ela anda muito refilona!!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
freches
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 12:32 pm

quarta jul 03, 2002 11:40 am

olá a todos!
não sei o que se passa com a minha amiga Bonnie (Boxer), realmente anda muito espigadota....
passo a explicar,
nós temos um pequeno grupo de amigos de 4 patas (e respectivos donos)aqui no bairro e temos o hábito de nos encontrar à noite para brincarem um bocadinho antes de dormir. Sempre tudo corria bem corriam, pulavam, faziam as suas traquinices, brincavam com objectos (bolas, cordas para puxarem...)sempre se deram muito bem. Enfim era um descanso quando chegava a casa!
Mas, neste últimos tempos a Bonnie rosna, mostra os dentes atira-se e se há algum briquedo quer só para ela, e não os deixa os outros brincar!!!
o que se passa? será que algum me possa dar uma dica!!? Será mesmo mau feitio??? :( :(

já agora ela tive o cio à 3 semana a tráz e por isso não ia brincar e ficava à janela a ve-los.
os amiginhos são todos machos, e ela e a mais velha.
obrigado pelo tempo dispensado
:roll: :roll:
Sandrara
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta jul 03, 2002 11:59 am

Olá

É complicado dar-lhe uma dica, mas pelo que tenho aprendido nestes ultimos dias os boxers são caixinhas de surpresas. Eu sempre tive uma excelente ideia em relação a esta raça e continuo a ter, acontece que sempre os vi como os eternamente jovens e na 2ª feira à noite percebi que não será bem assim. Eu dei uma cadela boxer a um vizinho meu, ela tem actualmente 4 anos, é extremamente bricalhona para com as pessoas mas está a tornar-se demasiado dominante quando anda na rua. Devido a esta alteração de temperamentozito o meu Sebastião ficou com uma orelha rasgada na 2ª feira à noite, pois o meu andava à trela e ela andava feita louca na rua com o dono mas sem trela. Nunca pensei que ela pudesse fazer isto apesar da mesma já me ter dado sinais de que isto poderia acontecer um dia. Digo isto porque muitas vezes faço de baby sitter e quando andava com ela na praia, via que a postura se tornava mais rigida sempre que avistava um cão no horizonte, mas como eu lhe dizia o tal NÃO num tom severo ela até se controlava. Mas desta vez ela chegou a vias de facto.
Sei que com a minha resposta não obtem qualquer tipo de dica, mas pode ser uma caracteristica nesta raça.

De qualquer forma desejo que tudo se resolva pelo melhor.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

quarta jul 03, 2002 1:53 pm

Olá freches,

Acho no seu caso o problema não é só da raça da sua cadela (boxer), mas também do simples facto de ela estar a crescer. Não sei se o que lhe vou dar é um bom exemplo, mas o Thor (dobermann) anteriormente nunca tinha mostrado qualquer sinal de agressividade contra outros cães até a relativamente pouco tempo. Desde que fez 8 meses o comportamento dele em relação aos outros cães tem sido de completa dominância e não tolera que se tentem impôr a ele em nenhuma circunstância. Felizmente ando sempre, mas sempre com ele à trela e nunca tive nenhum dissabor, e quando alguém se chega com o seu cão sem trela aviso sempre dos perigos e inconveniências que esse procedimento pode acarretar.

Espero ter ajudado,
Nokio.
MariaIsabel
Membro
Registado: segunda mar 18, 2002 1:25 pm

quarta jul 03, 2002 2:39 pm

Olá boa tarde

Neste Forum procuro aprender pois nestes assuntos de
animais só não sou novata no gosto que por eles
sempre tive (e na idade... infelizmente). Mas ao ler a
sua mensagem, resolvi dar-lhe conta do que tem
sucedido com a minha cadela (samoiedo).

Se calhar mais dos que as raças será cada individuo
por si mesmo, pela fase que atravessa e pela expe-
riência de vida que vai tendo que determina alterações
de comportamento. Afinal, como nós.

Assim, a Puppy que, até aos seus 8 meses, era uma
maria brinca com todos, pequenos, grandes, cachorros
e senhores cães, efusivamente, começou a ser mais
comedida. Lá rosnar, não rosna, mas passou a ignorar
os cães mais pequeninos e os mais velhotes. Porquê?
Pois não sei, mas faz lembrar a época inicial da
adolescência em que todos nos sentimos muito
crescidos.

Possivelmente no seu lugar, não forçaria o convívio
que a sua boxer parece não desejar, mas desencora-
java algum arremesso mesnos simpático (aquele tal
firme e frio "não" que já li neste forum várias vezes).

Boa sorte
MariaIsabel
Membro

quarta jul 03, 2002 2:42 pm

Olá boa tarde

crescidos.

Boa sorte
MariaIsabel
Membro

quarta jul 03, 2002 2:43 pm

Olá boa tarde

crescidos.

Boa sorte
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quarta jul 03, 2002 3:09 pm

Frexes qual é a idade da cadela?
freches
Membro
Registado: quinta dez 27, 2001 12:32 pm

quarta jul 03, 2002 4:23 pm

a Bonnie tem 1 ano e 9 meses
Kurika_
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am

quarta jul 03, 2002 4:54 pm

Olá Freches.
Eu também tenho uma cadela Boxer, com mais ou menos a mesma idade (2 anos).

Infelizmente a minha desde os dois meses que é refilona, como puderam constatar os presentes no último encontro... :(

Mas segundo o que conta, sendo os outros mais novos, parece-me que ela está a querer impôr-se como líder do tal grupo de cachorros, agora que está a chegar à idade adulta. Pode ser que uma vez definidas as posições no grupo, ela volte a acalmar.

No meu caso, acho que piorei um pouco a situação, pois com o receio das rosnadelas acabo por afastá-la sempre dos outros cães, mas o que é que hei-de fazer ? Já tive que levar com dois donos de outros cães e eles estavam cheios de razão. Tente, para já, testá-la, não a afaste dos outros cães às primeiras rosnadelas. Pode ser só para impôr respeito, mas caso a coisa fique mais séria então aí separe-a; caso isto se torne normal, passe a ter mais cuidado com o contacto com outros cães.

Outra coisa que eu já reparei é que se estiver nervoso na altura do contacto com outro cão, a coisa piora. Eles percebem isso e assumem uma posição mais defensiva (agressiva), porque se o dono está nervoso, alguma razão deve de haver !! :|
Por exemplo, quando me cruzo com um cão sem dono ou que o dono não esteja presente, normalmente não fico muito preocupado, pois caso ela dê umas rosnadelas, puxo-a imediatamente. Nestes casos ela é muitíssimo menos agressiva e na maior parte das vezes não há problema, já que eu estou mais calmo à espera do que vai acontecer.
Quando é um cão com dono, fico mais preocupado que a pessoa leve a mal as rosnadelas e fico logo mais tenso, faço mais força na trela, etc, etc... é certo que nestas situações mal o outro cão se aproxima, começa logo a rosnar baixinho e a levantar o pêlo... :o
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quinta jul 04, 2002 12:03 am

Olá Sandra,
Se a Boxer é aquela em que eu estou a pensar... não foi só desta vez que ela chegou a vias de facto!! Tenho aqui deitada no chão ao meu lado uma 'testemunha' ........
Por acaso é uma testemunha lindaaaaaa.....
Imagem
Ando-me a babar tanto com os meus cães que até já enjoa!!! Mas que é que querem, neste verão, deve ser por ainda não ter estado "tempo de verão" os veraneantes estupidos do costume não andam a aparecer.... só ouço é elogios dos meus cães e quase toda a gente lhes faz festinhas!! Heheheh... em resumo, andam a estragar-me com mimos!

Abraços
joanaguterres
Membro
Registado: terça jun 18, 2002 10:33 pm

quinta jul 04, 2002 12:09 am

Olá Paulo C

Recebem muitos mimos e têm todo o direito!
Eu se passasse por eles também queria dar umas festinhas :D
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta jul 04, 2002 12:51 am

Oi!

Creio que é normal isso acontecer. Aconteceu com o Spot e outros cães vizinhos ao começarem a fase adulta. Deve ser como disse o Kurika. O Spot também quer impôr-se muito em relação a outros cães e por isso os resultados nem sempre são os melhores...
Jany
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 6:41 pm

quinta jul 04, 2002 9:52 pm

Estava mesmo para por uma mensagem no forum quando li este topico: "E mesmo isto que eu quero saber!!"
E pronto o problema e o mesmo, ultimamente a java nao pode ver ninguem nem nenhum cao desconhecido que ladra logo, entao ao miudos(adolescentes) que andam aqui a namorar na relva em que ela gosta de passear... Tenho receio que um dia a trela se parta ou qq outro acidente e que ela se atire a um miudo...
Mas tou a perceber que o NAO continua a ser a melhor solucao...
Pelo que li a maior parte dos caes começam a faze-lo pelos 8 meses (idade da Java neste momento...).

Uma outra coisa: Os caes costumam crescer mais ou menos ate que idade? 1 ou 2 anos?

Obrigado
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

sexta jul 05, 2002 5:49 am

Jany, essa idade é a normalmente a segunda fase do medo (8-10 meses), por isso é que tinha perguntado a idade da Bonnie, a minha teoria é que esteja a passar por uma terceira fase de medo, mas não sei. Talvez um treinador que esteja habituado a ver a Bonnie (assumo que nesta altura ela já têm/teve aulas) possa dar mais ajuda. Há muitas coisas em que é preciso ver a atitude total do animal para se compreender (tentar) o que se passa.

Sobre a Java, eu diria que é normal, a melhor coisa a fazer é desencorajar esses comportamentos. Atenção que se ela ladrar a algo e parecer assustada, a pior coisa a fazer é dar-lhe festinhas e dizer coisas do género "está tudo bem", "sossega". O que o animal percebe é que o seu comportamento está correcto, pois quando ladra o seu dono faz-lhe festas. Isso só incentiva o comportamento.
O melhor a fazer é ignorar o cão e virar na direcção oposta de forma a que o cão deixe de ver o "alvo" a que ladrava. Na minha opinião uma repreensão leve, também não faz mal nenhum (do tipo "NÃO! QUIETO!"). Se o cão já obedecer às ordens básicas faze-lo sentar-se também resolve. (é difícil ladrar enquanto se senta e depois de sentado normalmente fica a olhar para o dono e esquece o "alvo")
Responder

Voltar para “Cães”