A vossa opinião

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quinta out 15, 2009 11:01 am

Olá!

Pessoal das tartarugas... preciso da vossa opinião!

Neste momento só tenho a gata... mas eu e a minha filha sempre fomos as marias dos bichos e apesar de eu ter "decidido" à 2 meses e tal quando me morreu o ultimo hamster, que não iria ter mais nenhum bicharoco, a verdade é que a miuda anda sempre com ideias... :roll:

Aqui à tempo andei a ver as ratz... e mudei de ideias porque não dava!

Agora a minha filha apareceu-me em casa toda contente porque lhe querem dar uma tartaruguinha pequenina das verdinhas (ainda não sei a espécie)... eu tenho evitado dizer que sim porque não tenho conhecimentos sobre as necessidades nem sobre o tipo de habitat que lhes hei-de proporcionar...

É aqui que venho pedir a vossa ajuda!

O que é que eu preciso (básicamente) para lhe poder dar o necessário para que o animalinho tenha uma qualidade de vida razoavel? Neste momento a minha filha diz que o dono tem 7 tartaruguinhas dessas dentro de uma bola(aquário)... :(

Já andei por aqui a ler e a pesquisar, mas está tudo muito disperso e por vezes parece-me demasiado... a tartaruga tem o tamanho de uma moeda de 2€... e não sei mais nada!

Será que tenho que gastar muito? Ou aqueles kits que se vêm nos supermercados, com filtro, podem à priori ser suficientes?

Desculpem o meu testamento e a minha ignorância... mas não queria aceitar sem ter a certeza de poder dar o que o bichinho precisa...

Obrigada.
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quinta out 15, 2009 11:24 am

essas tartaruguinhas verdes ficam com cerca de 30 cm de comprimento, e muitos litros de agua, na volta era melhor mesmo as ratz, nao?
pathelen
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 11:27 am

DeadMaaann Escreveu:essas tartaruguinhas verdes ficam com cerca de 30 cm de comprimento, e muitos litros de agua, na volta era melhor mesmo as ratz, nao?
A sério?!

Pois por isso é que eu aqui pedi ajuda... não conheço nada sobre as espécies nem sobre o que precisam... na volta tenho mesmo é que dizer que não... :|
misspucca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 15, 2007 3:57 pm

quinta out 15, 2009 11:42 am

Para começar, um desses kits, suplementado com uma luz ultra violeta, chega perfeitamente.
Penso que o tempo que demorará a tartaruga a crescer, tenha disponibilidade de criar um habitat definitivo.
<strong>Por favor adicionar o c&eacute;rebro antes de abrir a boca!</strong>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

quinta out 15, 2009 12:17 pm

Amiga Helena, vou deixar aqui uma lista geral de coisas essências para a tartaruguinha ser "feliz"! :wink:

Terá de ter:
- Um aquaterrário amplo com uma plataforma.
- Termóstato a 25/26º
- Filtro Interno ou Externo
- Lâmpada UVA/B
(estimula o comportamento de alimentação natural dos répteis (A) e estimula a absorção de cálcio (B))
- Alimentação variada (Sticks, pois são a ração ideal para a alimentação das tartarugas aquáticas, dando-lhe como suplemento insectos, fruta e vegetais, como por exemplo: maçã, pêra, agrião, cenoura, uvas, brócolos! Também podes alimentar com delicias do mar, carne e peixe cozidos sem temperos)
- Cálcio e Vitaminas (vendem-se na loja de animais)

O ideal é perguntar primeiro a espécie da tartaruga que a sua filha vai trazer e fazer uma pesquisa mais aprofundada...

Deixo-lhe aqui um link que poderá ajudar em alguma coisa:
http://www.infotortuga.com/
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

quinta out 15, 2009 12:20 pm

misspucca Escreveu:Para começar, um desses kits, suplementado com uma luz ultra violeta, chega perfeitamente.
Penso que o tempo que demorará a tartaruga a crescer, tenha disponibilidade de criar um habitat definitivo.
Concordo....ela ainda demora algum tempo (anos) para chegar ao tamanho máximo, e nesse tempo td(H) podem pensar como criar um espaço para ela.
VanesIsa
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 12:33 pm

Eu comprei um kit que trazia: um aquário com 1metro, um termóstato, um termómetro, uma calha com lâmpada e um filtro interno. O meu tem 1metro, mas há mais pequenos e como é só para uma tartaruga pode comprar com 50/60cm, pois já lhe dura uns 2/3 aninhos, se quiser já investir numa coisa mais a sério para não voltar a gastar dinheiro já de momento, aconselhava a comprar um já com 1metro!

Os kits normalmente são bons, foi só depois substituir a lâmpada por uma UVA/B e colocar a plataforma... Daqui a pouco tempo vou comprar outro! :P

Dê uma vista de olhos por estes tópicos:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... io&start=0

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=56383

Se não quiser gastar muito dinheiro, no segundo está uma boa opção! :wink:
pathelen
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 1:19 pm

:D

Gostei...

Eu também pensei que ela não iria crescer os 30 cm num ano... mas... :wink:

É como vocês dizem, o que eu preciso é de saber por onde começar, porque depois o que for preciso para melhorar vou fazendo à medida que ela for crescendo...

Vanessa, eu já tinha andado a coscuvilhar os seus petsites, mas não percebi nada... aquele tópico das caixas de plástico compreendo que seja practico em termos financeiros, mas não fica nada bonito... prefiro mesmo em vidro.

Esses kits de que falam eu acho que são os que vi no Super, trazem realmente 1 termóstato e 1 filtro...mas não reparei se trazem a lâmpada... :?
Nesses de 1 metro posso por 2 tartaruguinhas? Ou não convém? É que a minha filha diz que o senhor (pai de um colega de escola) as têm todas num globo... e eu com pena podia trazer 2, ou não?

Não faço ideia da espécie... e se calhar só quando ma derem é que saberei... mas a minha filha vai perguntar... Acham que dependendo da espécie o habitat é diferente?
VanesIsa
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 1:27 pm

No meu ver pode colocar 2 tartarugas num aquário com 1 metro! :wink:

Eu comprei num hipermercado o meu kit... Não foi nada caro, compensa e fica agradável visualmente, até porque acaba por não diferir muito em termos de preço de quem compra tudo separado, pois já trás praticamente tudo...
Depois tem de colocar a plataforma e substituir a lâmpada que o kit trás por uma lâmpada UVA/B, pode comprar uma da Exo Terra - Repti Glo 5.0.
pathelen
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 1:49 pm

VanesIsa Escreveu:No meu ver pode colocar 2 tartarugas num aquário com 1 metro! :wink:

Eu comprei num hipermercado o meu kit... Não foi nada caro, compensa e fica agradável visualmente, até porque acaba por não diferir muito em termos de preço de quem compra tudo separado, pois já trás praticamente tudo...
Depois tem de colocar a plataforma e substituir a lâmpada que o kit trás por uma lâmpada UVA/B, pode comprar uma da Exo Terra - Repti Glo 5.0.

Vou ter que ir ao Super fazer uma pesquisa... :wink: :P ver preços, etc..

Mas o que é necessário varia com a espécie? Ou básicamente é o mesmo?
misspucca
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 2:09 pm

É basicamente o mesmo, desde que sejam aquáticas. Pode variar um pouco a temperatura, e os alimentos que elas aceitam para além do granulado, mas nada de especial.
Verifique se nao sao graptemys scripta, vulgarmente conhecida como tartaruga faces rosadas, pois essas são proibidas.
pathelen
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 2:24 pm

misspucca Escreveu:É basicamente o mesmo, desde que sejam aquáticas. Pode variar um pouco a temperatura, e os alimentos que elas aceitam para além do granulado, mas nada de especial.
Verifique se nao sao graptemys scripta, vulgarmente conhecida como tartaruga faces rosadas, pois essas são proibidas.
Essas são aquelas que têm uma manchinha vermelhinha perto dos olhos, não é?

O chato é que eu não as vou ver... :? se decidir ficar e estou a pensar que sim, pois estou entusiasmada, só a verei quando a minha filha a trouxer.. :(
misspucca
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 2:27 pm

Pois..
Por um lado acho que não, pois estão proibidas há muitos anos, mas infelizmente, de longe a longe ainda as vejo a vender.
Peça uma fotografia, não consegue?
pathelen
Membro Veterano

quinta out 15, 2009 2:30 pm

Vou ver se me mandam uma foto e depois ponho aqui... :wink: não sei é quando!

Muito obrigada pela vossa ajuda...
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quinta out 15, 2009 6:32 pm

a face rosadas é a T. sripta elegans, a que se vendem nas lojas podem ser T. scripta scripta, ou P. nelsoni, P. coincina hierogliphica
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”