Seguro para Cães Perigosos Vai Ser Obrigatório

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

catw
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 3:17 pm
Localização: 1 cão, 5 gatos residentes , 1 visitante, 2 penduras
Contacto:

terça set 16, 2003 9:48 am

No Público...

http://jornal.publico.pt/2003/09/15/Sociedade/S20.html

Vamos ver para onde é que estamos a caminhar...
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça set 16, 2003 10:10 am

Olá!
Independentemente de ser ou não obrigatório, eu queria fazer um seguro não só de responsabilidade civil por danos a terceiros, mas também que cubra acidentes, doenças, operações... Alguém me pode dar uma sugestão em termos de companhias de seguros mais económicas para realizar este tipo de seguro? Tenho 3 cães, por isso procuro uma solução bem baratinha...
Saudações caninas e felinas!
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça set 16, 2003 10:12 am

Olá catw

O seguro de responsabilidade civil é obrigatório para animais potencialmente perigosos conforme decorre do Artº 63 do D/L 276/2001. A questão que se coloca com este D/L está na âmbiguidade de definição de animal potencialmente perigoso.

Saudações
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça set 16, 2003 10:46 am

balinho Escreveu: Olá!
Independentemente de ser ou não obrigatório, eu queria fazer um seguro não só de responsabilidade civil por danos a terceiros, mas também que cubra acidentes, doenças, operações... Alguém me pode dar uma sugestão em termos de companhias de seguros mais económicas para realizar este tipo de seguro? Tenho 3 cães, por isso procuro uma solução bem baratinha...
Olá. Como sabes tenho também duas Rotts, e andava também a pensar fazer um seguro. Como não temos muitas hipóteses, tens que fazer a pergunta de outra forma, quais são as companhias de seguros que fazem este tipo de seguros? E não quais são as mais baratinhas... :D
Fiquem bem
catw
Membro
Contacto:

terça set 16, 2003 10:48 am

Eu sei, o meu cão tem seguro. A minha preocupação era precisamente com a definição de cão potencialmente perigoso...
catw
Membro
Contacto:

terça set 16, 2003 10:51 am

Arcanus Escreveu:
balinho Escreveu: Olá!
Olá. Como sabes tenho também duas Rotts, e andava também a pensar fazer um seguro. Como não temos muitas hipóteses, tens que fazer a pergunta de outra forma, quais são as companhias de seguros que fazem este tipo de seguros? E não quais são as mais baratinhas... :D
Fiquem bem
O cão tem de estar registado na camara municipal - há umas datas especificas para registar os cães - e com o boletim de vacinas em dia - a companhia onde segurei o meu é a Fidelidade, não tenho certeza do valor, mas acho que é 17€ ano... tenho de ver.
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

terça set 16, 2003 11:12 am

catw Escreveu: Eu sei, o meu cão tem seguro.
Olá catw

Posso depreender da sua resposta que é dona de um animal potencialmente perigoso ? :):):)

Saudações
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça set 16, 2003 11:19 am

Ora viva,
Seguros já eu tenho, um para cada um dos meus cães, há muitos anos. Isso não me preocupa e acho que TODOS os proprietários de cães deveriam ter.
O que me preocupa neste artigo é tudo o resto, que vai desde a definição de animais potencialmente perigosos a medidas obrigatórias tais como a esterelização!!!
Falando em definições, isto começa bem!! É que eu começo por não perceber logo o que é um animal potencialmente perigoso. Talvez seja incapacidade minha ou do jornalista que escreveu o artigo, mas alguém me explica o que isto quer dizer:
Oito raças e cruzamentos de raças caninas vão integrar uma lista de animais potencialmente perigosos e os seus proprietários passam a ter de cumprir obrigações especiais.
Então em primeiro lugar diz que temos 8 raças que, independentemente do que quer que seja, são logo à partida classificados como potencialmente perigosos....
Nos termos de um projecto de diploma sobre esta matéria que irá em breve a Conselho de Ministros, é feita a distinção entre animal perigoso - aquele que já praticou um acto de agressão significativo e identificado como tal - e animal potencialmente perigoso, cuja classificação é da iniciativa do seu detentor.
E aqui a classificação como potencialmente perigoso já é da iniciativa do detentor do animal???? Não percebo...em que ficamos?!!
Se eu tiver um Pit Bull e ele estiver na lista das 8 raças é automaticamente potencialmente perigoso, ou só é potencialmente perigoso se eu tiver a iniciativa de classificá-lo como tal?? Isto começa bem!!
Aqui há pouco tempo atrás alguém dizia que o motivo de fazer vir a lume nos media a legislação do Brasil era para nos ir preparando para qualquer coisinha que vinha por aí....parece que não se enganaram ;)
Pena que estas coisas não se saibam nem sejam discutidas antes de virem cá para fora no formato de Lei !! Quando são Leis do trabalho ou outras que tais, há "trozentas" associações a debater isto, a lutar e a procurar evitar que sejam prejudicadas as pessoas. Nestes casos, as associações que representam os proprietários dos cães estão completamete a leste do paraíso! Eventualmente só vão saber quando algum sócio lhes colocar alguma questão sobre o assunto ( a que não saberão responder)!!!

Que Tristeza :(
Abraços
Paulo C.
Última edição por PauloC em terça set 16, 2003 11:22 am, editado 1 vez no total.
balinho
Membro

terça set 16, 2003 11:22 am

[quote=Arcanus]
tens que fazer a pergunta de outra forma, quais são as companhias de seguros que fazem este tipo de seguros? E não quais são as mais baratinhas... :D

Ui! Não pensei que as coisas fossem assim!
De qualquer forma, obrigada pelos esclarecimentos e pelas sugestões!
Saudações caninas e felinas!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

terça set 16, 2003 11:30 am

balinho Escreveu:
Arcanus Escreveu: tens que fazer a pergunta de outra forma, quais são as companhias de seguros que fazem este tipo de seguros? E não quais são as mais baratinhas... D

Ui! Não pensei que as coisas fossem assim!
De qualquer forma, obrigada pelos esclarecimentos e pelas sugestões!
Os meus cães estão seguros na 'Traquilidade'. É um seguro de responsabilidade civil específico para animais. Nunca ninguém me colocou objecções em função da raça ( e está lá escrito que são Rottweiler), mas devo dizer que quando fiz o primeiro seguro o Furst tinha apenas 6 meses (eu sou precavido ;)) e isto quer dizer que já foi há mais de 5 anos. O da Mara foi feito na mesma empresa e também por volta dos 6 meses ( o que quer dizer que tem mais de 4 anos).
De referir que nunca fiz o seguro com receio de ataques a pessoas por parte dos meus cães, mas sim pela montanha de outro tipo de acidentes que eles podem provocar. É que eu acho que quem raciocina em termos dos perigos potenciais estarem sempre associados a mordeduras e ataques e à 'capacidade' de certas raças possuirem menor ou maior gravidade de provocar lesões, não está numa linha de pensamento correcto.

Abraços
Paulo C.
catw
Membro
Contacto:

terça set 16, 2003 11:41 am

Pode dizer-se que sim, eu considero-o perigoso. Ele é grande e impressiona pelo tamanho, as pessoas têm medo.
Costumava correr com ele, o que o levava a correr atrás de toda a gente que via a fazer jogging... Imagine os sustos... Passou a sair, mas de trela - sempre - pq sei que solto, se o chamar desenvolve um tipo de surdez selectiva que o impede de me ouvir. É perigoso por não ser obediente.
Como tem muita força e tenho receio de um dia não o conseguir segurar por qualquer motivo, fiz o seguro.
Há várias forma de perigosidade :-) e com este cão aprendi que a educação é muito, muito importante.
catw
Membro
Contacto:

terça set 16, 2003 11:50 am

Paulo,

O que percebi é que há 8 raças e respectivos cruzamentos que à partida são considerados perigosos. Pode ser o cão mais meigo do Mundo, mas é da raça x, é perigoso. QQ cão de outra raça só é perigoso se o dono disser que é...

Se identificares o teu cão como potencialmente perigoso - acho que vou apagar o meu post - então terás de cumprir uma série de requisitos...
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça set 16, 2003 12:28 pm

Olá
Realmente nas minhas pesquisas as únicas companhias que eu encontrei que fazem esse tipo de seguros são a "Tranquilidade", como o Paulo referiu, e a "Fidelidade". Dos dois não sei qual é o melhor, terei que me informar. Se alguém tiver uma sujestão... Agradeço :D
Fiquem bem
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

terça set 16, 2003 2:04 pm

A Império Bonança também faz seguros de responsabilidade civil para animais domésticos, as minhas cadelas estão seguras nesta empresa.

Mas penso eu, que eles tem (tinham) restrições a algumas raças.

Cmpt

Baixo 8)
JoanaGoncalves
Membro Veterano
Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata

terça set 16, 2003 7:06 pm

Olá! ;)

Os meus canitos estão incluidos num seguro de responsabilidade civil meu na Imperio Bonança mas que inclui a minha familia e os canitos... E pago cerca de 25 Eur anuais... ;)
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>

<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Responder

Voltar para “Cães”