sexta nov 06, 2009 10:10 am
Bom dia mariss,
Há de facto gatos com uma personalidade mais arisca mas mesmo esses conseguem ser educados. Acima de tudo é uma questão de trabalhar a confiança entre o gato e o dono com muita persistência. Normalmente o que nos suscita confiança a nós humanos, não o faz nos gatos. Eles gostam do seu espaço e, normalmente só quando perceberem que não somos uma ameaça é que passam a ser mais sociáveis.
Não acredito em gatos maus.. E digo isto por experiência própria... Desde criança que sempre tive gatos por perto mas tive um siamês durante 13 anos que sempre achei que era arisco e mauzinho. Não gostava de colo, pregou uma dentada na perna a um dos elementos da família, ao ponto desta ter que levar pontos... E isto fê-lo sem ser "ameaçado", pensámos nós... O que é certo é que houve vários factores, sendo 2 destes o facto de estar numa casa estranha e com uma pessoa com a qual não lidava regularmente e de ser um gatinho mais arisco. Há sempre uma razão. Às vezes nós é que não a vemos à primeira.
Hoje, com o Osky, o primeiro gato que tenho à minha responsabilidade, sem ser em casa dos pais, quis informar-me e aprendi bastante sobre o assunto. Embora sempre tenha lidado com felinos, faltavam mesmo limar algumas arestas. Com toda a informação que pesquisei sobre gatos, percebi que não há efectivamente gatos maus... Há donos menos informados que não sabem entender as suas necessidades ou em último caso, infelizmente existem sim maus donos.
Bem, visto que a conversa já vai longa, resta-me dizer que, embora eu seja a favor da adopção e sabendo que há tantos animais a precisar de donos... Neste caso, arrisco-me a dizer quer não será a melhor altura para adoptar outro gatinho.
Não sem antes compreendeer bem as razões que levam a sua gatinha a agir de tal forma, não sem antes ler e aprender bastante sobre gatos. Para além de tudo isto não é fácil juntar 2 gatos, mais ainda se ela tem um feitio assim tão especial.... E, ainda, pela forma como coloca a situação: Em resumo, acha que é má e quer adoptar um gatinho mais dócil... Os animais não se susbtituem, são como as pessoas, únicos e se não estiver suficientemente informada, corre o risco de repetir os mesmos erros com este gatinho, passando a sim a ter 2 gatinhos, a seu ver, maus... E depois, irá pensar num 3º que seja mais dócil?
Uma pergunta, a gatinha foi esterilizada?
<p>"Virá o dia em que a matança de um animal será considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem." Leonardo da Vinci</p>