Que madeira utilizar para construir um terrario

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
Lclobosc
Membro Júnior
Registado: segunda set 07, 2009 1:45 pm

domingo out 18, 2009 7:28 pm

Ora boas pessoal tenho uma pergunta para voces que já andam nestas andanças à mais tempo do que eu.

tive a ler este tópico do fórum e fiquei com uma dúvida.

É a seguinte: afinal que madeira utilizar para construir um terrario??
Pinho?? Carvalho?? mdf??

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &start=150

cumps
cris17
Membro Veterano
Registado: sexta abr 11, 2008 9:09 pm

domingo out 18, 2009 8:07 pm

contraplacado maritimo é o melhor mas muito caro...eu no da minha iguana usei mdf
Lclobosc
Membro Júnior

domingo out 18, 2009 8:35 pm

comprei pinho depois de ler o topico fiquei à rasca dizem que é toxico.

agora não sei o que fazer

cumps
Nazgul93
Membro Veterano
Registado: quarta set 10, 2008 1:12 pm

domingo out 18, 2009 8:40 pm

Lclobosc Escreveu:comprei pinho depois de ler o topico fiquei à rasca dizem que é toxico.

agora não sei o que fazer

cumps
Por isso é que se pesquisa primeiro antes de comprar seja o que for, precepitaste-te :wink:. O pinho liberta fenois, mas só apartir de uma determinada temperatura.

Eu uso melamina (MDF com capa plástica, como se vê nos moveis comerciais mais comuns) nos meus terrários. Isto só é aconselhavél até uma determinada percentagem de humidade, que especies vais ter no terrário?
<strong>

__"Dias de luta, Dias de gl&oacute;ria"__</strong><strong> </strong> 1.0.0 Homo sapien<strong> - </strong><strong>Homo Libero 1.0.0 : </strong>Nuno Santos. <u> </u>
Lclobosc
Membro Júnior

domingo out 18, 2009 8:43 pm

pois agora não sei o que fazer, visto que já cortei as tábuas e já pintei, e envernizei com verniz marítimo resistente à humidade.

O terrario é para uma iguana.

cumps
pOwned
Membro
Registado: terça dez 23, 2008 6:55 pm

segunda out 19, 2009 8:38 am

Como o Nazgul disse e muito bem, o pinho a uma certa temperatura liberta uns vapores toxicos para certos animais... Faz um pouco de google it, e procura a que temperatura isso se sucede (pq também não te sei dizer :roll:), e comparas com os valores de temperatura desejados para o terrario da iguana. Deduzindo é claro, que sabes quais são 8)
Lclobosc
Membro Júnior

segunda out 19, 2009 9:33 am

quanto à temperatura que liberta os vapores já tentei procurar e não encontrei nada.

O ponto da situação é a seguinte:

ou abandono a construção em pinho, que já está montada, pintada , isolada com tapa juntas, e envernizada com verniz maritimo. Falta apenas forrar com papel autocolante, meter o fundo e as luzes,

ou

tento comprar uma madeira tipo mdf para fazer novamente o terrario
e o que compro.
O mdf, chamado melanina, aguenta humidades na ordem dos 80%??
MBocke
Membro
Registado: quarta out 29, 2008 11:17 pm

segunda out 19, 2009 9:57 am

Boas,

Propriedades do Fenol:
Massa molecular 94,111 g/mol
Ponto de fusão 40,89 °C
Ponto de ebulição 181,87 °C
Densidade 1,0545 g/cm³
Índice de refração 1,5408

Mas convem isolar tudo muito bem...

Mas claro se poderes fazr noutra madeira, acho que o deves fazr sempre é mais seguro... nunca se sabe... mas tbm acho que n ha grande gravidade em fazer em pinho.

Cumprimentos
Última edição por MBocke em segunda out 19, 2009 2:25 pm, editado 1 vez no total.
Manuescrito
Membro Veterano
Registado: segunda mai 11, 2009 10:43 pm

segunda out 19, 2009 12:24 pm

Melamina!
<p><strong>Benfica Sempre!</strong></p>
cornman
Membro
Registado: quinta jul 16, 2009 2:09 pm

terça out 20, 2009 7:17 am

O meu terrario é em pinho e ate agr tem corrido td bem... mas nao compensa comprar pinho, mais vale comprar um movel ja feito e adaptar, fica muito mais barato.
ruanda
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 12:43 pm

terça out 20, 2009 7:48 pm

Se dizes que está pintado, envernizado (verniz maritimo) e ainda falas de papel auto-colante, acho dificil libertarem-se tóxicos para dentro. Faz isso mesmo, isola-o bem por dentro e deixa-o respirar para fora (nós não morremos com isso).

O próprio contraplacado marítimo tem nas suas entranhas folhas com resinas tóxicas que também se podem libertar e ultrapassar o forro (este tb pode ser em pinho, mogno, etc...etc...).

É o que eu acho... :roll:
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”