Gostaria que me informassem se vocês lavam os dentes aos vossos gatos?
Estou a perguntar isto, porque um dia cheguei a casa e estava a minha namorada com o Ben no lavatório e com a escova de dentes em punho (daquelas pequeninas e macias, claro) e ele parecia não se importar muito! Intrigadissimo com a situação, quis saber o porquê daquilo e ela apenas me disse que não costuma fazer, e que não usa pasta mas que quando estava a fazer a inspecção semanal, viu os dentes de tras meio amarelos. Gostaria da vossa opinião, porque a situação levou-nos mesmo a uma discussão acesa!!!! Estará ela, de tão bem que lhes quer a prejudica-los?
Lavar os dentes???
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
- Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...
Se utilizar os produtos apropriados (pasta de dentes especifica, escovas pequenas e macias, dedeiras e afins) até lhes faz bem.
A manutenção oral dos gatos pode evitar certas doenças dentárias...
Por isso, após terem os produtos adquados podem lavar os dentes aos vossos amiguinhos à vontade!!
A manutenção oral dos gatos pode evitar certas doenças dentárias...
Por isso, após terem os produtos adquados podem lavar os dentes aos vossos amiguinhos à vontade!!
olá
Eu nunca lavei os dentes do Tigrinho, porque o Tigrinho não está pelos ajustes. Mas num programa de TV em que o tema é doas animais e vão lá sempre vets falar, eu ouvi que se devia lavar os dentes, eu também fiquei pasmada porque nunca nenhum dos meus gatos me deixou, ficam furiosos. Aliás a veterina´ria que estava a elucidar este assunto, teve sucesso com um cão, mas com o gato naõ.
Tenho a mesma opinião que a bonequita , se se utilizar a escova correta e uma pasta própria acho que não deve fazer mal, mas talvez fosse melhor perguntar ao vet para esclarecer melhor.
Lamento não ter sido de mais ajuda
Lambidela do Tigrinho
Eu nunca lavei os dentes do Tigrinho, porque o Tigrinho não está pelos ajustes. Mas num programa de TV em que o tema é doas animais e vão lá sempre vets falar, eu ouvi que se devia lavar os dentes, eu também fiquei pasmada porque nunca nenhum dos meus gatos me deixou, ficam furiosos. Aliás a veterina´ria que estava a elucidar este assunto, teve sucesso com um cão, mas com o gato naõ.
Tenho a mesma opinião que a bonequita , se se utilizar a escova correta e uma pasta própria acho que não deve fazer mal, mas talvez fosse melhor perguntar ao vet para esclarecer melhor.
Lamento não ter sido de mais ajuda
Lambidela do Tigrinho
Obrigado a todos os que me esclareceram. Parece que o resultado é de 0-1 para a minha namorada! e já que parece que o Ben deixa...do mal o menos. Eu sei que ela usa uma escova para bébé e água. Obrigado mais uma vez, mas não posso deixar de pensar que é uma situação um bocadinho surreal não acham?
Obrigado mais uma vez
Obrigado mais uma vez
-
- Membro
- Registado: sexta ago 29, 2003 4:29 pm
- Localização: 1 cadela, 1 cão e 2 gatitas. Varios peixes e passaros, 2 chinchilas e 7 coelhos...
Relamente é raro os gatos deixarem que lhe lavem os dentes!
Por isso mesmo também existem "guloseimas" que lavam os dentes aos gatos, tal como para os cães há os ossos...
Mas se o vosso gatinho deixa, então têm sorte... Procurem é usar sempre os produtos adquados e se ela não quiser naquele momento, então não lhe lavem os dentes (assim evitam que ele pare de vos deixar tratar da sua saúde oral...)!!
Boa sorte...
Por isso mesmo também existem "guloseimas" que lavam os dentes aos gatos, tal como para os cães há os ossos...
Mas se o vosso gatinho deixa, então têm sorte... Procurem é usar sempre os produtos adquados e se ela não quiser naquele momento, então não lhe lavem os dentes (assim evitam que ele pare de vos deixar tratar da sua saúde oral...)!!
Boa sorte...
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Também existe ração para gatos com essas caracteristicas. Falem com o vosso veterinário
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm
eu para além do mais, se lavasse os dente a oito gatos e a dois cães, ou já tinha sido internada de vez ou já me tinha ido desta
mas há uns tempos, o gaspar fez uma destartarização. o vet disse-me que não há ração que limpe os dentes. também aquele
tenho visto um produto que limpa os dentes aos cães. não sei se é fiável.

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 20, 2003 2:35 pm
Olá a todos!
Eu não lavo os dentes aos meus gatos com escova... o vet apenas me disse que, para prevenir o aparecimento de tártaro nos dentes, poderia apenas colocar a pasta de dentes sobre os dentes e que mesmo que os gatos a engolissem, que é isso que os meus gatos fazem , não fazia mal. Porque a pasta tem uma acção destartarizante e actua sobre a placa bacteriana.
Eu utilizo o Orozyme
nos meus gatos e cão todos os dias e eles adoram...
Comprei na farmácia e custa à volta de 12€
Beijinhos
Tchinho
Eu não lavo os dentes aos meus gatos com escova... o vet apenas me disse que, para prevenir o aparecimento de tártaro nos dentes, poderia apenas colocar a pasta de dentes sobre os dentes e que mesmo que os gatos a engolissem, que é isso que os meus gatos fazem , não fazia mal. Porque a pasta tem uma acção destartarizante e actua sobre a placa bacteriana.
Eu utilizo o Orozyme

Comprei na farmácia e custa à volta de 12€
Beijinhos
Tchinho
-
- Membro
- Registado: sábado fev 15, 2003 12:35 am
- Localização: 2 Gatos - Exótico e Bosques da Noruega (Duarte e Bianca)
Olá Álvaro,
Daquilo que sei, é bastante conveniente lavar os dentes aos gatos para evitar futuros problemas, tais como o tártaro, que poderá levar à perda precoce de dentes.
No entanto, não é muito prático, e é algo raro um gato deixar fazê-lo...
Por isso, se o gato da sua namorada deixa que o façam, considere tal uma sorte, e dê o braço a torcer já que a sua namorada tem de facto alguma razão.
Daquilo que sei, é bastante conveniente lavar os dentes aos gatos para evitar futuros problemas, tais como o tártaro, que poderá levar à perda precoce de dentes.
No entanto, não é muito prático, e é algo raro um gato deixar fazê-lo...
Por isso, se o gato da sua namorada deixa que o façam, considere tal uma sorte, e dê o braço a torcer já que a sua namorada tem de facto alguma razão.

-
- Membro
- Registado: sexta mai 16, 2003 7:42 pm
- Localização: dois gatos: Jonas Pat e Lestat. Afinal já são 3 gatos...falta a Julia
Os meus deixariam certamente, mas tanto quanto sei qd alimentamos os atos com comida seca,com "dental care" não é preciso.
De faco os meus dois gatos que vivem aqui desde pequenos têm uns dentinhos lindos. No entanto adoptei em Maio uma gata já adulta, estava na rua antes de ser entregue a uma associação onde a fomos buscar. Para além de um dente partido tem riscas no dentinhos, alaranjadas, fica com mau aspecto. As vets disseram que não fazia mal mas se pudessemos fazer alguma coisa....lavar os dentes adianta?
De faco os meus dois gatos que vivem aqui desde pequenos têm uns dentinhos lindos. No entanto adoptei em Maio uma gata já adulta, estava na rua antes de ser entregue a uma associação onde a fomos buscar. Para além de um dente partido tem riscas no dentinhos, alaranjadas, fica com mau aspecto. As vets disseram que não fazia mal mas se pudessemos fazer alguma coisa....lavar os dentes adianta?
Olá!
O tártaro q já lá está n vai desaparecer por se lavar os dentes, o q acontece ao ter-se estes cuidados todos é evitar a formação de mais. Para o tártaro que já está formado desaparecer tem de se proceder a uma destartarização, mas p isso é preciso recorrer a uma anestesia e por isso só se faz se for um caso já que inspire cuidados.
O tártaro q já lá está n vai desaparecer por se lavar os dentes, o q acontece ao ter-se estes cuidados todos é evitar a formação de mais. Para o tártaro que já está formado desaparecer tem de se proceder a uma destartarização, mas p isso é preciso recorrer a uma anestesia e por isso só se faz se for um caso já que inspire cuidados.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
- Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)
Olá!
Uma amiga minha comprou escova e pasta de dentes para gato há 10 anos atrás. Foi a primeira vez que ouvi falar de tal coisa e confesso que tive uma reacção de preplexidade muito semelhante à do Álvaro...
Achei que era excesso de zelo e até me ri quando soube que ela tinha escolhido a pasta com sabor a coelho, havendo outras com gosto de peixe e vaca...
Pensei que estava tudo doido e acho que o gato dela deve ter sentido o mesmo, pois nunca a deixou realizar a operação sem a presentear com arranhadelas e dentadas!
Ao fim de 3 tentativas ela acabou por desistir, deitou fora a pasta e a escova e o gato tem uma dentadura fabulosa para os seus 13 anos!
Quando adoptei a Anaïs e a levei pela primeira vez ao veterinário vi na clínica um poster com imagens de dentições cheias de problemas. Fiquei horrorizada e perguntei ao vet. como poderia prevenir o aparecimento de tais complicações nos dentes da gatinha. O vet. respondeu-me que tinha possibilidade de optar entre a lavagem com escova e pasta próprias e biscoitos ou ração com fórmula Dental Care. Não sei se por vergonha de ter brincado com a minha amiga ou medo de levar boas dentadas
, a verdade é que puz a primeira hipótese de lado.
Optei por dar diariamente, desde os 6 mêses, daqueles biscoitinhos específicos para remoção do tártaro. A partir do 1º ano de idade ela passou também a comer ração da gama Dental Care (há várias marcas que têm).
Com o gato mais pequenino virei a fazer o mesmo logo que ele tenha idade para tal.
Se o Ben deixa que a dona lhe escove os dentes, então é de aproveitar! Ela que compre pasta específica no vet. e verá belos resultados!

Uma amiga minha comprou escova e pasta de dentes para gato há 10 anos atrás. Foi a primeira vez que ouvi falar de tal coisa e confesso que tive uma reacção de preplexidade muito semelhante à do Álvaro...

Quando adoptei a Anaïs e a levei pela primeira vez ao veterinário vi na clínica um poster com imagens de dentições cheias de problemas. Fiquei horrorizada e perguntei ao vet. como poderia prevenir o aparecimento de tais complicações nos dentes da gatinha. O vet. respondeu-me que tinha possibilidade de optar entre a lavagem com escova e pasta próprias e biscoitos ou ração com fórmula Dental Care. Não sei se por vergonha de ter brincado com a minha amiga ou medo de levar boas dentadas

Optei por dar diariamente, desde os 6 mêses, daqueles biscoitinhos específicos para remoção do tártaro. A partir do 1º ano de idade ela passou também a comer ração da gama Dental Care (há várias marcas que têm).
Com o gato mais pequenino virei a fazer o mesmo logo que ele tenha idade para tal.
Se o Ben deixa que a dona lhe escove os dentes, então é de aproveitar! Ela que compre pasta específica no vet. e verá belos resultados!