Medo da trela...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

trinomic
Membro
Registado: domingo ago 16, 2009 2:20 am

quinta set 03, 2009 12:18 pm

Olá a todos! :)
A mha cadela Maggie,tem um medo estranho...ou talvez nao, nao sei... :?
Comprei há pouco tmp um peitoral e a respectiva corrente p a segurar.Mas cd vez k lhe coloco o peitoral,ela mete o rabo entre as pernas,encolhe-s e nao sai do sítio! :( Esteja onde tiver... :o
S colocar o peitoral ao seu irmao Bart,ele nao liga nhum e vai passear na boa. 8)
Kt à Maggie,ela pura e simplesment nao sai do sítio!!! :( :(
Nao sei k fazer p ela perder ess medo...Sem peitoral,ela passeia a meu lado,mas s colocar o peitoral,pronto...acabou,nao há Maggie p ngm!! :(
Conselhos??
Obrigada!
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quinta set 03, 2009 12:27 pm

em casa, sem ser preciso ir à rua, faça isto várias vezes:

coloque o peitoral e fale calmamente com ela. com o peitoral posto alegre o tom de voz e dê-lhe goluseimas diga-lhe que é linda e que se está a portar muito bem. isto apenas por um ou dois minutos. depois retire e só volte a repetir este processo passadas algumas horas. faça isto duas ou 3 vezes por dia, até ela ter confiança. à medida que os dias passam vá aumentando o tempo que o peitoral fica colocado ;)

isto ajudará a cadela a associar o peitoral a uma boa experiência. se não resultar de todo.... use a coleira.

espero ter ajudado ;)
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta set 03, 2009 12:56 pm

Experimente usar uma coleira :wink:
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

quinta set 03, 2009 2:05 pm

Veja se o peitoral não está muito apertado.

Assisti ao mesmo numa cachorra de uma familiar e o problema era mesmo esse. O peitoral muito apertado magoava-lhe a zona dos sovacos, que nos cães é muito sensível. Quando o reajustámos, a cachorra deixou de se agachar no chão e de dar piruetas quando a forçávamos a pôr-se de pé. :wink:
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

quinta set 03, 2009 9:19 pm

YolaeFifi Escreveu:em casa, sem ser preciso ir à rua, faça isto várias vezes:

coloque o peitoral e fale calmamente com ela. com o peitoral posto alegre o tom de voz e dê-lhe goluseimas diga-lhe que é linda e que se está a portar muito bem. isto apenas por um ou dois minutos. depois retire e só volte a repetir este processo passadas algumas horas. faça isto duas ou 3 vezes por dia, até ela ter confiança. à medida que os dias passam vá aumentando o tempo que o peitoral fica colocado ;)

isto ajudará a cadela a associar o peitoral a uma boa experiência. se não resultar de todo.... use a coleira.

espero ter ajudado ;)
Mas isto não vai piorar o problema? Ou seja, a cadela quando se coloca o peitoral fica com medo, e depois ainda se fala calmamente com ela e recompensa-se a atitude de medo que ela está a ter? :? Assim não se estará a incentivá-la ainda mais a agir desse modo (com medo)?
trinomic
Membro

sábado set 26, 2009 1:36 am

Maggie já nao se assusta tanto com o peitoral e a trela,fica muito quietinha na mesma quando a coloco,mas pelo menos já não sente tanto medo. :wink:
Ela tem é muito medo de passear na rua assim... :o
Quando passam carros,pessoas ou até outros cães,ela só nao foge porque tem trela,fica assustada e então encolhe-se toda... :o
Mas o que é estranho,é que estando sem trela e sem peitoral,ela não é assim "medricas".
Será que por se sentir presa,a reacção dela perante outros animais e pessoas é assim?Tão medrosa? :roll:
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
trinomic
Membro

sexta out 02, 2009 1:16 am

trinomic Escreveu:Maggie já nao se assusta tanto com o peitoral e a trela,fica muito quietinha na mesma quando a coloco,mas pelo menos já não sente tanto medo. :wink:
Quando passam carros,pessoas ou até outros cães,ela só nao foge porque tem trela,fica assustada e então encolhe-se toda... :o
Mas o que é estranho,é que estando sem trela e sem peitoral,ela não é assim "medricas".
Será que por se sentir presa,a reacção dela perante outros animais e pessoas é assim?Tão medrosa? :roll:

Como poderei fazer para ela nao se sentir tao medrosa ca fora,de trela?Porque solta,ela nao tem medo... :?
Nao percebo o porquê...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta out 02, 2009 7:40 am

Como não percebe??? Já deu a resposta...

Pode não entender porque é que tem medo das coisas, porque são inofensivas, mas que tem medo e esse medo aumenta quando está presa por não poder fugir, já percebeu... :wink:

Era preferivel não forçar, dê-lhe goluseimas mas não com o peitoral colocado.

Faça um shaping da colocação do peitoral...coloque "shaping" no youtube e veja uns videos para perceber o processo, existem uns bons videos da colocação de ençaimes que poderá adaptar para a colocação do peitoral.

Associe o andar à trela com o melhor reforço disponivel (aquilo que a cadela mais gosta). Ela passará a adorar andar de trela. A mudança de comportamentos associados a medo ou agressividade são muito dificeis de alterar e essa alteração é demorada.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
trinomic
Membro

sábado out 03, 2009 3:31 am

doglover80 Escreveu:Como não percebe??? Já deu a resposta...

Pode não entender porque é que tem medo das coisas, porque são inofensivas, mas que tem medo e esse medo aumenta quando está presa por não poder fugir, já percebeu... :wink:

Era preferivel não forçar, dê-lhe goluseimas mas não com o peitoral colocado.

Faça um shaping da colocação do peitoral...coloque "shaping" no youtube e veja uns videos para perceber o processo, existem uns bons videos da colocação de ençaimes que poderá adaptar para a colocação do peitoral.

Associe o andar à trela com o melhor reforço disponivel (aquilo que a cadela mais gosta). Ela passará a adorar andar de trela. A mudança de comportamentos associados a medo ou agressividade são muito dificeis de alterar e essa alteração é demorada.

Pois...realmente... :oops: :P
Vou ver isso do "shaping". :)
Nao tenho forçado a cadelinha,mas associando a trela com reforço bom,será mais fácil..
Eu tenho noção que é uma alteração demorada..eu devia ter começado muito mais cedo a colocar-lhe o peitoral e a trela.. :?
Obrigada!
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sábado out 03, 2009 4:09 am

trinomic Escreveu:
trinomic Escreveu:Maggie já nao se assusta tanto com o peitoral e a trela,fica muito quietinha na mesma quando a coloco,mas pelo menos já não sente tanto medo. :wink:

Como poderei fazer para ela nao se sentir tao medrosa ca fora,de trela?Porque solta,ela nao tem medo... :?
Nao percebo o porquê...
Solta,onde?!?!
Se não for na rua...penso que o problema não é a trela nem o peitoral mas sim o mundo que a rodeia...ela não teve ter tido essa experiência, por isso, reage com medo.

Eu aconselho a passear a sua cadela,no inicio, pouco tempo e num sitio sossegado. Com o passear do tempo começa a alongar os sítios dos passeios e o tempo.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

trinomic
Membro

domingo out 04, 2009 2:02 am

Solta,onde?!?!
Se não for na rua...penso que o problema não é a trela nem o peitoral mas sim o mundo que a rodeia...ela não teve ter tido essa experiência, por isso, reage com medo.

Eu aconselho a passear a sua cadela,no inicio, pouco tempo e num sitio sossegado. Com o passear do tempo começa a alongar os sítios dos passeios e o tempo.[/quote]

Solta pelo terreno da casa.. :roll:
Nesse espaço,que é bastante grande,ela convive com meus primos,que moram na casa ao lado e ao qual ela tem acesso por nao haver muro de separação (ela gosta da relva do jardim dele e da Pisca,a gatinha... :) )
E volta e meia tambem aparecem outros caes,com quem ela até brinca!Enquanto que a qualquer pessoa que se aproxime do terreno,ela ladra e rosna...
Entao será melhor ir passear com ela pelos caminhos no monte,até à barragem aqui perto.Tem que ser aos pouquinhos mesmo...
Luiza92
Membro Veterano
Registado: sexta set 21, 2007 10:10 pm

domingo out 04, 2009 2:14 am

Ja experimentou uma coleira?

Nao a force, ele ainda vai sentir mais medo.
A sugestao do "Doglover" é muito boa. começe primeiro num lugar onde ela se sinta a vontade (talvez dentro de casa), depois nesse terreno d que falou, depois comece so a porta de casa. Ela vai perder o medo aos poucos, nao é de um dia pro outro. :wink:
trinomic
Membro

sábado out 10, 2009 12:29 am

Luiza92 Escreveu:Ja experimentou uma coleira?

A sugestao do "Doglover" é muito boa. começe primeiro num lugar onde ela se sinta a vontade (talvez dentro de casa), depois nesse terreno d que falou, depois comece so a porta de casa. Ela vai perder o medo aos poucos, nao é de um dia pro outro. :wink:

Obrigada! :)
Pois,eu sei que nao é de um dia pro outro...ensina-los a fazer e nao fazer determinadas coisas,tb levou uns diazinhos..Mas eles sao mt inteligentes.
Maggie deve ter mesmo "medo" do "mundo lá fora",porque tá habituada a andar só por casa e pelo quintal,que tá vedado.. :|
E ela já é um bom cão de guarda!Dá sempre sinal por qualquer pessoa que se aproxime,mesmo ao longe,do nosso terreno! :P
Quando Maggie perder esse medo,então é que ficará um excelente cão de guarda!Será uma grande guardiã,apesar de ser pequena! :)
Mas é das embalagens pequenas que saem as melhores suspresas!! :P

É verdade,tentei procurar o tal "shaping" que Doglover sugeriu,mas so me apareceu treinos com o cliker.É isso o shaping? (desculpem a ignorância)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sábado out 10, 2009 7:59 am

trinomic Escreveu:

Pois,eu sei que nao é de um dia pro outro...ensina-los a fazer e nao fazer determinadas coisas,tb levou uns diazinhos..Mas eles sao mt inteligentes.
Maggie deve ter mesmo "medo" do "mundo lá fora",porque tá habituada a andar só por casa e pelo quintal,que tá vedado.. :|
E ela já é um bom cão de guarda!Dá sempre sinal por qualquer pessoa que se aproxime,mesmo ao longe,do nosso terreno! :P
Quando Maggie perder esse medo,então é que ficará um excelente cão de guarda!Será uma grande guardiã,apesar de ser pequena! :)

É verdade,tentei procurar o tal "shaping" que Doglover sugeriu,mas so me apareceu treinos com o cliker.É isso o shaping? (desculpem a ignorância)
Eu passo a explicar, o shaping é feito com um marcador que pode ser o "clicker", mas pode ser uma palavra por exemplo, "sim".

Olhe para os videos e substitua o clicker ou os clicks por uma palavra e faz como aparece nos videos... comece porcarregar o marcador... como no meu video "Bomcaopanheiro-Carregar o clicker", e depois de dar significado à palavra "sim", dando uma recompensa sempre a seguir à mesma, já pode começar a marcar os comportamentos que quer que o cão faça... por exemplo ele cheira o peitoral, você diz sim erecompensa...repete 30 vezes... depois passa-lhe o peitoral por cima da cabeça...diz sim e repete isso 30 vezes... depois coloca mais um bocado o peitoral e diz sim....repete mais 30 vezes.

Antes de colocar completamente ensine umas posições como, "senta, "deita", "dá a pata", etc, para quando meter o peitoral completamente, comece a pedir esses comportamentos e recompense bastante....dessa maneira distrai o cão do peitoral nas primeiras vezes que o coloca completamente.... e a partir da terceira ou quarta vez isso já não será necessário.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
trinomic
Membro

sábado out 10, 2009 7:15 pm

doglover80 Escreveu:
trinomic Escreveu:

Eu passo a explicar, o shaping é feito com um marcador que pode ser o "clicker", mas pode ser uma palavra por exemplo, "sim".

Olhe para os videos e substitua o clicker ou os clicks por uma palavra e faz como aparece nos videos... comece porcarregar o marcador... como no meu video "Bomcaopanheiro-Carregar o clicker", e depois de dar significado à palavra "sim", dando uma recompensa sempre a seguir à mesma, já pode começar a marcar os comportamentos que quer que o cão faça... por exemplo ele cheira o peitoral, você diz sim erecompensa...repete 30 vezes... depois passa-lhe o peitoral por cima da cabeça...diz sim e repete isso 30 vezes... depois coloca mais um bocado o peitoral e diz sim....repete mais 30 vezes.

Antes de colocar completamente ensine umas posições como, "senta, "deita", "dá a pata", etc, para quando meter o peitoral completamente, comece a pedir esses comportamentos e recompense bastante....dessa maneira distrai o cão do peitoral nas primeiras vezes que o coloca completamente.... e a partir da terceira ou quarta vez isso já não será necessário.

Ah! Ok! :D
Eu vi alguns videos,mas como nao tinha encontrado nenhum com peitoral ou coleira,fiquei na dúvida.. :roll:
Sentar,eles já sentam e também fiz com recompensas..o dá a pata é que tá a ser complicado..Eles dão a pata sempre que faço festas ou brinco com eles e quando peço,nao dao!! :lol: :lol:
Vou fazer assim como disse,com esses passos todos.
São os primeiros "caopanheiros" que tenho e as vezes tenho receio de nao tar a fazer as coisas como deve ser..nao queria ser uma dona incompetente... :roll:
Mas ao menos mimos,nao faltam!! :P
Muito Obrigada! :)
Responder

Voltar para “Cães”