Criador de Câes Vs Produtor de Caes - Exemplo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta jul 03, 2002 9:28 pm

Estou tentado a concordar com o Cadworx

99% das pessoas não sabem o que é um Puppy Mill e de facto o coração leva as pessoas antes a comprar e depois a pensar. Será um acto de amor. Será irreflectido se a pessoa não tem tempo nem dinheiro para o manter. Aqui concordo perfeitamente. E é pena que a compra de um ser vivo tenha menos ponderação que de uma máquina de lavar ou um carro... mas éa realidade e temos que lidar com ela. Muitas vezes a senhora que compra o cachorro amoroso não recebe informação nenhuma
e depois vai chatear um criador que lhe vai dar a informação que a pessoa que lho vendeu não indicou. Seráa culpa de quem compra?^Não, será de quem vende...

Por outro lado o Cadworx perceba também a posição dos criadores. Passo muito do meu ( escasso ) tempo livre a receber pessoas que na maior parte das vezes não sabem nada de Grand Danois. Na maior parte das vezes viram o site do nosso canil e já têm umas luzes. Mas há anos tinhamos que explicar coisas básicas... Leva horas a falar com cada pessoa e é desgastante. Tanto os criadores como as lojas têm os seus aldrabões. Por exemplo de há uns anos para cá tem havido um baby boom de dogues alemães a todos os preços e depois é ver coisas raquiticas que de dogue só têm o nome...

E depois há os pedidos de cães de graça, de dizerem que só queremos ganhar dinheiro ( eu já estou rico... :o )

cadworx Escreveu: Espero que não tratem os cães conforme tratam as pessoas.

Voçês na vossa ânsia de parecerem grandes defensores dos animais insultam tudo e todos e conseguem (pelo menos tentam) transformar um acto de amor num crime de lés humanidade.

O que eu referi com o exemplo das patinhas no vidro foi que ter um cão primeiro passa por ser um acto de amor, por vezes até irreflectido, mas que depois pode vir a dar frutos. O que estamos aqui a discutir é a aquisição de um cão e não a sua manutenção.

QUE A VOSSA RELACIONALIDADE CHEIA DE PRECONCEITOS NÃO VOS ESCUREÇA O CORAÇÃO.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 04, 2002 9:12 am

Quero esclarecer a minha posição :
Acredito que há muito boa gente que compra cães nas lojas com as melhores intenções :
É mais cómodo.
As pessoas pensam que é de confiança (assim como pensam que um artigo da loja da Marlboro é realmente bom).
Vão na conversa do vendedor.
Etc.
As pessoas também :
compram por impulso, porque 'são tão queridos' e ´depois logo se vê'.
Querem apaziguar a criancinha lá de casa que pede um cão há 500 anos.
porque não sabem o que hão-de oferecer no Natal à tal criancinha
etc.

Realmente é verdade que há uma grande falta de responsabilidade.
De saber que um animal é um novo membro da família e assumi-lo como se fosse a adopção de uma criança.

Não impede que muito boa gente faça tudo da maneira errada mas depois proceda da maneira certa em relação ao bicho.
Conheço alguns casos.

É muito útil (pelo menos para mim foi, quando andava á procura de um cão) a informação que se transmite neste fórum.
Eu, pe, não pensava que comprar em lojas fosse mau - para mim ou para os animais.

Tenho aprendido muito aqui.
Espero que estes diálogos tenham a mesma utilidade para outros.
Parece-me que é uma das principais qualidades deste fórum.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jul 04, 2002 2:52 pm

VascoV Escreveu: 99% das pessoas não sabem o que é um Puppy Mill
Já agora, o que é?
angel
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jul 04, 2002 4:53 pm

Perdoem-me se vou parecer "chata", mas tenho que vos contar...
O meu Rafa, breton mais velho, não o comprei, deram-me. Na altura não tinha qualquer experiência em têr um animal em casa.
Tinha 5 semanas quando chegou. Acreditem, a minha 1ª preocupação foi realmente em o levar ao vet, para saber se tudo estava bem com ele. Mas, após, tentei "conhecê-lo"!!!!!! Foi uma verdadeira descoberta :lol: , ao longo do tempo, aprendi com ele e vice-versa, e até agora tem sido das experiências mais gratificantes. De ambos os lados funciona a "honestidade", damos porque queremos dar, não por obrigação, há uma grande necessidade de transmitir sentimentos, gestos, olhares...
Bem, o que quero dizer, é que na altura não conhecia nada sobre a raça, como lidar com um cão, etc. Com o tempo fui aprendendo, ainda hoje pouco sei, porque o mundo canino é um mundo que nunca mais acaba.
Mas, tenho consciência das minhas responsabilidades...
Com os problemas que o Rafa tem e já teve, ás vezes, penso como seria se tivesse ído parar a outras "mãos"???? Não sou melhor que ninguem, mas, com tudo o que temos passado, com o que já chorei e ri por ele...
Não o consigo imaginar em outras mãos!!!!! Há uma total cumplicidade entre nós ;) É o meu AMIGO muito, mas mesmo muito especial!
Os outros bretons, o Max, que morreu cachorro, o comprei num criador, já sabia mais qualquer coisa, já fiz perguntas, etc. Mas chorei muito a sua morte, embora tivesse estado muito pouco tempo comigo. Terá sempre um lugar muito especial nas minhas lembranças, o Fred, a peste actual :lol: é o meu menino, porque será um cachorro eterno...
Resumindo, o que quero transmitir, é que as pessoas que desconheçem de várias maneiras o que é ter um cachorro em casa, se quiserem aprendem, basta deixarem vir ao de cima a sensibilidade e o humanismo.
Considero-me uma pessoa consciente, embora ainda ignorante, e de maneira nenhuma me estou vendo sem a minha cachorrada.
Fazem parte do meu mundo, com prós e contras!!!!!!
Tenho estado a fazer referência, como já devem têr reparado ;) á parte sentimental (não há pieguice, não confundir)porque é primordial.
Tem que haver uma empatia de ambos os lados.
Devo ou têr parecido muito lamechas ou "passadinha dos carretos" :oops: , sei que dizendo o que aqui disse a algumas pessoas simplesmente seria rotulada de "anormal"??????
Mas eu sou assim, e, não me arrependo!!!!!!
Só posso dizer um BEM HAJA para todos os canitos deste mundo, :lol: são uma benção na nossa vida! É pena, e infelizmente, muita gente não se aperceber disso :cry:
Mais uma vez me perdoem, mas ás vezes é necessário e saudável transpor para fora o nosso sentimentalismo!!!!!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta jul 05, 2002 9:02 am

Angel,

tem toda a razão.
Não há LOP, nem pedigrees, nem prémios, nem tratamento VIP que substitua o amor entre o cão e o seu dono.
Onde eu vivo coexistem os dois casos.
Os cães premiados e os rafeiros.
É no porte do cão que se vê.
Na autoconfiança, na satisfação de viver, na alegria, se ele é amado ou não.
Vejo rafeiros encantadores (só no trote pela rua se lê : "não sou maravilhoso ?O meu dono acha que sim") e cães de raça pura, fechados em jardins com ar melancólico ("quando é que o dono chega? Quando é que me dão festas ?").
O mais pobre homem do mundo, perdido nos confins da África ou da Ásia que nunca ouviu falar de criação, de estalão, de afixos, etc.,pode ser o melhor dono do mundo.
É o amor do dono que faz viver o cão.
Note-se que eu acho importante a raça e a criação.
Mas porque é uma garantia de saúde e de presumível personalidade na idade adulta.
Também gosto de ver cães bonitos, bem ensinados, bem tratados.(vou sempre que posso a exposições caninas).
Mas lindo, lindo é ver aquela parelha feliz - cão e dono - em perfeita harmonia e mútua satisfação.
Isso, sim, é um espectáculo.
navegante
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 10:46 pm

sábado jul 06, 2002 1:49 pm

Meu cachorro compre em loja e agora querem me linchar por isso ? como eu ia saber. ninguem fala dessa coisa. adivinho ? e se vocês informasem em vez de insultar quem vem aqui com boa intenção ?
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado jul 06, 2002 7:28 pm

Meu cachorro compre em loja e agora querem me linchar por isso ?
Voçê acabou foi por "linchar" os outros cachorros que estao a nascer (seja em puppy-mills ou em criadores de ocasião) para substituir o espaço deixado vago nessa loja por causa dessa sua compra.

como eu ia saber. ninguem fala dessa coisa. adivinho ?
Acha que nós também ja nascemos ensinadas ? Já pensou em se informar ? Mas em se informar ANTES de comprar !! Se informar para depois decidir a sua escolha ?!
Hoje em dia só é ignorante quem o quer ser !
e se vocês informasem em vez de insultar quem vem aqui com boa intenção ?
Nós informamos quem pergunta! A senhora não perguntou, afirmou de peito-cheio "Comprei meu cao numa pet-shop e não me queixo" , quando nem sequer tinha conhecimento dos problemas que comprar em pet-shop cria !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jul 10, 2002 3:35 am

Olá Isabel,
Se tudo correr bem, vemo-nos em Sintra!
;)
SeaLords Escreveu: Olá Fang,

temos que fazer um clube de "criadores frustados economicamente". Eu cá não me sinto frustada, muito embora também não ganhe dinheiro com os cães, bem pelo contrário (assim, por alto, deve ser para aí uns 400 a 500 contos por ano de despesas, para mais não dedutíveis no IRS). Mas, como diz, a coisa vale pelos amigos amigos que se fazem e pela satisfação que temos em ver que contribuimos para que alguém fique feliz (é pá, que lamechice ... que se lixe, é mesmo assim). Ultimamente tenho-me divertido a ouvir as travessuras e os feitos duma cachorra que dei para uma IPSS - e pode ser que ainda se venha a ouvir mais dela, já que os convenci, como parte da terapia ocupacional, a inscrevê-la numa escola para mais tarde vir a praticar agility.

Quanto aos "criadores conceituados" que fazem dinheiro - você também conhece meia dúzia deles. O problema é que só ganham com cães que compram no estrangeiro - dos cães com o afixo deles nunca ninguém ouve falar. Pudera, já há muito tempo que ouço falar que qualidade e quantidade são mutuamente exclusivas - e é bem verdade. Agora, se há parvos que ficam ofuscados com esse tipo de vitórias sem sentido e lhes compram os cães - é lá com eles.

Vemo-nos por aí.
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
SeaLords
Membro Veterano

quarta jul 10, 2002 10:51 am

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:24 pm, editado 1 vez no total.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 24, 2003 11:04 pm

Puxando igualmente .... com ja disse, podem apontar as pistolas, mas acho interesse nestes temas
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

segunda fev 24, 2003 11:31 pm

CindelP Escreveu: Puxando igualmente .... com ja disse, podem apontar as pistolas, mas acho interesse nestes temas
Óptima conversa e extremamente educativo...que saudades :D
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça fev 25, 2003 12:21 am

[quote=navegante]
Não é preciso serem mal educados. Parece que cada coisa que digo sou insultada ? Fiz algum crime, não posso gostar de animais

minha nossa que gente grossa idea
[/quote]

Navegante,
Acredite-me, isto é só uma praxe para testar a endurance dos recém-chegados....
Depois, vai ver que ainda se ri um bocado! :lol: :lol: :lol:
VascoV
Membro Veterano
Contacto:

terça fev 25, 2003 12:26 am

Filmes Kodak...para mais tarde recordar...
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

terça fev 25, 2003 12:40 am

[quote=angel]

Tem que haver uma empatia de ambos os lados.

[/quote]

Básico, essencial, primordial.... imprescindível.... concordo a 100%!!!

:!:
Moofy
Membro
Registado: quarta fev 05, 2003 3:30 pm

terça fev 25, 2003 12:17 pm

É preciso terem calma. Eu também concordo que os cães não deviam ser vendidos em lojas, no entanto são e contra isso parece que pouco se tem a fazer. Agora pensem se alguém que compra um cão numa loja está a fazer um crime. Eu acho que não, pois teve pena daquele pequenito e gostou mesmo do animal, pelo que decidiu comprar-lo.
Eu por exemplo não me ralo com as raças, LOP, exposições, etc, pelo que para mim um cão é alguém com quem eu brinco, trato bem, levo-o a passear e a correr.
Acho que os cães que estão nas lojas têm tanto direito a um bom dono quanto os outros.
Não começam bem a vida, mas a sua vida pode melhorar e muito apartir do momento em que é tirado da loja.

Isto é somente um outro ponto de vista, diferente do que está a ser aqui exposto.

Moofy
Responder

Voltar para “Cães”