Pro Plan vs. Acana vs. Arden Grange vs. Bento Kronen
Moderador: mcerqueira
Boa tarde,
Tenho um dálmata de 4 meses que veio do criador com Royal Canin e eu comprei-lhe um saco de 20kg, a ração está a acabar e estou numa guerra com a mudança.
Não sei analisar rações e quanto mais leio mais baralhada fico... Pelo que fui lendo aqui nos tópicos vi que falam bem da Pro Plan, da Acana, da Arden Grange e da Bento Kronen.
Eu sei que a escolha depende e que cada caso é um caso mas agradecia mesmo que me ajudassem a decidir. Eu tenho um maltês tb que come Hill's pelo que passava a comprar a mesma marca para ambos, ainda que para tamanhos diferentes claro.
Obrigada desde já!
Tenho um dálmata de 4 meses que veio do criador com Royal Canin e eu comprei-lhe um saco de 20kg, a ração está a acabar e estou numa guerra com a mudança.
Não sei analisar rações e quanto mais leio mais baralhada fico... Pelo que fui lendo aqui nos tópicos vi que falam bem da Pro Plan, da Acana, da Arden Grange e da Bento Kronen.
Eu sei que a escolha depende e que cada caso é um caso mas agradecia mesmo que me ajudassem a decidir. Eu tenho um maltês tb que come Hill's pelo que passava a comprar a mesma marca para ambos, ainda que para tamanhos diferentes claro.
Obrigada desde já!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
E porque é que vai mudar?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Sendo um dalmata, veja as composicoes bem. Nao lhe de racoes com sub-produtos, ou com "brewers yeast" (purina e arden grange).
http://www.britishdalmatianclub.org.uk/ ... 202003.htm
-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Como a Bento Kronen também contém levedura de cerveja (brewer's yeast) e/ou sub-produtos de animais (dependendo da gama que comprar) na sua composição, parece-me que só resta a Acana.ziggy Escreveu:Sendo um dalmata, veja as composicoes bem. Nao lhe de racoes com sub-produtos, ou com "brewers yeast" (purina e arden grange).
ziggy, mencionou a levedura de cerveja por causa da torção do estômago?
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
-
- Membro
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Ups!
Agora é que reparei que o cão é um dálmata...
Falou na levedura por causa do nÃvel elevado de purinas, que podem causar pedras na bexiga.
Agora é que reparei que o cão é um dálmata...
Falou na levedura por causa do nÃvel elevado de purinas, que podem causar pedras na bexiga.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
as purinas são proteínas, tais como a adenina e a guanina, estas por exemplo são parte constituinte do DNA animal. estas purinas são digeridas no intestino (do cão e dos restantes mamíferos) por enzimas. o produto final do metabolismo das purinas é o ácido úrico. este ácido deve ser transformado em alantoína. quando não o é, fica um sal, o urato. esta transformação é feita pela enzima uricase.
os dálmatas são muito propícios a desenvolver cálculos de urato na bexiga porque apesar do fígado deles ter a enzima uricase (apesar de se pensar que não têm), esta não actua muito bem...
como este processo digestivo é de eliminação pela urina (produtos solúveis em água) quando fica o sal urato, não passa na urina e acumula-se na urina na forma de cálculos (litíase)
ora se as purinas são o problema, e se estas se encontram no DNA animal, então um dálmata não deve comer uma ração à base de carne ou subprodutos animais. a proteína deve ser de base vegetal.
a royal canin tem uma gama que é a Low Purine e que é boa para estes casos. acho que a Purina (agora a marca!) também deve ter uma para estes casos, mas tem de procurar nas gamas clínicas e nunca nas gamas comerciais de loja ou hipermercado.
atenção que as rações puppy, junior, growth etc, têm altos teores de proteínas e podem ser prejudiciais ao seu cachorro.
os dálmatas são muito propícios a desenvolver cálculos de urato na bexiga porque apesar do fígado deles ter a enzima uricase (apesar de se pensar que não têm), esta não actua muito bem...
como este processo digestivo é de eliminação pela urina (produtos solúveis em água) quando fica o sal urato, não passa na urina e acumula-se na urina na forma de cálculos (litíase)
ora se as purinas são o problema, e se estas se encontram no DNA animal, então um dálmata não deve comer uma ração à base de carne ou subprodutos animais. a proteína deve ser de base vegetal.
a royal canin tem uma gama que é a Low Purine e que é boa para estes casos. acho que a Purina (agora a marca!) também deve ter uma para estes casos, mas tem de procurar nas gamas clínicas e nunca nas gamas comerciais de loja ou hipermercado.
atenção que as rações puppy, junior, growth etc, têm altos teores de proteínas e podem ser prejudiciais ao seu cachorro.
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
-
- Membro
- Registado: domingo out 25, 2009 3:49 pm
Não me vou pronunciar sobre esta complexa questão das rações porque não me considero habilitada para tal.
Além disso é um tema demasiado polémico.
Eu uso a ração que escolhi baseada naquilo que fui por aqui e por outros lados. Estou satisfeita e não penso mudar.
Tem um preço equlibrado e a cadela anda bem.
Só a lembro que caso decida mudar de ração não o faça bruscamente.
Vá progressivamente reduzindo a actual ração e aumentando a nova ração...
Além disso é um tema demasiado polémico.
Eu uso a ração que escolhi baseada naquilo que fui por aqui e por outros lados. Estou satisfeita e não penso mudar.
Tem um preço equlibrado e a cadela anda bem.
Só a lembro que caso decida mudar de ração não o faça bruscamente.
Vá progressivamente reduzindo a actual ração e aumentando a nova ração...
Porque ele está a comer Royal Canin Medium Junior que foi o q a criadora dava, mas acho que ele será maxi... E queria saber se esta seria uma boa ração para contiuar ou haverá outras mais indicadas. Apesar de que tenho um vendedor que me vende Royal Canin Maxi Junior 15kg por 60€ e acho mt bom...texuga Escreveu:E porque é que vai mudar?
Se tem um dalmata puro, especialmente macho, existe a probabilidade de ele vir a ter problemas no futuro, e e necessario estar atento a esses problemas, e ter cuidado com a alimentacao. Nao me parece no entanto necessario dar uma alimentacao especifica a um animal que nao tem problema nenhum. Evite racoes com sub-produtos, porque sao usadas as entranhas dos animais (figados, etc), relativamente as proteinas animais, pode dar uma racao que tenha por exemplo "chicken" e "chicken meal", mas as que tem "chicken by-products" ja sao de evitar (desculpe, mas nao tenho a certeza em relacao a rotulagem em portugues. Na lista de alimentos do clube britanico do dalmata pode ver o que deve evitar dar ao bicho, mas um cachorro necessita de uma alimentacao equilibrada e rica em proteinas, coisa que as racoes especificas nao sao.
Obrigada pela explicação. Estou a dar um olhinho no site do Clube e ao que parece no Reino Unido existe uma ração específica da Royal Canin para dálmatas, com baixo teor de purinas, mas aqui em Portugal ainda não existe...ziggy Escreveu:Se tem um dalmata puro, especialmente macho, existe a probabilidade de ele vir a ter problemas no futuro, e e necessario estar atento a esses problemas, e ter cuidado com a alimentacao. Nao me parece no entanto necessario dar uma alimentacao especifica a um animal que nao tem problema nenhum. Evite racoes com sub-produtos, porque sao usadas as entranhas dos animais (figados, etc), relativamente as proteinas animais, pode dar uma racao que tenha por exemplo "chicken" e "chicken meal", mas as que tem "chicken by-products" ja sao de evitar (desculpe, mas nao tenho a certeza em relacao a rotulagem em portugues. Na lista de alimentos do clube britanico do dalmata pode ver o que deve evitar dar ao bicho, mas um cachorro necessita de uma alimentacao equilibrada e rica em proteinas, coisa que as racoes especificas nao sao.

ponha a questão ao seu veterinário sobre a ração puppy. realmente aprendi que pode ser prejudicial, mas nunca me deram alternativas
é que um dálmata pode não dar sinais de nada até um dia não conseguir urinar....

é que um dálmata pode não dar sinais de nada até um dia não conseguir urinar....
<strong style="background-color: rgb(255, 255, 255);">
</strong>
</strong>
Sim vou fazê-lo, para a semana ele vai ter que ir ao vet levar a vacina da raiva e vou fazer-lhe essa questão. Obrigada!YolaeFifi Escreveu:ponha a questão ao seu veterinário sobre a ração puppy. realmente aprendi que pode ser prejudicial, mas nunca me deram alternativas![]()
-
- Membro
- Registado: sábado nov 14, 2009 12:04 am
Para além da Acana poderá procurar a Orijen. Trata-se de uma ração de qualidade muito acima da média e sem sub-produtos. Até pelo contrário utilizam muitos produtos de excelente qualidade com origem certificada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta mai 08, 2008 4:20 pm
Mia,Magguie,Nucha,Nala,Simba, Ruby,Tico,Tom,Mimi.
Estas são as duas melhores na minha opinião...com destaque para a Origen....BlackAdder Escreveu:Para além da Acana poderá procurar a Orijen. Trata-se de uma ração de qualidade muito acima da média e sem sub-produtos. Até pelo contrário utilizam muitos produtos de excelente qualidade com origem certificada.
PEDRO
<p><strong>"...A grandiosidade de uma Nação e o seu progresso moral podem ser julgados pela forma como os seus Animais são tratados..."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=4Oj2s9cK ... o"></a></p>