PASTOR ALEMÃO - UM BECO SEM SAÍDA?

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Pastor Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça set 16, 2003 11:04 am

mjoaomarques Escreveu:
Olá José Carlos,

Na minha opinião, assim que se "restaurasse" a raça, seria fundamental um programa de reinserção do pastor alemão nas zonas rurais por parte da APCPA ou de algum grupo de criadores.
Olá Maria João

Eu acho que esse programa deveria ser desenvolvido quanto antes de modo a que as pessoas se apercebessem do carácter funcional da raça enquanto raça de trabalho e não ficassem atidas apenas aqueles cãezinhos , muitas vezes amorfos , que viram dar umas voltinhas num ring.

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 16, 2003 12:09 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 11:33 am, editado 2 vezes no total.
boerboelfan
Membro Veterano

quarta set 17, 2003 11:56 am

jcsousa Escreveu:

Eu penso que o caminho correcto será aproveitar os benefícios e a experiência acumulados por linhas de trabalho e beleza de modo a ganharmos temperamento sem perdermos estrutura.
Absolutamente de acordo.Todavia os criadores virados para as linhas de beleza se calhar não têm grande incentivo na reintrodução das qualidades de trabalho do PA.Enquanto venderem assim.........
jcsousa Escreveu: E, falando de temperamento, convém sublinhar que, separando os instintos/qualidades, considerando-os isoladamente, haverá sempre outras raças melhores... Ao fim e ao cabo essa é a grande virtude do PA não ser o nº1 em nada, mas ser o nº2 em tudo.
Sem dúvida. Por isso o PA é a raça mais polivalente ( e para mim que sou suspeito :) a mais inteligente ).

Saudações
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta set 18, 2003 12:28 pm

boerboelfan Escreveu:
jcsousa Escreveu:

Eu penso que o caminho correcto será aproveitar os benefícios e a experiência acumulados por linhas de trabalho e beleza de modo a ganharmos temperamento sem perdermos estrutura.
Absolutamente de acordo.Todavia os criadores virados para as linhas de beleza se calhar não têm grande incentivo na reintrodução das qualidades de trabalho do PA.Enquanto venderem assim.........
jcsousa Escreveu: E, falando de temperamento, convém sublinhar que, separando os instintos/qualidades, considerando-os isoladamente, haverá sempre outras raças melhores... Ao fim e ao cabo essa é a grande virtude do PA não ser o nº1 em nada, mas ser o nº2 em tudo.
Sem dúvida. Por isso o PA é a raça mais polivalente ( e para mim que sou suspeito :) a mais inteligente ).

Saudações
Também eu estou absolutamente de acordo.

E falando da inteligência do PA, têm histórias reais para contar? Acho que era interessante abrir um tópico que servisse de cartão de visita a este fórum, com feitos dos nossos cães. O que acham?
Maria João
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta set 18, 2003 3:24 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 11:36 am, editado 2 vezes no total.
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta set 19, 2003 12:02 pm

Bem, quando eu andava na escola, definia-se inteligência como a capacidade de relacionar coisas. Não sei se actualmente ainda é assim definida, é o que dá já ser "cota". 8)
Segundo aquele conceito não tenho dúvida nenhuma que o pastor alemão é dotado de inteligência. E, como exemplo, passo a contar a seguinte história do Polo quando tinha uns cinco, seis meses:

Era quase Inverno, e eu e uma das minhas irmãs, estávamos sentadas ao sol, a dobar lã em novelos para depois, tricotar uma camisola. O Polo, cachorro como era, achava que os novelos eram bolas óptimas para brincar. Como os ralhetes não eram suficientes para o manter quieto, optámos por entrar em casa deixando-o no quintal. Passado cerca de uma hora ouvimo-lo ganir aflito e como não acorria à chamada pelo nome ou ao assobio, fomos procurá-lo. Encontramo-lo na "Tulha", onde o meu pai tinha as ferramentas, de barriga para cima, de tal maneira enredado num novelo de corda grossa, que não se conseguia mexer. O que para mim é mais relevante é que o meu pai tinha "milhões" de coisas nesse anexo mas era extremamente meticuloso na arrumação das coisas dele. O cachorro teve que ir debaixo de uma prateleira e puxar uma caixa de madeira aberta para escolher (do monte de cordas e guitas que o meu pai tinha nessa caixa) o novelo de corda que pretendia. :D
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta set 19, 2003 12:18 pm

Olá,

Queria só dizer que o nosso fórum está de parabéns. O motivo? Levaram a que uma pessoa a pensar em comprar o primeiro cão (pastor alemão, está claro ;) ), ao lê-lo, se tivesse apercebido de que a compra não é tão simples como parece e contactou-me a pedir alguns conselhos de como havia de proceder.

Fiquei muito contente e com a esperança de que, se realmente fosse possível veícular algum tipo de informação e formação nas escolas, muitos dos males com que hoje nos deparamos pudessem ser minimizados no futuro.
Maria João
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta set 19, 2003 2:57 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 11:37 am, editado 1 vez no total.
boerboelfan
Membro Veterano

sexta set 19, 2003 3:29 pm

mjoaomarques Escreveu: Bem, quando eu andava na escola, definia-se inteligência como a capacidade de relacionar coisas. Não sei se actualmente ainda é assim definida, é o que dá já ser "cota". 8)
Bem vinda ao clube Maria João :).
Num sentido lato parece-me que essa definição serve.Os cães "pensam" essencialmente por associativismo isto é tomam determinada actuação aprendida face a determinado estímulo.Todavia, há aqueles que conseguem ir mais além e discorrer alternativas de actuação perante determinadas situações.Na minha opinião o PA está indubitávelmente nesta última categoria.Não é só demonstrar uma facilidade de aprendizagem muito elevada mas conseguir encontrar uma alternativa de actuação para além do que foi a aprendizagem de demonstração.

Entre várias houve uma história do meu PA engraçada.
Há cerca de dois anos encontrei um cão de porte médio/grande ( soube depois ser um cruzamento de Boxer com Castro Laboreiro) no relvado da casa em frente da minha.Muito magro e sem força para se mexer o cão mostrava o estado de desidratação em que estava.Levei-o ao vet tendo ficado um dia a soro e como apesar de ter perguntado a toda a gente e posto avisos na zona ninguém apareceu lá tive que me decidir a ter mais um inquilino em casa.Não foi fácil porque o PA e a Rott não aceitavam um outro cão já adulto ( felizmente na altura ainda não tinha o BB).Alimentei-o e comecei a ensinar-lhe os hábitos da casa todavia tinha que o manter separado dos outros porque senão matavam-no.
Ao fim de uma semana apareceu a dona quando eu o andava a passear na rua e depois de provar que o cão era seu ( tinha fugido) devolvi-o.Porém volta não volta o cão fugia ( a srª mora a cerca de 1 km de minha casa) e vinha sempre para a minha porta. Numa dessas vezes eu vinha de passear os meus quando quase á minha porta eis senão aparece o cujo dito de repente.Antes de eu poder fazer ou dizer algo já o meu PA se lhe tinha lançado ao pescoço derrubando-o e imobilizando-o.Pensei eu era uma vez um cão ( até porque o meu PA já furou três cães em três situações em que indo ele com trela o atacaram).Qual não foi o meu espanto o PA não lhe fez a mínima beliscadura apenas o mantendo imobilizado parecendo saber que o dono tinha algum apreço por aquele cão.

Saudações
boerboelfan
Membro Veterano

sexta set 19, 2003 3:34 pm

mjoaomarques Escreveu: Olá,

Queria só dizer que o nosso fórum está de parabéns. O motivo? Levaram a que uma pessoa a pensar em comprar o primeiro cão (pastor alemão, está claro ;) ), ao lê-lo, se tivesse apercebido de que a compra não é tão simples como parece e contactou-me a pedir alguns conselhos de como havia de proceder.
Acho que estamos todos de parabéns porque se essa preocupação se estendesse á maioria dos potenciais compradores evitar-se-ia grande parte dos problemas que depois verificamos.
Espero que a Maria João lhe tenha feito ver que o PA não é cão para toda a gente e que melhor que um PA só mesmo.............dois PAs :)

Saudações
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

segunda set 22, 2003 3:01 pm

...
Última edição por jcsousa em quarta mai 19, 2004 11:40 am, editado 1 vez no total.
mjoaomarques
Membro Veterano

sexta set 26, 2003 12:13 am

jcsousa Escreveu: ...
Inteligência? Instinto de guarda? Deem-lhe o nome que quiserem... o certo é que nunca lhe ensinei esse comportamento!
...
Um abraço para todos

José Carlos
A Nina impede o Ricardinho (quase três anos) de sair do quintal interior. Quando ele tenta abrir o portão ou segura-o pela roupa ou senta-se em frente dele a ladrar alto. :D

boerboelfan Escreveu: ...
Os cães "pensam" essencialmente por associativismo ...
O meu marido adora brincar com o Bonga com uma corda comprida e grossa, cheia de nós. Diz "Puxa" e medem forças um com o outro até que, quem o ganha, tem o direito de fintar o outro. :roll: Há uns meses atrás, estávamos a fazer a ligação do esgoto ao colector na estrada. Os homens tinha feito uma vala funda e estreita para, no dia seguinte enterrarem os canos. Ao fim do dia, o meu marido a verificar as obras, escorregou e caiu para dentro dessa vala. Não conseguia sair. Tentou atirar o casaco pela borda para o Bonga o puxar mas estava a demasiada profundidade. O Bonga não se atrapalhou. Antes que o meu marido tivesse tempo de lhe dar a ordem para me chamar, foi buscar a tal corda e lá conseguiu puxar o dono para fora. :D
Maria João
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado jun 25, 2005 12:31 am

Bom fim de semana
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Akbash
Membro Júnior
Registado: quarta set 25, 2002 7:20 pm

terça out 18, 2005 5:56 pm

Boas a todos,

Alguém sabe explicar a razão para os posts do membro Jcsousa aparecem com (...).

No seguimento do que discutiam e também para entender melhor a discussão entre linhagens de beleza vs trabalho, propunha-vos que acedessem a este site http://www.kraftwerkk9.com.

Parece-me que tem excelentes cães, tão belos como capazes para o trabalho.

Na minha opinião, a mera apreciação estética, ângulações, tamanho, peso é insuficiente para avaliar todas as características de um cão de trabalho. Como tal se fosse escolher um cão de pastor alemão, preferia um filhote de cães como os que se vêm no site, ao filhote de cães que apenas ostentássem títulos de beleza.

Gostava de ouvir comentários....
HelderMachado
Membro
Registado: quinta mai 12, 2005 9:01 am

quarta out 19, 2005 9:26 am

Akbash Escreveu: Alguém sabe explicar a razão para os posts do membro Jcsousa aparecem com (...).
Também gostava de saber o que se passa :roll: . Sempre que encontro uma discussão interessante neste fórum, as coisas terminam desta forma.

Cumprimentos

HM
Responder

Voltar para “Pastor Alemão”