medo da casota

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Anji
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

terça nov 03, 2009 10:09 am

Olá a todos,
neste fim semana comprei uma casota para a minha BOLINHA.
o problema é que ela tem medo dela.
já consegui que ela lá entrasse lá dentro, "atirando" para lá os brinquedos dela. contudo ela somente vai buscá-los. queria que ela dormisse lá dentro para ficar quentinha, mas ela teima em dormir no chão à porta da cozinha.
ideias para ela perder o medo?
obrigada
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

terça nov 03, 2009 11:25 am

Olá Anji,

sugiro que coloque um colchão dentro da casota com uma manta, se tiver alguma sua que já esteja velha e a cheirar aos donos ainda melhor. Com o frio que se aproxima a sua cadela vai procurar o refúgio acolhedor da casota. Não se preocupe em demasiado, pois a Bolinha vai acabar por se enfiar na casota enroscadinha, é só as noites começarem a ficar mesmo frias!

Boa sorte.

P.S.: leia o artigo sobre manter os cães no exterior e siga as recomendações. Os cães pequenos de pêlo curto não devem ser mantidos no exterior em dias muito frios, se é o seu caso, deverá ponderar um abrigo como uma lavandaria ou um anexo para o pico do Inverno.
Anji
Membro Júnior
Mensagens: 32
Registado: segunda jul 06, 2009 11:01 am

terça nov 03, 2009 11:38 am

muito obrigada, parecem-me boas dicas.
o meu unico problema é que tudo o que seja toalhas, mantas, ela "destrói". é muita activa. talvez tenha mesmo de optar por um "mini colchão".
mais ideias?
LuluB
Membro Veterano
Mensagens: 5500
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

terça nov 03, 2009 12:20 pm

Desistir da casota e aceitar a cadelita dentro de casa. 8)
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

terça nov 03, 2009 5:33 pm

Viva,

Embora o processo de habituação a um canil/casota deva começar o mais cedo possível, deixo-lhe para já algumas dicas:

Caso a casota que comprou seja desmontável (Parte do telhado), coloque apenas a base (se possível num lugar que ela se sinta mais à vontade - Dentro de casa). as refeições, passarão a ser dadas dentro da base da caixa. Caso esta primeira sugestão não seja viável, use apenas a técnica de a comida ser colocada dentro da casota. Nunca force, após a cadela comer ou em qualquer outra circunstancia, que a mesma fique na casota. Este deve ser um processo continuado.

Não recorra a brinquedos, afim de não tornar a entrada e a saída na casota num mero exercício ou, mais grave ainda, criar uma associação dos brinquedos a algo desagradável.

Sempre que possível, sem que a cadela veja, coloque dentro da casota uma guloseima. Um pedacinho de salsicha ou algo similar. Algo diferente do que esteja habituada. Quando ela estiver no quintal acabará por detectar o odor e irá pelo seu pé, investigar uma vez mais a casota. Com o tempo, passará a ser um lugar agradável e sem qualquer complexo para a cadela. A situação que está a passar é um pouco similar à chegada de um cachorro à sua nova casa. Estranha o lugar e que estar próximo de alguém.

Obs. - A colocação de tapetes, nesta fase, apenas irá servir para descarregar a sua frustração e chamar atenção. Cuidado com a ingestão de qualquer pedaço de pano.

Existem canis (tipo parque) cuja dimensão permite que sejam colocados dentro de casa. Pode também ser uma alternativa para a situação que deseja.

Cumprimentos e até breve

Cláudio M. Nogueira
www.amigodorottweiler.com
http://amigodorottweiler.blogspot.com/
http://www.facebook.com/claudio.nogueira
http://twitter.com/AmigoRottweiler
Responder

Voltar para “Cães”