Depois dos nossos melhores amigos morrerem...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
balinho
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça set 16, 2003 10:49 am

Olá a todos!
A questão que trago é triste e algo mórbida, mas como a morte é a única certeza da vida, sei que um dia vou ter de lidar com a perda dos meus melhores amigos (e são 4!) e gostaria de estar minimamente preparada. A questão é: o que fazer com os corpos dos animais?
Esta questão aflige-me, porque 3 dos meus cães são Rottweilers e portanto têm grandes dimensões...
Saudações caninas e felinas!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 16, 2003 10:55 am

Eu enterro-os, embora haja ao que penso firmas que se encarregam da sua cremação.
Cumprimentos
José Carlos
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

terça set 16, 2003 10:59 am

Olá

No forum dos gatos há um tópico com este tema, podes lá encontrar algumas respostas...

Beijokas
kathleen
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

terça set 16, 2003 11:10 am

Oh por favor, não pensem em coisas más, então?! Vamos viver um dia de cada vez com os nossos bichinhos, saboreando ao máximo tudo de bom (e mau tb) que eles nos oferecem.
Mas até vou responder ao tópico, eu ficaria desolada (e vou ficar de certeza) qdo a minha menina for para o paraiso, o meu coração ficará mirradinho s/gota de sangue, a minha menina é a minha vida.
Mas como a vida segue todos os dias em frente, não quero nem pensar nisso. ;)

Felicidade para todos e longa vida
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça set 16, 2003 12:24 pm

Olá
Olha, sei que ainda há pouco tempo houve um tópico exactamente sobre isso, mas não o consegui encontrar...
Aí tudo depende de ti, do que sentes na altura que achas que é melhor fazer. Mas respondendo friamente... como já disseram podes enterrar, podes pô-los no cemitério que há no jardim zoológico de Lisboa, podes enviar os corpos para a Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa, creio também que existem firmas que tratam do enterro, ou mesmo da cremação.
Mas agora deixemos estes assuntos mórbidos de lado, eu gosto sempre de dizer "para morrer basta estar vivo, por isso, para quê nos estarmos a preocupar com isso?"
Fiquem bem
Kafeina
Membro
Registado: sábado jan 25, 2003 7:49 pm

terça set 16, 2003 1:07 pm

Depende de cada um, não é? E da forma como encaram melhor (ou de forma menos dramática...na medida do possivel) essa perda, que por si só já não é nada facil de suportar!

Uma coisa te posso dizer, quando se mora em Lisboa ou no Porto, tem-se a vida mais facilitada, fora das grandes cidades...é tudo mais complicado, mas contornável... e podes sempre tentar informar-te na Camara Municipal da tua região.

Beijocas a todos
balinho
Membro

terça set 16, 2003 1:36 pm

Eu sei que a questão é mórbida e ninguém gosta de falar de morte. Só coloquei a questão mais para saber se existem impedimentos legais a nível sanitário quanto a enterrar animais em terrenos particulares. Já que não são uns animais quaisquer, no meu caso são cães com cerca de 50 kg.
Se calhar vou mesmo contactar a Câmara...
Obrigada pelos esclarecimentos!
angel_mori
Membro Júnior
Registado: sexta ago 15, 2003 6:53 pm
Localização: gata: Faísca(Siamesa) e cadela: Yara(arraçada de chow chow e husky)

terça set 16, 2003 1:48 pm

Oixx!!
Eu vou dar exemplos das minha experiências:
Infelizmente o meu gato(kiko) e a minha porquinha da índia(Bianca) ja foram para o paraiso...e eu nao consigo me conformar como o meu gato morreu pois foi envenenado nao sei como pode haver pessoas tao crueis mas ele inda lutou o fds todo ms nao resistiu :cry:, a minha porquinha da índia morreu velhinha mas custou-me tambem muito mesmo...e enterrei-os nas trazeiras da minha casa onde há um monte!
Mas vive com eles um dia de cada vez nao penses ja na morte!

Beijos,

angel
balinho
Membro

terça set 16, 2003 2:55 pm

Olá de novo!
Não desfazendo as intervenções presentes (que agradeço), aqui está a resposta que procurava!
A 4 de Novembro de 2002, “Sealords” escreveu no tópico “A vida deles é tão curta...” o seguinte:

A deposição de cadáveres no lixo é proibida, embora os bichos pequenos (gatos, coelhos) possam passar despercebidos.
Para quem tem um terreno, pode enterrar (mas é preciso cumprir determinados procedimentos, tal como profundidade da cova, afastamento de linhas de água, afastamento de outras casas).
Quem está encarregue do assunto são os canis municipais. E ou se entregam lá os cadáveres ou se deixam no veterinário (que depois contacta os serviços municipais).
(...) Incinerações só em empresas particulares.

Bem me queria parecer que as coisas não eram assim tão simples...
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

terça set 16, 2003 3:01 pm

Olá!

Eu julgo que a cremação é a solução mais prática e higiénica.
Normalmente, os canis municipais têm forno crematório e juntam uma série de cadáveres para incinerar.

Eu trabalho numa clínica vet e enviamos os bichos para o Canil Municipal de Lisboa.
Sei que a Fundação S. Francisco de Assis, em Cascais, faz cremações individuais para quem deseje guardar as cinzas do animal, mas é substancialmente mais caro.

Eu quando o Átila morreu (rott) deixei-o ficar para cremar pois dificilmente encontraria local adequado para o enterrar. É que com 50Kg, é praticamente como se fosse uma pessoa...

Cumprimentos,
Susana
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça set 16, 2003 4:07 pm

Olá

Estas duas últimas intervenções (balinho e sfigueira) vêm esclarecer a dúvida.
Fui eu que lancei esse tópico há quase um ano "A vida deles é tão curta".
A intenção foi a de saber como proceder, especialmente no caso de um acidente fatal. Como fazer? Mete-se o animal num saco de plástico e deita-se fora? Onde e como?
Tudo isto é arrepiante, não é? É certo que se trata de um animal, mas isso para mim não é significativo. Os meus cães são membros do meu agregado familiar e certamente que não seria de ânimo leve que desvalorizava assim o corpo, desfazendo-me dele de qualquer maneira.
É claro, bem entendido, que não defendo qualquer cerimónia nem qualquer procedimento de algum modo formal ou solene. Nada disso. Já bastam as que se cumprem com os humanos que são sempre uma seca.
Também não pretendo entrar numa lamechice pegada, claro. No entanto, acho que se deve juntar o lado prático e saudável ao lado simbólico, este último mais difícil de concretizar. No fundo, o que acho é que deve existir alguma dignidade no desfazer do corpo. A cremação parece-me a melhor solução.
Lembro-me de o dicas ter referido, aquando da morte do Idéfix, tê-lo mandado cremar e depois ter espalhado as cinzas pelos locais onde costumavam ambos passear.

Ao contrário da reacção de algumas pessoas em relação a este assunto, eu acho que se devem encarar com tempo estes problemas. Na cultura ocidental nós temos horror à morte e contornamos o tema fazendo de conta que ele não existe. Depois logo se verá. Acho isso errado porque depois o tombo é muito maior.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
balinho
Membro

terça set 16, 2003 4:34 pm

Obrigada “Nel”.
Não poderia estar mais de acordo consigo. Não vale a pena fugir, mais tarde ou mais cedo infelizmente isso vai acontecer, e como disse logo no início quero estar minimamente preparada. Não quero que as coisas aconteçam e depois ande a pensar “Podia ter feito isto, podia ter feito aquilo... se eu soubesse...”.
Infelizmente, já lidei com a morte de vários entes queridos (entre os quais o meu pai), e talvez por isso não tenha aquela inibição comum de se falar de temas como este...
Mas voltando ao cerne da questão: a cremação para animais de grande porte como os meus parece-me a solução mais adequada. Mas, alguém me sabe dizer onde poderei encontrar instituições que façam cremação individual na região do Grande Porto?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça set 16, 2003 5:13 pm

Também concordo com o Nel.
A 100%.
A morte dos nossos queridos, é muito difícil de se enfrentar.
É mais fácil se soubermos lidar com a parte prática da questão (a meu ver).

O que me disseram sobre este assunto é que o sr.Cão trata do funeral do animal.
Não sei se tem várias modalidades de funeral, mas (acho eu) que devem ter.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça set 16, 2003 5:19 pm

[quote=balinho]
Mas voltando ao cerne da questão: a cremação para animais de grande porte como os meus parece-me a solução mais adequada. Mas, alguém me sabe dizer onde poderei encontrar instituições que façam cremação individual na região do Grande Porto?
[/quote]

Pergunte no Hospital Veterinário do Porto (perto de Arca d´´Agua). Se não têm esse serviço, sabem de certeza quem tem

José Carlos
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça set 16, 2003 9:39 pm

aisd Escreveu:
O que me disseram sobre este assunto é que o sr.Cão trata do funeral do animal.
Não sei se tem várias modalidades de funeral, mas (acho eu) que devem ter.
Tenho ideia que o "serviço fúmebre" do sr cão nada mais é que pegar no cão e levar para o aterro ou crematório.

Nada como na Holanda onde existe sim um serviço fúnebre, que incliui capelas mortuárias...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”