AlexandreMqs Escreveu:doglover80 Escreveu:Temos para além disso outras regras que são:
- Se o cão tem leishmaniose é eutanasiado (a não ser que tenha adoptante e este se aceite ter um cão doente)
- Se necessita de tratamentos superiores a 500 euros é eutanasiado (a não ser que tenha um padrinho que se responsabilize pelos gastos)
- Se tem problemas comportamentais de agressividade para com pessoas é eutanasiado ou não passa do canil municipal para o nosso ( a não ser que exista ulguma FAT com conhecimentos em comportamento canino disponivel para mudar este comportamento).
Tenho algumas questões sobre estes 3pontos.
Leishmaniose:
Todos animais quando entram, fazem testes da Leishmaniose? Depois de saberem que o animal tem Leishmaniose, vocês dão algum prazo ou
abatem logo?
Gostava de saber se sabem que existem, mesmo com teste de sangue, que existem falsos positivos/negativos em relação a Leishmaniose?
Sobre o dinheiro:
Está é que eu não consigo entender.
Se um animal for saudavel e um animal adoptavel porque não?
Será que não devemos investir nos animais que temos para que eles sejam adoptados?
Comportamento:
Segundo a sua estatistica saem 8 cães por mês...ou seja por média deve rondar entre os 85 à 100 cães adoptados num ano.
o que é muito bom!
Eu coloco a seguinte questão, um animal é adoptado...mas depois vem devolvido, com um comportamento agressivo.
O que é que vocês fazem?
Sim fazemos o teste rápido a todos os que chegam, e para prevenir falsos positivos, em caso de dar positivo, fazemos colheita e se se confirmar é eutanasiado assim que vier o resultado. Se for falso positivo, ou falso negativo ai não podemos inventar ... seguimos o resultado... às vezes injusto mas nada é perfeito.
Devemos investir sempre em cães adoptáveis... mas não devemos, na nossa opinião gastar x num cão adoptável. 500 euros servem para vacinar, deparasitar e comprar um ossinho a todos os cães do canil, e se calhar comprar umas casotas a alguns que precisam de ser renovadas... não é justo gastar num... mesmo adoptável.
Agora por exemplo entrou um cachorro com parvovirose... poderiam, caso não tivessem vacinados, morrer os cães que estiveram em contacto com ele (não temos quarentena), mas estão bem. Se gastarmos muito num, não temos dinheiro para dar as vacinas a todos e seria estupido morrerem com uma doença que uma simples vacina pode evitar.... é portanto muito simples entender, ninguém questiona a singularidade de cada vida ... mas o mundo não é perfeito.
Se voltar com comportamento agressivo? Não volta... vai com chip e eu vou-me certificar que uso isso para que fiquem com o cão e o tentem treinar, com a minha ajuda... se o cão não tiver forma de se lhe mudar o comportamento então será a familia a ir ao vet para eutanasiar, se não conseguir manter o animal devido à sua agressividade... por isso é que não damos cães agressivos, se se tornarem agressivos não será nossa responsabilidade e mesmo que se pondere uma rendição (aceitar o cão) ele seria eutanasiado no canil seguindo os nossos critérios, ou ficaria na parte do canil municipal... e a familia ficara na nossa lista negra de adoptantes ... nunca mais levam um cão.
Claro que nada é perfeito, nem a sociedade, nem as leis, nem o nosso funcionamento, mas é o que nos faz ficar com a consciencia tranquila, se mudar a direcção, mudarão os critérios, porque mudam as consciencias.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong> </p>