Porquinhos da Indía( Alimentação)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Campones
Registado: domingo out 18, 2009 4:31 pm

domingo nov 01, 2009 4:53 pm

Olá :!:
ganhei recentemente um casal de Porquinhos :D, e eu já usava o site para ver como cuidar, local, comedouro, enfim, tudo para que fiquem confortaveis.
Só que na hora surgiu uma duvida, eu posso deixar comida a vontade? :o

Fiquei pensando se eles podem comer dimais e passar mal, engordar e ficaram ao inves de correndo rolando :lol: rsrsrs
enfim...
Aguado respostas. Abraços.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

domingo nov 01, 2009 7:01 pm

Só que na hora surgiu uma duvida, eu posso deixar comida a vontade?
á vontade, como assim??

Este tópico tem vários links sobre pdi´s:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=71728

Um casal?? Porque não optou por ter 2 do mesmo sexo?
Silvius
Membro
Registado: quinta ago 27, 2009 1:46 pm

domingo nov 01, 2009 10:27 pm

Casal? Bem então diverte imenso! è todos os meses!
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

segunda nov 02, 2009 4:15 pm

pois... esse casal pode ser arriscado! vais ter muitas ninhadas e não é nada aconselhável. O melhor é mesmo arranjares outra solução.

Em relação à alimentação... convém teres horas certas para lhes dares comida. De manhã, apenas legumes (os legumes não engordam, por isso podes por à vontade aquilo que achares que eles vão comer). Ração à noite... 2 colheres de sopa apenas. É a ração que deves controlar, porque essa sim engorda, por isso nunca deves por à disposição deles mais que essa quantia. À tarde podes dar-lhes também legumes e frutas.

Convém dares a comida em alturas diferentes do dia para tentares perceber que quantidade eles estão a comer (deves controlar sempre o peso dos teus porquinhos), e porque também te ajuda a identificar problemas como a falta de apetite (que está relacionada com algumas doenças)... porque a perda de peso é uma situação que muitas vezes passa despercebida e que se pode tornar complicada se não actuares logo.
Loriath
Membro Veterano
Registado: sexta set 12, 2008 4:03 pm
Localização: Coelha mini lop, 6 hamsters sírios, 7 cães e muita passarada

segunda nov 02, 2009 4:52 pm

Os legumes não engordam salvo seja... Há legumes com quantidades brutais de açucares (a cenoura por exemplo).
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
LiveToRock
Membro
Registado: terça set 23, 2008 9:41 pm

segunda nov 02, 2009 11:42 pm

Os legumes não engordam salvo seja... Há legumes com quantidades brutais de açucares (a cenoura por exemplo).
Sim... mas estamos a partir do princípio que os porquinhos não são alimentados só a cenouras, que têm uma alimentação variada (pelo menos, se o campones de informou como disse)... e também era preciso comer muito para engordarem com legumes... não sei digo eu :D Pelo menos no meu caso nunca notei alterações de peso em alturas em que dei mais ou menos cenouras :?
Loriath
Membro Veterano

terça nov 03, 2009 12:57 am

Pois, mas eu sinceramente já deixei de partir de princípios em fóruns de animais. Prefiro esclarecer bem as coisas a ver depois tudo a correr mal por falta de informação básica. :?
http://www.oca-forum.com - Fórum do Blogue O Coelho Anão
Campones
Registado: domingo out 18, 2009 4:31 pm

quarta nov 04, 2009 4:55 am

Bem, como eu os ganhei não tinha como escolher né?
E agora todo mundo que me conhece quer ter porquinho tbm rsrs
Mas enfim, vou cuidar deles, sempre me manterei informado por este meio.
Mas Deu uma boa esclarecida, valeu! ^^
:P
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

quarta nov 04, 2009 3:40 pm

Sim, mas já que os ganhás-te agora és responsável por eles e pelo seu bem-estar. Por exemplo, a fêmea nunca deve ter ninhadas consecutivas por razões da sua saúde e é isso que vai acontecer se estiverem sempre juntos.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo nov 15, 2009 11:41 pm

Campones, vou-lhe roubar este tópico para colocar também uma questão sobre alimentação! :P

Tenho uma PDI há quase 3 semanas cá em casa e estou maravilhada com ela, tenho lido bastante sobre a alimentação deles, mas surgiu-me uma duvida devido à "condição" dela, pois está grávida! Li em diversas páginas que a alfafa era boa para gestantes, PDI a amamentar e filhotes, que era uma boa fonte de nutrientes e cálcio...

Então lá fui eu a uma loja ontem comprar a tal "alfafa" e não é que me dizem que a alfafa é igual ao feno e que posso dar tanto feno como alfafa, que não tem cálcio nenhum e que é tudo mentira e que a internet só serve para "enganar" as pessoas e blá blá blá... Resumidamente, fiquei na duvida se era verdade ou não, pois isto foi dito por uma veterinária!

Qual é a vossa opinião? É bom ou não para PDI grávidas e para PDI bebés? É uma boa fonte de cálcio ou não? É um alimento dispensável?

Outra coisa que ela disse foi que podia dar salsa e coentros sem problemas nenhuns... Também li que não era aconselhável. Qual é a vossa opinião?

Obrigada desde já a todos.
buzio
Membro Veterano
Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....

segunda nov 16, 2009 12:24 am

Silvius Escreveu:Casal? Bem então diverte imenso! è todos os meses!
não é todos os meses. A gestação das porquinhas é cerca de 70 dias.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

segunda nov 16, 2009 12:44 am

VanesIsa, preste muita atenção aos conselhos dessa veterinária. Oiça-os com ouvidos bem abertos. Depois... faça exactamente o oposto. Assim terá porquinhos saudáveis.

Penso que pode dar alfafa durante a gestação, mas não muita. O feno é, foi e sempre será importante para os porquinhos (por alguma razão tem de estar sempre disponível) e alfafa tem cálcio, sim.

Quanto à salsa, não sei, mas sei que dar coentros a uma porquinha grávida é o mesmo que dizer "hasta la vista, baby". Provoca o aborto, o que levará à morte da porquinha.

Se eu tiver dito asneira da grossa, alguém virá corrigir. Até lá, faça um favor à sua porquinha e se não tem a certeza, não o faça. É tão simples quanto isso. :wink:
Loriath
Membro Veterano

segunda nov 16, 2009 1:08 am

Alfafa vs. feno: o que compramos habitualmente como sendo feno é uma mistura de plantas onde muitas vezes está alguma alfafa (que em Portugal dá pelo nome de luzerna). O feno de alfafa é composto por essa planta. Portanto não são a mesma coisa.
http://www.oca-forum.com - F&oacute;rum do Blogue O Coelho An&atilde;o
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

segunda nov 16, 2009 4:54 pm

GSfanatic e Loriath, obrigada pelas vossas respostas... Pois, eu realmente achei que a veterinária estava enganada, até porque eu li sobre o assunto e era muito estranho estarem todos errados e só ela certa! Ainda teve a lata de me perguntar "Mas onde é que você viu isso? Não me diga que foi num blog?! É tudo mentira!" :?

Acabei por comprar uma ração com o nome "Cavia Pro" em vez da alfafa, disseram que era muito boa, tanto a veterinária como a pessoa que estava a trabalhar na loja.
Qual é a vossa opinião em relação a esta ração?

Eu antes dava uma que tinha uma mistura com várias coisas, milho, sementes, ração e vitaminas, aconselhada pela Sra da loja onde fui buscar a PDI e esta nova é só um granulado. Neste momento estou a misturar as duas rações para ser mais variada.
miklos
Membro Veterano
Registado: terça dez 02, 2003 4:23 pm
Contacto:

terça nov 17, 2009 11:23 am

A Cavia Pro veio substituir o Cavia Duo e no meu entender é uma das melhores rações que se pode comprar cá em Portugal. Noutros paises há melhor e mais variedade, mas aqui em Portugal é dificil encontrar boas rações.

Sobre a alfafa, se for uma vez por outra não há problema nenhum. Agora se se der continuadamente aí sim, aumenta o risco de poderem ter pedras nos rins por exemplo.
<p><a href="http://porkinhos.blogspot.com">http://porkinhos.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Exóticos”