inventando raças

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ladyxzeus
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

quinta set 11, 2003 6:35 pm

No início havia uma cão primitivo. Depois o Homem seleccionou características desse cão, criando as "raças". Finalmente, após as raças defenidas, criaram-se os "estalões", para avaliar a qualidade de cada representante.

Agora, pergunto-vos: como se inventa uma raça?
Como se criam raças novas e com se definem os seus estalões? Qual a utilidade práctica de se criarem novas raças e como que objectivos são criadas?
lil_bull
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 12:13 am

quinta set 11, 2003 9:24 pm

KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta set 11, 2003 11:30 pm

ladyxzeus Escreveu: Agora, pergunto-vos: como se inventa uma raça?
Como se criam raças novas e com se definem os seus estalões? Qual a utilidade práctica de se criarem novas raças e como que objectivos são criadas?
Inenta-se misturando raças... quando se chega ao pretendido, começa-se a criar de modo a aperfeiçoar. Os estalões são definidos conforme o que é standard nessa raça nova. Criam-se raças para ajudar o homem no trabalho e mais tarde começaram a criar para companhia (cães pequenos).
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

domingo set 14, 2003 5:13 pm

ladyxzeus Escreveu: No início havia uma cão primitivo. Depois o Homem seleccionou características desse cão, criando as "raças". Finalmente, após as raças defenidas, criaram-se os "estalões", para avaliar a qualidade de cada representante.
Não tenho muita certeza de ter sido assim... :?
ladyxzeus
Membro Veterano
Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)

domingo set 14, 2003 5:32 pm

Florinda Escreveu:Não tenho muita certeza de ter sido assim...
Pois... Passaram-se algumas coisas pelo meio, mas se as contasse com todo o promenor necessário para satisfazer certos leitores nunca mais saia daqui... ;)

Coloquei este tópico graças a uma conversa (até parecia cena de filme cómico...) que tive com o meu pai, actual guardião dos meus cães. Inventou que queria fazer criação de cães, ao que eu respondi: "Acho que não é muito boa ideia (risos), porque precisas de comprar cães de raça (risos) e de obter informações sobre essa raça (risos) e de gastar tempo e dinheiro, para não teres grande lucro. A não ser que queiras fazer criação das criaturas que temos lá em casa (ainda mais risos)"
A partir desse momento fiquei encarregada de descobrir como se inventa uma raça.

Para este caso concreto: tenho uma matilha de cães, todos de características morfológicas e comportamentais semelhantes (há um padrão). Posso "criar" uma raça nova de cães, a partir destes?
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

domingo set 14, 2003 9:59 pm

A partir desse momento fiquei encarregada de descobrir como se inventa uma raça.

Para este caso concreto: tenho uma matilha de cães, todos de características morfológicas e comportamentais semelhantes (há um padrão). Posso "criar" uma raça nova de cães, a partir destes?
Porque é que tu e o teu pai querem "criar" uma nova raça? se tens tantas questões é porque nada sabes disso e ele também. A meu ver não é qualquer um que consegue cruzar determinados cães de forma a conseguir outra raça, apurada e com qualidade.
Para já tem de ter uma finalidade, vocês têm? pelos vistos não.
Florinda
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am

terça set 16, 2003 3:41 pm

ladyxzeus Escreveu:
Florinda Escreveu:Não tenho muita certeza de ter sido assim...
Pois... Passaram-se algumas coisas pelo meio, mas se as contasse com todo o promenor necessário para satisfazer certos leitores nunca mais saia daqui... ;)
Pois, mas assim saltaste uma parte importantíssima: o "cão primitivo" ter-se-á espalhado pelo planeta, acompanhando o Homem, e a separação geográfica terá levado ao aparecimento de cães de caracterísiticas diferentes. Da mesma maneira que houve um "homem primitivo", que se espalhou pelo mundo e deu origem a raças humanas diferentes.
Posteriormente, então sim, o Homem começou a reproduzir os cães selectivamente, em função das características que mais lhe convinham, dando origem à grande variedade de raças que existem hoje.
Acho que deve ter sido mais assim, penso eu de que... ;)
ladyxzeus
Membro Veterano

terça set 16, 2003 5:48 pm

sea Escreveu:Porque é que tu e o teu pai querem "criar" uma nova raça? se tens tantas questões é porque nada sabes disso e ele também. A meu ver não é qualquer um que consegue cruzar determinados cães de forma a conseguir outra raça, apurada e com qualidade.
Para já tem de ter uma finalidade, vocês têm? pelos vistos não.

Eu não quero criar uma nova raça! Foi uma sugestão a "brincar"! O meu pai sabe alguma coisa de cração de cães, pois já teve uma criação de boxers. Mas isto de criar uma raça nova...
A finalidade principal desta raça (utilizando os nossos cães actuais) seria a caça, pois têm perfil para isso.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

terça set 16, 2003 9:04 pm

Para criar uma raça nova, não basta ter noções de criação.

Depois, é impossível criar raças novas pois a FCI não vai aceitar mais raças de certeza, pelo menos nos próximos anos. Ainda temos raças em Portugal à espera de serem aceites pela FCI, mas esse dia não deve chegar nunca.

Um bom local para criar novas raças são sem dúvida os EUA.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça set 16, 2003 9:37 pm

Sim, criava uma raça nova, e até tenho um nome para ela.

Que tal rafeiro ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
sea
Membro Veterano

terça set 16, 2003 10:15 pm

Eu não quero criar uma nova raça! Foi uma sugestão a "brincar"! O meu pai sabe alguma coisa de cração de cães, pois já teve uma criação de boxers. Mas isto de criar uma raça nova...
A finalidade principal desta raça (utilizando os nossos cães actuais) seria a caça, pois têm perfil para isso.
Então, querem ou não criar uma nova raça?
Para quê? Para apurar uma raça de cães de caça? Não achas que já existem bons cães de caça em Portugal, e até mesmo de raças portuguesas?

sabes aquela frase muito antiga? - "quem brinca com fogo queima-se"
Não é por o teu pai ter feito uma criação que sabe o que é o cruzamento de várias raças para apurar uma nova, com diferentes objectivos e mais qualidade.
Nuria
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:16 pm

quarta set 17, 2003 7:05 am

Sem referir que a criação de uma nova raça não se faz propriamente em 10 dias...
ladyxzeus
Membro Veterano

quarta set 17, 2003 6:54 pm

Obrigado. Vou imprimir este tópico e mostrá-lo ao meu pai.
Só um esclarecimento: a ideia não foi minha! Acho que já existem suficientes raças e que multiplicar os meus rafeiros seria um erro! Quando a minha figura paterna levou a sério a brincadeira do "olha! vamos inventar uma raça nova! aí não precisas de comprar cães de raça para criação!" fiquei exactamente assim: :o .
De qualquer forma obrigada pelas informações e também pelas críticas! ;)
sea
Membro Veterano

quarta set 17, 2003 7:30 pm

Deuses.....

As tuas respostas deixan-me abananada!
sea
Membro Veterano

quarta set 17, 2003 7:30 pm

Deuses.....

As tuas respostas deixam-me abananada!