bettas - informaçoes

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
komic
Membro Júnior
Registado: quarta mai 20, 2009 7:28 am

quinta out 01, 2009 7:55 pm

boas...
eu queria pedir umas informaçoezinhas acerca desta especie, é k tenho um betta num aquario com cerca de 10 litros, sem filtro ou termostato... nunca pensei que fosse preciso pois a senhora da loja disse-me que eram de agua fria e etc,etc , e que nao era preciso nada mais para ele se sentir bem...

hoje deu-me na cabeça e comprei um aquario de 50 litros com tudo incluido.... ainda tenho de comprar umas coisinhas para completa-lo mas um aquario destes para um peixinho só acho grande demais!
:?

a minha pergunta é:
quais os peixes que devo meter juntamente com um betta macho, ja que as condiçoes em que o mantenho nao sao as adequadas!!!

cumps
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta out 01, 2009 10:54 pm

Boas

Isto é a minha opinião pessoal, quer da experiência que tenho quer do que tenho visto e lido da experiência de outras pessoas.

Dificilmente o betta se dará com outros peixes num comunitário, e é dificil resistir a tentação de colocar lá mais alguns peixes, porque o aqua até é de 50 litros e vais achar um desperdicio ter apenas um betta lá.

O aqua onde o tens, de 10 litros, é uma boa litragem para ele. Compra um termostato de 25watts (dificilmente encontrarás de menor potência) regulado para 25ºC e um termometro para controlo e ele fica bem.
Um filtro para essa litragem é complicado, iria haver muita movimentação da água e os bettas não gostam de águas mexidas, se fizeres trocas parciais de cerca de 20% do volume total de água 2 vezes por semana não deverás ter problemas.

Podes sempre colocar umas plantas de fácil manutenção, especialmente flutuantes que eles adoram e mais alguma decoração como troncos.

No aqua de 50 litros, faz um pequeno comunitário.
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

quinta out 01, 2009 11:13 pm

element está 100% enganado os bettas apenas não se dão bem com os da mesma especie, dão-se bem com outras especies, desde que com o rabo mais curto que o betta, quanto á escolha depende do seu setup, e do seu gosto seja mais especifico para que possamos ajudar :wink:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta out 02, 2009 12:08 am

fcneto Escreveu:element está 100% enganado os bettas apenas não se dão bem com os da mesma especie, dão-se bem com outras especies, desde que com o rabo mais curto que o betta, quanto á escolha depende do seu setup, e do seu gosto seja mais especifico para que possamos ajudar :wink:
Será que estou... Até as femeas muitas vezes são extremamente territoriais, ao ponto de ter de as manter sozinhas, quer com a mesma espécie quer com outras espécies.

Quantos bettas já tiveste?
komic
Membro Júnior

sexta out 02, 2009 1:02 am

eu inda nao sei bem o que quero meter dentro do aquario.... nada de exagerado nem muitos outros peixes.... talvez um limpa fundos e um limpa vidros... (que ainda tenho de pesquizar e isso), e pouco mais....

em relaçao ao aquario do betta, por um lado até era fixe equipar para dar uma vida melhor a ele, mas acho que o vou meter no aqua de 50 litros...

eu ja estive por aqui a pesquizar, e uns membros dizem que se dao bem com outros peixes...outros dizem que têm problemas...

isso nao deverá de ser por causa do temperamento do betta?
.... tipo, eu tenho um escorpiao (nao tem nada a haver mas é só um exemplo de comportamento ''animal'' ), e ha escorpioes que se deixam manusear mais facilmente que outros...

se calhar nos bettas, ha individuos que se dao bem com outras especies de peixes e outros nao!!!!

estou certo ou errado!?
cumps
fcneto
Membro Veterano

sexta out 02, 2009 12:45 pm

nunca tive nenhum não sei bem porque, mas não o ia dizer assim do nada, está no livro ABC do Aquario pag. 36, passo a citar, "quando adultos são muito agressivos uns para os outros, lutando até á morte,. Por conseguinte nunca deve colocar dois machos no mesmo aquario,. No entanto, são afáveis em relação a outros peixes com barbatanas mais pequenas."
andremestre
Membro
Registado: sexta jun 19, 2009 8:09 pm
Localização: escalares, guppies, tetra neons, neons glowlight, danios zebra, cobras kuhli, machadinhas, red cherr

sexta out 02, 2009 2:03 pm

Boas, eu tenho bettas, e já tive um macho junto com outros peixes, e ele apenas andava atrás dos guppies e dos escalares,não ligava aos outros peixes, neste momento tenho 4 fêmeas juntas, e elas dão-se bem com os outros peixes, de vez em quando a maior vai atrás das outras, mas sem causar nenhuns problemas, é apenas uma perseguição pra mostrar quem manda, de resto não faz mal a nenhum dos outros peixes...cumprss...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 02, 2009 2:14 pm

Mantenho um casal de bettas em cada um dos meus aquários, que têm espécies e dimensões diferentes, sem qualquer problema.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

komic
Membro Júnior

sexta out 02, 2009 4:57 pm

entao se nao ha problema vou meter mais uns peixinhos juntamente com o meu betta, por acaso nao tava a pensar em guppys mas assim ja sei que eles se dao um bocado mal a mais!!!

muito obrigado pessoal!!!assim ja me oriento melhor!!!!

se tiverem informaçoes importantes sobre bettas podem postar aqui que tambem agradeço!!!

cumprimentos a todos...
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

sábado out 03, 2009 10:40 am

o segredo está na escolha de especies, tenta escolher peixes de aguas calmas ou paradas
komic
Membro Júnior

quinta out 08, 2009 3:10 pm

pessoal, meti o meu betta juntamente com 3 corridoras albinas...
ja estao juntos a coisa de 3 dias e estao a dar-se todos muitissmo bem
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

quinta out 08, 2009 3:44 pm

Eu acho que depende essencialmente do temperamento do betta... o que tenho agora vive pacificamente com corrys, falso nariz de bebado, rasboras de diferentes especies e neons... mas o que tinha antes era cá uma peste :evil:
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
komic
Membro Júnior

sexta out 09, 2009 2:43 pm

eu ontem meti mais peixinhos juntamente com o betta, ja nao me lembro da raça deles, 11de uma especie e 3 de outra, ao todo juntamente com o betta estao cerca de 17 peixes de 3 especies defrentes

o betta ao inicio ainda ficou meio desconfiado, mas agora ja nem liga... até na hora de almoço quando meti comida, um dos pequeninos por engano mordeu a cauda do betta e ele nem ai ,nem ui!!!

eheheh
:lol:
fcneto
Membro Veterano

sexta out 09, 2009 3:35 pm

:lol: :lol: mas cuidado não pode ser peixes com a cauda muito vistosa ou há o risco de ele lhe tirar uns bocadinhos :twisted:
komic
Membro Júnior

sábado out 10, 2009 5:51 am

pois, isso eu sei, eu até gostava de ter guppys, mas como ja tenho o betta nao posso pk senao aí era uma festa de agressoes que até duia!!!

mas vá, tao-se a dar bem e é o que interessa

e o bettta por tar naquele aquario minusculo como referi neste tópico axo k na primeira mensagem, ja tinha as barbatanas muito mirradas e ja nao parecia o mesmo, agora melhora de dia para dia, esta muito mais vistoso... e plos vistos feliz!!! ainda bem, axo k o meu betta é o mais melhor bom bonito de todos!!! ehehehe

tenho fotos dele aqui no arca de noé , quem quizer que de uma olhada!!!
:)

cumps
Responder

Voltar para “Peixes”