termostato terrario
Moderador: mcerqueira
Off-topic:Polainas9 Escreveu:Fiz uma pesquisa disso e encontrei esta imagem:
Essa imagem dá jeito para explicar a quem não sabe, guardem-na, e obrigado pela partilha

<strong>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
__"Dias de luta, Dias de glória"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm
Não existe outra maneira? uma vez falaram-me de ligar o termostato a uma entrada fêmea independente para poder ligar o termostato onde se quisesse (não sei se me fiz entender) como os termostatos normais que se vendem sem precisar de fazer ligações.
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Sim, em vez de do lado direito da imagem o fio azul e o preto entrar directamente na lampada de ceramica do esquema, entra numa ficha femea, que por sua vez liga á ficha macho onde está ligado o casquilho da lampada ou o tapete. Essa parte para mim é facil, agora a ligação dentro do termostato é que eu não sei fazer e gostava de ver um esquema que explicasse, que tenho um termostato dessas á dois anos dentro da caixa e não uso por ser nabo em elctronica e electrecidade 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Ver se coloco uma foto da forma como consegui desenrascar as ligações dos meus AKO, sendo que até à pouco tempo a alterei, reduzindo a necessidade de utilização de um cabo extra, como até então utilizava. Assim, agora tenho os termostatos ligados à corrente com uma ficha macho e à fonte ou fontes de calor através de uma ficha fêmea.
Parece fácil mas tive que estar ali a fazer umas ligações entre vários cabos...
Última edição por Thorgarth em sexta out 16, 2009 4:15 pm, editado 1 vez no total.
<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>
-
- Membro Veterano
Eu também vou comprar um e dava geito saber fazer a ligação a uma ficha fêmeaBondage2010 Escreveu:Sim, em vez de do lado direito da imagem o fio azul e o preto entrar directamente na lampada de ceramica do esquema, entra numa ficha femea, que por sua vez liga á ficha macho onde está ligado o casquilho da lampada ou o tapete. Essa parte para mim é facil, agora a ligação dentro do termostato é que eu não sei fazer e gostava de ver um esquema que explicasse, que tenho um termostato dessas á dois anos dentro da caixa e não uso por ser nabo em elctronica e electrecidade

<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
O que andam vosses a fazer aos termostatos.. o meu tambem esta como o do Thorgarth acho que é a maneira mais facil e funcional de fazer.
Electronica é dificil mas electricidade é so manter o circuito fechado e já agora sem atalhos (curto circuitos
) ah e fornecer a voltagem serta aos aparelhos 
Ligação a uma ficha fêmea?? É igual a fazer a uma macho! Pelo menos nas que se compram no AKI
Electronica é dificil mas electricidade é so manter o circuito fechado e já agora sem atalhos (curto circuitos

Ligação a uma ficha fêmea?? É igual a fazer a uma macho! Pelo menos nas que se compram no AKI
Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
-
- Membro Veterano
Era assim que prentedia fazer, mas tenho medo de fazer m***** e lá se vai o termostáto...Thorgarth Escreveu:Ver se coloco uma foto da forma como consegui desenrascar as ligações dos meus AKO, sendo que até à pouco tempo a alterei, reduzindo a necessidade de utilização de um cabo extra, como até então utilizava. Assim, agora tenho os termostatos ligados à corrente com uma ficha macho e à fonte ou fontes de calor através de uma ficha fêmea.
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro
- Registado: domingo set 13, 2009 3:00 pm
- Localização: Iguana iguana; Achatina marginata; Archispirostreptus gigas
Pois se tiver eletrónica la se vai mesmo, se for daqueles simples da chapa que dilata e abre o circuito bem podes fazer o que quiseres que não acontece nada de mal (bem se não aumentares a potÊncia desparatadamente claro, aí até o metal funde
)

Respect Animals is the Duty of Everyone, Love Them is a Privilege of Just Few
-
- Membro Veterano
Fogo parece que vai ser dificil por aquilo a funcionar como queria!
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro
- Registado: quarta jan 07, 2009 10:24 pm
Este tópico mostra as ligações a fazer num termostato da leiritronica, eu fiz o que está aqui e funciona ás mil maravilhas:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... c&start=45
-
- Membro Veterano
Obrigadão Fernando, eu achei um bocado confuso mas o meu pai diz que consegue fazer igual lol.Bfddone Escreveu:Este tópico mostra as ligações a fazer num termostato da leiritronica, eu fiz o que está aqui e funciona ás mil maravilhas:
<p><strong>
</strong></p>
</strong></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta set 23, 2009 5:27 pm
O que está aí montado é o esquema que está mais acima...Bfddone Escreveu:Este tópico mostra as ligações a fazer num termostato da leiritronica, eu fiz o que está aqui e funciona ás mil maravilhas:

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jun 02, 2008 3:37 pm
Disclaimer: Este post tem um intuito mera meramente informativo, e não reflecte qualquer conhecimento de cariz técnico que o use tenha (porque não tenho). Resultou de alguma pesquisa e troca de informação, bem como alguma experiência prática adquirida (muito reduzida). Este user não se responsabiliza por qualquer dano que possa ocorrer pela utilização inadequada da informação ora contida... Traduzindo. Tenham cuidado na forma como fazem as ligações já que este modelo pode não ser adequado ao vosso aparelho, nem foi "desenhado" por técnico habilitado.
Clarificado o ponto, e tendo em conta que este é um termostato digital com sonda temos que, como resulta da foto:
- o cabo mais à esquerda do aparelho (quem olha de trás) , e que tem no extremo oposto uma ficha fémea (onde vai ligar a fonte de calor), tem o fio castanho ligado ao tersmostato (entrada NO no meu termostato), permitindo assim este controlar a fonte de calor, e o azul está ligado ao fio azul de um outro cabo, sendo que o fio castanho deste cabo está ligado ao termostato (na entrada C), completando assim o circuito, e que na ponta teria uma fica macho, que alimentaria assim a fonte de calor.
-Como este é um termostato digital, e como tal também precisa de uma ligação à corrente para funcionar temos que ligar um cabo nas entradas de 230 voltes, (entrada 4 e 5), colocando no outro extremo uma outra ficha macho para ligar à corrente.
O que eu fiz fui unir os dois cabos que ligavam o termostato à corrente, passando a haver apenas uma ficha macho.
- Como se pode ver o 2º cabo (ligado pelo azul ao outro azul e pelo castanho à entra 2, a C), bem como o terceiro são muito curtos, já que utilizando aquelas ligações brancas que podem ver na imagem, uni castanho com castanho e azul com azul a um único cabo que permite dar corrente à fonte de calor e ao Termostato.
- O resultado final é, como pondem ver na foto, um cabo com uma fêmea, que liga à(s) fonte(s) de calor, e um cabo com uma ficha macho que liga à corrente.
Parece confuso mas se pensarem chegam lá. Poderá haver uma forma mais prática e profissional de o fazer, mas olhem enquanto não a encontrar esta resulta nos meus aparelhos.

Clarificado o ponto, e tendo em conta que este é um termostato digital com sonda temos que, como resulta da foto:
- o cabo mais à esquerda do aparelho (quem olha de trás) , e que tem no extremo oposto uma ficha fémea (onde vai ligar a fonte de calor), tem o fio castanho ligado ao tersmostato (entrada NO no meu termostato), permitindo assim este controlar a fonte de calor, e o azul está ligado ao fio azul de um outro cabo, sendo que o fio castanho deste cabo está ligado ao termostato (na entrada C), completando assim o circuito, e que na ponta teria uma fica macho, que alimentaria assim a fonte de calor.
-Como este é um termostato digital, e como tal também precisa de uma ligação à corrente para funcionar temos que ligar um cabo nas entradas de 230 voltes, (entrada 4 e 5), colocando no outro extremo uma outra ficha macho para ligar à corrente.
O que eu fiz fui unir os dois cabos que ligavam o termostato à corrente, passando a haver apenas uma ficha macho.
- Como se pode ver o 2º cabo (ligado pelo azul ao outro azul e pelo castanho à entra 2, a C), bem como o terceiro são muito curtos, já que utilizando aquelas ligações brancas que podem ver na imagem, uni castanho com castanho e azul com azul a um único cabo que permite dar corrente à fonte de calor e ao Termostato.
- O resultado final é, como pondem ver na foto, um cabo com uma fêmea, que liga à(s) fonte(s) de calor, e um cabo com uma ficha macho que liga à corrente.
Parece confuso mas se pensarem chegam lá. Poderá haver uma forma mais prática e profissional de o fazer, mas olhem enquanto não a encontrar esta resulta nos meus aparelhos.

<p><a href="http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG">http://img101.imageshack.us/img101/5893 ... e2copy.jpg[/IMG</a>]</p>