Chinchila Tricofágico

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
nadiass91
Registado: quarta nov 04, 2009 12:07 pm

quarta nov 04, 2009 12:33 pm

Olá a todos!
Este é o meu primeiro tópico, fico feliz em me unir a tal comunidade que é a VivaPets!

Gostaria de tirar uma dúvida, se alguém pode me ajudar: tenho um casal de chinchilas, uma Beige e um Black Velvet. Tenho percebido que meu Velvet está sofrendo de tricofagia (descobri pesquisando hoje sobre isto), pois uma boa parte de seu pelo está totalmente roído.

Ontem de manhã descobri que a fêmea estava grávida, pois foi quando ela deu à luz! :D
Talvez o macho esteja estressado por estar tentando cruzar com a fêmea e ela o expulsava, fazendo-o ficar estressado ou entediado, o que pode ter levado à tricofagia.

Entre outras providências, comprarei uma gaiola maoir e os levarei ao veterinário, mas gostaria da opinião de vocês.

O pêlo roído de um chinchila crescerá novamente?

Muito obrigada pela atenção! :wink:
Malva
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2008 9:42 am

quarta nov 04, 2009 8:19 pm

O melhor será fazer a sepração dos machos e das femeas, se nao vai continuar a ter ninhadas e mais ninhadas.

QUanto à outra quesato nao sei ajudar visto nao ser entendido nas chinchilas...
http://mundodastartarugas.forumpratodos.com - Forum Tartarugas
<u><strong /></u>
VSGR1979
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 3:46 pm

quarta nov 04, 2009 8:33 pm

Boa noite!

Tenho uma pergunta a fazer-lhe: isto é a primeira vez que acontece? Observou como é que lhe foi removido o pêlo? Sinceramente não acredito que o seu macho esteja a sofrer de tricifagia. A tricofagia é algo defícil de diagnosticar uma vez que nem sempre é fácil para os donos perceber em que momentos e como é que o "roer" do pelo acontece, para além de ser extremamente difícil de tratar dada a dificuldade em perceber-se o que pode estar a provocar a tricofagia. Um simples ruído que exista em casa, por exemplo, pode ser motivo para a tricifagia. Pode ser uma situação passageira. Poucas horas após o parto a fêmea entra em cio; os machos tentam acasalar. Habitualmente as fêmeas estão preocupadas em proteger os bébés, recusando, desta forma as investidas do macho, tornando-se por vezes agressivas. Habitualmente tentam morder-lhes arrancando-lhes bastante pelo, não sendo nada disto associado a tricofagia. Tenho chinchilas e já passei por situações idênticas-
xRubenx
Membro
Registado: segunda set 21, 2009 11:58 pm
Localização: - Gigi ( Chinchila Femea, Light Ebony ), Tico ( Chinchila macho bege Homozigótico), Medauroidea extr

quarta nov 04, 2009 9:11 pm

Boas

Ia a dizer o que o VSGR1979 disse, pode ser do macho tentar acasalar e a femea afasta-lo, as femeas podem ser bastante más.
Onde é que o seu chin tem o pêlo roido?

Quanto á separação, eu aconselho a separar o macho da femea durante uma semana ou assim, pois ela está com o cio e o macho vai tentar acasalar e ela não vai deixar, podendo assim ferir o chin.
Penso que a separação deverá durar entre 1 a 2 semanas, se estiver errado corrijam-me sff

Claro que quando juntar o macho e a femea eles poderão acasalar outra vez e daqui a 111 dias está aí outra ninhada.
Eles costumam gerar entre 2/3 ninhadas por ano, e cada ninhada pode ser de 1 a 6 crias.
Não sei se a sua intenção é fazer criação para si ou para venda ou se aconteceu "acidentalmente".
Se a sua intenção não é fazer criação, deverá separar os chins e quando os soltar ter atenção se eles acasalam ou não ou então mandar castrar o macho.

Quanto á questão do pêlo, não lhe sei responder.

E como disse, é melhor levar os chins ao médico a familia toda para ver se está tudo bem.
Penso que deverá comprar um suplemente vitaminico para colocar na água, para ajudar a femea.
Conheco um bastante bom, que serve para a mãe e para as crias é da Versele-Laga e chama-se OPTI-VIT.
è para diluir na água, na embalagem traz instruções de como dar.

Espero ter ajudado e se disse algo mal, um expert que me corrija sff

Cumprimentos e boa sorte com a familia

P.s: Se poder postar fotos da familia ;)
<p><strong>Animais:</strong></p>
<p>&nbsp;- Gigi & Tico&nbsp;( Chinchila Femea, Light Ebony & Chinchila Macho, Bege Homozig&oacute;tico&nbsp;)</p>
<p>- 4.3.0 Medauroidea extradentata</p>
nadiass91
Registado: quarta nov 04, 2009 12:07 pm

quinta nov 05, 2009 3:31 pm

Ia a dizer o que o VSGR1979 disse, pode ser do macho tentar acasalar e a femea afasta-lo, as femeas podem ser bastante más.
Onde é que o seu chin tem o pêlo roido?
xRubenx, obrigada pela atenção, o macho tem toda a parte traseira das coxas roídas, porém no topo das costas e no resto do corpo, o pêlo está intacto!
Quanto ao veterinário, obrigada pela dica do suplemento vitamínico, levarei a família o mais breve possível.
Tenho uma pergunta a fazer-lhe: isto é a primeira vez que acontece? Observou como é que lhe foi removido o pêlo?
VSGR1979, é a primeira vez que acontece, sim. Venho observando a situação há quase um mês, porém ultimamente é que tem ficado crítica. Não presenciei o chin roendo o próprio pêlo, mas a área de pêlo intacto é uma área aonde o chin não conseguiria alcançar, como o pescoço e o topo das costas.
O pêlo parece estar roído, porém às vezes fico em dúvida, pois está tão curto que chega-se a ver o couro do bichinho!

Muito obrigada pela ajuda de todos, estou sem tempo atualmente, mas postarei a foto da família o quanto antes! :D
Chinchila84
Membro Júnior
Registado: segunda nov 16, 2009 1:40 am

sexta nov 20, 2009 1:06 am

Boa Noite,

Infelizmente nao te sei responder as tuas perguntas, porque felizmente as minhas chinchilas nunca sofreram deste mal (Tricofagia), que para uma chinchila é terrivel visto que o pelo delas é uma das coisas que mais as caracteriza e diversifica dos outros animais.

http://www.chinchila.org/doencas.php#tricofagia

Fica bem
Responder

Voltar para “Exóticos”