BARF sim ou não?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Era capaz de alimentar o seu cão / gato só com alimentos crus?

SIM
20
51%
NÂO, nem pensar
19
49%

Total de votos: 39
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

sexta out 30, 2009 10:17 am

JonhyRico Escreveu:
taniaxana Escreveu:Eu já dei esse tipo de alimentação ao meu cão.
Comia carne crua, legumes crus, arroz cozido, entre outras coisas.
Foi-nos sugerido pela vet holística onde seguíamos e tínhamos maneira de preparar as refeições.

Era mto interessante mas dava trabalho acreditem.
Entretanto ele provou ração e ñ quis outra coisa, rejeitou a carne :lol:

Estranho né? Normalmente é ao contrário... :lol:
Vet holística? Não sabia que havia em Portugal... Ainda bem. De onde é essa vet? Há alguma forma de encontrar o vet holístico mais próximo da minha casa?
Se procurar no google vet holística encontra e ela tem um site :wink:
A vet é de Lisboa mas faz deslocações a nossas casas pelo país, é uma questão de a contactar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta out 30, 2009 10:51 am

Xelele Escreveu:
dinodane Escreveu:Já votei: SIM.

Um link para um dos muitos tópicos sobre o assunto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
dinodane,

que suplementos costuma dar ao seu cão, pois sei que apenas dá carne e miudezas e não dá vegetais, certo?
Sim, não costumo dar vegetais, embora ocasionalmente ofereça arroz e massa cozidos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sexta out 30, 2009 12:41 pm

dinodane Escreveu:
Xelele Escreveu:
dinodane Escreveu:Já votei: SIM.

Um link para um dos muitos tópicos sobre o assunto:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=65186
dinodane,

que suplementos costuma dar ao seu cão, pois sei que apenas dá carne e miudezas e não dá vegetais, certo?
Sim, não costumo dar vegetais, embora ocasionalmente ofereça arroz e massa cozidos.
Mas oferece algum suplemento alimentar?
Comecei a dar alimentação crua ao meu cão em Setembro e até agora só tenho notado coisas boas. Mas fico confusa, pois cada autor que leio tem a sua própria opinião sobre que tipos de suplementos dar ao animal. Vitamina E, vitamina C, kelp, óleo de peixe, alfafa, etc...

Xelele, não sei se conhece o site www.cachorroverde.com.br. Para mim foi muito enriquecedor, além de que esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta out 30, 2009 1:26 pm

Apesar de discordar muitas vezes com o que o terrierman diz, acho que neste tema a opiniao dele e a minha se aproximam:

http://terriermandotcom.blogspot.com/20 ... -wolf.html

http://terriermandotcom.blogspot.com/20 ... ience.html
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

sexta out 30, 2009 2:08 pm

cbfernandes Escreveu: ...
Xelele, não sei se conhece o site www.cachorroverde.com.br. Para mim foi muito enriquecedor, além de que esclareceu muitas das dúvidas que eu tinha.
Sim e já tirei de lá um menu muito interessante. Mas fico com muitas dúvidas quanto aos suplementos. Não será possível variar mais com frutas secas, peixe e azeite virgem para ir buscar os ácidos gordos essenciais? Quanto aos suplementos vitaminicos e mineriais, fazem assim tanta falta?

Volto a sugerir aos foristas que partilhem connosco dietas com alimentos variados, eu já ando a sondar a Bequinhas com novos sabores: esta semana dei-lhe uma noz descascada, a principio estranhou a dureza do fruto mas deve ter gostado do sabor, pois ficou com aquela expressão: há mais???
taniaxana
Membro Veterano
Registado: quinta jul 18, 2002 7:00 pm

sexta out 30, 2009 2:38 pm

Na altura que optei por este tipo de alimentação usava suplementos sim, mas apenas óleo de linho, cápsulas de linho, casca de ovo em pó e levedura de cerveja.
Última edição por taniaxana em sábado out 31, 2009 12:13 pm, editado 1 vez no total.
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sexta out 30, 2009 10:08 pm

Ao cachorro (Kenji) damos óleo de salmão e vitamina E. O Toy não consome suplementos frequentemente. Só esporadicamente e como recompensas durante o treino.

Também não é nada má ideia dar vitamina C, kelp e alfalfa. No entanto em Portugal vejo-me grego para encontrar este tipo de coisas. Além de serem caros... Mesmo o óleo de salmão dou em cápsulas mas gostaria de encontrar um liquido (tipo isto: http://leerburg.com/47.htm).

Sementes e alguns frutos secos também são uma boa adição.

Muita gente nem dá nada disto e tem bons resultados.

Damos óleo de salmão para corrigir o rácio dos ómegas, mas mesmo assim teriamos de dar muito mais para o corrigir ao nível de uma dieta 100% selvagem. A vitamina E é anti-oxidante e ajuda a degradar o óleo de salmão.

O osso que vai junto com a carne (nas asas e pescoços de frango por exemplo) ajuda a corrigir o rácio Ca-P (calcio-fósforo) mas mesmo assim damos uma ajuda com pó de casca de ovo (que fazemos a partir de ovos caseiros).

Damos legumes e fruta em quantidades pequenas.

As carnes é sobretudo frango, mas também perú e boi. Coelho ainda não experimentei mas irei fazê-lo. Alguma dou fresca, outra congelo.

Peixe, ovos (crús) e iogurte natural de vez em quando... Enfim, é tudo que me lembro de momento.
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
dinodane
Membro Veterano

sexta out 30, 2009 10:14 pm

Quando dou ovos ao Anubis dou-lhos com casca.

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 31, 2009 12:08 am

JonhyRico Escreveu:...Peixe, ovos (crús) e iogurte natural de vez em quando... Enfim, é tudo que me lembro de momento.
Também pode acrescentar queijo fresco sem sal, indicado pela veterinária dos meus velhotes. :wink:

Estes dois lácteos podem ser dados com alguma regularidade, duas vezes por semana.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cbfernandes
Membro
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sábado out 31, 2009 3:13 pm

Eu dou ao meu cão pescoços, coxinhas, asinhas, coração, fígado, moelas, peito e carcaças, tudo de galinha. Carne moída, coração, rins de vaca e rabo de boi, coelho (tudo, incluindo cabeça). Patas, orelhas, focinho e rabo de porco.
Ele come tudo bem, com excepção do fígado de galinha em que tem de ser persuadido.

Vegetais e fruta come batata-doce, maça, banana (da Madeira, claro!!!), pêra, pimpinela, cenoura, brócolos, pimentos vermelhos, nabo, beterraba, salsa, alface, alho, abóbora, couve (embora não possa ser muita porque não faz muito bem) e mais o que eu conseguir encontrar no supermercado.
Suplementos toma vitamina C e E, levedura de cerveja, kelp, alfafa e óleo de peixe.

Basicamente o cão come muito melhor e com mais qualidade que eu, que nem que pagassem comeria vegetais várias vezes por semana.
Aposto que vai viver mais anos do que eu o bicharoco.
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
JonhyRico
Membro
Registado: quarta out 14, 2009 8:51 pm

sábado out 31, 2009 6:29 pm

cbfernandes Escreveu:Eu dou ao meu cão pescoços, coxinhas, asinhas, coração, fígado, moelas, peito e carcaças, tudo de galinha. Carne moída, coração, rins de vaca e rabo de boi, coelho (tudo, incluindo cabeça). Patas, orelhas, focinho e rabo de porco.
Ele come tudo bem, com excepção do fígado de galinha em que tem de ser persuadido.

Vegetais e fruta come batata-doce, maça, banana (da Madeira, claro!!!), pêra, pimpinela, cenoura, brócolos, pimentos vermelhos, nabo, beterraba, salsa, alface, alho, abóbora, couve (embora não possa ser muita porque não faz muito bem) e mais o que eu conseguir encontrar no supermercado.
Suplementos toma vitamina C e E, levedura de cerveja, kelp, alfafa e óleo de peixe.

Basicamente o cão come muito melhor e com mais qualidade que eu, que nem que pagassem comeria vegetais várias vezes por semana.
Olá. Como arranjou o kelp e a alfalfa? :)

O óleo de peixe é em cápsulas?
Jose Miguel Gomes

A minha página sobre treino de cães com reforço positivo
https://www.facebook.com/TrainMePlease
cbfernandes
Membro

sábado out 31, 2009 6:58 pm

JonhyRico Escreveu:
cbfernandes Escreveu:Eu dou ao meu c�o pesco�os, coxinhas, asinhas, cora��o, f�gado, moelas, peito e carca�as, tudo de galinha. Carne mo�da, cora��o, rins de vaca e rabo de boi, coelho (tudo, incluindo cabe�a). Patas, orelhas, focinho e rabo de porco.
Ele come tudo bem, com excep��o do f�gado de galinha em que tem de ser persuadido.

Vegetais e fruta come batata-doce, ma�a, banana (da Madeira, claro!!!), p�ra, pimpinela, cenoura, br�colos, pimentos vermelhos, nabo, beterraba, salsa, alface, alho, ab�bora, couve (embora n�o possa ser muita porque n�o faz muito bem) e mais o que eu conseguir encontrar no supermercado.
Suplementos toma vitamina C e E, levedura de cerveja, kelp, alfafa e �leo de peixe.

Basicamente o c�o come muito melhor e com mais qualidade que eu, que nem que pagassem comeria vegetais v�rias vezes por semana.
Ol�. Como arranjou o kelp e a alfalfa? :)

O �leo de peixe � em c�psulas?
Boa tarde,

o kelp foi fácil de encontrar, bastou-me perguntar na ervanária, assim como o óleo de peixe, que sim, vem em cápsulas. Dá uma trabalheira enorme, além de ser um desperdício. Tenho de perfurar a cápsula para poder dar a medida certa mas depois o óleo espalha-se por todo o lado.
A alfafa foi mais complicada porque não vendiam, mas acabei por descobrir que em português também lhe chamam luzerna. Depois procurei na net e vi que existia numa marca de suplementos, vendidos em farmácia.

Agora ando a pesquisar o óleo de cânhamo para substituir pelo óleo de peixe, porque segundo li tem os rácios ideais de ómega 3 e 6. Mas só encomendado online, por cá não existe.

Esqueci-me de mencionar, o Kiko também come peixe fresco inteiro. Ao início fez-me impressão, mas mesmo com entranhas, vai tudo!!!
"Chegar&aacute; o dia em que os homens conhecer&atilde;o o &iacute;ntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal ser&aacute; considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Sutra
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 6:56 pm

sábado out 31, 2009 9:55 pm

dinodane Escreveu:Quando dou ovos ao Anubis dou-lhos com casca.
E ele come-os? E a casca não faz mal? :o
Eu sou vegetariana e gostava de fazer uma alimentação diferente de ração para a minha cachorra dogue de 3,5 meses, mas acho que me falta o tempo. De vez em quando, para além da ração, dou-lhe um iogurte, um queijo fresco.
Mas sempre, sempre, juntamente com a ração dou levedura de cerveja e clavaderme. E de 2 em 2 semanas glucosamina.
Estarei a exagerar? :o
dinodane
Membro Veterano

sábado out 31, 2009 11:13 pm

Come tudo. A casca é mais um pequeno aporte de cálcio á dieta. Faz bem em dar glucosamina e levedura de cerveja, mas veja se esses ingredientes já não fazem parte da composição da ração.
Já o clavaderme é que não sei o que é. :oops:

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado out 31, 2009 11:43 pm

dinodane Escreveu:...
Já o clavaderme é que não sei o que é. :oops:
Chamei o prestimoso Gervásio e encontrei um tópico muito antigo aqui na Arca que fala do Glavaderme: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... &view=next

:wink:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Responder

Voltar para “Cães”