Sondagem

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder

Quando morre o nosso animal de estimação o que fazer?

Cremação
10
45%
Enterrar num jardim perto de casa
12
55%

Total de votos: 22
carlaaoliveira
Membro Veterano
Registado: terça ago 26, 2003 10:33 am

segunda set 15, 2003 3:33 pm

Qualquer um de nós deve imaginar o quão doloroso é perder os nossos amiguinhos, sejam eles quais forem....

Quando não temos um sítio em casa para o fazer, como devemos tratar os nossos animais depois deles morrerem?
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda set 15, 2003 3:49 pm

Olá

Como vivo na cidade e não tenho nenhum jardim perto de casa onde o possa fazer, acho que a solução da cremação é a melhor. Mas não sei bem como é que se procede nestes casos...
Tenho de confessar que não gosto de falar destes assuntos...

Beijokas
kathleen
Brum
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2003 1:23 pm

segunda set 15, 2003 3:59 pm

Olá
Dos meus dois gatinhos que há morreram, foram os dois enterrados no jardim, um foi enterrado no jardim de minha casa ( na altura não viviamos em apartamento)o outro como não o queria deixar no vet. trouxe-o e enterrei-o num monte perto de minha casa, aonde ninguem vai , nem é permitido construir. Tive também um passarinho que morreu e fizemos o funeral num vaso na varanda que ainda hoje lá está.
Junto-me também à Kathleen , não gosto muito de relembrar estas situações que como ó óbvio custam muito.

Beijinhos
carlaaoliveira
Membro Veterano

segunda set 15, 2003 4:02 pm

Olá Kathleen,

Pois para mim esse assunto também me incomoda bastante e nem gosto de falar desse assunto.

O que me leva a colocar essa questão é realmente saber como agir e não ficar sem saber o que fazer.

No passado dia 16 de Agosto morreu uma das minhas hamsters.Ela estava doentinha e levei-a ao vet.passou lá a noite mas não resistiu.Quando telefonei para lá de manhã ele deu-me a noticia e disse para passar lá para falarmos.

Quando lá cheguei, ele tinha embrulhado a Shakira numa gase e perguntou o que queria fazer.

O meu caso é semelhente ao teu e não tinha grandes alternativas pois moro num apartamento e não tenho jardim.

Ele perguntou se queria que fosse cremada porque para além de ser menos traumatico para mim.

Custou-me muito deixá-la lá para ser cremada e não poder fazer-lhe um cantinho onde pudesse ir lá prestar-lhe algum tipo de homenagem mas realmente assimfoi menos desgastante para mim. :cry: :cry:
Miau
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães (Ming-Xu, Fofinha e Nina) e Gatos (Tico, Pitoxo, Magrezas, Shano, Alex, Mikinhas, Lisa e BC)

segunda set 15, 2003 4:22 pm

Os meus animais são enterrados em locais onde não é permitida a construção e de dificil acesso (reservas naturais). A minha gata Becky foi enterrada num sitio muito bonito com vista para o mar, que é o meu refugio quando preciso estar sozinha.

A cremação é uma boa solução, mas não tenho coragem para entregar os meus amigos.

Miau
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

segunda set 15, 2003 4:29 pm

Olá

Bem, eu não gosto mesmo de falar disto, mas concordo que é bom saber o que fazer. No caso de cremação não nos dão as cinzas?

Beijokas
kathleen
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

segunda set 15, 2003 4:57 pm

O mais correcto ( em termo de higiene)deverá ser a cremação. Só que cá (Faial) essa alternativa não existe (não existe forno crematório). Por isso a Maia foi enterrada no fundo do nosso quintal. Por um lado é bom saber onde está, ainda por cima ela adorava ficar no quintal a brincar por isso penso sempre que ela gostaria que aquela fosse a sua última morada.
Moka
Membro
Registado: sexta mai 09, 2003 3:56 pm

segunda set 15, 2003 5:13 pm

Olá a todos

É sem dúvida um assunto muito delicado para todos nós. Quando o Teco foi operado pela 2ª. vez, a minha mãe sugeriu que fosse ao Zoo para me informar sobre o cemitério para animais. Havia o receio de, por ser obeso, o coração não resistir à 2ª. anestesia geral no espaço de poucos meses...Temos amigas cujos animais estão lá enterrados. Não fui capaz de o fazer, pois achei que seria um mau presságio estar a informar-me sobre o que fazer com o corpo do meu Teco quando ainda havia esperança.

Agora, infelizmente o tumor voltou a crescer e o Teco não pode ser novamente operado, devido à localização do mesmo :( . Por isso pensei em ligar ao Zoo e saber como fazer para adquirir uma campa... mas falta-me a coragem. Nem consigo pensar nisso. É muito doloroso, mas mesmo assim, quando chegar essa hora, gostaria que a sua última morada fosse o Zoo, pois moro em Lisboa e tenho receio de o enterrar num local, onde mais tarde possam construir algo.
patupi
Membro
Registado: quarta mai 28, 2003 11:24 am

segunda set 15, 2003 9:21 pm

Tenho tido, infelizmente, alguns desgostos com os meus bichicnhos. Como temos uma casa de campo, tem sido no quintal dessa casa que temos enterrado os nossos bichos :cry: .
Não me imagino a cremá-los ou a deixá-los no veterinário para serem enterrados.
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda set 15, 2003 9:41 pm

Olá!

Acho que a melhor solução é a cremação, uma vez que é mais higiénico em termos de saúde pública, principalmente quando os animais morrem com doenças contagiosas.

Quando o meu Átila morreu, em Outubro passado, mandei cremá-lo pois seria difícil encontrar um local para enterrar um cão com 50Kg... Mas até há alguns anos atrás, como tinha casa com quintal, todos os meus animais de estimação foram lá enterrados...

Para quem queira saber, a Fundação São Francisco de Assis, em Cascais, faz cremações individuais, uma vez que normalmente os vets enviam os cadáveres para os canis municipais, onde são cremados em conjunto com outros bichos.

É difícil falar e pensar nestas coisas, mas em termos práticos dá jeito estarmos preparados para um imprevisto e já ter a solução mais cómoda para cada um em vista para quando há algum azar...

Beijokas!
Susana
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

segunda set 15, 2003 10:33 pm

:( :( :( :( :( :(

Também não gosto de falar nisto .... Lembrei-me logo do meu querido Vânias ... :( :( :( :( :( :( :(

Fui enterrá-lo num monte perto (o Monte da Virgem), aos pés de uma árvore .... e até gravei na casca o nome dele ...
Mas aconteceu uma coisa horrível ... passadas algumas semanas .... um dia que fui lá (ia lá de vez em quando, para estar um bocadinho mais "perto" ... ) algum animal, cão vadio, presumo, tinha-o desenterrado ... :( :( :( :( :( :( :( :( :( Tinhamos cavado ainda razoavelmente fundo, e eu tinha-o embrulhado na mantinha dele ....
Nem vos conto o que me doeu ....
Tapei-o novamente e fui a casa buscar um saco de viagem já usado (devia ter-me lembrado disso em primeiro lugar ... mas não me ocorreu que pudesse acontecer algo semelhante ...) meti-o lá dentro, e desta vez ainda se enterrou mais fundo ...

Não ... não gosto de falar e lembrar estas coisas ....
:( :( :( :( :( :(
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
carlaaoliveira
Membro Veterano

terça set 16, 2003 9:04 am

Pois é, este assunto doi a qualquer um de nós.
É muita sorte quando temos um cantinho em casa onde podemos colocar os nossos amiguinhos e poder visitá-los e embelezar a sua ultima morada.Parece que assim conseguimos sentir a sua presença eternamente.Infelizmente nem todos têm essa sorte e terão de haver alternativas de modo a ficarmos bem connosco mesmo, daí colocar esta questão a todos quem sabe se este tópico não servirá um dia (espero que muito longe) de ajuda para quando estivermos sem saber o que fazer.

Desculpem mas temos de saber o que fazer.

Beijinhos a todos. :?
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça set 16, 2003 9:28 am

É horrivel só de pensar... Não duvido que a cremação seja a opção mais higiénica, mais prática e tudo o mais, mas eu confesso que não estou preparada para deixar ir os meus bichinhos assim.
Todos os meus bicharocos, incluíndo um peixinho vermelho, teem tido um final "digno" (para mim, atenção que não estou a dizer que a cremação não o é). Mas acho algum conforto em saber que eles estão debaixo de uma árvore em casa de familiares, visto que moro num apartamento. Sp que posso dedico-lhes uns minutinhos de homenagem. :)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Cleopatre
Membro Veterano
Registado: quinta mar 27, 2003 4:29 pm
Localização: Gata europeia tigrada tricolor (Anaïs) e 2 gatos europeus blottered (Matisse e Ankh)

terça set 16, 2003 9:56 am

Também sofro bastante quando falo destes assuntos... Aos 7 anos tive um cãozinho que durou pouco mais de 6 mêses. Já o adoptei doente mas achei que um bom veterinário conseguiria curá-lo. No entanto isso não aconteceu e o Doggy acabou por ser abatido. Na altura os meus pais não me contaram exactamente o que ele tinha e o que lhe fizeram. Só me lembro de o levar para a clínica e de nunca o ter ido buscar... Presumo agora que ele tenha sido cremado.
O meu segundo cão morreu aos 8 anos com Leishmaniose mas só 2 anos mais tarde é que vim a saber que tinha sido essa a causa. Nenhum dos veterinários soube identificá-la porque a doença era ainda praticamente desconhecida (já lá vão 11 anos). Fui eu que o encontrei morto e nem pensei duas vezes: abri uma cova nas traseiras do quintal dos meus pais. Pouco depois chegaram eles e ajudaram-me sem quaisquer objecções à minha decisão. O Nice ficou connosco e lembramo-lo cada vez que olhamos para o local.
Sei que a lei proíbe os enterramentos de seres vivos em zonas habitacionais. Há mesmo multas para aplicar a quem incorra nas transgreções. De facto, em termos de saúde pública, é extremamente perigoso porque atrai bicharada (ratos e outros) e permite a disseminação de doenças - aliás foram essam razões que levaram à lei de proibição dos enterramentos humanos nas igrejas. No entanto, é muito difícil resistir a fazê-lo quando temos um quintal grande...
Quando chegar a altura dos meus gatos (que seja só daqui a muitos anos!) não sei se os meus pais ainda terão a vivenda. Se não tiverem, ou se a lei for tenaz, acho que vou optar por enterrá-los num local semelhante ao escolhido pela Miau, onde eu possa "visitá-los" com tranquilidade e vendo uma paisagem bonita, de preferência protegida e sem perigo de construção imobiliária. A cremação é-me extremamente dolorosa pois tive de enfrentá-la com os meus avós paternos. Custou-me horrores ver um caixão com uma pessoa de 1,88m (o meu avô) ou 1,65m (a minha avó) entrar no forno crematório e saír de lá 1 hora mais tarde reduzida a uma urna de cinzas... Não quero voltar a sentir isso, nem com os meus gatinhos!
speedy666
Membro
Registado: sexta dez 14, 2001 6:40 am

terça set 16, 2003 7:21 pm

boas

peço desculpa mas este topico ta muito triste :cry:
apesar dos meus amigos serem jovens e de gozarem de boa saude muito honestamente ja me passou isso pela cabeça e doi muito :cry: so de pensar que isso pode acontecer claro que é inivitavel, mas como sou uma pessoa que dá mais valor as nossas companhias mais que aos humanos sinto-me como uma criançinha a falar sobre isto.
mas sinceramente nao sei o que fazer mas possivelmente optarei por enterra-los num sitio bonito para que possam descansar em paz ......

desculpem-me mas nao sou capaz de continuar
:cry:
Responder

Voltar para “Gatos”