Luz
eu no principal tenho pois tenho 2 luzes, para fazer tipo luz de manha e de tarde, por isso tenho de ter e não conseguia desligar a tempo, só 3 horas depois da hora que devia, mas num outro que tenho tambem faço o mesmo, depende tambem das plantas que se tenha....
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
acho que ja fiz esta pergunta mas vou faze la novamente.
Num aqua plantado as lampadas podem ter alguma coisa entre a agua e a dita lampada? Por exemplo o meu aqua tem aquelas portas de vidro em cima e por cima disso tenho a calha de iluminaçao, sera que tenho que manter o aqua aberto para as radiaçoes passarem para a agua ? Porque as plantas que tenho estao a morrer e eu nao sei se sera disso ?
cumps
Num aqua plantado as lampadas podem ter alguma coisa entre a agua e a dita lampada? Por exemplo o meu aqua tem aquelas portas de vidro em cima e por cima disso tenho a calha de iluminaçao, sera que tenho que manter o aqua aberto para as radiaçoes passarem para a agua ? Porque as plantas que tenho estao a morrer e eu nao sei se sera disso ?
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
psylizart Escreveu:acho que ja fiz esta pergunta mas vou faze la novamente.
cumps
As tampas não interferem.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm
Obrigado pela resposta.
Entao num aqua de 200 lts em termos de kelvins e em numero de lampadas quantas sao necessarias ?
cumps
Entao num aqua de 200 lts em termos de kelvins e em numero de lampadas quantas sao necessarias ?
cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm
Os kelvins apenas indicam a temperatura da cor, sendo o indicado valores entre os 4000k e 12000k. O importante é mesmo a quantidade de watts, que para 200 litros de água, se tiver plantas mesmo exigentes seriam, precisso talvez uns 150/160 watts, depende depois também da altura de coluna de água.
Mas o facto de elas estarem a morrer pode não ser apenas de má iluminação, pode ser falta de CO2, de fertelização, etc etc.
Mas o facto de elas estarem a morrer pode não ser apenas de má iluminação, pode ser falta de CO2, de fertelização, etc etc.