Coelha grávida?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
gus
Membro
Registado: quarta jun 04, 2003 4:07 pm

sexta set 12, 2003 1:33 pm

Oi pessoal! Como posso saber se a minha coelha esta gravida? É preciso ter algum cudado especial com ela nesta altura? É preciso por alguma coisa na gaila para ela ter os bebés? Ela, no ano passado ja tinha tido uma vez filhotes mas eu não tinha certeza se ela estava grávida e não tive nenhum cuidado e os bebés nasceram mortos! Agora voltei a levala ao macho e penso k esteja grávida!!! :?: :| O k faço?
gus
Membro

sexta set 12, 2003 2:19 pm

Alguém me responde???????? sff
:?: :( :roll:
sararp
Membro Veterano
Registado: quarta jul 03, 2002 11:01 pm
Localização: 1 cão Serra da Estrela, 1 gata, 3 tartarugas, 3 coelhos anões

sexta set 12, 2003 11:37 pm

Oi!

Mais à frente está um tópico que se chama "coelhinha grávida?!" posto por mim, se quiseres vai lá dar uma vista de olhos.
A minha coelha teve filhotes à pouco tempo e eu só tive a certeza que ela estava grávida quando ela teve os coelhinhos!! :D
No entanto ela, desde que a juntei ao macho ficou super agressiva connosco, mudou montes o comportamento e isso é um indício de que estão grávidas. Também podes ver pelas maminhas dela, se estão inchadas ou pela barriguita, se está grande ou se sentes alguma coisa lá dentro. CUIDADO! Não carregues para não a magoares! Toca só! Como te digo, na minha coelhinha esses sinais não foram muito evidentes.
Para o caso de ela estar grávida, deves ter alguns cuidados. Eu dei um suplemento de vitaminas à minha durante a gravidez e depois, quando estava a amamentar. Deves colocar uma casinha de madeira dentro da qual ela poderá fazer o ninho para ter os filhotes, e deves ter à disposição muito feno para o ninho. Caso não tenhas a certeza se ela está grávida ou não, não deixes de ter estes cuidados. Trata dela como se estivesse para que não ocorram incidentes!
De qualquer forma li algures que por vezes os coelhinhos nascem mortos ou a mãe os mata por falta de experiência, pode acontecer... mas, mais vale prevenir!
UFFF! Desculpa o testamento! Acho que está tudo!
Se precisares de mais alguma coisa é só escrever!!

Boa sorte com a coelhinha! ;)

Sara
gus
Membro

sexta set 12, 2003 11:49 pm

Ola sara!
Obrigado pela resposta!
k suplemento é esse e onde o compraste? quantos coelhinhos teve a tua coelha? não tenho espaço para pôr uma casinha de mareira na gaiola mas a minha gaiola tem um espaço escondido (por baixo do 1º andar, atrás da escada) e acho que ela vai fazer o niho lá! o k fizest ou vais fazer aos bebés? responde
obrigado
sararp
Membro Veterano

sábado set 13, 2003 12:14 am

Oi!

O suplemento chama-se animastrath. É tipo um xarope que se coloca na água. Costuma haver em lojas de animais ou nos vets. Não dês sempre, dá só de vez em quando para também não ficar com excesso de vitaminas!!!
Quando ela estava a amamentar é que eu dei mais vezes porque ela estava um bocado magrinha e precisava de forças!

A minha coelha teve 6 coelhos, mas um morreu passado uma semana, não sei bem porquê! Os outros ainda aqui estão todos mas vou dá-los aos respectivos donos dentro de uma ou duas semanas. Bem te digo que não é fácil 6 coelhos na mesma gaiola!!!

Quanto ao ninho é bom que haja um local reservado, talvez por baixo dessa parte de cima da gaiola ela se sinta bem para fazer o ninho. Um pouco antes de ter os bebes ela arranca o seu próprio pelo para juntar ao feno e fazer um bom ninho!

Ah! Não te deves esquecer que, se ela tiver os coelhinhos e se não quiseres ficar com eles, és responsável por arranjar bons donos para eles! Não os dês a qualquer pessoa, assegura-te que tratam bem deles! Não digo isto por mal, é que muita gente acho que ter um coelho é ter um peluche, que não dá trabalho nenhum e depois assustam-se quando ficam a saber que eles também precisam de ir ao vet, de carinho, de uma gaiola bem grande, de longas caminhadas, etc, etc!!

Acho que tá tudo!!!! :oops:
gus
Membro

sábado set 13, 2003 12:26 am

Eu sei que sou muito irres ponssavel e estupido, mas nunca levei a minha coela ao vet, mas estou a pensar levar! es de onde sara? podias ajudarm? um vet bom? eu moro no algarv, se nao puderes n faz mal (ja ajudast mt), ela ja tem 3 anos e numca esteve doente! ela chamas cindy e é cinza e o "marido"(jeremias) tb é cinza, sera k podem nascer de outras cores? os teus são lindos!
gus
Membro

sábado set 13, 2003 6:04 pm

Como era a tua casinha do ninho?
quero fazer uma eu próprio, mas não sei o tamanho...
De k tamanho é a tua gaiola? a minha tem 64cm comprimento, 44cm largura e 44cm altura (e um pekeno 1º andar). achas pequena?
quando os bebés andarem posso soltalos com a mãe? não posso soltar a cindy enkanto eles não andarem? :?:
sararp
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 1:10 pm

Oi!

Pois é, agora não é boa altura para levares a tua coelhinha ao vet. Depois de ela ter os filhos e de eles desmamarem deves levá-la para ver se está tudo bem com ela, para a desparasitares e vacinares. Sou de Coimbra por isso não te posso aconselhar nenhum vet aí no Algarve!

Mesmo que os dois pais sejam cinzas, podem nascer coelhos de outras cores. Ora vê as fotos dos meus: mãe branca com manchas pretas em redor dos olhos e pai branco e castanho; filhos brancos, pretos, e brancos e pretos!!!

A gaiola talvez seja um pouco pequena para colocares um ninho. A minha casinha era de uma espécie de madeira (não sei bem o que é, talvez contraplacado ou uma coisa assim) e tem 30 cm de altura, 30 de largura e 40 de comprimento. Mas devia ser um pouco mais alta (40cm). Não tem fundo, tem uma abertura que serve de entrada.
Procura na internet coisas sobre coelhos e sobre as ninhadas que encontras muita coisa que te pode ajudar.

Quanto a soltar os coelhos e a mãe, sinceramente não sei bem... eu nunca soltei a Daisy enquanto ela estava a amamentar, só um pouco de vez em quando mas na mesma divisão onde estavam os filhos e ela voltava logo para a gaiola para junto deles. Agora já a começo a soltar para eles se habituarem a estar sem ela. Os filhotes nunca soltei, tenho medo porque eles ainda são muito pequeninos...

Vai dando notícias da tua coelhinha!

Boa sorte!
Sara
gus
Membro

domingo set 14, 2003 2:16 pm

sabes, ela não está mais agressiva mas está mt mais preguissosa! ela ainda so tem duas semanas de grávida (se estiver grávida) mas acho que está mais gorda :lol: vais ficar com algum dos bebés? vou tentar fazer uma cazinha á medida da gaiola! qual é o tamanho da tua gaiola? sabes algum site k tenha imformações boas? obrigado
sararp
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 3:12 pm

Oi!

Se a tua coelha já é agressiva por natureza é provável que ela fique mais dócil quando estiver grávida. A minha foi ao contrário, ela é super meiga e ficou montes de bruta quando estava grávida. Quanto a ficar mais gorda, é muito provável que o fique!!!!! :lol:

Não vou ficar com nenhum dos coelhinhos porque já tenho 3 adultos e já não dá para ter mais :( . Embora com muita pena minha porque queria ficar com eles todos! Mas eles vão ficar perto (menos um deles) e eu vou poder continuar a vê-los!

Cuidado com o tamanho do ninho, a coelha tem de caber lá dentro sentada pois é assim que ela dá de mamar aos filhos. Ela não se deita, senta-se nas patas traseiras e eles deitam-se por baixo, por isso deve ter uma certa altura (pelo menos 30cm). Se ela está com duas semanas os coelhinhos devem nascer no final do mês. Isso significa que vão estar contigo outubro e novembro, meses que já são frios, por isso o ninho torna-se mais importante para eles ficarem sempre quentinhos. Não te esqueças de lhe deixar sempre muito feno!
A minha gaiola tem 1 metro de comprimento mas não sei bem as outras medidas!

Quanto a sites, se souberes ler em inglês encontras muita coisa. Não sei bem nomes de sites porque na altura li montes de coisas mas não guardei quase nada. Se quiseres posso-te enviar alguns artigos que guardei mas estão em inglês. Se quiseres que eu envie manda-me uma pm com o teu mail.

Se precisares de mais alguma coisa é só dizeres!

Sara
gus
Membro

domingo set 14, 2003 8:44 pm

ola sara!
hoje fui fazer uma casinha para a minha coelha e como ñ tinha madeira fui a casa do meu avô buscar, kando cheguei la vi uma cuixa de madeira k tinha presisamente as medidas da gaiola( tanto em altura como em largura/ sorte). so tive de fazer a porta e depoois forreia toda com uma toalha de banho (ficou +bonito e ela n se magoa). ela está content e anda so a por bem o feno! kando é k ela vai começar a arrancar pelo?
eu doulhe um bloco de sais minerais k ela lanbe, axas melhor parar de dar? :?: ela n esta + agressiva :cry: a k esta na tua foto é a tua n e?, kal e o tamanho da tua gaiola? adeus :| estou inpaciente mas ainda faltao duas semanas e nem sei se esta mesmo gravida, vai dando noticias dos teus ;)
gus
Membro

domingo set 14, 2003 8:49 pm

eskece a pergunta do gaiola...
sararp
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 11:08 pm

Oi!

Não percebi muito bem... fizeste uma casinha para o ninho, certo? E puseste dentro da gaiola? A toalha de banho parece-me boa ideia...
Quanto a ela arrancar o pêlo, ela só faz isso pertinho do parto. A minha só arrancou no próprio dia uma hora, ou meia hora antes (mais ou menos).
Não conheço esse tal bloco de sais minerais, mas acho que não faz mal continuares a dar. Deve-lhe fazer bem!

A minha coelha é a branquinha com umas manchas pretas em volta dos olhos. É linda, não é?! :lol: ;)
gus
Membro

quinta set 18, 2003 3:45 pm

socorro!!!!!!!!!!!!!!!!!
ela hoje começou a arancar pelo e eu axo k ñ e mto normal pk faltam 16 dias! ela esta mesmo mais gorda! eles ñ arrancam so pelo da barriga? e k a minha arrancou das costas e de todo o lado! responde :|
sararp
Membro Veterano

quinta set 18, 2003 9:41 pm

Calma!!!!! Não entres em pânico!!
É normal isso acontecer! Por vezes elas fazem o ninho várias vezes antes de terem as crias, fazem e desfazem. Só um tempinho antes é que fazem o ninho definitivo. Não te preocupes. As coelhas podem até fazer isso sem estarem grávidas, pode ser tipo uma gravidez psicológica! Arrancam pelo, fazem o ninho mas não têm filhos.
Quanto a arrancar pelo por todo lado penso que também não há problema. a minha só arrancou na barriga e perto do pescoço mas acho que não é problemático ela arrancar em todo o lado!
Não te preocupes, tem calma!! Como me disseram a mim (e ajudou-me bastante), curte a gravidez da coelhinha!! ;)
Trata-a como a uma princesa (grávida ou não gravida!)! :lol:

Boa sorte!

Sara
Responder

Voltar para “Exóticos”