Fox Terrier Pelo Cerdoso - Lisboa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kriativo
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 14, 2009 2:15 pm
Localização: Fox Terrier

sábado out 17, 2009 1:18 pm

Bom dia.

Se alguém tem um cão desta raça na zona de Lisboa não se importaria que eu tivesse um pouco com o cão?

Digo isto porque gostava de adquirir um cão desta raça, mas tenho algumas alergias a pelos.

Gatos não posso ter, mas já tive 2 Caniches e outros de outras raças, passei toda a minha infância com cães. E agora que estou a morar sozinho, nada como um cão para "animar" a casa. :)

Obrigado por toda a ajuda e disponibilidade.
mi_xen
Membro Veterano
Mensagens: 495
Registado: terça jun 24, 2008 5:06 pm

sábado out 17, 2009 1:41 pm

Pode sempre contactar com criadores, para além de estar em contacto com o cães e testar a sua alergia, vai procurando o seu cachorrinho 8)
JonhyRico
Membro
Mensagens: 117
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sábado out 17, 2009 3:05 pm

Recomendo também que preste atenção ao tipo de temperamento e nível de energia destes cães e não apenas à alergia ao pêlo.

Boa sorte.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 17, 2009 3:14 pm

Se vai pôr um cão destes num apartamento, e para mais sózinho, é garantido que vai ter animação em casa!

Olhe que não tem nada a ver com o caniche, quando ele se cansar da animação, vai restar pouca coisa em casa....
kriativo
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 14, 2009 2:15 pm
Localização: Fox Terrier

sábado out 17, 2009 7:34 pm

Já li que têm muita energia, e é isso que procuro.

Em relação à destruição da casa, desde que feche a porta da sala acho que não tem muito que estragar.

Em relação à disponibilidade de estar com ele, deverá ficar algumas horas sozinho como qualquer animal de estimação mas a partir das 17h terei toda a disponibilidade para tentar gastar-lhe a energia que tenha.

Aos fins de semana tenho vivenda com um terreno de 6000m2 onde poderá esticar à vontade, se gostar de nadar poderá dar uns mergulhos na piscina que tem pouco cloro devido a ser de uso pessoal.

Meu querido Max que era tão feliz com a sua namorada "patinha da temperatura da piscina". Que saudades tenho de ter outro amigo de quatro patas.

Imagem

Imagem
moslie
Membro Veterano
Mensagens: 2263
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado out 17, 2009 7:57 pm

Os cães de àgua também não provocam alergia e tem um temperamento mais agradável que o fox. Não são tão combativos, e só se tornam destruidores se ficarem demasiado tempo sózinhos. Energia, garantido que tem para dar e vender!
Os terriers precisam de mão muito firme e levam certo tempo a obedecer, enquanto que os cap são muito mais inteligentes e obedientes. E com piscina então, ia ter um companheiro incrivel! Tenho pessoas amigas com cadelas desta raça, são fantásticas!
aisd
Membro Veterano
Mensagens: 7062
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
Localização: labradora retriever ZORRA
periquito FALCANITO

sábado out 17, 2009 7:57 pm

Se têm alergias porque não ficar nas raças que não largam pêlo como o caniche, o cão de água português e outros ?
Olhe que não largar pêlos é uma grande vantagem - digo eu, que mesmo fora da época da muda, estou sempre atafulhada de pelinhos... :)
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sábado out 17, 2009 8:02 pm

aisd Escreveu:Se têm alergias porque não ficar nas raças que não largam pêlo como o caniche, o cão de água português e outros ?
:o :o :o

Mas os terriers de pêlo cerdoso não largam pêlo... É por isso que é necessário fazer "stripping", ou seja, arrancar os pêlos à mão.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 8:37 am

cbfernandes Escreveu:
aisd Escreveu:Se têm alergias porque não ficar nas raças que não largam pêlo como o caniche, o cão de água português e outros ?
:o :o :o

Mas os terriers de pêlo cerdoso não largam pêlo... É por isso que é necessário fazer "stripping", ou seja, arrancar os pêlos à mão.
cbfernandes,

peço desculpa, mas mesmo fazendo o striiping, os terriers de pêlo cerdoso largam bem mais pêlo que um caniche (por exeperiência pessoal), e depois há um problema:
o forista que colocou o tópico está disposto a pagar para fazer o stripping ao cão?, é que se tem alergia, fazer o stripping em casa pode não ser uma opção, e pagar para fazer fica caro e não existem muitos groomers dispostos a isso.

Pessoalmente tenho alergias ligeiras durante todo o ano e só faço alergia séria a gatos, e eu faço o arranque de pêlo e sub-pêlo à minha cadela de 2 a 3 semanas, e nunca tive uma crise alérgica, mas todos somos diferentes.

Em suma: os terriers de pêlo cerdoso se forem tosquiados à máquina largam pêlo e sujam-se mais, se o pêlo for arrancado por stripping e plucking, fica mais bonito, repele a sujidade, tem uma queda ligeira que pode indicar que está na hora de uma sessãozinha de stripping, mas exige muito tempo ou dinheiro. São cães com pouquissimo cheiro, o que é desde logo uma enorme vantagem para viver dentro de casa.
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 9:25 am

Mas a questão é que o membro aisd disse que recomendava a raça x e y porque estas não largavam pêlo. Eu confesso que nunca tive nenhuma das raças mencionadas (mas convivi muitos anos com um caniche), no entanto tenho um terrier de pêlo cerdoso que posso dizer que não larga pêlo. Um Westie não anda pela casa a largar pêlo em cima dos sofás, das camas, etc.. Isso não quer dizer que não lhe caia um pêlo ou outro, isso em todos os cães acontece, a menos que seja daquelas raças sem qualquer pelinho ou então os de loiça :D :D

Xelele, aqui para mim a questão é "largar pêlo". Na minha opinião um Labrador larga pêlo e de que maneira. Para mim um Westie não larga pêlo. Nem quando estive mais de um ano sem fazer stripping ao meu cão e o pêlo dele cresceu tanto que já mais parecia uma ovelhinha que um cão.

Eu sou asmática, tenho alergias a cães, muito mais que a gatos e nunca tive qualquer problema.

E sim, é verdade que se o kriativo quiser um terrier de pêlo cerdoso terá de fazer ou mandar fazer stripping, mas isso para mim já ultrapassa a questão. Com ou sem stripping eles não largam pêlo, pelo menos é essa a minha experiência. E é através dessa experiência que falo.

Mas acho que, além do pêlo, é preciso é ter em atenção o nível de energia dos terriers. Eu li muito antes que adquirir o meu cão e confesso que não estava preparada para o que tenho em casa. Sei que cada cão é único mas o meu é extremamente teimoso. Ele sabe exactamente o que tem de fazer e como fazê-lo, no entanto todos os dias testa-me. É por isso que os terriers não são cães fáceis de treinar. Têm um temperamento muito próprio e fazem as coisas, mas nos termos deles.
Por muita brincadeira, passeios e corridas que dêem estão sempre prontos para mais. E um terrier aborrecido, como qualquer cão, tem tendência para ser destruidor, por isso não sei se serão dos melhores cães para ter em apartamentos.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 9:48 am

cbfernandes,

concordo que quando comparado com um labrador os terriers de pêlo cerdoso não largam pêlo, mas quando o pêlo está pronto para sair, cola-se muito à roupa, tapetes, estofos do carros e todas as superfícies que causem fricção, o que não acontece nos caniches. Note-se ainda que o Westie é considerado um cão de queda de pêlo moderada, enquanto que por exemplo o Yorkie tem queda ligeira, isto dentro dos Terriers.

Como relatei, também tenho alergias, e nunca tive problemas com o pêlo da minha cadela.
Ao início, por volta dos 4 meses de idade, antes de ser tosquiada, ela largava muito pêlo comparando com o outro cão que era cruzado de caniche, cujos únicos pêlos que largava de longe a longe eram os das orelhas.

Mas o mais importante, tenho de concordar, é o temperamento teimoso dos terriers, muito mais difícil de "aturar" do que outras raças mais dóceis, e aquele feitiozinho de dar uma mordidinha sempre que não querem ser incomodados (snappy dog, sem dúvida!!), não sei se lhe acontece o mesmo?
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

segunda out 19, 2009 9:57 am

cbfernandes Escreveu:...
Por muita brincadeira, passeios e corridas que dêem estão sempre prontos para mais. E um terrier aborrecido, como qualquer cão, tem tendência para ser destruidor, por isso não sei se serão dos melhores cães para ter em apartamentos.
Posso ter tido sorte, ou não, mas a minha cadela adaptou-se muito bem a morar em apartamento e nunca foi destruidora, não pega em roupa, calçado, revistas ou outras coisas que se encontrem pela casa, durante o dia que passa sozinha, e sempre acatou as ordens - voz firme e segura é o suficiente, que ela percebe e obedece. Já tenho uma ideia diferente do Fox Terrier, mas depende muito da educação e socialização nos primeiros meses.

É curioso, mas a minha cadela porta-se muito mal em casa da minha mãe, está sempre cá fora a caçar gatos no jardim e a ladrar a tudo o que passa na rua, enquanto que no apartamento é mais do tipo observadora.
kriativo
Membro Júnior
Mensagens: 34
Registado: sábado fev 14, 2009 2:15 pm
Localização: Fox Terrier

segunda out 19, 2009 10:14 am

Provavelmente as cadelas são "menos" energéticas!

Para os canixes, o meu era super energético, acreditem que o cão não parava a tarde toda, então voltas à piscina antes de perder o medo de saltar lá para dentro, passava horas seguidas a dar voltas à mesma.

Em relação ao stripping, o que é isso?
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 10:51 am

Xelele Escreveu:cbfernandes,

concordo que quando comparado com um labrador os terriers de pêlo cerdoso não largam pêlo, mas quando o pêlo está pronto para sair, cola-se muito à roupa, tapetes, estofos do carros e todas as superfícies que causem fricção, o que não acontece nos caniches. Note-se ainda que o Westie é considerado um cão de queda de pêlo moderada, enquanto que por exemplo o Yorkie tem queda ligeira, isto dentro dos Terriers.
O que eu estava a querer dizer é que eles não andam a largar tufos de pêlo dentro de casa por aqui e por ali. Claro que cai uns pelitos, mas não é nada com que não se possa lidar diariamente. Não acho que isso seja um impedimento para ter um cão destes, eu tenho alergias, que não são poucas, faço o stripping e não tenho problemas.
Xelele Escreveu:Mas o mais importante, tenho de concordar, é o temperamento teimoso dos terriers, muito mais difícil de "aturar" do que outras raças mais dóceis, e aquele feitiozinho de dar uma mordidinha sempre que não querem ser incomodados (snappy dog, sem dúvida!!), não sei se lhe acontece o mesmo?
Ao início, quando ele chegou a casa com 8 semanas era terrível, por tudo e por nada tentava-nos morder. A minha mãe durante uns tempos teve receio dele. Se o tentávamos escovar, dar banho, até a brincar, tudo o que desagradava ao senhor, era tentativa de dentada na certa.
Mas fomos logo pondo regras e ele acabou por aprender que assim não ia a lado nenhum. Mas hoje em dia a brincar tem tendência de mandar umas dentadas a seco e apesar de saber que não pode, todas as vezes tenta-me morder as mãos. É mesmo teimoso!

E é obediente quando quer, há vezes em que lhe apetece cooperar, outras vezes não está para aí virado. Quando não quer fazer o que lhe mandam e sabe que está a fazer asneira, esconde-se por baixo das cadeiras, com olhar de "culpado".

Tudo o que estiver no chão à distância do radar, é certinho que ele apanha e rói. E rói tudo até estar feito em bocadinhos. Roupa, papéis, cotão, é tudo apanhado.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
cbfernandes
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

segunda out 19, 2009 10:59 am

kriativo Escreveu:Provavelmente as cadelas são "menos" energéticas!

Para os canixes, o meu era super energético, acreditem que o cão não parava a tarde toda, então voltas à piscina antes de perder o medo de saltar lá para dentro, passava horas seguidas a dar voltas à mesma.

Em relação ao stripping, o que é isso?
Os cães com pêlo cerdoso precisam que lhes seja feito stripping, uma vez que o pêlo não cai como aos outros cães. Basicamente consiste em arrancar os pêlos à mão. É um processo demorado, exaustivo e muito caro, se mandado fazer.

Existe muita informação disponível na internet, se perceber inglês. Deixo-lhe aqui dois sites para exemplificar:

http://www.delayrekennel.com/groomfox.htm


http://www.strippingknives.com/grooming/staging.htm
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Responder

Voltar para “Cães”