DeadMaaann Escreveu:devido á natureza dos gerbos eu não aconcelho a serem manuseados, isto porquê? porque por serem assustadiços e nervosos, podem saltar da mao, ou os donos a evitarem isso agarrarem pela cauda e partir a mesma, por isso...
brinquem com eles dentro das gaiolas
Desculpe mas não concordo, se tivermos condições e cuidados, os gerbos adoram e devem passear para se exercitarem e explorarem outros locais que não as suas gaiolas, por maior que seja, os meus ficavam sempre super felizes por irem dar as suas voltas.
Quanto à questão colocada, é verdade que os gerbos são animais nervosos e
do nada, mas mesmo do nada podem literalmente voar das mãos, o que pode ser muito perigoso, principalmente se estiver em pé, pois a queda ainda é grande para um animal tão pequeno. A verdade é que com o tempo eu já sabia quando eles estavam assustados e havia a possibilidade de eles saltarem, ficam com os olhos muito abertos, mas para perceber isso é preciso conhecer bem o nosso animal. Por isso aconselho a que as primeiras vezes que tente pegar seja perto do chão e não o eleve a grandes alturas, apenas a uns centímetros, pegue em forma de concha, com as duas mãos uma de cada lado do animal, une-as (não sei se percebeu lol) é uma forma confortável de lhes pegar, e solte passado uns segundos, mostrando que não lhe está a fazer mal, com o tempo ele vai-se habituando.
Outra coisa importante é soltar sempre em sítios, onde ele não se possa esconder e que seja seguro, a casa de banho é uma boa opção, porque normalmente não há fios eléctricos.
Novamente quantos aos famosos "voos" dos gerbos se o elevar a uma altura considerável do chão pelo sim pelo não pode levá-lo tapando-o completamente com as mãos, mas não apertando, eu tapava os olhos, quando via que estavam mais nervosos, porque é uma maneira de os acalmar e se tentarem saltar é mais fácil de conseguir agarrar, mas mais uma vez é preciso ter experiência, é uma questão de hábito e de ir conhecendo o seu animal porque não todos são iguais
Acho que disse tudo, espero ter ajudado
Boa sorte a conhecer o seu amiguinho, são animais fantásticos sem dúvida nenhuma e mais sociáveis do que muita gente imagina, eles reconhecem-nos muito bem!
Ah tente piscar-lhe o olho e veja se ele lhe pisca de novo se piscar, pisque-lhe outra vez, é em linguagem de gerbo lol uma maneira de dizer que não lhe quer fazer mal e acredite que resulta!