O que fazer para os gerbos deixarem seguralos pelas mãos????

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
boypets
Membro
Registado: segunda out 19, 2009 6:19 pm

quarta out 21, 2009 11:13 pm

Olá a todos, antes demais queria agradecer por lerem e responderem a este tópico.

A situação é o seguinte: Eu já tenho o Mongo há bastante tempo e ainda não consegui que ele me desse a sua confiança, ao ponto de o deixar pegar pela mão e brincar com ele fora da gaiola, o que acho quase impossível, mas queria saber se há algum treino para fazer sobre as situações já referidas. :?: :?: :?: :!: :!: :!:

:arrow: Agradecia que me respondessem co todos os promenores se possivel, muito obrigado!!! :wink:
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quinta out 22, 2009 12:08 am

Olá boypets

Vou te tentar ajudar com o que fui lendo sobre gerbos da mongólia.

Primeiro tens de ter muita calma, pois sao animais que se assustam com muita facilidade.
á quanto tempo tens o teu gerbo?

Vou te dar algusn conselhos, coloca te ao pé da gaiola, deixa-o cheirar te bem e as tuas mãos, depois tenta fazer-lhe algum tipo de festa, calmamente e sem movimentos bruscos, tambem lhe podes dar uma "docinho" para ele ver que lhe trazes umas coisas boas para comer e que pode confiar em ti.

Nunca agarres o teu gerbo pela Cauda, pois pode cair.

Podes deixar aqui tambem a questão se os gerbos tomam banho de areia ou não?
Eu penso que sim, que é como os chins.
Não percebo muito de gerbos, nunca tive nenhum e só sei aquilo que vou lendo.

Já te deixei uns links no outro topico, deixo te aqui mais:
http://www.zooexotico.com/bichos/gerbos.htm
http://www.companhiadosanimais.pt/web3. ... Itemid=264
http://animais.clix.pt/animais3g.php?id=266

Espero ter ajudado.

Se tiver dito alguma baboseira, um expert em gerbos que me corrija ;)

Cumprimentos
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
boypets
Membro

quinta out 22, 2009 12:14 am

eu estou preocupado e que eu ja o tenho a muito tempo e acho que esta assustado pois a um dia atrás ele fugio e tranquei logo a porta da minha sala depois ao tentar apanha-lo enquanto estava a correr pos a mão no chão com muita força para agarrar o meu animal e acho que ele ficou muito assustado.... :cry: :cry: :cry: :cry:

mas então como e que o pego pelo corpo e treinar-lo para ele se habituar a estar na mão quieto e sem morder (que e a parte mais difícil)
boypets
Membro

quinta out 22, 2009 12:15 pm

agradecia que respondessem obrigado
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

quinta out 22, 2009 12:53 pm

devido á natureza dos gerbos eu não aconcelho a serem manuseados, isto porquê? porque por serem assustadiços e nervosos, podem saltar da mao, ou os donos a evitarem isso agarrarem pela cauda e partir a mesma, por isso...
brinquem com eles dentro das gaiolas
Xhamster
Membro
Registado: quarta out 21, 2009 9:02 pm

quinta out 22, 2009 6:23 pm

Primeirooo Chegue com calma sem asustar o animal nem chegue por tras dele assustando-o Chegue com calma voz suave para q o animal acustume-se com sua voz sempre fale com ele quando tu for botar comidaa bote com a sua mao mesmo pra ele começar a se acustumar enquanto ele estiver comendo fasse carinho nas costas SÓ NAS COSTAS porque se tu encostar a mao na cabeça dele ele vai fikar estremamente assustado faça carinho só nas costaas depois deche sua mao dentro da gaiola ja q eles sao muito curiosos eles vao chegar perto cherar e vao sair faça isso todos os dias depois bote uma guloseima em sua mao deiche ela ali pode ser até por minutos isso pode durar muitos dias até semanas no caso faça isso todos os dias porque um dia ele vai tomar coragem e comer na sua mao !!!!!

Eu fiz isso com o meu demorou um tempo mais logo ele se acustumou eu chamo ele e ele vem correndo sobe no meu braço fika no meu ombro :D

Para isso acontecer de muito carinho para ele n deiche ele sozinho ou sem brinquedos para se divertir estale tubos rodinhas casinha etc para o bem do animal

Cumprimentos
MatildeS
Membro
Registado: sábado fev 16, 2008 1:42 am

quinta out 22, 2009 11:28 pm

DeadMaaann Escreveu:devido á natureza dos gerbos eu não aconcelho a serem manuseados, isto porquê? porque por serem assustadiços e nervosos, podem saltar da mao, ou os donos a evitarem isso agarrarem pela cauda e partir a mesma, por isso...
brinquem com eles dentro das gaiolas
Desculpe mas não concordo, se tivermos condições e cuidados, os gerbos adoram e devem passear para se exercitarem e explorarem outros locais que não as suas gaiolas, por maior que seja, os meus ficavam sempre super felizes por irem dar as suas voltas.

Quanto à questão colocada, é verdade que os gerbos são animais nervosos e do nada, mas mesmo do nada podem literalmente voar das mãos, o que pode ser muito perigoso, principalmente se estiver em pé, pois a queda ainda é grande para um animal tão pequeno. A verdade é que com o tempo eu já sabia quando eles estavam assustados e havia a possibilidade de eles saltarem, ficam com os olhos muito abertos, mas para perceber isso é preciso conhecer bem o nosso animal. Por isso aconselho a que as primeiras vezes que tente pegar seja perto do chão e não o eleve a grandes alturas, apenas a uns centímetros, pegue em forma de concha, com as duas mãos uma de cada lado do animal, une-as (não sei se percebeu lol) é uma forma confortável de lhes pegar, e solte passado uns segundos, mostrando que não lhe está a fazer mal, com o tempo ele vai-se habituando.

Outra coisa importante é soltar sempre em sítios, onde ele não se possa esconder e que seja seguro, a casa de banho é uma boa opção, porque normalmente não há fios eléctricos.

Novamente quantos aos famosos "voos" dos gerbos se o elevar a uma altura considerável do chão pelo sim pelo não pode levá-lo tapando-o completamente com as mãos, mas não apertando, eu tapava os olhos, quando via que estavam mais nervosos, porque é uma maneira de os acalmar e se tentarem saltar é mais fácil de conseguir agarrar, mas mais uma vez é preciso ter experiência, é uma questão de hábito e de ir conhecendo o seu animal porque não todos são iguais

Acho que disse tudo, espero ter ajudado
Boa sorte a conhecer o seu amiguinho, são animais fantásticos sem dúvida nenhuma e mais sociáveis do que muita gente imagina, eles reconhecem-nos muito bem!

Ah tente piscar-lhe o olho e veja se ele lhe pisca de novo se piscar, pisque-lhe outra vez, é em linguagem de gerbo lol uma maneira de dizer que não lhe quer fazer mal e acredite que resulta!
Xhamster
Membro
Registado: quarta out 21, 2009 9:02 pm

quinta out 22, 2009 11:45 pm

O meu também adora sair da gaiola pra brincar eles naum podm ficar so la dentro eles ficam mais solitarios e até mais brabos :?
DeadMaaann
Membro Veterano
Registado: quinta set 10, 2009 5:21 pm

sexta out 23, 2009 12:33 am

Xhamster Escreveu:O meu também adora sair da gaiola pra brincar eles naum podm ficar so la dentro eles ficam mais solitarios e até mais brabos :?
ai nao? nao sabia, entao os meus que nunca saem das jaulas devem ser ferozes, mas a mim nunca me morderam, e solitarios? looooooooool sim os gerbos o que têm mais é serem solitarios
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta out 23, 2009 1:32 am

Xhamster Escreveu:Primeirooo Chegue com calma sem asustar o animal nem chegue por tras dele assustando-o Chegue com calma voz suave para q o animal acustume-se com sua voz sempre fale com ele quando tu for botar comidaa bote com a sua mao mesmo pra ele começar a se acustumar enquanto ele estiver comendo fasse carinho nas costas SÓ NAS COSTAS porque se tu encostar a mao na cabeça dele ele vai fikar estremamente assustado faça carinho só nas costaas depois deche sua mao dentro da gaiola ja q eles sao muito curiosos eles vao chegar perto cherar e vao sair faça isso todos os dias depois bote uma guloseima em sua mao deiche ela ali pode ser até por minutos isso pode durar muitos dias até semanas no caso faça isso todos os dias porque um dia ele vai tomar coragem e comer na sua mao !!!!!

Eu fiz isso com o meu demorou um tempo mais logo ele se acustumou eu chamo ele e ele vem correndo sobe no meu braço fika no meu ombro :D

Para isso acontecer de muito carinho para ele n deiche ele sozinho ou sem brinquedos para se divertir estale tubos rodinhas casinha etc para o bem do animal

Cumprimentos
WTF???
:o
Responder

Voltar para “Exóticos”