legalização do furão

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Furão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moya

Indie_girl
Membro
Registado: segunda set 27, 2004 9:25 am

quarta out 28, 2009 9:12 pm

Esperemos que seja desta.
Mantemos a esperança. :)
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

quarta out 28, 2009 9:18 pm

Mas não esqueçam que depois devemos ter outra etapa para ultrapassar...que é a Lei da caça...
DavidCascais
Membro Veterano
Registado: terça out 16, 2007 1:51 pm

quinta out 29, 2009 11:22 am

Mas depois de legalizados ou antes MHZ?

Acho que também deveria de haver umas regras, como quem possuir carta de caçador, de qualquer tipo, não poder ter nenhum
<p><strong>Visita: http://legalizacaofurao.webs.com </strong></p>
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

quinta out 29, 2009 7:22 pm

Depois de sair esta última portaria de que estamos à espera, que é a que abrange os furões, o clube terá de rever com o M. da Agricultura, como poderemos "dividir as águas".
DavidCascais
Membro Veterano

quinta out 29, 2009 10:15 pm

E quando à ideia que tenho?O que achas dela?
<p><strong>-"Eles" t&ecirc;m a fama de apenas ser utilizados para a ca&ccedil;a,mas ser&aacute; que ir&atilde;o ficar sempre com essa fama?Espero bem que n&atilde;o!</strong></p>
<p><strong>-"Eles" continuam a sair do escuro,mas ainda nao podem ver livremente o ceu</strong></p>
MHZ
Membro Veterano

quinta out 29, 2009 10:24 pm

Não sei até que ponto será viavel, David. Nota que, normalmente, o caçador é homem e se o furanito se registar em nome da mulher ou filhos...
cassia29
Membro Veterano
Registado: quarta jul 22, 2009 9:39 pm

sexta out 30, 2009 2:17 am

David cascais desculpe, mas acho que a sua ideia não é viável. Eu tenho carta de caçadora com arma de fogo e de cetraria (aves de rapina). Não caço, nunca cacei e antes morrer do que caçar. E vou-lhe explicar o porque de ter esta carta. 1º porque precisava dela para poder tirar a carta de cetraria, isto porque estou envolvida na recuperação de aves selvagens e para as puder transportar tenho obrigatoriamente de ter uma licença (leis de treta em portugal). Ninguem sabe o que é trazer na carteira um documento que diz qque sou caçadora quando não o sou.
A minha furanita foi resgatada de uma pessoa que só a queria para fazer criação e as condições eram horriveis.... não me imagino sem ela, e agora diga-me se acha justo eu nao puder ter a minha menina legal só pq tenho a treta de um documento? e acredite que muitos mais como eu estão na mesma situação.... nao leve a mal, não é nada pessoal...
DavidCascais
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 9:55 am

Quanto à cetraria eu conheço, pois andei a ver também, mas deixei isso por esta razão, não me imagino sem o meu pequeno...

Mas acredite que existem mais pessoas, na qual querem para caçar...
cassia29
Membro Veterano
Registado: quarta jul 22, 2009 9:39 pm

sexta out 30, 2009 1:54 pm

David, continue a ver da cetraria porque é uma "arte" linda, além de que os pássaros são tratados melhor que uma pessoa, nós fazemos demontrações para as pessoas começarem a ter mais respeito por estes animais e principalmente, para os caçadores de arma de fogo começarem a abrir os olhos, pois estes muitas das vezes matam águias e peneireiros, só porque sim. Mas claro existem outros que seguem as regras, mas são poucos.
Como é óbvio, muitos vão querer a legalização para isso mesmo, para a caça, mas independentemente disso, sejam eles legais ou não, vão continuar a usá-lo, como muitos o fazem até agora. Aliás e como a Mhz disse, eles podem perfeitamente registá-lo em nome de outra pessoas que não o deles. è um risco, sim, mas para que os nossos possam sair à rua sem receio, temos de correr riscos....
Eu estou como você, não me vejo sem a minha menina e espero que o dia em que ela deixar de ter vida esteja muito mas mesmo muito longe :? :? Nunca conheci um bichinho a que me apegasse tanto como ela...
DavidCascais
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 4:40 pm

Sim, é verdade que possam registar em outro nome, faz sentido mhz e cassia29...

Mas terá de haver alguma forma de punir os infractores, com algo pesado...

Também eu, é o meu mais que tudo
GIL595
Membro Júnior
Registado: sábado out 10, 2009 12:05 pm

sexta out 30, 2009 8:09 pm

Pois a verdade é que o meu pai é caçador de coelho e perdiz... Espero que não haja algo que proíba quem vive com alguém que tem carta ou género, porque para já não sei o que fazia sem o nilton e o meu pai tem medo de furões :lol: (uma furoa uma vez mordeu-lhe até ao osso e ele ficou traumatizado... Não conseguiu ver o que eles são mesmo :wink: Mas está a perceber)
Indie_girl
Membro

terça nov 03, 2009 1:56 pm

Olá boa tarde.
Eu não sei ao certo o que abrange essa portaria. mas quer dizer que quando sair a portaria poderemos sair à rua com os nossos furinhos, logo, ou nem por isso.
por acaso não me tinha recordado da questão da caça. e agora fiquei baralhada com a questão de dividir as coisas.
Teremos de esperar mais tempo?

obrigada a todos os que contribuiram para este facto
MHZ
Membro Veterano

terça nov 03, 2009 2:31 pm

Depois de sair essa portaria, penso que há que dar um tempo até o ICNB preparar os registos e o modo como irá ser aplicada. Mas por agora não vos posso informar melhor pois o assunto ainda está confuso e as opiniões dividem-se. Penso que o Ministério do Ambiente e o da Agricultura, terão de entender-se na parte que toca aos furões como animais de companhia.
Indie_girl
Membro

terça nov 03, 2009 3:11 pm

Obrigada MHZ.

Continua a dar-nos noticias...
Continuamos à espera.
Mesmo que não seja para agora, já é um bom inicio.
Já esperamos até agora, ficamos mais um tempo....o pior é mesmo saber que já estão as coisas a andar, e falta apenas alguem assinar um papel.

Obrigada
GIL595
Membro Júnior
Registado: sábado out 10, 2009 12:05 pm

terça nov 03, 2009 9:46 pm

Bem pelo menos não deve demorar muito... Acham mesmo que dia 5 já há pelo menos uma resposta?? MHZ, sabes bué :o Como sabes tanto? lol :D
Responder

Voltar para “Furão”