inventando raças
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
No início havia uma cão primitivo. Depois o Homem seleccionou características desse cão, criando as "raças". Finalmente, após as raças defenidas, criaram-se os "estalões", para avaliar a qualidade de cada representante.
Agora, pergunto-vos: como se inventa uma raça?
Como se criam raças novas e com se definem os seus estalões? Qual a utilidade práctica de se criarem novas raças e como que objectivos são criadas?
Agora, pergunto-vos: como se inventa uma raça?
Como se criam raças novas e com se definem os seus estalões? Qual a utilidade práctica de se criarem novas raças e como que objectivos são criadas?
pode ver como se cria uma raça
http://geocities.yahoo.com.br/machariel ... omais.html
http://www.dogbreedinfo.com/doguebrasileiro.htm
nelson
http://geocities.yahoo.com.br/machariel ... omais.html
http://www.dogbreedinfo.com/doguebrasileiro.htm
nelson
Inenta-se misturando raças... quando se chega ao pretendido, começa-se a criar de modo a aperfeiçoar. Os estalões são definidos conforme o que é standard nessa raça nova. Criam-se raças para ajudar o homem no trabalho e mais tarde começaram a criar para companhia (cães pequenos).ladyxzeus Escreveu: Agora, pergunto-vos: como se inventa uma raça?
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Não tenho muita certeza de ter sido assim...ladyxzeus Escreveu: No início havia uma cão primitivo. Depois o Homem seleccionou características desse cão, criando as "raças". Finalmente, após as raças defenidas, criaram-se os "estalões", para avaliar a qualidade de cada representante.

-
- Membro Veterano
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Pois... Passaram-se algumas coisas pelo meio, mas se as contasse com todo o promenor necessário para satisfazer certos leitores nunca mais saia daqui...Florinda Escreveu:Não tenho muita certeza de ter sido assim...

Coloquei este tópico graças a uma conversa (até parecia cena de filme cómico...) que tive com o meu pai, actual guardião dos meus cães. Inventou que queria fazer criação de cães, ao que eu respondi: "Acho que não é muito boa ideia (risos), porque precisas de comprar cães de raça (risos) e de obter informações sobre essa raça (risos) e de gastar tempo e dinheiro, para não teres grande lucro. A não ser que queiras fazer criação das criaturas que temos lá em casa (ainda mais risos)"
A partir desse momento fiquei encarregada de descobrir como se inventa uma raça.
Para este caso concreto: tenho uma matilha de cães, todos de características morfológicas e comportamentais semelhantes (há um padrão). Posso "criar" uma raça nova de cães, a partir destes?
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Porque é que tu e o teu pai querem "criar" uma nova raça? se tens tantas questões é porque nada sabes disso e ele também. A meu ver não é qualquer um que consegue cruzar determinados cães de forma a conseguir outra raça, apurada e com qualidade.A partir desse momento fiquei encarregada de descobrir como se inventa uma raça.
Para este caso concreto: tenho uma matilha de cães, todos de características morfológicas e comportamentais semelhantes (há um padrão). Posso "criar" uma raça nova de cães, a partir destes?
Para já tem de ter uma finalidade, vocês têm? pelos vistos não.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 3:35 am
Pois, mas assim saltaste uma parte importantíssima: o "cão primitivo" ter-se-á espalhado pelo planeta, acompanhando o Homem, e a separação geográfica terá levado ao aparecimento de cães de caracterísiticas diferentes. Da mesma maneira que houve um "homem primitivo", que se espalhou pelo mundo e deu origem a raças humanas diferentes.ladyxzeus Escreveu:Pois... Passaram-se algumas coisas pelo meio, mas se as contasse com todo o promenor necessário para satisfazer certos leitores nunca mais saia daqui...Florinda Escreveu:Não tenho muita certeza de ter sido assim...![]()
Posteriormente, então sim, o Homem começou a reproduzir os cães selectivamente, em função das características que mais lhe convinham, dando origem à grande variedade de raças que existem hoje.
Acho que deve ter sido mais assim, penso eu de que...

-
- Membro Veterano
sea Escreveu:Porque é que tu e o teu pai querem "criar" uma nova raça? se tens tantas questões é porque nada sabes disso e ele também. A meu ver não é qualquer um que consegue cruzar determinados cães de forma a conseguir outra raça, apurada e com qualidade.
Para já tem de ter uma finalidade, vocês têm? pelos vistos não.
Eu não quero criar uma nova raça! Foi uma sugestão a "brincar"! O meu pai sabe alguma coisa de cração de cães, pois já teve uma criação de boxers. Mas isto de criar uma raça nova...
A finalidade principal desta raça (utilizando os nossos cães actuais) seria a caça, pois têm perfil para isso.
Para criar uma raça nova, não basta ter noções de criação.
Depois, é impossível criar raças novas pois a FCI não vai aceitar mais raças de certeza, pelo menos nos próximos anos. Ainda temos raças em Portugal à espera de serem aceites pela FCI, mas esse dia não deve chegar nunca.
Um bom local para criar novas raças são sem dúvida os EUA.
Depois, é impossível criar raças novas pois a FCI não vai aceitar mais raças de certeza, pelo menos nos próximos anos. Ainda temos raças em Portugal à espera de serem aceites pela FCI, mas esse dia não deve chegar nunca.
Um bom local para criar novas raças são sem dúvida os EUA.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Sim, criava uma raça nova, e até tenho um nome para ela.
Que tal rafeiro ?
Que tal rafeiro ?
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm
Então, querem ou não criar uma nova raça?Eu não quero criar uma nova raça! Foi uma sugestão a "brincar"! O meu pai sabe alguma coisa de cração de cães, pois já teve uma criação de boxers. Mas isto de criar uma raça nova...
A finalidade principal desta raça (utilizando os nossos cães actuais) seria a caça, pois têm perfil para isso.
Para quê? Para apurar uma raça de cães de caça? Não achas que já existem bons cães de caça em Portugal, e até mesmo de raças portuguesas?
sabes aquela frase muito antiga? - "quem brinca com fogo queima-se"
Não é por o teu pai ter feito uma criação que sabe o que é o cruzamento de várias raças para apurar uma nova, com diferentes objectivos e mais qualidade.
-
- Membro Veterano
Obrigado. Vou imprimir este tópico e mostrá-lo ao meu pai.
Só um esclarecimento: a ideia não foi minha! Acho que já existem suficientes raças e que multiplicar os meus rafeiros seria um erro! Quando a minha figura paterna levou a sério a brincadeira do "olha! vamos inventar uma raça nova! aí não precisas de comprar cães de raça para criação!" fiquei exactamente assim:
.
De qualquer forma obrigada pelas informações e também pelas críticas!
Só um esclarecimento: a ideia não foi minha! Acho que já existem suficientes raças e que multiplicar os meus rafeiros seria um erro! Quando a minha figura paterna levou a sério a brincadeira do "olha! vamos inventar uma raça nova! aí não precisas de comprar cães de raça para criação!" fiquei exactamente assim:

De qualquer forma obrigada pelas informações e também pelas críticas!