adopção de novo gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
mariss
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 06, 2009 12:08 am

sexta nov 06, 2009 12:19 am

Estou a pensar arranjar um novo gatinho, mas deparo me com um ENORME problema. Tenho uma gata em casa, a Lua, que me foi dada quando tinha oito anos, então ja faz parte da família ha bastante tempo. A questão é que ela é uma gata muito má e arisca, que nao tolera qualquer tipo de aproximação de ninguém, exepto da minha mãe (e mesmo assim por vezes é muito dificil, ela arranha toda a gente na maioria das vezes sem razão, ameaça quem lhe tente dar confiança e até com a minha mãe consegue ser por vezes imprevisivel e já a magoou variadas vezes). No entanto, com a idade a Lua tornou-se mais calma e já so se mete com quem se mete com ela. Ou seja, se ela estiver no seu cantinho sem ninguem a chatear, tudo bem. Então, estou a pensar adoptar um novo gatinho, mais calminho e dócil, mas tenho medo que a minha gata nao se adapte ao novo companheiro e o magoe. Não sei se o facto de ser macho ou fêmea pode influenciar a relação que os dois animais terão, ou se será prudente mantê-los juntos sozinhos em casa ou mesmo sob a nossa supervisão. Portanto venho aqui aconcelhar-me em relação a este assunto porque a ultima coisa que quero é magoar um dos animais, pô-los numa situação perigosa ou fazer a minha gata sentir que o território dela está a ser invadido por um gatinho.
Obrigada :D
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

sexta nov 06, 2009 10:10 am

Bom dia mariss,

Há de facto gatos com uma personalidade mais arisca mas mesmo esses conseguem ser educados. Acima de tudo é uma questão de trabalhar a confiança entre o gato e o dono com muita persistência. Normalmente o que nos suscita confiança a nós humanos, não o faz nos gatos. Eles gostam do seu espaço e, normalmente só quando perceberem que não somos uma ameaça é que passam a ser mais sociáveis.

Não acredito em gatos maus.. E digo isto por experiência própria... Desde criança que sempre tive gatos por perto mas tive um siamês durante 13 anos que sempre achei que era arisco e mauzinho. Não gostava de colo, pregou uma dentada na perna a um dos elementos da família, ao ponto desta ter que levar pontos... E isto fê-lo sem ser "ameaçado", pensámos nós... O que é certo é que houve vários factores, sendo 2 destes o facto de estar numa casa estranha e com uma pessoa com a qual não lidava regularmente e de ser um gatinho mais arisco. Há sempre uma razão. Às vezes nós é que não a vemos à primeira.

Hoje, com o Osky, o primeiro gato que tenho à minha responsabilidade, sem ser em casa dos pais, quis informar-me e aprendi bastante sobre o assunto. Embora sempre tenha lidado com felinos, faltavam mesmo limar algumas arestas. Com toda a informação que pesquisei sobre gatos, percebi que não há efectivamente gatos maus... Há donos menos informados que não sabem entender as suas necessidades ou em último caso, infelizmente existem sim maus donos.

Bem, visto que a conversa já vai longa, resta-me dizer que, embora eu seja a favor da adopção e sabendo que há tantos animais a precisar de donos... Neste caso, arrisco-me a dizer quer não será a melhor altura para adoptar outro gatinho.

Não sem antes compreendeer bem as razões que levam a sua gatinha a agir de tal forma, não sem antes ler e aprender bastante sobre gatos. Para além de tudo isto não é fácil juntar 2 gatos, mais ainda se ela tem um feitio assim tão especial.... E, ainda, pela forma como coloca a situação: Em resumo, acha que é má e quer adoptar um gatinho mais dócil... Os animais não se susbtituem, são como as pessoas, únicos e se não estiver suficientemente informada, corre o risco de repetir os mesmos erros com este gatinho, passando a sim a ter 2 gatinhos, a seu ver, maus... E depois, irá pensar num 3º que seja mais dócil?

Uma pergunta, a gatinha foi esterilizada?
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
mariss
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 06, 2009 12:08 am

sexta nov 06, 2009 10:35 am

sim a gata é estrelizada. mas quanto ao facto de eu querer substituir a minha gata, não é bem o caso porque esta adoptou a minha mãe e nao quer saber de mais ninguem. entao queria ter um animal com o qual eu me indentificasse mais. mas como referi anteriormente, a minha prioridade é nao prejudicar nenhum dos animais, ou seguindo o seu concelho aprender a lidar com a minha gata. o facto é que quase ha dez anos que eu tento aproximar me dela, e sei que ela nao tem quaisquer traumas porque veio para minha casa com 2 meses, da casa da minha tia. o facto é que desde sempre ela teve este temperamento e é muito dificil lidar com isso. ja pesquisei um pouco ao longo dos anos mas confesso que aos poucos fui desistindo e agora nem tento. nao a chateio, mas tambem nao a mimo, senao quem se magoa sou eu!! eu até gosto da gata, nunca lhe faria mal, mas de facto para mim te la ou nao tornou se um pouco indeferente. sei que é pessimo eu dizer isto, mas é verdade, eu ja tentei tantas vezes que perdi a conta. dar lhe mimos, dar lhe comida, dar lhe o seu espaço, deixa la andar, etc etc, mas connosco nada resulta!!
Nita77
Membro Veterano
Mensagens: 1339
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am
Localização: Osky, Mika

sexta nov 06, 2009 10:42 am

Alguma vez tentou levar a sua gata a um vet especialista em comportamento?

Custa-me ver essa indiferença num dono... Percebo que se sita frustrada mas já tentou pedir ajuda a quem realmente percebe de animais, neste caso um vet especialista nestas questões?

Por várias razões continuo a achar que, para já, não é prudente adoptar mais um gatinho... Mas essa é só a minha opinião.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

sexta nov 06, 2009 3:31 pm

mariss:

A única recomendação que lhe posso dar é a de que atenção que a gata está já numa fase de querer sopas e descanso. Portanto, um gatinho bebé pode provocar-lhe stress a ponto de nunca o vir a aceitar, tendo ela o feitio que tem, ou teve...!

Um gato bebé ou muito jovem quer é brincadeira e pelo que li no seu texto…hummmm
Se quer adoptar uma companhia para ela, faça-o com um felino já adulto e com uma socialização muito bem equilibrada... e no seu caso, eu falaria mesmo com um Vet sobre o carácter da gatinha, antes de pensar adoptar outro :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mariss
Mensagens: 3
Registado: sexta nov 06, 2009 12:08 am

sábado nov 07, 2009 11:27 pm

obrigada pelos conselhos. decidi por agora focar me na gata que já tenho e talvez ir ao tal veterinário especialista em comportamento, ja falei inclusivamente com a minha mae sobre o assunto. quanto ao novo gato, por enquanto vou por de lado essa ideia e quem sabe, um dia mais tarde volto a pensar nisso. de facto apercebi me da situação pouco confortavel que seria para ambos os gatitos e ate para mim e para a minha mae. :)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Mensagens: 19895
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Localização: Abul-Fadl Nadr al-Hamdani

domingo nov 08, 2009 2:05 pm

mariss Escreveu:obrigada pelos conselhos. decidi por agora focar me na gata que já tenho e talvez ir ao tal veterinário especialista em comportamento, ja falei inclusivamente com a minha mae sobre o assunto. quanto ao novo gato, por enquanto vou por de lado essa ideia e quem sabe, um dia mais tarde volto a pensar nisso. de facto apercebi me da situação pouco confortavel que seria para ambos os gatitos e ate para mim e para a minha mae. :)
Óptima decisão :wink:

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Peleve
Membro Veterano
Mensagens: 1227
Registado: terça set 13, 2005 9:24 pm
Localização: Gatos, coelho, porquinhos da india, chinchilas..

terça nov 10, 2009 4:04 pm

Ainda vão ser grandes amigas :wink:
É preciso é tempo, paciência, nada de stress ou medos, é preciso começar do zero. Reconquistá-la, enchê-la de mimos e acredite que vai sempre a tempo. É preciso compreendê-la, analisar cada gesto e perceber o porquê e se quiser mesmo muito que ela melhore, vai conseguir.
<p>Animais para adop&ccedil;&atilde;o: <a href="http://www.flickr.com/photos/aicuuo/set ... ts/</a></p>
<p><a href="http://inka-animaismeusamigos.blogspot. ... om/</a></p>
<p><a href="http://aicuuo.blogspot.com">http://aicuuo.blogspot.com</a> - Ajude-nos a ajudar os animais</p>
Responder

Voltar para “Gatos”