Bulldog Francês de olho azul?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

terça out 27, 2009 12:16 pm

casadotrevo Escreveu:Se eu gosto de entender ?
Nao é uma questão de gostar é uma questão de perceber de onde vem a expressão "puro" e o que significa ser "puro" antes de andar para aí a falar de "purezas". :lol:
Peço desculpa, eu é que escrevi mal...

"Gostava de entender quais são os objectivos do apuramento de uma raça."
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça out 27, 2009 12:18 pm

AlexandreMqs Escreveu: Eu também penso o mesmo.
Mas existem criadores, que fazem criações com "defeitos" geneticos.
Haver, ate que ha. Os dalmatas, por exemplo... mas aqui estamos a falar de uma caracteristica dominante que se perdeu na raca, portanto a unica solucao e introduzi-la outra vez, cruzando com outra raca. E aqui e que estamos a fazer "rafeiros". Mas sou completamente a favor dos dalmatas "rafeiros" serem introduzidos nos programas de criacao para acabar com os problemas que a raca tem.
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

terça out 27, 2009 12:18 pm

LuluB Escreveu:
AlexandreMqs Escreveu:
kitten Escreveu:Mas está a falar de problemas de saúde ou de cães de raça? Um olho de cada cor não é um problema de saúde, é um defeito.
Não respondeu a minha pergunta mas eu respondo a sua.

Se os criadores, não fazem exames para saber se o animal X pode procriar...como é que isso pode ser feito em beneficio da raça?

O que poder sua vez, vai mexer com o "apuramento" do mesmo, ou não?
Alexandre, faça um favor a si mesmo: vá estudar as leis de Mendel, informe-se bem sobre o que são e como se transmitem os genes, sobre a sua recessividade e predominância, e depois de bem informado venha então falar do que a partir de então passa a ser assunto do seu conhecimento.

Quanto à reprodução do exemplar com "defeito", do ponto de vista do criador claro que não se pode permiti-la, mas lembro que os progenitores possuem e transmitem o gene recessivo dos olhos azuis, pelo que a medida é algo limitada.

Se estiver errada, agradeço que me esclareçam.
Exacto, mas não quer dizer que se cruzarem com parceiros diferentes o defeito volte a aparecer.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
casadotrevo
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2004 11:50 am
Contacto:

terça out 27, 2009 12:19 pm

AlexandreMqs Escreveu:
casadotrevo Escreveu:Se eu gosto de entender ?
Nao é uma questão de gostar é uma questão de perceber de onde vem a expressão "puro" e o que significa ser "puro" antes de andar para aí a falar de "purezas". :lol:
Peço desculpa, eu é que escrevi mal...

"Gostava de entender quais são os objectivos do apuramento de uma raça."
Vou-lhe, então, transmitir um principio básico: "Se nunca se tivesse apurado raças, elas simplesmente nunca teriam existido"
<p>Cumprimentos,</p>
<p>Diamantino</p>
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

terça out 27, 2009 12:24 pm

LuluB Escreveu:Alexandre, faça um favor a si mesmo: vá estudar as leis de Mendel, informe-se bem sobre o que são e como se transmitem os genes, sobre a sua recessividade e predominância, e depois de bem informado venha então falar do que a partir de então passa a ser assunto do seu conhecimento.
Mais algum conselho?
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

terça out 27, 2009 12:35 pm

Que eu saiba tudo começou com a domesticação dos lobitos selvagens, e apartir dai o homem moldou o cão ás caracteristicas que mais lhe agradavam... grandes, pequenos, as pintas, tigrados, focinho longo, curto...
dai a chamar não puros por serem todos diferetes...

o excesso de pureza, como o cruzamento entre familiares com "boas" caracteristicas para a raça, ou cores não aceites, isso sim pode dar origem a defeitos geneticos como neste caso... :wink:

eu sei do que fala tambem tenho uma com defeito, lol :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Livil
Membro Júnior
Registado: domingo out 25, 2009 1:16 am

terça out 27, 2009 12:39 pm

Olá, obrigado a todos pelos esclarecimentos, mas não pensei que gerasse uma discussão tão acesa, contudo válida e salutar. É para isso que um fórum serve, penso eu.

Pronto, para mim a cadela é pura, tem é um defeito que não obedece ao estalão da raça. A minha curiosidade agora é: será que com cerca de 2 meses o veterinário poderá garantir que ela vê bem do olho azul? Poderá garantir que ela ouve bem de um ouvido? Pode garantir, sendo tão novinha, que ela não tem problemas de saúde?

Obrigado a todos
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

terça out 27, 2009 12:42 pm

Garantir que ela ouve ou vê, creio que o vet pode fazer essa despitagem sem grande problema...
não lhe pode é garantir se ela tera problemas futuros... tem mais probabilidade, isso tem..

O ideal é esterelizar a cachorra e evitar que esse defeito se propague, é o que eu vou fazer na minha, ela tem os dois olhos azuis!
Exactamente como diz, é pura mas com um defeito no estalão da raça! :D
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Fjord
Membro Veterano
Registado: sábado jul 18, 2009 8:28 am

terça out 27, 2009 12:54 pm

Livil Escreveu:Pronto, para mim a cadela é pura, tem é um defeito que não obedece ao estalão da raça. A minha curiosidade agora é: será que com cerca de 2 meses o veterinário poderá garantir que ela vê bem do olho azul? Poderá garantir que ela ouve bem de um ouvido? Pode garantir, sendo tão novinha, que ela não tem problemas de saúde?
Ainda não percebi qual é o seu interesse nesta cadela :roll: Afinal quem é que vai comprar um Boule? É a sua amiga ou você? E vai ficar com ela?
"Se n&atilde;o houvesse t&oacute;t&oacute;s para enganar, n&atilde;o havia t&oacute;t&oacute;s enganados"&nbsp; (Eu)
Livil
Membro Júnior
Registado: domingo out 25, 2009 1:16 am

terça out 27, 2009 1:15 pm

Fjord Escreveu:
Livil Escreveu:Pronto, para mim a cadela é pura, tem é um defeito que não obedece ao estalão da raça. A minha curiosidade agora é: será que com cerca de 2 meses o veterinário poderá garantir que ela vê bem do olho azul? Poderá garantir que ela ouve bem de um ouvido? Pode garantir, sendo tão novinha, que ela não tem problemas de saúde?
Ainda não percebi qual é o seu interesse nesta cadela :roll: Afinal quem é que vai comprar um Boule? É a sua amiga ou você? E vai ficar com ela?
Eu não tenho interesse nenhum na cadela até porque já tenho 3 cães e a ter mais não é o buldog francês a minha preferência.
O meu interesse é perceber o porquê de uma situação assim e problemas futuros que um animal que nasça com este "defeito" possa ter futuramente. Gosto de perceber, só isso. Há pessoas informadas aqui e parece que o problema não é assim tão raro.
A minha amiga não vai ficar com a cadela até porque o próprio criador não a vende a ninguém, como disse logo no início.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

terça out 27, 2009 1:27 pm

Livil Escreveu:Olá, obrigado a todos pelos esclarecimentos, mas não pensei que gerasse uma discussão tão acesa, contudo válida e salutar. É para isso que um fórum serve, penso eu.

Pronto, para mim a cadela é pura, tem é um defeito que não obedece ao estalão da raça. A minha curiosidade agora é: será que com cerca de 2 meses o veterinário poderá garantir que ela vê bem do olho azul? Poderá garantir que ela ouve bem de um ouvido? Pode garantir, sendo tão novinha, que ela não tem problemas de saúde?

Obrigado a todos
Ha despistes de surdez e problemas oftalmologicos para cachorros, e em muitos paises e pratica corrente faze-los a todos os cachorros, especialmente em racas que apresentam percentagens significativas de problemas auditivos e oftlmologicos. Depende, claro, da disponibilidade de veterinarios acreditados para fazer os mesmos.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quarta out 28, 2009 12:31 am

Prezada ex-LucNun, cabe uma consulta também em Lavoisier. Ele disse tudo... :lol:
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta out 28, 2009 12:37 am

Carpeju Escreveu:Prezada ex-LucNun, cabe uma consulta também em Lavoisier. Ele disse tudo... :lol:
Pois, tem razão, Carpeju, mas eu gosto muito do monge Mendel e das suas ervilhas-de-cheiro, por isso, em questões de olhos azuis recomendo-o sempre! :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quarta out 28, 2009 12:42 am

O sádico Mendel promovia incestos com as pobres ervilhas. Já Lavoisier, mais preguiçoso, disse que tudo se transforma... :D
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quarta out 28, 2009 12:44 am

:roll:

Que pena...é que a ciência evoluiu um bocadinho desde aí...
Responder

Voltar para “Cães”