Xixi por tudo e por nada...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
trinomic
Membro
Registado: domingo ago 16, 2009 2:20 am

sábado out 10, 2009 12:46 am

Olá!
Como a dúvida é outra,abri um novo tópico..
Meu cão Bart,tem um probleminha (se é que posso chamar assim),que é um pouco chato.. :roll:
Para além de fazer enormes quantidades de xixi cd vez que faz,se a gente ralhar com ele,por alguma asneira que tenha feito,ele faz xixi no sítio onde a gente estiver a ralhar com ele.. :?
É só levantar mais a voz,que la vem xixizada.. :o
E a outra circunstancia,é quando está muito contente!Por exemplo,quando vamos às compras e demoramos um pouco,ao xegarmos,ele faz uma festa imensa e...xixi tambem!! :roll:
Minha vet disse que se for castrado,ele já nao faz tanto.Mas tambem ja me disseram (outra vet), que o castrar nao resolverá isso.. :|
Que me dizem? :?:
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 10, 2009 1:28 pm

Os cachorros fazem isso por nervosismo, quando estão muito excitados.
Geralmente com o tempo passa, conforme vão ganhando confiança, tive cadelas que faziam muito quando eram novinhas, ao mesmo tempo que se viravam de barriga para cima (sinal de submissão), mas depois esse comportamento desapareceu.

Nunca ouvi falar de castração para resolver um caso de emissão de urina quando um animal está assustado, geralmente faz-se para evitar marcação de urina, o que é completamente diferente.

O cão faz quantidades enormes de xixi depois de estar por ex. a noite sem fazer. Isso é perfeitamente normal, os meus quando os deixava em casa e depois os ia buscar, parecia que ficavam uma enormidade de perna no ar. Tem de esvaziar a bexiga.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sábado out 10, 2009 2:21 pm

A castração, tal como já foi dito, não vai resolver rigorosamente nada...

O que poderá ajudar a resolver, é um treino adequado, de modo a controlar a excitação e a insegurança do cão, pois pelo que li, ele apenas faz xixi em situações de medo ou de excitação.
Aconselho-a a procurar um treinador de modo a ensinar a dona a não potenciar situações de excitação/medo, e o cão a controlar as "alegrias" e a não ter medo da dona. "Ralhar" com um cão inseguro, só aumenta a sua insegurança.
Esta é uma situação em que o tão falado "treino de reforço positivo", será ouro sobre azul :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 10, 2009 5:29 pm

Concordo, este é um dos casos em que a castração não resolve nada.

O cão é tímido, inseguro e extremamente submisso, por isso urina em situações de grande excitação. Nada tem a ver com a marcação de urina que por vezes surge na maturidade sexual.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

vitorina
Membro Veterano
Registado: quarta abr 29, 2009 4:41 pm
Localização: duas cadelas Pura e Becas. Duas caturras o Zé e a Rosa

sábado out 10, 2009 6:33 pm

A minha cadela quando era cachorra (6 meses) também fazia xixi quando ficava eufórica, mas passou com a idade :D
trinomic
Membro

sábado out 10, 2009 7:26 pm

texuga Escreveu:A castração, tal como já foi dito, não vai resolver rigorosamente nada...

O que poderá ajudar a resolver, é um treino adequado, de modo a controlar a excitação e a insegurança do cão, pois pelo que li, ele apenas faz xixi em situações de medo ou de excitação.
Aconselho-a a procurar um treinador de modo a ensinar a dona a não potenciar situações de excitação/medo, e o cão a controlar as "alegrias" e a não ter medo da dona. "Ralhar" com um cão inseguro, só aumenta a sua insegurança.
Esta é uma situação em que o tão falado "treino de reforço positivo", será ouro sobre azul :wink:

Eu tambem achei que a castração nao seria a solução,mas quando se ouve duas versoes diferentes..há que procurar mais opinioes,uma vez que sao os meus primeiros "meninos" e sei que ainda tenho bastante a aprender sobre estes seres caninos.. :)
Texuga,será que me poderia dar um exemplo de como fazer esse treino de reforço positivo,se faz favor? :roll:
Obrigada a todos!
<p>Feliz, n&atilde;o &eacute; aquele que mais tem... Mas sim aquele que menos precisa...</p>
Pimkie87
Registado: quarta ago 05, 2009 11:03 am

segunda out 12, 2009 11:07 am

Olá a todos!!!

A minha Pastor Alemão, tem 4 meses e ainda faz grandes xixis quando eu chego a casa depois do trabalho, ou quando vê alguém de quem gosta e não vê há algum tempo (2 ou 3 dias...lool)! Também perguntei à VET se era normal e ela diz que sim! Ela fica muito excitada e não se consegue controlar, mas isso com a idade vai passando, por isso não se preocupe Trinomic!!

Beijinhos a todos!!!***
trinomic
Membro

segunda out 12, 2009 9:17 pm

Pimkie87 Escreveu:Olá a todos!!!

A minha Pastor Alemão, tem 4 meses e ainda faz grandes xixis quando eu chego a casa depois do trabalho, ou quando vê alguém de quem gosta e não vê há algum tempo (2 ou 3 dias...lool)! Também perguntei à VET se era normal e ela diz que sim! Ela fica muito excitada e não se consegue controlar, mas isso com a idade vai passando, por isso não se preocupe Trinomic!!

Beijinhos a todos!!!***

Para os meus meninos,se estiver fora mais que uma hora,ja deve ser muito tempo para eles... :D Com a festa que fazem... :P
Bem,espero que com a idade passe! Mas o meu Bart já tem 8 meses...aliás,ja faz 9meses este mês... :roll:
Não está já "grandinho" para estas coisas? :roll:
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda out 12, 2009 10:10 pm

trinomic Escreveu:
texuga Escreveu:A castração, tal como já foi dito, não vai resolver rigorosamente nada...

Eu tambem achei que a castração nao seria a solução,mas quando se ouve duas versoes diferentes..há que procurar mais opinioes,uma vez que sao os meus primeiros "meninos" e sei que ainda tenho bastante a aprender sobre estes seres caninos.. :)
Texuga,será que me poderia dar um exemplo de como fazer esse treino de reforço positivo,se faz favor? :roll:
Obrigada a todos!
Eu não sou a pessoa ideal para falar desse tipo de treino, mas uma das coisas que deve fazer, e isto é apenas e só, um exemplo, é ignorá-lo SEMPRE que chega a casa, e deixá-lo acalmar na cama dele. Quando ele estiver calmo, então aí chame-o e faça festas. Se a euforia for muita, repita o exercício, ignore e cama. Acalmou, chamou, faz festas e recompensa.
Este é um exercício básico para acabar com as excitações exageradas à chegada do dono :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

quarta out 14, 2009 9:28 pm

Provavelmente o Bart é um cão com temperamento muito "soft". Não recomendo que utilizem muita rigidez na sua educação.

Com todos os cães de amigos e familiares com que interajo aplico sempre uma regra: quando alguém chega a casa o cão é sempre ignorado (sobretudo se estiver excitado). O cão é o último a receber atenção e só a recebe quando nós decidimos e quando ele está sentado ou deitado calmamente.

Acabam-se assim essas ansiedades sem sentido.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
trinomic
Membro

quinta out 15, 2009 2:57 pm

JonhyRico Escreveu:Provavelmente o Bart é um cão com temperamento muito "soft". Não recomendo que utilizem muita rigidez na sua educação.

Com todos os cães de amigos e familiares com que interajo aplico sempre uma regra: quando alguém chega a casa o cão é sempre ignorado (sobretudo se estiver excitado). O cão é o último a receber atenção e só a recebe quando nós decidimos e quando ele está sentado ou deitado calmamente.

Acabam-se assim essas ansiedades sem sentido.

Bart é mesmo um cão muito soft..É muito mimalho e muito na onda do "tá-se bem"... :roll: Ele deixa fazer tudo e mais alguma cloisa com ele,seja nas brincadeiras,como a dormir,como simplesmente a descansar.. :P Muito cómico!
Mas então se o ignorar ao entrar em casa,for uma das soluções para diminuir essas ansiedades,essa excitação,irei por isso em prática.Embora que me vá custar um bocadinho,porque eu mesma adoro fazer essas festas e esses mimos todos.. :roll:
Obrigada!
Responder

Voltar para “Cães”