Contrui um simulador em EXEL que calcula a intensidade de luz ou UVs na superfície de um terrário.
Pode calcular a intencidade num ponto em particular ou pode criar um mapa de intencidades, dividindo o terrário em quadriculas iguais e calculando a intensidade para cada quadricula.
Qual a utilidade?
Bem como se teve a discutir no tópico "Quantidade de UVs" ninguem sabe qual a quantidade ideal de UVs para os nossos animais, o UV GUIDE UK está a fazer estudos sobre o assunto.
Portanto apenas será útil para terem uma ideia do que equivale o interior dos vossos terrários com o exterior. (se equivaler ao meio dia de inverno da Suécia será mau, por exemplo =P)
Como foi feito?
(tou a redigir a física e matemática por detrás do simulador, é muito chato e só os realmente interessados a quererão ler =P)
Qual a fidelidade das comparações?
Bem o simulador tem um erro de 10uW/cm2 (0-500 no habitat Natural) ou de 0,5 de índice UV (0-20 no habitat Natural) e são comparados com os dados no UV GUIDE UK UVs in Nature
O que é preciso para saber qual a intencidade no vosso terrário?
Para uma simples simulação num ponto particular apenas têm de fornecer:
1 Tamanho da lâmpada
2 Tipo e marca (se é tubular ou compacta; 5.0 8.0 10.0; repti Glo, Reptisun ou Arcadia)
3 Se usam reflector
4 Se têm rede
5 Distancia do ponto á lampada em linha recta, se forem 2 a distancia a cada uma e distancia entre elas.
Se quiserem um mapa completo dá mais trabalho: (acho que ninguém vai querer um mapa =P)
Para além do indicado em cima menos o ponto 5 preciso de um mapa de alturas, dividindo o terrário numa grelha de 17 por 9 e tinham de medir a distância dos troncos ou do substrato ao tecto de cada quadricula, dpois a distancia da lampada ao tecto, e a distância desta do fundo do terrário... há e claro o comprimento e a lagura... uma trabalheira não se metam nisso =P escolham os pontos mais importantes e pronto. (paramim não custa nada, é só inserir e o pc faz o resto) Se realmente quiserem digam que explico melhor =P
Se quiserem saber a luminosidade também dá, só têm de fornecer mais os Lux que vêm na caixa da lampada (se for equivalente a um dia nublado apenas plantas de penumbra se aguentarão, por exemplo)
Simulador
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm
boas eu agora estou a usar uma repti glo 8.0 tubular 90cm 30W.
esta a cerca de 15cm do tronco mais perto e 30cm do tronco mais afastado.
nao tenho nem redes nem reflectores.
abraço
esta a cerca de 15cm do tronco mais perto e 30cm do tronco mais afastado.
nao tenho nem redes nem reflectores.
abraço
-
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
Ah alguem!
Bem vais ser a cobaia, vou ver se não me esqueço de nada e se a info é útil.
Considerei um tecto não reflector e dá:
Nos 15cm tens 40-50 uW/cm2 ou indice 2. É inferior aos dias nublados da semana passada...
Nos 30cm tens 15-20 uW/cm2 menos de indice 1... é equivalente a uma mata num dia nublado.
Aqui vai um mapa do indice UV por esta altura do ano no mundo com céu limpo. OS indices são 2 e menos de 1

OS indices são 2 e menos de 1, localizam-se nos países nordicos como suécia islandia...
Bem esta é a quantidade de UV nos troncos, diz-me a altura do dorso da iguana à barriga parasubtrair à distância ao tronco. De que cor é o tecto?
Bem vais ser a cobaia, vou ver se não me esqueço de nada e se a info é útil.
Considerei um tecto não reflector e dá:
Nos 15cm tens 40-50 uW/cm2 ou indice 2. É inferior aos dias nublados da semana passada...
Nos 30cm tens 15-20 uW/cm2 menos de indice 1... é equivalente a uma mata num dia nublado.
Aqui vai um mapa do indice UV por esta altura do ano no mundo com céu limpo. OS indices são 2 e menos de 1

OS indices são 2 e menos de 1, localizam-se nos países nordicos como suécia islandia...
Bem esta é a quantidade de UV nos troncos, diz-me a altura do dorso da iguana à barriga parasubtrair à distância ao tronco. De que cor é o tecto?
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
-
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
15cm 82uW/cm2 ou indice 3 será algo parecido com um dia com neblina.. um pouco vago aqui a zona dos 100uW/cm2
30cm 27uW/cm2 ou indice 1 à mesma uma mata em dia nublado

Será algo como um dia de céu limpo de fevereiro cá em portugal
Se comprares um reflector:
15cm 155 uW/cm2 ou indice 6 será algo parecido com um dia de setembro em portugal

30cm 51uW/cm2 ou indice 2 dia nublado
Queres simular mais alguma coisa? Acho que dá para simular tudo o que te vier à cabeça =P
30cm 27uW/cm2 ou indice 1 à mesma uma mata em dia nublado

Será algo como um dia de céu limpo de fevereiro cá em portugal
Se comprares um reflector:
15cm 155 uW/cm2 ou indice 6 será algo parecido com um dia de setembro em portugal

30cm 51uW/cm2 ou indice 2 dia nublado
Queres simular mais alguma coisa? Acho que dá para simular tudo o que te vier à cabeça =P
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few