéticas e dentro do estalão. Significa isso que não devem cruzar animais parecidos a raça x ou parecidos a aça y, caso contrário daqui a uns anos já não haverá raças e deixariam de ser tal como os conhecemos agora. A criação é algo sério (ou deveria ser) que deverá ser deixada só para quem sabe! Não consiste em juntar o cão com a cadela e aguardar que nasçam!
Note que o modo como alguns foristas lhe respondem tem a ver com a indignação e sentimento de impotência perante a situação animal no presente. Pode pensar que a culpa não é sua e que está a levar por tabela, mas percebe que o seu modo de pensar não contribui em nada para melhor a situação? Se todos nós fizermos um bocadinho que seja, no futuro talvez venhamos a ver a coisa mudar para melhor para os nossos amigos de 4 patas, mas o importante a reter é que a esterilização e prevenção de ninhadas é FUNDAMENTAL para que alguma coisa mude! Ninguém lhe está a pedir para andar a retirar animais da rua nem tão pouco sentir-se responsável por todo o mal do mundo, mas faça o seu dever cívico e não contribua para o aumento da população canina por favor!
<p>O ronronar sai de uma válvula de segurança existente no pescoço do gato para atenuar o excesso de satisfação.
</p>
<p>ADAP - Associação de Defesa dos Animais de Portimão <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>