Venho aqui com frequência pois considero este fórum um verdadeiro prazer de leitura para pessoas que como eu têm cães.
Nunca tive aqui conta e resolvi criá-la hoje mesmo até porque tenho uma dúvida e gostava de saber se me podem esclarecer.
Aqui vai ela:
Hoje, em conversa com uma amiga minha que vai adquirir uma bulldog francês, ela comenta que a cachorra é puríssimo, com excelente pedigree, pais registados no CPC, com LOP. É uma cachorra de uma ninhada de um criador com afixo daqueles conceituados da nossa praça.
Conheço-a bem e sei que jamais iria nas cantigas de um "criadeiro".
Até aqui tudo bem, até que ela me diz que tinha escolhido uma cachorra irmã mas que o criador não a vende a ninguém porque a mesma, muito estranhamente, nasceu com um olho azul. A minha amiga tinha escolhido essa não devido a esse pormenor da cor do olho, escolheu-a porque adorou a distribuição das malhas pretas no pêlo branco. Foi aí que o criador lhe disse que essa não poderia ser porque essa tinha um olho azul. Segundo ela, nem o criador sabe como é possível, nunca tal lhe aconteceu. Mesmo por isso não a vende a ninguém.
Achei aquilo muito estranho até porque sei que, por exemplo, os boxers brancos, mesmo filhos de pais com LOP, não podem ter LOP, tal como os dálmatas que nascem com um olho azul não podem. (estarei enganado?)
Tendo em conta que a cachorra não é cega do olho, tem um olho perfeitamente normal mas azul, e que essa cor de olhos não é aceite na raça... as minhas questões são:
Um cachorro pode ser registada no CPC, uma vez que os pais têm LOP, ou não pode devido ao "defeito" que não obedece aos padrões da raça?
Se o CPC não vai a casa das pessoas ver os cachorros, não pode acontecer passar o LOP, ficar o animal registado, tendo esse "defeito"?
Ou pode um cão assim ter LOP mas não pode é participar em exposições?
Alguém me sabe esclarecer? Fiquei mesmo curioso com esta situação.
Cumprimentos a todos