Nem mais...psylizart Escreveu:mas ainda nao percebi o porque de tanta complicaçao!
Se os repteis, mais precisamente as iguanas neste caso sempre se deram bem ( vivem saudavelmente) com radiaçao de 5.0 ou 8.0, porque complicar. Porque andar á procura qual o nivel de radiaçao no habitat natural e tentar igualar? Nao se pode comparar um terrario a uma vastidao de territorio aonde elas habitam, alem de existirem n factores que podem contribuir para haver mais ou menos radiaçao absorvida por elas.
cumps
Quantidade UVs
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
-
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
Porque a quantidade de UVs depende de cada terrário, não sei a que distância estão as vossas iguanas da lâmapda, a minha não está propriamente perto..
E claro não pesquisar e deixar as coisas como tão só porque funcionou com os outros não me parece a melhor política, mas é só a minha opinião
E claro não pesquisar e deixar as coisas como tão só porque funcionou com os outros não me parece a melhor política, mas é só a minha opinião

Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Oceaniis Escreveu:Porque a quantidade de UVs depende de cada terrário, não sei a que distância estão as vossas iguanas da lâmapda, a minha não está propriamente perto..
e porque é que nao arranjas um spot para ela passar mais tempo. Se puseres uma zona muito mais quente do que as outras ( isto se tiveres mais do que uma fonte de aquecimento) vai ser aonde ela ira ir para se aquecer, logo se puseres ai uma lampada de uvs , ela ira " apanha los".
Claro que a lampada tem que estar a uma distancia maxima de 30 cm.
No meu terrario ela tb nao anda as 24 h por dia perto da lampada.Em relaçao ao pesquisar acho que fazes muito bem, porque o saber nao ocupa lugar.

Continua entao a pesquisa, quando chegares a uma conclusao partilha aqui com a malta.

cumps
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
Continuarei a pesquisa, mas tou a ver que não estamos desactualizados pois o resto da Europa pelo menos também não sabe grande coisa do assunto, vou levantar o problema em foruns internacionais talvez haja algum maluco com sede de saber como eu por aí 
Contrui um simulador em EXEL de intensidade UV para terrários que divide o "mapa de um terrário" em quadriculas e calcula a intensidade de UVs que atingem cada uma delas, podde-se introduzir relevo/altitudes dos troncos ou solo e também a altura do animal para ter as medições ao nível do dorso.
Se quiserem saber os UVs dos vossos terrários abre-se um tópico para isso que eu insiro os vossos dados.
Espero ter dados suficientes para postar algo digno de ser namovível
Só vou ver até que ponto é relevante aproximar os nossos terrários ao ambiente Natural

Contrui um simulador em EXEL de intensidade UV para terrários que divide o "mapa de um terrário" em quadriculas e calcula a intensidade de UVs que atingem cada uma delas, podde-se introduzir relevo/altitudes dos troncos ou solo e também a altura do animal para ter as medições ao nível do dorso.
Se quiserem saber os UVs dos vossos terrários abre-se um tópico para isso que eu insiro os vossos dados.
Espero ter dados suficientes para postar algo digno de ser namovível

Só vou ver até que ponto é relevante aproximar os nossos terrários ao ambiente Natural
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
ya, mas la esta o que eu digo !
Claro que a intensidade nunca vai ser a mesma em toda a dimensao do terrario, nem convem ! Como no habitat normal delas, tb nao estao 24 horas p/ dia a apanhar o sol directamente, existem alguns momentos / fases do dia em que se recolhem, ou seja, para se refrescarem ou por outra razao qualquer. Portanto penso que nao é muito preocupante nem necessario ter a mesma quantidade de uvbs em todo o terrario.
cumps
Claro que a intensidade nunca vai ser a mesma em toda a dimensao do terrario, nem convem ! Como no habitat normal delas, tb nao estao 24 horas p/ dia a apanhar o sol directamente, existem alguns momentos / fases do dia em que se recolhem, ou seja, para se refrescarem ou por outra razao qualquer. Portanto penso que nao é muito preocupante nem necessario ter a mesma quantidade de uvbs em todo o terrario.
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro
Claro mas ja pensaste qual a intensidade na zona de solário, aquela para onde ela vai para apanhar os seus banhos de UVs? Provavelmente devem assemelhar-se aos de sol directo... ok faz o mesmo efeitto se ela passar mais tempo com menos UVs, mas quantas vezes menor deverá ser?? É essa a questão
Uma vez que para simular um sol directo necessitaria de 2 lampadas pode-se fazer um gradiente, ligando 1 lampada depois perto do meio dia 2 e á tarde desliga-se 1, o terrário também tem diferentes distancias à lampada, possibilitando grande variedade de intensidades, incluindo zona de sombra.
Tambem não custa nada fazer uma sequencia aleatória com 2 temporizadores para simular dias nublados e dias de ceu limpo (ligando e desligando umas das lampadas) era interessante fazer isto no proprio dia simulando a passagem de nuvens mas reduziria a longevidade das lampadas....
Uma vez que para simular um sol directo necessitaria de 2 lampadas pode-se fazer um gradiente, ligando 1 lampada depois perto do meio dia 2 e á tarde desliga-se 1, o terrário também tem diferentes distancias à lampada, possibilitando grande variedade de intensidades, incluindo zona de sombra.
Tambem não custa nada fazer uma sequencia aleatória com 2 temporizadores para simular dias nublados e dias de ceu limpo (ligando e desligando umas das lampadas) era interessante fazer isto no proprio dia simulando a passagem de nuvens mas reduziria a longevidade das lampadas....
um amigo meu tem camaleões e tinha a lampda a prai 10cm nem isso talves e eles começarão a fechar os olhos dias e dias ate que eu lhe disse para por a lampada a 30 cm e ficarão normais .. olha que podem mesmo cegar , e' o mesmo que olhar para o sol LOL
cumps
cumps
-
- Membro
De maneira nenhuma, o sol é bem mais potente!!!
a 10cm uma Repti Glo 5.0 atinge os 55uW/cm2 ou 2 de indice UV equivalente a um dia nublado.
uma 8.0 65uW/cm2 ou 2,5 IUV meio dia de desenbro
uma 10.0 100uW/cm2 ou 4 IUV dia com neblina... (poucos dados) mas céu limpo em inglaterra de verão é 200uW/cm2 ou 8 IUV por isso nada de transcendente (em relação aos 4 IUV)
Estes dados para se não tiver reflector, caso o tenha duplicam, nesse caso se fosse uma 10.0 talvez fosse de mais
Cá em portugal atingimos de verão os 300uW/cm2 ou 12 IUV e aí sim os camaleões já devem estar à sombra
a 10cm uma Repti Glo 5.0 atinge os 55uW/cm2 ou 2 de indice UV equivalente a um dia nublado.
uma 8.0 65uW/cm2 ou 2,5 IUV meio dia de desenbro
uma 10.0 100uW/cm2 ou 4 IUV dia com neblina... (poucos dados) mas céu limpo em inglaterra de verão é 200uW/cm2 ou 8 IUV por isso nada de transcendente (em relação aos 4 IUV)
Estes dados para se não tiver reflector, caso o tenha duplicam, nesse caso se fosse uma 10.0 talvez fosse de mais
Cá em portugal atingimos de verão os 300uW/cm2 ou 12 IUV e aí sim os camaleões já devem estar à sombra
-
- Membro
Bem continuei a minha jornada dos UVs e tenho mais actualizações!! Acho que agora foi tudo analizado!
Para me orientar fixei-me em Belize, porquê? Apenas por uma questão prática:
É 1 país relativamente bem estudado por causa do turismo
Representa o extremo norte da áerea de distribuição das iguanas, logo o mais idêntico com o nosso de Portugal, uma vez que nos situamos a norte da distribuição.
Analizei um arquivo do registo diário do indice UVB (IUVB) desde 2002 até hoje.
Média 11
MAX 16
Min 6
s2 1,7 IUVB (desvio padrão)
Ver gráfico 3
As medições não foram medidas no solo logo não é influênciada pela cobertura de nuvens. Mas o que interessa é com cobertura!
Encontrei uma análise da cobertuda de nuvens da Zona por mês e como esperado apenas há 36 dias por ano de céu limpo (1%) as outras categorias são Scattered 31%, Broken 60% e Overcast 8%(Gáfico 7), que absorvem 10%, 30% e 70% dos UVBs respectivamente.
Com isto reanalizei o arquivo do IUVB fazendo a média MAX e Min de cada mês (Gáfico 1) e fiz um média ponderada em relação à absorção pelas nuvens ( IUVB x % ocorrencia da categoria de nubolusidade x respectiva absorção de UVBs )
Média 8
MAX 10
Min 7
(Gáfico 2)
E só falta uma coisa! Estas medições são do IUVB maximo pois é o que interessa aos sites de onde veieram os dados (prevenir as pessoas).
http://www.fmi.fi/src/uv/uvi_graph_glob ... g=en&day=1
Então procurei pelos IUVB medidos à hora (sem nuvens) calculei esses valores para os 4 tipos de cobertura Clear, Scattered, Broken e Overcast e voilá! (Gáfico 4) (linhas representam IUVB de 0, 2, 4, 6, 8, 10 e 12)
Voilá mais ou menos, porque os IUVB medidos à hora só há para este mês :\
Mas fazendo a média ponderada para o dia de Outubro (não tem muita lógica pois não se tem os 4 tipos de nublosidade num dia...)
Média 4
MAX 8
Min 0
(Uma 8.0 com reflector a 12cm atinge o valor médio ou Uma 10.0 com reflector a 17cm)
Num site de estudos paralelos com o uk.uv.guide aconselhou um IUVB de 4-6 6h por dia..
Calculei a média do dia hora a hora e deu um periúdo de 4h em volta do meio dia de IUVB superior a 6 com max. de 8, IUVB 6h parece compatível (os meus calculos do promenor do dia só se aplicam a Outubro)

Gáfico 5 Fotoperiúdo
Gáfico 6 Precipitação
Gáfico 8 Humidade, mínimo e maximo
Gáfico 9 Temperaturas (valores maximos, média maxima, média minima, valores mínimos)
Por agora é tudo =P
Entretem futuro:
Procurar pelo promenor do dia para os outros meses.
E gerar maneira de sortear dias com as diferentes categorias de nubolusidades respeitando as respectivas propurções no mês
Para me orientar fixei-me em Belize, porquê? Apenas por uma questão prática:
É 1 país relativamente bem estudado por causa do turismo
Representa o extremo norte da áerea de distribuição das iguanas, logo o mais idêntico com o nosso de Portugal, uma vez que nos situamos a norte da distribuição.
Analizei um arquivo do registo diário do indice UVB (IUVB) desde 2002 até hoje.
Média 11
MAX 16
Min 6
s2 1,7 IUVB (desvio padrão)
Ver gráfico 3
As medições não foram medidas no solo logo não é influênciada pela cobertura de nuvens. Mas o que interessa é com cobertura!
Encontrei uma análise da cobertuda de nuvens da Zona por mês e como esperado apenas há 36 dias por ano de céu limpo (1%) as outras categorias são Scattered 31%, Broken 60% e Overcast 8%(Gáfico 7), que absorvem 10%, 30% e 70% dos UVBs respectivamente.
Com isto reanalizei o arquivo do IUVB fazendo a média MAX e Min de cada mês (Gáfico 1) e fiz um média ponderada em relação à absorção pelas nuvens ( IUVB x % ocorrencia da categoria de nubolusidade x respectiva absorção de UVBs )
Média 8
MAX 10
Min 7
(Gáfico 2)
E só falta uma coisa! Estas medições são do IUVB maximo pois é o que interessa aos sites de onde veieram os dados (prevenir as pessoas).
http://www.fmi.fi/src/uv/uvi_graph_glob ... g=en&day=1
Então procurei pelos IUVB medidos à hora (sem nuvens) calculei esses valores para os 4 tipos de cobertura Clear, Scattered, Broken e Overcast e voilá! (Gáfico 4) (linhas representam IUVB de 0, 2, 4, 6, 8, 10 e 12)
Voilá mais ou menos, porque os IUVB medidos à hora só há para este mês :\
Mas fazendo a média ponderada para o dia de Outubro (não tem muita lógica pois não se tem os 4 tipos de nublosidade num dia...)
Média 4
MAX 8
Min 0
(Uma 8.0 com reflector a 12cm atinge o valor médio ou Uma 10.0 com reflector a 17cm)
Num site de estudos paralelos com o uk.uv.guide aconselhou um IUVB de 4-6 6h por dia..
Calculei a média do dia hora a hora e deu um periúdo de 4h em volta do meio dia de IUVB superior a 6 com max. de 8, IUVB 6h parece compatível (os meus calculos do promenor do dia só se aplicam a Outubro)

Gáfico 5 Fotoperiúdo
Gáfico 6 Precipitação
Gáfico 8 Humidade, mínimo e maximo
Gáfico 9 Temperaturas (valores maximos, média maxima, média minima, valores mínimos)
Por agora é tudo =P
Entretem futuro:
Procurar pelo promenor do dia para os outros meses.
E gerar maneira de sortear dias com as diferentes categorias de nubolusidades respeitando as respectivas propurções no mês

-
- Membro
Vou ter exame no fim do semestre em que vou ter de fazer muitas análizes de dados e vão ser bem mais complicadas que estas, treinar n faz mal nenhum