Periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
diphy
Membro Veterano
Registado: sexta jan 04, 2002 6:53 pm
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

sábado set 13, 2003 11:30 pm

Só queria partilhar convosco esta história.
Para além de ter duas chinchilas, um cão da pradaria e um canário, decidi também ter um periquito. Foi-me oferecido dois dias depois de sair do ninho. No primeiro dia, quando o coloquei na gaiola (já toda equipada com brinquedos ;) ) sentiu-se muito assustado. Não comeu e esteve imóvel o dia todo. No segundo dia decidi aproximar-me da gaiola e como não mostrou medo decidi colocar a minha mão lá dentro (eu já tinha lido tudo sobre eles e como domesticá-los, mas diziam sempre que demoraria tempo até vir para a mão). Qual não foi o meu espanto quando ele saltou logo para a minha mão, no segundo dia!!! Fiquei tão contente! :lol: Todos os dias passava tempo com ele, sempre a habituá-lo à minha mão. Ele descobriu logo por onde era a saída da gaiola e começou a tentar sair, mas eu tinha medo de o soltar e nunca mais o conseguir apanhar! Mas um dia lá o deixei sair. Fechei portas e janelas e deixei-o sair. E não é que ele não saiu da minha beira? Andou na minha mão de um lado para o outro, a olhar para todos os lados. Agora solto-o todos os dias e volta e meia começa a voar mas pousa em algum móvel ou cortinas, eu mostro-lhe o dedo e ele salta logo para cima. Quando o quero meter na gaiola ele tenta sempre fugir :p
Também tinha lido que eles não gostam de ser agarrados mas o meu deixa perfeitamente. É super meigo, nunca pensei que ficasse assim tão rápido.
Gostava de lhe arranjar um(a) namorado(a) mas ainda não sei se é macho ou fêmea. Primeiro parecia que tinha a parte de cima do nariz azulada mas agora parece um pouco para o rosa... Será por ser muito novo? Com que idade é possível ter a certeza do sexo? Ele é verde e amarelo...
Bem, obrigado por escutarem a minha história e espero também que ajude alguém numa possível escolha.
Já agora, se alguém me pudesse esclarecer... agradecia:)

Um abraço para todos os que adoram os animais!!!
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

domingo set 14, 2003 1:43 am

Olá, a sua história faz-me lembrar um periquito que tive em tempos e que me deixa muitas saudades...
Não sei com q idade se poderá ver o sexo... mas se vai adquirir outro periquito devo adverti-lo que há a possibilidade de ele deixar de lhe dar atenção e passa-la toda para o futuro companheiro(a) (corrijam-me se estiver enganada, mas foi exactamente isto que se passou com o meu canário)
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

domingo set 14, 2003 7:54 am

Em principio, o sexo conseguisse-á distinguir ao cabo dois meses de vida do piriquito, acho eu.
Lady_girl
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo set 14, 2003 9:48 am

sac Escreveu: mas se vai adquirir outro periquito devo adverti-lo que há a possibilidade de ele deixar de lhe dar atenção e passa-la toda para o futuro companheiro(a)
Nem mais...os periquitos domesticados, são muito meigos connosco e confiam em nós, porque para bem dizer, não têm mais ninguém em quem confiar.

Se adquirires um companheiro/a para ele ele vai começar a dar mais atenção ao companheiro e deixará de confiar tanto na mão que anes era o seu melhor poleiro.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo set 14, 2003 10:59 am

Não tenha pressa em arrnjar-lhe um/uma companheira.

Se tem tempo para lhe dedicar, continue.
Vai ver que são companheiros maravilhosos.
Deixe-o (sem perigo) o mais à solta possível e ele/a vai explorar o seu pequeno mundo - nomeadamente a si (à sua cabeça, o seu pescoço, a sua cara, os seus pés, além das suas mãos).

Comigo foi assim :
Primeiro veio a piu-piu.
Desenvolvemos uma relação (nós as duas).
Depois quando deixei de ter tanto tempo para ela arranjei-lhe um companheiro (o Falcanito).
Mas, mesmo com companheiro, nós ainda somos os principais para a piu-piu.
A nossa relação pouco mudou, no que a ela diz respeito.
Agora, o Falcanito é que se ligou mais a ela do que a nós !
Até tem ciúmes de nós !

Quando ela vem para cima de mim (como sempre fez) ou vem comer do meu prato (como também sempre fez) é vê-lo a refilar !
São animaizinhos espantosos...

Para nós (e apesar da nossa cadelinha) a piu-piu é o nº1 dos nossos animais.
Simplemente adorável !
diphy
Membro Veterano
Localização: 4 chinchilas, 1 cão da pradaria, 11 canários, 3 periquitos, 1 cocker, peixes...por enquanto!!!;)

domingo set 14, 2003 5:16 pm

Antes de mais obrigado a todos por terem lido a minha história!
Obrigado também pelas informações que me deram, e sendo assim acho que vou esperar mais um tempo para lhe arranjar um companheiro/a...
Para já ainda tenho tempo para lhe dedicar, por isso eu faço-lhe companhia por enquanto :)
Um abraço para todos e contem também as vossas histórias!!!
diphy
Membro Veterano

domingo set 14, 2003 5:17 pm

Antes de mais obrigado a todos por terem lido a minha história!
Obrigado também pelas informações que me deram, e sendo assim acho que vou esperar mais um tempo para lhe arranjar um companheiro/a...
Para já ainda tenho tempo para lhe dedicar, por isso eu faço-lhe companhia por enquanto :)
Um abraço para todos e contem também as vossas histórias!!!
Responder

Voltar para “Aves”