Duvidas na água

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Sarasdcunha
Membro Júnior
Registado: domingo abr 19, 2009 10:52 pm

sexta out 16, 2009 11:02 am

Olá:
Tenho um aquáro de 50L e utilizo água de um furo.
Gostaria de saber se deve utilisar o Aquasafe, ou outros productos do genero, que se utiliza para água da torneira.
Beijos. :D
fcneto
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 7:39 pm

sexta out 16, 2009 2:29 pm

NÃO USE AGUA DO FURO, essa agua tem o ph altamente alcalino pois nasce em recha calcária, agua da torneira tratada com aquasafe é o aconcelhado ou então descansada para perder o cloro
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sexta out 16, 2009 5:28 pm

Como é que sabes a água do furo dela é alcalina?
Achas que a água da rede vem de onde?
O ph não depende de ser de furo ou da rede, depende da zona onde é captada.
Tens de ter um pouco mais de atenção ás afirmações que fazes :wink:

A única questão em usar água de um furo, é a hipotese de a mesma poder não ser analisada frequentemente.

Sara, a água desse furo é potavel? São feitas análises periódicas a essa água?
djbms
Registado: sexta jul 25, 2008 11:46 pm

sexta out 16, 2009 8:10 pm

element Escreveu:Como é que sabes a água do furo dela é alcalina?
Achas que a água da rede vem de onde?
O ph não depende de ser de furo ou da rede, depende da zona onde é captada.
Tens de ter um pouco mais de atenção ás afirmações que fazes :wink:

A única questão em usar água de um furo, é a hipotese de a mesma poder não ser analisada frequentemente.

Sara, a água desse furo é potavel? São feitas análises periódicas a essa água?
Ora pois concordo plenamente com o Element porque tambem utilizo a agua de um furo para consumo nao preciso da agua da companhia e o ph dela é 6,6.
InHerSpace
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am

sábado out 17, 2009 1:03 am

FCNETO:
Calma com as respostas que dá. Não estamos numa competição para ver quem responde mais vezes! Tenho visto vários comentários seus completamente errados. Nem toda a informação que lê na Internet está correcta. É preciso confirmar as informações.
Quem viu este tópico entre as 14:30 e as 17:30 ficou com uma ideia completamente errada em relação à agua dos furos.

É preferível utilizar agua de furo ou nascente, desde que seja potável, porque não tem o cloro, basta que se conheça o PH da mesma.
fcneto
Membro Veterano

sábado out 17, 2009 3:34 am

InHerSpace Escreveu:FCNETO:
Calma com as respostas que dá. Não estamos numa competição para ver quem responde mais vezes! Tenho visto vários comentários seus completamente errados. Nem toda a informação que lê na Internet está correcta. É preciso confirmar as informações.
Quem viu este tópico entre as 14:30 e as 17:30 ficou com uma ideia completamente errada em relação à agua dos furos.

É preferível utilizar agua de furo ou nascente, desde que seja potável, porque não tem o cloro, basta que se conheça o PH da mesma.
respostas erradas? espero que me corrijam é que ate hoje é a 1ª vez que o fazem

a agua do cano é tratado e o ph fica mais adequado para os aquarios, ao contrário da dos furos onde isso não acontece, e pode ser uma excepção mas muito pouca gente faz testes á agua, ao menos a do cano sabe-se que é potavel, mas sim o ph depende muito da zona
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

sábado out 17, 2009 7:32 am

fcneto Escreveu:
respostas erradas? espero que me corrijam é que ate hoje é a 1ª vez que o fazem

a agua do cano é tratado e o ph fica mais adequado para os aquarios, ao contrário da dos furos onde isso não acontece, e pode ser uma excepção mas muito pouca gente faz testes á agua, ao menos a do cano sabe-se que é potavel, mas sim o ph depende muito da zona
Os tratamentos que a água sofre são quase que exclusivamente destinados a controlar parametros bacteriologicos, e a ser 'aclarada' por forma a ser completamente limpa e tranparente. A manipulação da concentração do ião de hidrogênio só é feita em casos de pH àcido, em que se adiciona uma substancia alcalina de modo a apriximar o pH a valores neutros, e evitar a corrosão das canalizações...
A titulo de curiosidade experimente a consultar as tabelas quimicas de diferentes águas engarrafadas... vai ver diferenças muito significativas nos valores de pH....
quanto ao pH ficar mais aquanto dequado aos aquários... não faz sentido esta frase...
não existe pH adequado a aquarios, mas sim a biotopos recriados em aquarios... e os valores de pH variam desde valores ácidos, passado pelos neutros até valores alcalinos... Geralmente o que se faz é medir o pH, da agua que vamos usar nas tpa's, e depois consoante o valor de pH adaptar o biotopo. Em alternativa pode-se manipular os valores de pH de forma a ajusta-los a determinado biotopo, e fazer esta alteração quimica da água em todas as águas usadas nas tpa's... mas para isso ...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
Sarasdcunha
Membro Júnior

sábado out 17, 2009 1:49 pm

Sara, a água desse furo é potavel? São feitas análises periódicas a essa água?[/quote]

Olá!
Sim, a água é potável e é analizada.
O ph anda por volta dos 7.
Mas continuo sem saber se devo ou não utilizar o aquasafe.
Beijos.
Batista2k
Membro
Registado: quarta fev 20, 2008 7:21 pm
Localização: mus musculos, hamsters, geckos, dálmata, rafeiros, gatos, óscar, outros peixes..

sábado out 17, 2009 3:24 pm

lol

nao uses

usa da torneira e ponto final.
Batista 2k!
fcneto
Membro Veterano

sábado out 17, 2009 3:41 pm

peço desculpa tem razão sim eu queria referir-me ao nivel de calcário, é que quando comecei tambem comecei com agua de um furo, fiz os testes á agua e estava no nivel maximo de calcário, o ph do furo é de 7.4 tal como na agua da torneira, mas o calcário não o da torneira estava num nivel aconcelhado, não me perguntem qual é pois foi numa loja qua fizeram o teste á agua
fcneto
Membro Veterano

sábado out 17, 2009 3:45 pm

sim tarasofia tem toda a razão há varios tipos de aquario, mas eu estava a referir-me para os peixes mais comuns, em aquario comunitário
InHerSpace
Membro
Registado: quarta mai 27, 2009 1:40 am

sábado out 17, 2009 5:13 pm

Pelo que vi o Tetra Aquasafe é um Condicionador de água para aquários de água doce, neutraliza o cloro e metais pesados.
A agua de furo, como a de garrafão, não tem cloro, quanto aos metais pesados, verifica na analise que tens.
Tens uma lista de metais pesados neste link:
http://www.centrovegetariano.org/Articl ... sados.html
Mas como essa agua é potável, não me parece que possa ter metais pesados, portanto eu diria que não é necessário colocar o aquasafe.

PS. Com a pesquisa, fiquei a saber que a casca de banana pode ser utilizada para remover os metais pesados da agua :P
Sarasdcunha
Membro Júnior

sábado out 24, 2009 6:03 pm

Muito obrigada a todos.
phrade
Membro
Registado: segunda nov 29, 2004 8:43 pm

domingo out 25, 2009 10:57 am

Sara, penso que a duvida esta esclarecida ;)

Mas já agora quais os peixes que tem ?
e já verificou qual a dureza da agua do furo ??

Eu também tenho furo em casa e com um Ph excelente para os meus peixes, acontece que não utilizo essa agua devido a ter uma dureza muito elevada.

Não é só o Ph que interessa para saber se a agua é ou não é boa para um aquário.
Sarasdcunha
Membro Júnior

domingo out 25, 2009 7:40 pm

Sara, penso que a duvida esta esclarecida ;)

Mas já agora quais os peixes que tem ?
e já verificou qual a dureza da agua do furo ??

Eu também tenho furo em casa e com um Ph excelente para os meus peixes, acontece que não utilizo essa agua devido a ter uma dureza muito elevada.

Não é só o Ph que interessa para saber se a agua é ou não é boa para um aquário.

Olá!
Sim verifiquei a dureza.

KH- 4
GH- 6
NO2- 0,2mg/l
NH3- 0,0mg/l

São estes os valores, acha que estão bons?
Beijos
Responder

Voltar para “Peixes”