Dificuldade no acasalamento

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quinta out 29, 2009 12:03 pm

Quando se puserem com aventuras só para serem "vovos" e para assistirem ao milagre da vida, e os cachorrinhos e a cadela baterem todos a bota, depois o caso já muda de figura...
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quinta out 29, 2009 12:10 pm

Tweenie tem que perceber que aquilo que eu escrevi não é mentira... E não foi porque ouvi dizer na net!

:? :?
<p>Cumprimentos</p>
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

quinta out 29, 2009 1:34 pm

Obrigado Gyps.Gostei do seu comentário e elucidou-me melhor sobre certos aspectos aqui lançados.Respeito a sua opiniao,pois é quem me parece entender melhor o assunto e falar sempre com alguma causa.
Diga-me entao este exemplo: os criadores que criam por prazer como algumas quintas ou canis de renome,mas que por fora nao têm outro emprego e esse é o sustento/modo de vida,são considerados criadores por prazer ou comerciais?
Se for comercial com um fundo de prazer,aquilo que falei que eles controlam bem as despesas etc. e acabam por ter algum lucro,nao estava entao errado,nem ofensivo,certo?
N3ka,mas eu escrevi que tinha ido a net buscar algo para escrever aki? Não tratei nem sugeri que era mentirosa,onde raio viu que sugeri isso? Se acho isso,peço desculpa,nao era intençao ofendê-la,de todo mesmo.

Jocas caninas
n3ka
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel

quinta out 29, 2009 1:47 pm

Tweenie Escreveu: Essa foi giro,então nem dinheiro teriam para 1 saco de raçao?
Com este seu post fiquei com a ideia que não acredita naquilo que eu disse. :? E nem foi bem isso que disse (1 saco de ração)... Mas o que foi dito era apenas para referir que o lucro não é muito e facilmente esse lucro "evapora-se" em despesas...

Mas avante...
<p>Cumprimentos</p>
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

quinta out 29, 2009 11:05 pm

Tweenie, se vive disso, é claro que é um criador comercial,não há vergonha nenhuma em o ser e quem vive de criar cães é um comércio. :wink:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

sexta out 30, 2009 1:03 am

Gypsfulvus Escreveu:Tweenie, se vive disso, é claro que é um criador comercial,não há vergonha nenhuma em o ser e quem vive de criar cães é um comércio. :wink:
O problema desses criadores ditos comerciais é que por vezes se assemelham a pupymills. Apenas a qualidade genética dos cachorros é (e quando é...) de boas linhas de sangue. Mas a fisolofia da coisa (negócio) é o mesmo!
E vários "famosos" são assim. É escusado estar com papas na lingua. Toda a gente ligada à canicultura sabe bem disso!!

Se fazem muito pelas raças que criam?? Duvido!! Fazem aquilo que lhes sai em sorte, enquanto tentam o melhor negócio...
Pela quantidade de ninhadas/ano versus exemplares que dão continuidade ao melhoramento da raça ( valorizados oficialmente), deixam muito a desejar. Na maioria dos casos fazem furor em expos com cães criados por outros criadores de renome mundial e vendem a descendencia a grandes preços. É sobretudo um negócio, onde não existe em primeiro plano o objectivo de criar a sua propria linha de sangue, mas sim tirar partido das linhas de sangue criadas por terceiros. E rentabiliza-las ao máximo!!

Eu chamo a isso "puppymills" de luxo (por produzirem cachorros com bons pedigrees - mas isso não é tudo em termos de criação) .
São os chamados "tubarões" da canicultura. E claro que podem viver e mesmo enriquecer com a criação de cães.

Podem ter os afixos mais "famosos" e os melhores titulos, mas na minha humilde visão daquilo que é a criação de cães, são oportunistas, não verdadeiros criadores!!
O trabalho que fazem como criadores (enquanto objectivo) é acessório e por vezes acabam por estragar o trabalho de VERDADEIROS criadores, com exemplares que poderiam dar muito, mas que acabam por ser sub-aproveitados em cruzas da tanga só para valorizar pedigrees e vender cachorros bem vendidos.

Uma coisa é o nº de campeões do proprietário, outra é o nº de campeões com afixo do canil e ao longo de gerações com o mesmo afixo.
Juntamente com o nº de ninhadas por ano, isto pode ser uma pista para perceber a filosofia com que cada um (daqueles de "topo") está na canicultura.

Mas isto é a minha opinião pessoal de quem esteve anos a fio a "observar" estas "coisas". Agora quero é paz e descanso!!!

Quanto ao tópico em si, nada tenho contra a reprodução de pseudo-raças ou de rafeiros, desde que feito com consciencia e responsabilidade.
Agora... pelo que me foi dado a perceber pelos posts, não me parece haver isso por aí... :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Tweenie
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 8:03 am

Exacto,Gyps.
Pois,Fang,às vezes é essa a ideia que tenho: que há criadores que dizem que fazem isso por prazer,mas não assumem que é o seu negócio e que vivem disso,e se o fazem,em ambos os casos pergunto-me até que ponto zelaram pela raça e se a meio desses anos de negócio,nao terão perdido o principal objectivo. E às vezes,é isso mesmo que fala outra ideia que tenho: que eles criam em massa e se tornam espécie de puppys mills versão quinta de renome...
A minha ideia de criador ideal seria ter-se só 1 ninhada por ano,isto se o criador tivesse mais do que uma cadela.Mas claro que nesse caso,não haveria lucro,nem seria modo de vida,uma vez que seria criação por amor à raça e preservação. Nao gosto da palavra melhoramento por parece que estamos a sugerir algum tipo de transformaçao no cao para evoluir...E também me faz um pouco de confusão quando se fala em melhoramento da raça porque me remete para a História contemporânea e a parte do ditador alemão com o melhoramento da raça ariana.Eu sei que cães são cães e gente é gente,mas só me faz pensar nisso,só isso.
Outra pergunta: se alguns criadores xptos vendessem os caes nao a 700 euros,mas a 500€ e houvesse um melhor conhecimento e informação sobre o seu trabalho,isso nao faria com que houvesse muitos menos criadores reles a despachar os caes por 100€? Ou é utopia o que digo?

Jocas caninas
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

sexta out 30, 2009 8:22 am

Apenas em relação a alguns pontos. Acho que a palavra melhoramento faz todo o sentido, não como verdadeira transformação mas por aproximação ao estalão da raça ( o estalão representa o cão perfeito, o morfologicamente ideal), logo, para criar em condições há que ter como objectivo o melhoramento.
Quanto aos nomes de criadores que colocou, e não vou indicar nenhum em especial, apesar de afixo conhecido não significa que sejam considerados criadores com C grande. E tão impensável para mim uma criação sem o objectivo primordial da aproximação ao estalão, como no caso do argumento do fang em que o trabalho n foi desses criadores, como ter um criador com tantos cães que nem conhecem os seus animais. Ter por ter também não é de criador.
Quanto ao valor dos cachorros, tendo em conta que se criam vários cães até à idade adulta para se poder cruzar (e nem sempre se utilizam todos em criação) além das avultadas despesas normais com uma ninhada, não me parece que o caminho justo seja desvalorizar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 30, 2009 11:25 am

Porque é cansativo repetir sempre o mesmo e porque alguns outros users como o Gyps já transmitiram o que eventualmente quereria escrever neste tópico, queria só ressalvar uma coisa à TWEENIE, pois aparentemente já o leu montes de vezes mas ainda não compreendeu:
já li em vários tópicos que já há criadores inscritos no CPC que nem sequer deviam sê-lo por n razões.
NÃO há criadores inscritos no CPC. O que se inscreve no LOP são as ninhadas desses criadores e para tal, basta que ambos os progenitores estejam inscritos no LOP.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tweenie
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 1:36 pm

DINO,
Foi erro de portugues: o que quis dizer foi que os ditos criadores reles nem deviam ter o direito de inscrever as ninhadas e que muitos caes (os progenitores), alguns mesmo visivelmente fora do estalão,nao deviam poder estar inscritos,já que poderá desencadear crias e mais crias,isso seguindo a lógica que vai contra o melhoramento,visto segundo a forista buzio acima com quem concordo com o que escreveu.
Buzio,os que citei foi só a título de exemplo de criadores,costumam ser conhecidos por serem bons criadores,se o são ou nao,nao sei a 100%.Não fui até lá conferir com os meus olhos.

Jocas caninas
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta out 30, 2009 8:06 pm

A Natureza não fez com que o organismo de qualquer fêmea de qualquer animal fosse já feito para parir? Isso sendo meio off-tópico,nao querendo dizer com isso "todas as cadelas a procriar nem nada disso"...É que acho que em todos os partos,pode sempre algo correr mal,não é exclusivo ás cadelas.
Pessoalmente estou cansado de bater sempre na mesma tecla, por isso deixo a outros a 'missão' ingrata de explicar porque nao se deve criar de qualquer maneira.
No entanto, pela boa postura, parece-me que a twinie merece um esclarecimento ;) As raças que temos actualmente, salvo poucas excepções, têm pouquissimo de natural ou da natureza. O Bulldog Inglês é um optimo exemplo, pelo exagero, de como nem todas as cadelas estão aptas a procriar. Experimente colocar uma cadela destas a procriar e deixe seguir a natureza, que muito provavelmente terá apenas desgostos.
Acho também que muita gente não percebeu o que é um Criador! É que Criador é exactamente aquele que, entre muitas outras coisas, só cria ocasionalmente, ninhadas muito bem planeadas e com objectivos muito bem definidos. Objectivos esses que não passam certamente pela mera obtenção de um lucro.

Mas...adiante, que eu para este peditório já estou farto de dar.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta out 30, 2009 9:30 pm

Os meus avós perderam uma pincher que adoravam e que já há muitos anos lhes custou carissimo porque cairam na asneira de a fazer engravidar. O cão era um pouco maior que ela, teve de se fazer uma cesariana, parecia estar tudo bem mas a cadelinha morreu no dia seguinte, de embolia.
Tiveram um desgosto enorme. Os dois filhotes que lá tinha dentro, também morreram.
Animais demasiado pequenos, demasiado grandes, demasiado cabeçudos, com focinhos demasiado achatados, patas demasiado curtas, corpos demasiado compridos, nunca seriam obra da natureza. Nem sequer sobreviveriam aos desafios mais simples.
São criações humanas, e por aqui se vê que a natureza tem muito mais bom senso e sabe fazer melhor as coisas.....
Já na altura da morte da Mimi que o vet. explicou aos meus avós que era muito comum os partos de pinchers, chihuahuas, pequineses, carlins, etc, correrem mal.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo nov 01, 2009 12:39 am

vou responder pela primeira vez a este tópico.

fico triste ao ver este tipo de pessoas que argumentam ''os direitos da cadela ao mais nobre instinto'' mas na verdade só olham ao seu umbigo e não passa de um acto de egoísmo....

sinto também um profundo desrespeito pelo trabalho dos criadores. se estes também olham ao seu umbigo? sim, claro, mas também para o umbigo da canicultura procurando sempre trazer algo de bom para as raças a que se dedicam (obviamente entendem que tipo de criadores falo...). estes que passam a santinha vida em expos, gastam dinheiro em vets para despiste de doenças que sabem que os cães não têm, fazem grandes viagens para procurar cão x ou y, e muitas vezes sai-lhes o tiro pela culatra...

ai falta tanto para educar a população...
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

domingo nov 01, 2009 1:40 am

Vou contar a minha experiência, espero que ajude.
Tambem tive muita vontade que a minha cadela fosse mãe, queria ter bebés! Adoro a minha cadela, trato a como uma "filha", e adorava ter "netinhos"!
Mas, graças aos "mauzões" percebi que o que eu desejava não era bom para a minha cadela, e nem tão pouco é o desejo dela! Percebi que isso de procriar tem que se lhe diga, e que n é para todos!
Para alem disso custa me muito as desgraças que vejo nas ruas, e por esses canis fora. O seu a seu dono, deixem a criação para quem percebe disso. Se aspiram a criadores, informem se, pesquisem bastante sobre a criação de cães de raça! :wink:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda nov 02, 2009 8:47 am

Não tive paciência de ler isto tudo...a maioria nem sequer interessa.

A forista que pense bem.
Aqui uma vizinha resolveu e concretizou reproduzir pinchers cavalinhos.
Lá nasceram 6 - agora ela tem em mãos 3 dos nascidos, já com 4/5 meses.
Sim, deu 3.
E ficou com outros 3.
O que vai acontecer, não sei.

Outro vizinho, a cadela engravidou de um cão rafeiro que ele também tem.
Neste momento tem 3 dos filhotes - todos femêas.
Quatro cadelas e um macho.

Nem quero pensar o que vai ser... :cry:
Lá o convenci a esterilizar a mãe, mas as 3 filhas...diz que não tem dinheiro.

Sei que as associações e canis estão cheios.
Na verdade, sobrelotados.
Esta história da reprodução, pois, é muito bonito, mas as consequências são devastadoras.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Responder

Voltar para “Cães”