[Dúvida] CornSnake

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

ReHen
Membro Júnior
Registado: quinta out 15, 2009 7:08 pm

quinta out 15, 2009 7:22 pm

Olá a todos,

Recentemente adquiri uma cornsnake muito semelhante a esta da figura:
Imagem

Tudo corre bem e estou mais que satisfeito pela escolha que fiz.

Quando a comprei ainda era muito pequena, por isso começei por dar-lhe "pinkis" dos mais pequenos que vêm congelados. Hoje queria começar a alternar entre comida viva e comida congelada, no entanto, a loja que existe por aqui deixou de ter crias de rato vivas como alimento. O problema que se põe é que a característica destas cobras durante o processo de alimentação, que é o acto de constrição, basicamente não existe aquando da alimentação de animais mortos anteriormente congelados (pelo menos a minha basicamente só abre a boca e começa a "engolir") e posteriormente, quando já lhe puder dar ratos de laboratório que ela não saiba como mata-los rapidamente (dado a falta de experiência?) que se origine dessa complicação algum ferimento para a cobra.

Nao sei se me fiz entender. Mas a minha duvida prende-se fundamentalmente se o meu medo é justificado, e se sim, como posso eu de alguma maneira contornar esta situação futura.

Desde já um obrigado.
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta out 15, 2009 7:25 pm

nao deves NUNCA dar alimento vivo, ela pode apanhar os parasitas dos ratos, pode ser mordida por eles, e pode nao volta a comer alimento morto.
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta out 15, 2009 7:28 pm

ReHen Escreveu:Olá a todos,

Recentemente adquiri uma cornsnake muito semelhante a esta da figura:
Imagem

Tudo corre bem e estou mais que satisfeito pela escolha que fiz.

Quando a comprei ainda era muito pequena, por isso começei por dar-lhe "pinkis" dos mais pequenos que vêm congelados. Hoje queria começar a alternar entre comida viva e comida congelada, no entanto, a loja que existe por aqui deixou de ter crias de rato vivas como alimento. O problema que se põe é que a característica destas cobras durante o processo de alimentação, que é o acto de constrição, basicamente não existe aquando da alimentação de animais mortos anteriormente congelados (pelo menos a minha basicamente só abre a boca e começa a "engolir") e posteriormente, quando já lhe puder dar ratos de laboratório que ela não saiba como mata-los rapidamente (dado a falta de experiência?) que se origine dessa complicação algum ferimento para a cobra.

Nao sei se me fiz entender. Mas a minha duvida prende-se fundamentalmente se o meu medo é justificado, e se sim, como posso eu de alguma maneira contornar esta situação futura.

Desde já um obrigado.
Portanto a ver se eu percebo bem o que está a dizer... A sua corn, que ainda será um exemplar muito jovem aceita bem presas descongeladas e o seu objectivo e começar a alterar com presas vivas?!?!? :?

Por alguma razão em particular, pergunto eu, que não consigo perceber estas opções? Tem consciência dos riscos que dar alimento vivo acarreta para a sua corn, é mesmo por ignorância, ou simplesmente não considera os riscos relevantes, ou ainda prefere ignorar esses mesmos riscos?!?!?!
Polainas9
Membro Veterano
Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm

quinta out 15, 2009 7:33 pm

Pelo que percebi, quer que a cobra comece a fazer a constrição...

Eu ainda não tenho nem tive nenhuma, mas tenho-me andado a informar o mais possível e até vídeos sobre as Corn Snakes tenho visto.

E pelo que percebi, se quiser treinar a sua cobra a fazer a constrição, pode simplesmente deixa-la morder a presa e depois vai dando uns esticões a puxar a presa (não com muita força), para que a cobra pense que a presa está a tentar fugir e ela comece a ataca-la de forma a fazer a constrição.

Alguém que perceba mais que confirme o que disse... :P
Cambodja
Membro
Registado: sábado set 26, 2009 11:47 pm

quinta out 15, 2009 7:35 pm

O melhor mesmo e continuar a comer presa morta, pois assim podes sempre garantir sempre stock na arca frigorifica, sem problemas de que ataquem a cobra u que ganhe parasitas :wink:

Se gostas de ver a cobra a fazer constrição sempre podes aqueçer o rato e abanar que ela "trata-lhe da saude".

Cumprimentos
CambodJa
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

quinta out 15, 2009 7:35 pm

Não é precisso dar alimento vivo para ela fazer constrição, aliás é um risco desnecessário.

Provavelmente apenas coloca o rato dentro do faunário e pronto. Se o segurar pela cauda com a mão ou uma pinça e o abanar, vai ver que ela o ataca e começerá a fazer constrição.
phrade
Membro
Registado: segunda nov 29, 2004 8:43 pm

quinta out 15, 2009 7:42 pm

Se o problema é ela não fazer a constrição, basta ter calma e com os ratos ir estimulando a que ela ataque a presa e faça constrição, para a estimular basta fazer aquilo que já aqui foi dito ;)
Thorgarth
Membro Veterano
Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm

quinta out 15, 2009 7:55 pm

O problema parece mesmo ser o "receio" que a corn não aplique de forma correcta e eficaz uma forte constrição na presa, não por algum interesse em ver o facto mas "tão somente" porque como pretende dar vivo e as corns são constritoras, ou seja matam as presas por constrição, não conseguiria subjugar e matar a presa.... É que ele pretende mesmo é dar presas vivas.
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta out 15, 2009 7:59 pm

Dar ratos vivos a cobras tem como já pode compreender, muito mais desvantagens que vantagens, para a saúde da mesma. Quando os ratos forem grandes e conseguirem morder a sério, o risco é então maior, já para não falar de que é muito difícil passar do vivo para o morto outra vez, caso se arrependa (também não é impossível).

Para ver a constrição, é oferecer alguma resistência no acto de alimentação, para além de que, no caso das minhas (mas eu não tenho corns), quanto mais fome têm, mais violentamente fazem a constrição.

A questão que me surge agora é: será que está a dar ratos de tamanho adequado à sua cobra?
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
ReHen
Membro Júnior

quinta out 15, 2009 8:10 pm

Desde já agradeço a todos as respostas.

Eu sempre tive um fascínio pela vida animal e como esta se desenrola e se projecta nos seres vivos. Desde pequeno que sempre tive um especial carinho pelas cobras e pelos seus meios de sobrevivência, entre eles claro, o predatório.

Quando decidi ter uma cornsnake, foi com muito gosto que me propus a proporcionar-lhe a melhor vida possível tendo o animal e em todo o que ele representa no seu melhor dentro dos limites do cativeiro.

Nao se trata de ser insensível ou outra coisa do género, mas de facto, o meu interesse seria poder alimentar a minha cornsnake ora com alimentos vivos ora com alimentos mortos. Nao só porque considero mais natural que assim seja, como mantém algum do instinto que eu prezo neste tipo de animal.

Tal como o utilizador Thorgarth disse, o que eu pretendo é saber se o facto de alimentar a minha cornsnake com alimentos mortos se num futuro quando lhe der um rato vivo se a questão do perigo se acentua ou não pelos motivos de inexperiência com presas vivas. Se sim, como contrariar esse facto.

Quanto a questão de saúde, é muito relativa, estando eu a desenvolver actividades na vida real dentro do âmbito da saúde não creio que ratos que venham de lojas de animais com o propósito de servirem de alimento possam conter agentes infecciosos suficientemente fortes para provocar algum mal considerável à cobra. Acho que até possa ser "saudável" do ponto de vista Imunitário que a o organismo desta se defronte com coisas do género.

Psynapse, neste momento a minha cobra mede aproximadamente 30 centímetros. Quando se alimenta (crias de rato recem nascidas) cria um ligeiro alto na zona do estômago. Penso em passar para alimentos um pouco maiores uma vez que o diâmetro da cobra já mal permite ver as saliências que o alimento provoca no corpo da cobra.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta out 15, 2009 8:20 pm

ReHen Escreveu:Desde já agradeço a todos as respostas.

Eu sempre tive um fascínio pela vida animal e como esta se desenrola e se projecta nos seres vivos. .
Então deve saber que o instinto da sobrevivência é o mais poderoso de todos...
Um rato a lutar pela vida pode fazer estragos muito sérios numa cobra. Não é só a questão das doenças que lhes podem transmitir é mais os danos que lhe podem infligir. Lembre-se que a sua corn cresce , consequentemente os ratos que lhe vai dar tambem...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Cambodja
Membro
Registado: sábado set 26, 2009 11:47 pm

quinta out 15, 2009 8:21 pm

Antes de passares a uma presa maior, experimenta antes ofereçer 2 presas pequenas. . .

Cumprimentos
CambodJa
ReHen
Membro Júnior

quinta out 15, 2009 8:26 pm

nicasxi Escreveu:Um rato a lutar pela vida pode fazer estragos muito sérios numa cobra. Não é só a questão das doenças que lhes podem transmitir é mais os danos que lhe podem infligir.
Terei sempre o cuidado de que lhe dar ratos dentro com dimensões adequadas, mas tenho a noção que o risco existe sempre, mesmo que pequeno.
Cambodja Escreveu:Antes de passares a uma presa maior, experimenta antes ofereçer 2 presas pequenas. . .

Cumprimentos
Por algum motivo especial ?
Psynapse
Membro Veterano
Registado: quarta nov 12, 2008 9:35 pm

quinta out 15, 2009 8:35 pm

ReHen, como trabalhador/estudante dentro do âmbito de saúde, decerto saberá que muitos parasitas (protozoários ou não) e outros microorganismos não suportam grandes amplitudes térmicas. É por isto que o congelamento e o descongelamento nos trazem vantagens neste sentido, comparativamente aos ratos que vê nas lojas de animais (que são criados em grande número, muitas vezes em más condições de higiene = cultura perfeita para os malfeitores).

Para além disto, temos o factor tamanho do rato, que quanto maior, mais perigoso fica.

E acredite, para a cobra, a nível comportamental, é-lhe completamente indiferente se estiver habituada a comer morto, pelo que poderá causar uma infecção ou uma parasitose sem razão nenhuma, coisa que não quer decerto (não se esqueça, que mesmo a nível imunitário, não são flores de estufa, mas são gerações e gerações de crias criadas em cativeiro).
<p>"South and North Korea, stop the fight.&nbsp; After all, you are all chinese..." </p>
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

quinta out 15, 2009 8:42 pm

penso que o Psynapse já te elucidou. Não vale a pena correr riscos desnacessários.
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”