Explicar às crianças a morte de um animal de estimação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Susana32
Registado: terça out 13, 2009 6:05 pm

quarta out 14, 2009 11:28 am

Olá,
Sou jornalista na revista Sábado e estou a preparar um artigo sobre a melhor forma de explicar às crianças o que acontece quando o animal de estimação morre. Para tal, gostaria de falar com pais que tivessem passado pela experiência e que não se importassem de falar comigo.
Muito obrigada pela atenção,
Susana Lúcio
([email protected])
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta out 14, 2009 3:26 pm

Boa tarde

À minha criança expliquei com a naturalidade e simplicidade que uma criança de 6 anos podia entender... dizendo que a gatinha que ela tanto gostava e que estava tão doentinha não conseguiu aguentar e tinha simplesmente partido (morrido)... entendeu e chorou! E o chorar fez-lhe bem...

Mas poderia também falar na primeira pessoa, do que não se deve dizer a uma criança, sobre o que é a morte de um animal de estimação! :(

Tinha eu perto de 7 anos e andava na 1ra classe, quando me foi dado o primeiro gato... adorei! Amava aquele gatinho tão desejado... e quando ía e vinha da escola eram para ele os meus primeiros beijinhos... mas naquela altura e naquela idade eu nada podia fazer ou saber sobre como era cuidar de um animal e, a minha mãe não queria gatos em casa.

Por isso o Tareco andava numa semi-liberdade... comia em casa e estava em casa quando eu lá estava, mas depois a vida dele era a varanda que tinha acesso a umas traseiras tipo matagal. Um dia o Tareco não apareceu quando eu cheguei da escola e como de costume o chamava... no dia seguinte nada também! Passou-se mais de uma semana e para responder às minhas perguntas a minha mãe sempre me disse que o Tareco tinha ído "passear" e que um dia voltaria! :|

Na verdade tinha aparecido em casa num desses dias em que eu não o vi... mas apareceu ferido e moribundo, acabando por morrer num dos quintais do prédio.

Mas esta verdade eu só a soube muito tempo depois... porque na minha cabecinha de criança estive meses, muitos meses... esperando, chamando, chorando de desespero por um gatinho que eu esperava e desejava que "voltasse" um dia...

Por toda a angústia que ainda hoje me lembro de sentir, decidi que nunca iria mentir sobre a morte à minha filha e assim o fiz!

Claro que essa explicação deve ser dada consoante a idade e a realidade que a criança consegue entender, mas a meu ver, sempre se deve dizer a verdade!

Espero ter ajudado.

Helena
karla5000
Membro Júnior
Registado: quinta jul 24, 2008 9:04 pm

quarta out 14, 2009 7:44 pm

Amiga susana32 tive muito recentemente a 10 dias atraz que explicar exactamente isso a minha filhota de 5 anos.Porque perdemos uma gatinha bebe que adoptamos.
A maneira mais pura que eu arranjei foi-lhe ter dito que a pequena gata estava doente, e no dia que faleceu, disse-lhe que a pequena gatinha se tinha trasformado numa pequena estrela.claro que chorou, mas tambem lhe disse, sempre que ela tiver saudades da gatinha dela, olhe para o ceu estrelado, e bem lá em cima... esta a " Fiona " a olhar para ela.
Claro que podia-lhe simplesmente ter-lhe dito que tinha morrido,mas para que?....? Sao crianças tem tempo de saber a verdade, tem tempo para saber que a vida nem sempre e bonita como nos queremos
Porque contar-lhe por exemplo que o pai natal nao existe..porque?
:roll:
gennny76
Registado: sexta ago 28, 2009 9:00 pm

quarta out 14, 2009 10:26 pm

Olá Susana

De facto não há respostas simples nem fórmulas mágicas para essa sua questão...
Considero um animal de estimação como mais um elemento do núcleo familiar e obviamente o seu desaparecimento vai desencadeiar uma enorme tristeza e um enorme vazio,especialmente numa criança..mas uma vez que a morte é um momento com o qual contactamos inevitavelmente mais cedo ou mais tarde, penso que essa informação deve ser veiculada às crianças, fazendo parte do seu processo de crescimento...obviamente que a linguagem e a abordagem devem ser adequadass às respectivas idades...a utilização de lugares comuns como "foi para o céu" ou "é uma estrelinha a brilhar" ou outros nas idades mais jovens, apesar de ser mais suave, permite que a criança tenha noção da ausencia e da distãncia, mas ao mesmo tempo permite que a memória do amiguinho se mantenha presente...

Cumprimentos
Responder

Voltar para “Gatos”