Boas,
Depois de todas estas mudanças que ocorreram e que vão ocorrer, porque não uma discussão acerca de «espécies deliciosamente atractivas e simultaneamente proibidas»? Não que a própria discussão fosse proibida, mas tais «tabus» não eram tão expostos.
Porque me lembrei deste «duelo de titãs«? Porque muita gente as confunde pelo aspecto exterior, quando são cobras MUITO diferentes, cuja evolução - convergente, levou a que cobras com antepassados tão diferentes, sejam agora tão semelhantes à primeira vista.
Convido a quem não perceba do que estou a falar :
http://www.kingsnake.com/viridis/huang.html
Esta comparação entre uma e outra, podemos então incluir nos pontos:
- comportamento em cativeiro
- potencial para a agressividade/potencial para fazer danos
- dificuldade/exigência no set up
- alimentação
- manuseamento
- outros pontos que queiram referir
- dificuldade somatória (que inclui os pontos supracitados)
ps- o tópico não é pessoal, não estou a pensar ter nenhuma num futuro próximo, é apenas discussão

A meu ver, ambas são lindas à sua maneira. Enquanto que uma corallus (ETB) se apresenta muito mais imponente e corpulenta, as suas dimensões também dependem do morfismo que observamos em cada localidade (temos exemplares que têm 1,80m, e outros com mais), isto comparativamente às viridis. O seu comportamento em cativeiro poder-se-á dizer, a meu ver - que não tenho nenhuma, que podem ser semelhantes...mas não o seu potencial para a agressividade. Ambas são cobras passivo-agressivas com muito mau feitio, mas enquanto a viridis tem supostamente um historial longo de gerações em cativeiro, as ETB não...já para não falar na força e no tamanho das presas de uma e outra. Quanto ao set up, teremos em princípio de ter um terrário maior e mais robusto para uma ETB, com os parâmetros ajustados a cada uma ( as ETB necessitam de uma temperatura de basking spot ligeiramente mais baixa). A alimentação e o manuseamento...bem, daquilo que tenho visto pela net, em vídeos e imagens, a primeira é realizada com roedores maiores no caso das ETB pelas razões óbvias, e em todos os casos observei roedores mortos. Quanto ao manuseamento, são cobras de contemplação, mas os indivíduos que vi a serem manipulados, eram bastante calmos - mas este deve ser estrito e pontual em ambos os casos.
Como grau de dificuldade, e apenas na informação que tenho, dou como um desafio maior ter uma ETB em casa

<p>"South and North Korea, stop the fight. After all, you are all chinese..." </p>