Ração adequada p/ Leão da Rodésia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sábado out 31, 2009 3:00 am

Por ser um sub forum que inclui esclarecimento de dúvidas,

Em Junho do corrente ano resgatei um casal de Leões da Rodésia de um canil de abate, não entraram no canil juntos, ele entregue por uma associação de solidariedade, a cadela recolhida das ruas, esta última situação difícil de confirmar. Fui buscar um..saí com dois!

No decorrer destes meses ambos ficaram alojados em hotel afim de os recuperar e posteriormente procurar uma família que se apaixonasse por eles tendo sempre em mente a ambição deuma adopção conjunta, pois tornaram-se inseparáveis.
O macho saiu do canil em estado lastimoso, muito magro, segundo o vet com menos 8 a 10 Kgs do que deveria ter. A cadela bem mais saudável.
Após consulta vet, testes realizados ao macho confirmaram febre da carraça já em estado avançado. Teste para Leschamnia deu negativo em ambos. Ao macho (como se o azar não chegasse, exame vet provou a existência de um testículo recolhido).

Após uma longa batalha para a recuperação do macho, e se tudo correr como previsto, ele será castrado.
A cadela já foi esterilizada.

Mas no meio de tanto peripécias e despesas avultadas, bem como de uns telefonemas sem grande interesse no que tinha em mente para a adopção, caiu do céu a tal família que tanto ambicionei para eles.

O Oji e a Amara estão adoptados e irão ficar juntos mas só partirão para o seu novo lar após o plano de recuperação estar concluído, que inclui a vacinação e a castração do macho, o que prevejo apenas para finais de Novembro.
Neste espaço de tempo os novos donos estão a fazer alterações na residência que inclui melhores condições de segurança (subida de gradeamentos à volta da habitação) e compra do seu enxoval. Muito está a ser feito para os receber, aliás pedir mais será impossível.

Apesar de os futuros donos tudo lerem sobre a raça, há ainda a dúvida sobre a melhor nutrição para eles, considerando igualmente o custo/qualidade dentro de uma ração adequada e é neste ponto que gostaria de obter alguma ajuda/conselhos de quem sabe pela experiência com cães de porte grande, dado que este tópico será consultado pelos adoptantes, que bem aguardam por algum feedback ao pedido mencionado.(ainda hoje à noite voltaram a perguntar se já tinha aberto o tópico)

Será importante referir que segundo estimativas do médico vet, a Amara terá cerca de dois ano e meio e o Oji dois anos de idade, não esquecendo o ponto importante de que ambos estarão esterilizados, o que penso ser um ponto importante na nutrição.

Agradecia mesmo alguns esclarecimentos/conselhos sobre a nutrição.
Obrigado
Taro
Taro
Membro Veterano

domingo nov 01, 2009 12:50 am

Ninguém para dar alguns conselhos? :roll:
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

domingo nov 01, 2009 1:04 am

Eu acho que o vet é a melhor pessoa para dar essa ajuda que precisa.
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

domingo nov 01, 2009 1:43 am

Tendo em conta o passado deles, o melhor mesmo é perguntar no veterinário se algum deles precisa de alguma ração específica, ou se está tudo bem com eles e não necessitam desse tipo de rações.
Se estiver tudo bem, é uma questão de os donos verem quanto podem gastar por mês em ração, que a partir daí já se torna um pouco mais fácil conseguir um melhor compromisso entre preço e qualidade.

Em relação ao facto de serem esterilizados, existem animais que ficam com problemas e outros que não. Muitas das rações que dizem ser para animais esterilizados não passam de marketing.
Como vão ser esterilizados, é importante que os futuros donos tenham atenção às doses de ração e ao exercício físico para que não engordem.
Taro
Membro Veterano

domingo nov 01, 2009 2:58 am

Obrigado pela resposta.

Até ao momento nenhuma ração específica da linha vet foi recomendada.
A Amara já foi esterilizada há aproximadamente dois meses e contrariamente ao esperado, não engordou, mantendo o mesmo peso, sendo uma cadela muito activa e corre com uma agilidade que a todos surpreende. O macho irá ainda ser castrado.
Numa primeira fase irão seguir para escola de treino para aulas de sociabilização o que está confirmado.

A questão é se valerá a pena investir numa ração para animais esterilizados ou se valerá mais a pena seguir uma linha de nutrição normal, o que aqui coloca-se a questão da dose recomendada.
Supondo que no saco diz que para um animal de 45kgs a dose diária deverá ser X..por estar castrado poderá ter maior facilidade em engordar o que assim sendo, implica uma redução na dose estimada..mas será que essa redução é aconselhada? será que satisfaz as necessidades alimentares diárias do cão pois muitas das vezes o que acontece é que nem a redução da ração fará efeito num cão castrado o que aqui fica sempre a dúvida se tal redução na ração, para além de nada fazer, ainda possa vir a originiar implicações negativas na saúde do cão por não estar a comer o recomendado/dia.

Quanto a rações aconselhadas por vets, muito frequentemente as rações aconselhadas são apenas e exclusivamente as que vendem: Royal Canin, Hills entre outras, o que penso sair muito caro na alimentação de dois RR, daí o pedido de alguma ajuda pois há outras rações boas com custo mais acessível, mas que não conheço.
EUROPWOLF
Membro
Registado: quarta jul 08, 2009 4:03 am

domingo nov 01, 2009 3:52 am

Em relação às doses diárias recomendadas, poucos ou nenhuns são os casos que conheço que sigam a dose exacta. Normalmente vai-se adaptando a dose às necessidades dos animais...e não vi nenhum com problemas por fazê-lo.

Se o cão com exercício físico adequado para ele (que deve ser feito não só por ser castrado, mas também para o bem estar do animal que todos eles precisam da sua "dose" de exercício diária) não engordar com a dose que lhe esiverem a dar na altura, então não há necessidade em diminuirem a dose.
Se engordar, mesmo com o exercício adequado, então têm que ir reduzindo um pouco a dose que não faz mal nenhum.

Em relação às rações para esterilizados, os donos que as compram fazem-no mais para não ficarem com a consciência pesada ao "prevenirem" alguns problemas resultantes das esterilizações.
Existem veterinários que dizem que isso não vale a pena, outros que estão sempre a tentar que as pessoas comprem os seus produtos, etc...
A decisão final vai sempre ter que ser a dos donos.

Sendo logo 2, acaba por sair um pouco dispendioso, e é diferente de se recomendar a ração x ou y para um único cão, porque neste caso uma só saca provavelmente pode não durar um mês.
mar70
Membro Veterano
Registado: terça ago 18, 2009 8:10 pm

domingo nov 01, 2009 12:31 pm

Taro Escreveu:Obrigado pela resposta.

Até ao momento nenhuma ração específica da linha vet foi recomendada.
A Amara já foi esterilizada há aproximadamente dois meses e contrariamente ao esperado, não engordou, mantendo o mesmo peso, sendo uma cadela muito activa e corre com uma agilidade que a todos surpreende. O macho irá ainda ser castrado.
Numa primeira fase irão seguir para escola de treino para aulas de sociabilização o que está confirmado.

A questão é se valerá a pena investir numa ração para animais esterilizados ou se valerá mais a pena seguir uma linha de nutrição normal, o que aqui coloca-se a questão da dose recomendada.
Supondo que no saco diz que para um animal de 45kgs a dose diária deverá ser X..por estar castrado poderá ter maior facilidade em engordar o que assim sendo, implica uma redução na dose estimada..mas será que essa redução é aconselhada? será que satisfaz as necessidades alimentares diárias do cão pois muitas das vezes o que acontece é que nem a redução da ração fará efeito num cão castrado o que aqui fica sempre a dúvida se tal redução na ração, para além de nada fazer, ainda possa vir a originiar implicações negativas na saúde do cão por não estar a comer o recomendado/dia.

Quanto a rações aconselhadas por vets, muito frequentemente as rações aconselhadas são apenas e exclusivamente as que vendem: Royal Canin, Hills entre outras, o que penso sair muito caro na alimentação de dois RR, daí o pedido de alguma ajuda pois há outras rações boas com custo mais acessível, mas que não conheço.

ola

eu falo pelo q tenho em casa que apesar de nao ser leao da rodesia é uma boerboel q em termos de caracteristicas se assemelha um pouco c o leao da rodesia. tb passei pela royal, purina, etc as q mais vendem. tb é muito pesada a minha kira e esta agora com 68,700kg.
E devo dizer q tenho muitos melhores resultados com a ração q uso agora do q com as marcas mais conhecidas. tem uma boa relação qualidade/preço. é uma ração premium e ve-se bem nas fezes e na energia da cadela. mesmo assim a minha come 800 gr por dia mas tb é gulosa. ehehehehe
a ração é a sportmix high energy. como eles estao em recuperação poderao comer esta durante muito tempo e depois ir para a normal. acho q é muito equilibrada a composição. é uma ração 28/16 ou seja 28 de proteina e 16 gordura. ate pq vem ai o frio e eles ainda estao em hotel.

quem ja me tinha falado muito nesta ração foram umas pessoas amigas q sao criadores de pastores alemães. eu mantive mto tempo a royal e tenho fezes mto melhores e pelo muito melhor com esta e logo desde a 1ª semana. adaptouse muito bem a minha kira
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

domingo nov 01, 2009 7:35 pm

olá mag ;)

eu não me preocuparia muito com o facto de serem castrados mais que o facto de o macho ter tido febre da carraça e, segundo o que dizes, em estado avançado.

isto porque muitas vezes é uma doença que deixa 'mazelas' no fígado e no baço. aconselhava a fazer uma análise bioquímica (talvez aproveitar pré-cirurgia) e uma ecografia para ver se estes órgãos não estão aumentados, ou aproveitar a laparotomia exploratória para remoção do testículo recolhido e o médico avaliar fisicamente esses orgãos especificamente. a ecografia também pode ser feita antes da cirurgia para ver se encontram o testículo, mas poucos o fazem.

a partir daí pede conselho ao vet.

se não houver problema com esses orgãos ou outras complicações relacionadas com a doença que eles teve ou com a cirurgia, acho que podes seguir o conselho que foi dado antes, de darem uma ração gama fisiológica e manter se tiver bons resultados e se não for contra recomendação do vet ;)
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
Responder

Voltar para “Cães”